Glórias do Passado: "O Elvas" Clube Alentejano dos Desportos

 

"O Elvas" Clube Alentejano dos Desportos


Fundado no dia 18 de Agosto de 1947, O Elvas Clube Alentejano dos Desportos é, como o próprio nome indica, uma colectividade desportiva oriunda da alentejana cidade de Elvas. Ao longo dos mais de sessenta anos de história, com os feitos conquistados, o prestígio e a projecção alcançada a nível nacional, O Elvas CAD tornou-se num dos principais embaixadores do futebol alentejano.

Este clube teve na sua génese, curiosamente, a conjugação de vontades de dois clubes da terra e suas gentes com ligações filiais a grandes rivais do futebol português. Na verdade, O Elvas CAD nasceu da fusão entre o Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense, filiais, respectivamente, do SL Benfica e do Sporting CP.


(Equipa do Elvas CAD na época de 1947/48)


Curiosamente, a união entre os dois clubes elvenses deveu-se, fundamentalmente, ao desinteresse demonstrado pelos denominados clubes mãe. É que, naquela altura, sensivelmente, em meados da década de 40, quer o SL Elvas, quer o SC Elvense, viviam com algumas dificuldades financeiras e, perante a falta de auxílio variadas vezes solicitado e recusado pelo SL Benfica e pelo Sporting CP, decidiram unir-se num clube só, valorizado pela comunhão de esforços dos apaniguados de ambas as colectividades, e, desta forma, manter o futebol de nomeada na região.

Nessa altura, o SL Elvas militava na 1ª Divisão Nacional e, em consequência da fusão, O Elvas CAD foi ocupar o lugar da filial do SL Benfica no primeiro escalão do futebol português.

Deste modo, O Elvas CAD, logo no primeiro ano de existência, disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão referente à época de 1947/48. E, também nessa temporada, defrontou pela primeira vez na sua história o Vitoria SC na principal competição do futebol nacional.


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1947/48)


(Jogo em Elvas, na época de 1947/48, enter o Elvas CAD e o Vitoria SC)


(Lance do desafio entre o Elvas CAD e o Vitoria SC na cidade alentejana de Elvas na temporada de 1947/48)


A primeira contenda entre o clube minhoto e o clube alentejano aconteceu, precisamente, no dia 28 de Dezembro de 1947, em Elvas, num jogo onde o Vitoria SC saiu derrotado por 3-0 pela equipa do O Elvas CAD, com uma formação onde pontificava Patalino, um futebolista elvense de grande categoria que se notabilizou no futebol português.

Já no encontro da 2ª volta, agora disputado na cidade de Guimarães, o Vitoria SC evidenciou toda a superioridade, vencendo a equipa do O Elvas CAD por um concludente 7-1.

Nessa época de 1947/48 O Elvas CAD terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão num honroso 8º lugar da classificação geral, realçando-se, nessa temporada, sobretudo, o triunfo alcançado pela equipa alentejana, em Lisboa, frente ao SL Benfica, por 1-2.

O Elvas CAD jogaria ainda mais duas épocas na 1ª Divisão Nacional. Em 1948/49 a formação elvense voltou a realizar uma excelente campanha, acabando por alcançar um meritório 9º lugar na tabela classificativa.


(Jogo da temporada de 1948/49 entre o Elvas CAD e o Vitoria SC com o guardião elvense Callejas e o avançado vitoriano Joaquim Teixeira, o celebre Marreco)


(Novamente o guardião Callejas em acção no desafio da época de 1948/49 entre o Elvas CAD e o Vitoria SC)


Já na temporada de 1949/50 O Elvas CAD não conseguiu ir alem do 13º lugar, numa competição disputada por 14 clubes, acabando, por isso, por ser relegado à 2ª Divisão Nacional.

Só passados mais de 35 anos depois daquela descida de divisão é que O Elvas CAD conseguiria regressar à elite do futebol português. Entretanto o clube elvense viveu muitos anos no segundo e mesmo no terceiro escalão do futebol nacional.


(O encontro entre o Elvas CAD e o Vitoria SC na época de 1949/50 com realce para a disputa no lance entre o elvense Manuelito e o guarda-redes do Vitoria SC, Silva)


(No mesmo jogo, lance ofensivo do Vitoria SC, com Franklim a importunar o guarda-redes do Elvas CAD enquanto Teixeira da Silva assiste proximo ao desenrolar do lance)


Após descer de divisão no final da época de 1949/50 O Elvas CAD tentou rapidamente voltar à 1ª Divisão Nacional. Nas três temporadas seguintes ainda esteve envolvido na luta pela subida de escalão.

Já na época de 1953/54 não conseguiu escapar a nova descida de divisão, caindo, agora, para a 3ª Divisão Nacional. O Elvas CAD ainda conseguiu reerguer-se na temporada seguinte de 1954/55 e assim regressar ao segundo escalão do futebol português.


(O Elvas CAD na temporada de 1954/55)


Contudo, esse efeito foi efémero pois O Elvas CAD voltou a ser relegado à 3ª Divisão Nacional no final da época de 1955/56. Passou então mais de 20 anos no terceiro escalão do futebol português ou nos campeonatos distritais da A.F. de Portalegre.

Apenas no final da década de 70 e nos inícios da década de 80 é que O Elvas CAD voltou a disputar a 2ª Divisão Nacional e, poucas épocas depois, o primeiro patamar do futebol nacional.


(Equipa do Elvas CAD na época de 1976/77)


(O Elvas CAD na temporada de 1977/78)


(O plantel do Elvas CAD na época de 1977/78)


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1977/78)


(Novamente o plantel do Elvas CAD na época de 1977/78)


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1978/79)


O caminho trilhado pela equipa alentejana rumo ao regresso à 1ª Divisão Nacional começou, por assim dizer, na temporada de 1980/81 ao vencer a sua serie na 3ª Divisão Nacional e dessa forma regressar ao segundo escalão. Nessa época O Elvas CAD poderia ter conquistado o ceptro nacional da 3ª Divisão, mas no jogo da final acabou por ser derrotado pelo União de Coimbra por 3-1.

Em 1981/82 passou a disputar a 2ª Divisão Nacional e nessa temporada voltou a reencontrar a equipa do Vitoria SC em jogos oficiais, desta vez, porem, a contar para os 1/64 de final da Taça de Portugal.

O jogo disputado em Elvas terminou empatado a 0-0 e apenas no jogo de desempate realizado na cidade berço é que o Vitoria SC conseguiu ultrapassar O Elvas CAD com um triunfo categórico por 6-1.


(Plantel do Elvas CAD na época de 1980/81)


(Equipa do Elvas CAD na época de 1980/81)


(O Elvas CAD na época de 1981/82)


(Elvas CAD na temporada de 1981/82)


(Equipa do Elvas CAD na época de 1981/82)


(Equipa do Elvas CAD em 1983)


(Novamente a equipa do Elvas CAD em 1983)


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1983/84)


(Em Alvalade no ano de 1984)


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1984/85)


É, porem, a época de 1985/86 que irá conduzir o clube alentejano novamente ao primeiro escalão do futebol português. Ao leme da equipa elvense, destaque-se, estava o técnico Carlos Cardoso que guindou o clube à vitória na Zona Centro da 2ª Divisão Nacional após uma luta titânica com o CD Feirense e o RD Águeda ter sido sancionado disciplinarmente pela Federação Portuguesa de Futebol.


(Equipa do Elvas CAD em 1985)


(Equipa do Elvas CAD na época de 1985/86)


A temporada de 1986/87 marca então o regresso do O Elvas CAD à 1ª Divisão Nacional. A época não decorre, porem, de forma brilhante e a turma alentejana revela imensas dificuldades para se bater com os demais clubes primodivisionarios.

Encerra o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no último lugar da tabela classificativa com apenas 14 pontos amealhados. Um dos pontos conquistados pela equipa elvense foi frente ao Vitoria SC, em Elvas, num desafio que terminou empatado a 0-0 e que ficou marcado por uma péssima arbitragem de Santos Ruivo em prejuízo da equipa vimaranense.

Apesar do último lugar na classificação geral a realidade é que O Elvas CAD acabou por manter-se no primeiro escalão do futebol português fruto do alargamento do número de participantes na competição para vinte clubes.


(Plantel do Elvas CAD na temporada de 1986/87)


(Equipa do Elvas CAD na época de 1986/87)



(Resumo do desafio entre o Elvas CAD e o Vitoria SC na época de 1986/87)


(Plantel do Elvas CAD na época de 1986/87)


(Equipa do Elvas CAD na temporada de 1986/87)


Assim, na temporada seguinte de 1987/88 O Elvas CAD voltou a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Contudo, esta acabaria por ser a última participação da equipa alentejana na principal competição portuguesa.

No final da época, com o 15º lugar na classificação geral, O Elvas CAD acabou relegado ao segundo escalão do futebol português, apesar de nesta campanha a equipa alentejana ter realizada uma prestação bastante meritória.

(Plantel do Elvas CAD na época de 1987/88)


Em 1988/89 o clube elvense tentou a todo o custo o regresso ao escalão maior, porem, embora tivesse lutado até ao fim pela subida de divisão, acabou por ser o CF União da Madeira a vencer a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional e, desse forma, garantir o apuramento para a 1ª Divisão.

Na época seguinte O Elvas CAD ainda aspirou a lutar pela subida à 1ª Divisão. Contudo, um SC Farense fortíssimo rapidamente escapou na classificação aos concorrentes e à turma alentejana restou conseguir um lugar entre as equipas que na temporada seguinte iriam disputar o recém-criado Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra.

(Plantel do Elvas CAD em 1988)


(Equipa do Elvas CAD em 1988/89)


(Plantel do Elvas CAD na época de 1988/89)


A participação da equipa elvense nesta nova competição na temporada de 1990/91 fica bastante aquém das expectativas e O Elvas CAD acaba por ser relegado, agora, à 2ª Divisão “B”.


(Equipa do Elvas CAD na época de 1990/91)


Desde então, o popular clube alentejano tem vivido entre aquele escalão secundário, a 3ª Divisão e os campeonatos distritais da A.F. de Portalegre. Nesta altura, fruto da crise financeira que afecta muitos dos clubes alentejanos que vão lutando pela sobrevivência é na 1ª Divisão, Serie B, do Campeonato Distrital daquela associação de futebol alentejano que O Elvas CAD milita.



(Equipa do Elvas CAD em 2010/11)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Bom trabalho bastante interessante. Apenas queria fazer uma rectificaçao a data de fundação não é 18 de Agosto mas sim 15 de Agosto de 1947.
 
Bom trabalho ! Só falta a identificação desses grandes atletas .
 
Excelente trabalho, bem demonstrativo do peso historico deste grande clube.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter