Glórias do Passado: Tomas Tomic

 

Tomas Tomic


Foi um guarda-redes que ingressou na equipa do Vitoria SC na época de 2000/01, vindo do futebol austríaco, nomeadamente do Grazer AK. Tomas Tomic de nacionalidade alemã, mas de ascendência croata, nasceu no dia 10 de Janeiro de 1977 na cidade de Munique.

A prática do futebol iniciou-a num dos maiores clubes do mundo, o Bayern de Munique da Alemanha, clube onde jogou desde os seus 13 anos de idade, percorrendo todos os escalões de formação até ao futebol sénior.

A partir dos 18 anos de idade passou a alinhar pela equipa “B” do Bayern de Munique na 3ª Divisão Nacional alemã. Representaria aquele clube até ao final da temporada de 1997/98, altura em que aceitou o convite de Klaus Augenthaler, seu antigo treinador adjunto na formação alemã, para rumar ao Grazer Ak da Áustria, clube que aquele conceituado defesa internacional alemão iria comandar na época de 1998/99.

Ao serviço da equipa do Grazer AK da Áustria, nunca conseguiu impor-se durante as duas temporadas que ali jogou, muito por culpa do titularíssimo guarda-redes Franz Almer, que poucas hipóteses consentia a Tomas Tomic de jogar. Todavia, os responsáveis do clube austríaco sempre acreditaram nas qualidades do guarda redes alemão e sempre acreditaram que ele poderia ser o sucessor de Franz Almer.
.
Na época de 1998/99, Tomas Tomic alinhou em 3 partidas do Campeonato Nacional austríaco, enquanto que na temporada de 1999/00, jogou apenas um encontro ao serviço do Grazer AK. Nesta altura, porém, já as lesões começaram a apoquentar o jovem guarda-redes, ficando largos períodos de tempo sem poder competir, o que naturalmente prejudica a evolução de qualquer atleta.
.

( Tomas Tomic)

Entretanto, em Agosto de 2000 irrompeu um novo rumo na carreira do guarda-redes alemão Tomic. Através do seu empresário Bukovac, antigo futebolista em Portugal, surgiu a possibilidade de prestar provas no Vitoria SC. Assim, sob a supervisão do treinador brasileiro Paulo Autuori, técnico dos vimaranenses no início da temporada de 2000/01, Tomic teve uma oportunidade de mostrar as suas capacidades.

Depois de dois dias a treinar com o plantel vitoriano, Paulo Autuori decidiu colocar à prova as aptidões de Tomic num desafio particular de pré-temporada entre o Vitoria SC e o FC Porto. Nesse jogo, disputado em Felgueiras, os vimaranenses venceram o FC Porto, e o guardião Tomas Tomic, que foi titular, brilhou, exibindo-se a grande nível, agradando sobremaneira os responsáveis técnicos do Vitoria SC que imediatamente aconselharam a sua contratação.

(Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.

(Tomas Tomic o guarda redes do Vitoria SC na época de 2000/01)
.
Reconhecidamente com enorme potencial, o jovem Tomas Tomic denotava as qualidades típicas de um guarda-redes da escola alemã. Alto, esguio, extremamente frio e muito seguro no jogo aéreo eram os principais predicados, alem de um profissionalismo incontestável. Todavia, viveu no Vitoria SC um dos períodos mais conturbados na história do clube o que naturalmente prejudicou imenso a sua afirmação no futebol português, além das sucessivas lesões que teimavam em persegui-lo.
.
Integrou assim o plantel do Vitoria SC na época de 2000/01, rubricando um contrato valido por 5 anos e juntando-se a Vítor Nuno e Cândido, os outros guarda-redes vimaranenses naquela temporada.
.
(Equipa do Vitoria SC no inicio da época de 2000/01)
.

(Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.

A estreia oficial de Tomas Tomic com a camisola vimaranense ocorreu na 1ª jornada da 1ª Liga da temporada de 2000/01, no desafio disputado no Estádio 1º de Maio em Braga, na noite de 19 de Agosto de 2000, entre os rivais minhotos do SC Braga e do Vitoria SC. Algo surpreendentemente, Paulo Autuori, atribuiu a titularidade da baliza do Vitoria SC ao guarda-redes alemão, quando tudo levava a crer que o titular na partida inaugural da competição fosse Cândido, atleta contratado também nesta época e que já se encontrava em Guimarães desde o inicio dos trabalhos de pré-temporada.

Tomas Tomic, apesar de algumas dificuldades na adaptação, foi praticamente o guarda-redes titular do Vitoria SC na época de 2000/01, alinhando em 24 partidas na 1ª Liga Nacional. Colectivamente a temporada não foi nada feliz para a equipa do Vitoria SC que passou por serias dificuldades na principal competição portuguesa, correndo mesmo sérios riscos de descer de divisão, apesar das sucessivas trocas no comando técnico da equipa.
.

(Tomas Tomic em acção na época de 2000/01 no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC na época de 2000/01)
.

(Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.
O nível de utilização registado por Tomas Tomic na temporada de 2000/01 não viria a repetir-se na época seguinte. É que, no começo da temporada de 2001/02 o Vitoria SC contratou um dos melhores guarda-redes a actuar em Portugal. O francês Jerome Palatsi, ex guarda-redes do SC Beira Mar, ingressou na equipa vimaranense como a principal aquisição do Vitoria SC para a nova temporada que teria em Augusto Inácio o treinador principal.

A temporada de 2001/02 acabou por ser categorizada de mediana para o Vitoria de Guimarães, que foi somente o 9º na tabela classificativa final. Nesta época, o guarda-redes Tomas Tomic não foi utilizado em qualquer encontro oficial, nomeadamente na 1ª Liga Nacional, sendo relegado invariavelmente para o banco de suplentes em detrimento do titularissimo Palatsi, que não deu hipóteses à concorrência.
.

(Vitoria SC na época de 2001/02)

(Tomas Tomic no Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Tomas Tomic)
.
Por isso, na temporada de 2002/03, mantendo contrato em vigor com o Vitoria SC, Tomas Tomic foi cedido pelos vimaranenses a título de empréstimo ao CF Estrela da Amadora a militar na 2ª Liga Nacional.
.
No CF Estrela da Amadora realizou somente 1 jogo na 2ª Liga Nacional, já que a detecção de uma lesão antiga grave impediu-o de treinar-se e jogar com regularidade. Chegou mesmo a colocar-se em causa a continuidade da sua carreira de futebolista profissional por causa de uma hérnia discal.
.

(Tomas Tomic no CF Estrela da Amadora na época de 2002/03)
.

Posteriormente, em virtude da extensão da lesão e da alegada inaptidão clínica de Tomas Tomic para jogar, surgiu um conflito entre o Vitoria SC e o próprio jogador, que regressou aos vimaranenses no final da época de 2002/03.

O Vitoria SC impediu o jogador de treinar-se regularmente com o plantel, com fundamento num relatório clínico que considerava o jogador inapto para uma carreira desportiva profissional. Por outro lado, o jogador alegava que a lesão era perfeitamente curável e como tal permitiria prosseguir a carreira de futebolista.

Entretanto, o Vitoria SC compôs o trio de guarda redes do clube para atacar a época de 2003/04, mantendo Palatsi no plantel, contratando o guarda redes sensação do Varzim SC, o português Miguel, e promoveu dos juniores do clube o jovem internacional Pedro Freitas.

Dessa forma, o alemão Tomas Tomic acabou na lista de jogadores dispensados pelo técnico vimaranense Augusto Inácio. Tomas Tomic não encontrou colocação em nenhum clube para jogar e assim passou a época de 2003/04 sem jogar, aproveitando para recuperar da lesão.

Com 27 anos de idade entraria no último ano de contrato com o Vitoria SC na época de 2004/05. Inicialmente, o treinador Manuel Machado, o responsável técnico do Vitoria SC para a temporada de 2004/05, colocou o nome do guarda-redes alemão na lista dos jogadores dispensáveis.

Contudo, essa intenção inicial não viria a concretizar-se, permanecendo Tomic integrado no plantel do Vitoria SC como o terceiro guarda-redes da equipa, alem de Palatsi e Miguel.

Foi porém uma época onde mais uma vez Tomic esteve sem jogar, não realizando qualquer jogo oficial com a camisola do Vitoria SC. De resto, ainda antes do final da temporada de 2004/05, o Vitoria SC e o jogador alemão chegaram a um acordo e rescindiram amigavelmente o vínculo que duraria até ao final daquela época.

(Vitoria SC na temporada de 2004/05)
.

(Tomas Tomic na equipa do Vitoria SC na temporada de 2004/05)
.

(Vitoria SC na época de 2004/05)
.
Deixou a cidade de Guimarães e regressou à Alemanha. Terá ainda actuado na Hungria ao serviço do Debreceni Vasutas SC, mas entretanto, certamente fruto das lesões que sofreu, abandonou definitivamente a carreira de futebolista.
.

(Tomas Tomic)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Um guarda-redes de qualidade, mas que acabou por não ter sorte essencialmente pelo período que o Vitória atravessou e pelas dificuldades que teve com a língua. Além disso, era um rapaz humilde e já agora foi dos poucos que disse não à idiotice de Pimenta de chamar Alexandrino.
 
Este Tomic era um guarda redes com qualidades, mas deu-me sempre a ideia que nunca se integrou com a equipa, nomeadamente no decorrer dos jogos, talvez por não dominar a nossa língua.

Aproveito para agradecer ao Alberto Abreu por este blog, que sinceramente acho que prestigia o Vitória e Guimarães em geral, assumindo, a partir do seu grande vitorianismo, uma dimensão verdadeiramente nacional, como se pode comprovar pelos comentários de visitantes não vimaranenses e que ficam maravilhados com os artigos referentes a personagens e clubes que os tocam mais de perto.

Sinceramente, o meu obrigado pelo seu trabalho

E parabéns!
 
Carlos:

Bem vindo ao blogue "Glórias do Passado" e obrigado pelo comentário, as felicitações e os elogios que deixou ao trabalho que modestamente tenho desenvolvido. Espero sinceramente que nos visite mais vezes.

Quanto ao Tomic partilho inteiramente da sua opinião. Além disso, considero que foi um jogador bastante perseguido pelas lesões e, a partir da 2ª epoca, passou a ter um concorrente de peso, o francês Palatsi, sem duvida, tambem ele, um excelente guarda redes e prejudicou a sua afirmação no Vitoria SC.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter