(Jogo de preparação para a época de 1973/74, no Estádio Municipal de Guimarães, entre o Vitoria SC e o GD Riopele. Romeu conduz o ataque da equipa vimaranense)
O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1973/74 principiou muito bem para o Vitoria SC com um fantástico triunfo em casa do Leixões SC por 0-2. Foi um arranque auspicioso da equipa vimaranense, que não contava com as presenças do capitão Manuel Pinto, afastado por lesão nas primeiras jornadas, e também Jorge Gonçalves, o azarado luso-brasileiro do Vitoria SC, afastado mais uma vez por prolongada lesão.
No primeiro jogo em Guimarães, naquela temporada, o Vitoria SC cedeu um empate a 1-1 contra o CF Belenenses. Pior aconteceu na jornada seguinte, quando a equipa vitoriana foi surpreendentemente derrotada em Marvilha pelo Clube Oriental de Lisboa, recém promovido à 1ª Divisão Nacional, por 1-0.
Regressando ao Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC cedeu um novo empate no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, desta feita contra o SC Farense, também por 1-1. O mesmo resultado verificou-se na ronda seguinte, a 5ª jornada, quando o Vitoria SC empatou a 1-1 com o GD Cuf, no Barreiro.
A primeira vitória da formação da cidade berço em Guimarães ocorreu apenas no jogo da 6ª jornada do nacional maior, aquando da recepção da equipa do CD Montijo. Com alguma dificuldade o Vitoria SC venceu a equipa montijense pela margem mínima de 1-0.
Na 7ª jornada, o FC Porto quebrou uma tradição. A equipa portista já não vencia, no seu reduto, o Vitoria SC há três épocas consecutivas. Nesta temporada de 1973/74 venceu categoricamente a equipa vimaranense por 3-0.
(Cubillas e Abreu numa partida entre o FC Porto e o Vitoria SC)O Vitoria SC recebeu e venceu por 3-0 o SC Beira Mar na 8ª ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A equipa vimaranense foi tremendamente superior ao adversário, dominando toda a partida e dispondo de variadíssimas oportunidades de golo, bem suficientes para atingir outros números o resultado final verificado.
.
Sob a batuta experiente do Custodio Pinto, que realizou um excelente exibição ao nível do melhor do seu passado futebolístico, e da irreverência e mestria do jovem Abreu, o Vitoria SC encurralou a equipa aveirense no seu meio campo e proporcionou um bom espectáculo de futebol ofensivo.