Glórias do Passado: Estádio Municipal do Fontelo

 

Estádio Municipal do Fontelo


O Estádio Municipal do Fontelo situa-se no Parque Florestal do Fontelo na cidade de Viseu e trata-se da principal infra-estrutura desportiva daquela localidade do interior do país. Actualmente é um complexo desportivo dotado de um campo de futebol relvado, uma pista de atletismo com piso sintético e munido de iluminação artificial suficiente para a realização de actividades desportivas à noite.

Este recinto, propriedade da Câmara Municipal de Viseu, foi sempre a casa do recentemente extinto CAF Académico de Viseu, associação desportiva, que foi durante anos o principal embaixador daquela cidade. Esta equipa militou algumas épocas na 1ª Divisão Nacional de futebol português tendo atingido alguma notoriedade na década de 80.

Foi simbolicamente inaugurado no dia 12 de Junho de 1928, sem que todavia tivesse sido realizado qualquer evento desportivo, nomeadamente futebolístico, pois naquela data o campo ainda não tinha balizas nem vedação estando ainda em fase de acabamentos a sua construção.
.
Para o futebol foi inaugurado no dia 11 de Novembro de 1928, em dia de São Martinho, onde o principal acontecimento foi uma partida realizada entre o CAF Académico de Viseu e a Académica de Coimbra, com a vitoria a sorrir a formação da cidade dos estudantes por 3-4.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1980)
.
Até 24 de Abril de 1982, altura em que foi iniciado o arrelvamento do campo, exigências da presença da equipa do CAF Académico de Viseu na 1ª Divisão Nacional, o Estádio Municipal do Fontelo era simplesmente um campo pelado sem iluminação artificial, com uma lotação para cerca de 25.000 espectadores e uma pista de atletismo em terra batida.
.
De lá para cá aquele recinto foi recebendo diversos melhoramentos. Primeiro a relva natural no rectângulo de jogo, depois a iluminação e mais tarde, já em 22 de Junho de 1991, foi inaugurado uma pista de atletismo com piso sintético.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1981)
.
Actualmente o Estádio Municipal do Fontelo tem uma capacidade de 11.000 lugares sentados, possuindo uma bancada central coberta. É o palco de alguns desafios de futebol distrital e de várias provas de atletismo oficiais. Costuma também ser utilizado pelas selecções nacionais de futebol mais jovem, principalmente, tendo ali sido realizado recentemente o Campeonato da Europa de Juvenis.
.
(Estádio Municipal do Fontelo em 1988)
.
(Estádio Municipal do Fontelo actualmente)
.
(Estádio Municipal do Fontelo actualmente)
.
O Vitoria de Guimarães jogou naquele recinto em alguma ocasiões para defrontar o CAF Académico de Viseu em partidas oficiais a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ou na Taça de Portugal.

Recordemos o encontro ali ocorrido na época de 1988/89 a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde a equipa do Vitoria de Guimarães foi derrotada pelo CAF Académico de Viseu por 2-1 depois de os vimaranenses estarem a vencer.
.
O jogo foi arbitrado por Jorge Coroado da A.F. Lisboa e a equipa do Vitoria SC treinada pelo brasileiro Geninho, alinhou com o seguinte onze inicial: Neno; Nando, Jorge, Nené e Carvalho; Nascimento, N´Dinga, René e João Baptista; Chiquinho Carlos e Silvinho. No banco de suplente do Vitoria SC estavam o guarda redes brasileiro João Leite e ainda Vítor Santos, Soeiro, Caio Júnior e Roldão.
.
(Estádio Municipal do Fontelo)
.
Ao longo do encontro o técnico do Vitoria SC apenas operou a uma substituição, quando o defesa lateral/médio esquerdo Vítor Santos entrou para o lugar de Silvinho, precisamente aos 67 minutos de jogo.

Nessa partida o Vitoria SC foi o primeiro a marcar, adiantando-se no marcador por intermédio do internacional português Carvalho. Todavia, a equipa do CAF Académico de Viseu conseguiu reverter o marcador a seu favor com dois tentos da autoria do africano Abel.
.
Foi um jogo em que o Vitoria SC entrou melhor colocando na frente do marcador, mas acabou por perder a vantagem contra uma equipa mal posicionada na tabela, desperdiçando os dois pontos em disputa, fruto de momentos de desconcentração imperdoáveis. Apesar disso, a equipa de Guimarães não realizou um bom jogo, na linha do que vinha realizando naquela temporada, revelando um futebol algo lento de processos e com falhas defensivas e ofensivas inacreditáveis.
.
(Estádio Municipal do Fontelo)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Permitam-me que corrija algumas informações. Sim é verdade o CAF (sempre conhecido por Académico de Viseu) foi extinto. Renasceu das cinzas numa espécie de fusão com o Grupo Desportivo de Farminhão e passou-se a chamar Académico de Viseu Futebol Clube (AVFC) – isto num processo que causou alguma polémica na cidade com algumas vozes discordantes a levantarem-se. Na época 2005/2006 o AVFC disputou a Primeira Divisão Distrital e terminou na 2ª posição, atrás da Santacombadense, e manteve-se nas distritais. Na época passada sagrou-se Campeão Distrital e como tal subiu aos nacionais. Neste momento é o 3º classificado da Série C da 3ª Divisão a um ponto dos dois líderes Sanjanense e Oliveira do Hospital. Por tanto é falso dizer-se “é palco de alguns desafios de futebol distrital”. Ah! E tem um blogue que lhe é dedicado, o meu, como provam as duas últimas fotos deste post, Sobre as fotos foram tiradas no dia do Académico de Viseu 1 Sporting da Covilhã 3 em jogo a contar para a 2ª eliminatória da Taça de Portugal desta época.
 
Ainda mais, há ponto de união entre o Académico de Viseu e o Vitória de Guimarães. O extremo RODRIGO que fez várias épocas no Vitória, como titular indiscutível, era de Viseu e brilhou no Académico e na selecção nacional de juniores.
E claro, em termos históricos temos que recordar que o D. Afonso Henriques que é o símbolo do Vitória nasceu em Viseu!
 
Caro ogirdor,

Agradeço as correcções efectuadas, agradecendo desde já a sua visita.

Volte sempre e um abraço,

Alberto
 
Caro Anonimo,

É verdade Rodrigo foi jogador do Vitoria de Guimarães e um dos mais emblemáticos do Ac. Viseu.

Brevemente, esse jogador merecerá aqui um texto especial, devidamente documentado com várias imagens.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
Bom blogue este que recorda o Vitória de Guimarães, e parabéns pela breve historia do Fontelo.

O nosso tesouro chamado FONTELO!

Mais neste documentário, pode ver-se a notariedade, do Nosso Académico, seja CAF ou AVFC, será sempre Académico de Viseu...

Caro autor, antes de mais felicitá-lo pelo excelente blogue, vou ser visita assidua, mas já que falou de Rodrigo Moura, figura ilustre Viseense, deixe-me dar-lhe um endereço onde falamos dele:

http://www.cafviseu.pt.vu/

Curioso, e se calhar não sabia quando fez este artigo, é que neste momento o Rodrigo Moura, é o responsável máximo pelas infraestruturas desportivas do Parque do Fontelo.
 
Caro João Nunes,

Obrigado pela palavras elogiosas ao "Glórias do Passado" e obrigado também pela sua visita e comentário.

Quanto a Rodrigo Moura, o qual sei mantém ainda fortes ligações à cidade Guimarães, será, como acima referi, tambem em devido tempo recordado neste blog.

Até lá, continue a visitar-nos.

Quanto ao site do Ac. Viseu que deixou aqui o link, digo-lhe que não é novidade para mim, pois já o tinha visitado anteriormente e no qual constatei que se encontra material de muita qualidade e interesse.

Saudações Vitorianas,

Alberto
 
eu gostava que o vitoria guimarães fosse á liga dos campiões e nós vitorianos estamos aqui para ajudar a equipa para isso e nos tamos para a ajudar a equipa para todplado e nen que saja ás compitições europeias é lá que o vsc , nós queremos que o vsc e eu queria e nos vitorianos gostavam que o vsc esteja bem , eu gosto do cajuda por que ele tem um filho que é meu fã e gostava de ir treinar com os jogadores do vitoria era o meu sonho e queria jogar com eles para ber a minha abilidade se a minha balidade eu gosta va de dizer ao neno para me metar na equipa gostava mesmo de jogar e fosse titular no onze do vsc para marcar golos e ser bom jogador e eu gosta va de dizer ao cajuda que me ajudasse nisso eu adorava como vós sois para mim
um abraço do vosso amigo paulo jorge ribeiro lemos
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter