Ghislain Regis Laurent Chauray, nasceu na localidade francesa de Rochelle no dia 29 de Março de 1972. Começou a jogar futebol federado na temporada de 1987/88, com 15 anos de idade, nos escalões jovens do INF Clairefontaine.
Pelo potencial demonstrado logo na época seguinte ingressou numa das melhores escolas juvenis do futebol francês, o centro de formação do FC Nantes. Nas equipas de base deste clube realizou todo o percurso de formação até que, na temporada de 1990/91, integrou o plantel principal do FC Nantes da Ligue 1, principal escalão do futebol francês, embora continuasse a jogar pela equipa de juniores.
Posteriormente ingressou na equipa do Le Havre ACF, onde também alinhou na Ligue 1, na temporada de 1993/94. Já a partir de 1996/97 passou a jogar pela formação do USF Fécamp, do Campeonato Nacional da 1ª Divisão francesa, o correspondente à 2ª Divisão “B” portuguesa.
Nessa equipa actuou também na época de 1997/98, embora disputando a CFA, o campeonato francês de amadores, divisão que corresponderá à nossa 3ª Divisão Nacional, escalão para o qual foi relegado o USF Fécamp no final da temporada de 1996/97.
Na época de 1998/99 voltou a jogar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão francesa, escalão que se assemelha à nossa 2ª Divisão “B”, desta feita, representando a formação do Olympique Noisy-le-See Banlieue 93, colectividade em que jogou três temporadas consecutivas, portanto, desde 1998/99 até 2000/01.
É precisamente ao serviço do AS Angoulême na época de 2001/02 que os desempenhos de Chauray despertam o interesse do Vitoria SC. Os responsáveis da equipa vimaranense decidiram enviar emissários, concretamente Jacinto João e Neno, adjuntos do treinador Augusto Inácio, para observar várias vezes in loco os desempenhos do guardião Chauray. As boas indicações fornecidas pelo atleta motivaram a contratação de Chauray pelo Vitoria SC na época de 2002/03.
Ghislain Chauray era um guarda-redes muito alto, pelo que sobressaia, sobretudo, no jogo aéreo. Era um jogador experiente e bem credenciado nos escalões secundários do futebol francês e chegou a Guimarães rubricando com o Vitoria SC um contrato valido por 3 temporadas e disposto a fazer concorrência ao seu compatriota Palatsi.
Contudo, o guarda-redes vitoriano Palatsi, mais uma vez, não deu qualquer hipótese à concorrência deixando consecutivamente no banco de suplentes, alternadamente, o português Vítor Nuno e o seu compatriota Chauray.
Por isso, Chauray não realizou qualquer jogo oficial com a camisola do Vitoria SC, resumindo-se a sua presença em Guimarães à participação em alguns jogos de carácter amigável e ao banco de suplentes em nas partidas oficiais.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2002/03)
(Chauray no Vitoria SC na época de 2002/03)
Tapado pelo extraordinário guardião Palatsi, no final da época de 2002/03, Chauray e o Vitoria SC rescindiram amigavelmente o contrato que os vinculava e dessa forma o o jogador francês acabou regressar ao seu país.
Assinou pelo Brest Stade Brestois 29, clube francês a militar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o escalão correspondente à nossa 2ª Divisão “B”, na época de 2003/04 e foi um elemento fundamental no sucesso da equipa que se classificou na 2ª posição e conquistou a subida de divisão à Ligue 2, o segundo escalão do futebol francês.
(Plantel do Brest Stade Brestois 29 na época de 2003/04)
(Representando o Brest Stade Brestois 29, Chauray uma defesa nas alturas)
(Em acção ao serviço do Brest Stade Brestois 29)
(Plantel do Brest Stade Brestois 29 na época de 2004/05) (Representando o Brest Stade Brestois 29)Em 2006, já com 34 anos de idade, regressou a França, para jogar pelo La Roche VF da CFA, o campeonato francês de amadores, divisão que corresponderá à nossa 3ª Divisão Nacional, e aí encerrar a sua carreira de futebolista.
Sem comentários:
Enviar um comentário