O Estádio Municipal do Fontelo situa-se no Parque Florestal do Fontelo na cidade de Viseu e trata-se da principal infra-estrutura desportiva daquela localidade do interior do país. Actualmente é um complexo desportivo dotado de um campo de futebol relvado, uma pista de atletismo com piso sintético e munido de iluminação artificial suficiente para a realização de actividades desportivas à noite.
Este recinto, propriedade da Câmara Municipal de Viseu, foi sempre a casa do recentemente extinto CAF Académico de Viseu, associação desportiva, que foi durante anos o principal embaixador daquela cidade. Esta equipa militou algumas épocas na 1ª Divisão Nacional de futebol português tendo atingido alguma notoriedade na década de 80.
Foi simbolicamente inaugurado no dia 12 de Junho de 1928, sem que todavia tivesse sido realizado qualquer evento desportivo, nomeadamente futebolístico, pois naquela data o campo ainda não tinha balizas nem vedação estando ainda em fase de acabamentos a sua construção.
.
Para o futebol foi inaugurado no dia 11 de Novembro de 1928, em dia de São Martinho, onde o principal acontecimento foi uma partida realizada entre o CAF Académico de Viseu e a Académica de Coimbra, com a vitoria a sorrir a formação da cidade dos estudantes por 3-4.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1980)
.
Até 24 de Abril de 1982, altura em que foi iniciado o arrelvamento do campo, exigências da presença da equipa do CAF Académico de Viseu na 1ª Divisão Nacional, o Estádio Municipal do Fontelo era simplesmente um campo pelado sem iluminação artificial, com uma lotação para cerca de 25.000 espectadores e uma pista de atletismo em terra batida.
.
De lá para cá aquele recinto foi recebendo diversos melhoramentos. Primeiro a relva natural no rectângulo de jogo, depois a iluminação e mais tarde, já em 22 de Junho de 1991, foi inaugurado uma pista de atletismo com piso sintético.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1981)
.
Actualmente o Estádio Municipal do Fontelo tem uma capacidade de 11.000 lugares sentados, possuindo uma bancada central coberta. É o palco de alguns desafios de futebol distrital e de várias provas de atletismo oficiais. Costuma também ser utilizado pelas selecções nacionais de futebol mais jovem, principalmente, tendo ali sido realizado recentemente o Campeonato da Europa de Juvenis.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1988)
.
(Estádio Municipal do Fontelo actualmente)
.
(Estádio Municipal do Fontelo actualmente)
.
O Vitoria de Guimarães jogou naquele recinto em alguma ocasiões para defrontar o CAF Académico de Viseu em partidas oficiais a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ou na Taça de Portugal.
Recordemos o encontro ali ocorrido na época de 1988/89 a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde a equipa do Vitoria de Guimarães foi derrotada pelo CAF Académico de Viseu por 2-1 depois de os vimaranenses estarem a vencer.
.
O jogo foi arbitrado por Jorge Coroado da A.F. Lisboa e a equipa do Vitoria SC treinada pelo brasileiro Geninho, alinhou com o seguinte onze inicial: Neno; Nando, Jorge, Nené e Carvalho; Nascimento, N´Dinga, René e João Baptista; Chiquinho Carlos e Silvinho. No banco de suplente do Vitoria SC estavam o guarda redes brasileiro João Leite e ainda Vítor Santos, Soeiro, Caio Júnior e Roldão.
.
(Estádio Municipal do Fontelo)
.
Ao longo do encontro o técnico do Vitoria SC apenas operou a uma substituição, quando o defesa lateral/médio esquerdo Vítor Santos entrou para o lugar de Silvinho, precisamente aos 67 minutos de jogo.
Nessa partida o Vitoria SC foi o primeiro a marcar, adiantando-se no marcador por intermédio do internacional português Carvalho. Todavia, a equipa do CAF Académico de Viseu conseguiu reverter o marcador a seu favor com dois tentos da autoria do africano Abel.
.
Foi um jogo em que o Vitoria SC entrou melhor colocando na frente do marcador, mas acabou por perder a vantagem contra uma equipa mal posicionada na tabela, desperdiçando os dois pontos em disputa, fruto de momentos de desconcentração imperdoáveis. Apesar disso, a equipa de Guimarães não realizou um bom jogo, na linha do que vinha realizando naquela temporada, revelando um futebol algo lento de processos e com falhas defensivas e ofensivas inacreditáveis.
.
(Estádio Municipal do Fontelo)