Foi um guarda-redes que ingressou na equipa do Vitoria SC na época de 2000/01, vindo do futebol austríaco, nomeadamente do Grazer AK. Tomas Tomic de nacionalidade alemã, mas de ascendência croata, nasceu no dia 10 de Janeiro de 1977 na cidade de Munique.
( Tomas Tomic)Entretanto, em Agosto de 2000 irrompeu um novo rumo na carreira do guarda-redes alemão Tomic. Através do seu empresário Bukovac, antigo futebolista em Portugal, surgiu a possibilidade de prestar provas no Vitoria SC. Assim, sob a supervisão do treinador brasileiro Paulo Autuori, técnico dos vimaranenses no início da temporada de 2000/01, Tomic teve uma oportunidade de mostrar as suas capacidades.
Depois de dois dias a treinar com o plantel vitoriano, Paulo Autuori decidiu colocar à prova as aptidões de Tomic num desafio particular de pré-temporada entre o Vitoria SC e o FC Porto. Nesse jogo, disputado em Felgueiras, os vimaranenses venceram o FC Porto, e o guardião Tomas Tomic, que foi titular, brilhou, exibindo-se a grande nível, agradando sobremaneira os responsáveis técnicos do Vitoria SC que imediatamente aconselharam a sua contratação.
(Vitoria SC na temporada de 2000/01)
(Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.
A estreia oficial de Tomas Tomic com a camisola vimaranense ocorreu na 1ª jornada da 1ª Liga da temporada de 2000/01, no desafio disputado no Estádio 1º de Maio em Braga, na noite de 19 de Agosto de 2000, entre os rivais minhotos do SC Braga e do Vitoria SC. Algo surpreendentemente, Paulo Autuori, atribuiu a titularidade da baliza do Vitoria SC ao guarda-redes alemão, quando tudo levava a crer que o titular na partida inaugural da competição fosse Cândido, atleta contratado também nesta época e que já se encontrava em Guimarães desde o inicio dos trabalhos de pré-temporada.
Tomas Tomic, apesar de algumas dificuldades na adaptação, foi praticamente o guarda-redes titular do Vitoria SC na época de 2000/01, alinhando em 24 partidas na 1ª Liga Nacional. Colectivamente a temporada não foi nada feliz para a equipa do Vitoria SC que passou por serias dificuldades na principal competição portuguesa, correndo mesmo sérios riscos de descer de divisão, apesar das sucessivas trocas no comando técnico da equipa.
.
(Vitoria SC na época de 2001/02)
(Tomas Tomic no CF Estrela da Amadora na época de 2002/03)Posteriormente, em virtude da extensão da lesão e da alegada inaptidão clínica de Tomas Tomic para jogar, surgiu um conflito entre o Vitoria SC e o próprio jogador, que regressou aos vimaranenses no final da época de 2002/03.
O Vitoria SC impediu o jogador de treinar-se regularmente com o plantel, com fundamento num relatório clínico que considerava o jogador inapto para uma carreira desportiva profissional. Por outro lado, o jogador alegava que a lesão era perfeitamente curável e como tal permitiria prosseguir a carreira de futebolista.
Entretanto, o Vitoria SC compôs o trio de guarda redes do clube para atacar a época de 2003/04, mantendo Palatsi no plantel, contratando o guarda redes sensação do Varzim SC, o português Miguel, e promoveu dos juniores do clube o jovem internacional Pedro Freitas.
Dessa forma, o alemão Tomas Tomic acabou na lista de jogadores dispensados pelo técnico vimaranense Augusto Inácio. Tomas Tomic não encontrou colocação em nenhum clube para jogar e assim passou a época de 2003/04 sem jogar, aproveitando para recuperar da lesão.
Com 27 anos de idade entraria no último ano de contrato com o Vitoria SC na época de 2004/05. Inicialmente, o treinador Manuel Machado, o responsável técnico do Vitoria SC para a temporada de 2004/05, colocou o nome do guarda-redes alemão na lista dos jogadores dispensáveis.
Contudo, essa intenção inicial não viria a concretizar-se, permanecendo Tomic integrado no plantel do Vitoria SC como o terceiro guarda-redes da equipa, alem de Palatsi e Miguel.
Foi porém uma época onde mais uma vez Tomic esteve sem jogar, não realizando qualquer jogo oficial com a camisola do Vitoria SC. De resto, ainda antes do final da temporada de 2004/05, o Vitoria SC e o jogador alemão chegaram a um acordo e rescindiram amigavelmente o vínculo que duraria até ao final daquela época.
(Vitoria SC na temporada de 2004/05)
.
(Tomas Tomic na equipa do Vitoria SC na temporada de 2004/05)
.
(Tomas Tomic)