Glórias do Passado: Nené

 

Nené


O defesa central brasileiro Nené tornou-se um dos principais jogadores do Vitoria SC na notável campanha realizada pela clube vimaranense na temporada de 1986/87. No Vitoria SC são factualmente reconhecidos um conjunto de jogadores brasileiros de inegável qualidade e que marcaram sucessivas gerações não só no futebol vitoriano como em todo o universo do futebol português. Todavia, até à chegada de Nené a Guimarães, e à excepção de Caiçara, apenas se recordavam, com relevância histórica, sobretudo, os futebolistas brasileiros de cariz ofensivo, onde primava a superior qualidade técnica ou a especial apetência goleadora.

Em Nené recorda-se, agora, revivendo o passado do futebol vitoriano, como o primeiro de grandes defesas centrais de nacionalidade brasileira que representaram, desde então, sucessivamente, o Vitoria SC.

O defesa central Nené ingressou no Vitoria SC como um jogador já bastante experiente, com uma carreira de grande sucesso no Brasil ao serviço de clubes relevantes e com alguns títulos importantes conquistados no seu palmares.

Chegou a Guimarães para integrar e completar o sector defensivo da equipa do Vitoria SC já dotado de jogadores de grande qualidade e todos eles internacionais “AA” pela Selecção Nacional portuguesa, composto por Jesus, o guarda-redes, Costeado, Miguel e Carvalho, e ainda, com frequência, o jovem Basílio, internacional nas camadas jovens.

Ornedes Alves dos Santos, ou simplesmente Nené como ficou conhecido nos meandros do futebol, nasceu na cidade de S. Paulo no dia 17 de Julho de 1956. A sua carreira de futebolista, porém, começa apenas aos 17 anos de idade, quando, em Brasília, capital brasileira, para onde foi estudar, começou a jogar pelo CEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília).

Percebendo-se a qualidade e a aptidão para as funções de defensor, Nené passou a encarar a carreira de futebolista com maior seriedade e tornou-se então jogador profissional.

Ingressou no Vila Nova FC, da cidade de Goiânia, onde venceu consecutivamente o Campeonato Estadual de Goiás em 1977 e 1978. Passou em seguida pelo EC Comercial da cidade de Campo Grande, até que a partir de 1982 passou a representar o Marília AC, da cidade com o mesmo nome.



(Equipa do Vila Nova FC na decada de 70)



(Equipa do Vila Nova FC no ano de 1977)


Nené joga no Marília AC num período em que o clube integrava a elite do futebol paulista, um feito relevante para uma agremiação desportiva oriunda do interior do Estado de S. Paulo.

O defesa Nené era então um jogador destacada no futebol brasileiro e em 1983 ingressou no CR Vasco da Gama, um dos principais clubes do Brasil. Permaneceu no Rio de Janeiro ao serviço da equipa vascaína durante quase dois anos.


(Equipa do Marilia AC no ano de 1983)


O CR Vasco da Gama vivia, então, um período algo conturbado e em crise de resultados, acabando a passagem de Nené pelo clube sem conquistar qualquer titulo de relevo.

O regresso de Nené às grandes conquistas aconteceu ao serviço do Atlético Paranaense, o seu último clube no Brasil antes de ingressar no futebol português para representar o Vitoria SC.

Ao serviço do Atlético Paranaense voltou a sagrar-se campeão estadual, desta feita, vencendo de forma indiscutível numa campanha irrepreensível o Campeonato Estadual Paranaense em 1985, sob o comando do treinador Otacílio Gonçalves. Nené foi, nessa competição, um dos esteios no sector defensivo da equipa paranaense.


(Equipa do Atlético Paranaense no ano de 1985)


Nené ainda começou o ano de 1986 ao serviço do Atlético Paranaense jogando o campeonato estadual, mas, a meio do ano, iria surgir o convite que permitiu cruzar a história deste futebolista com o Vitoria SC.

O clube vimaranense escolhe o brasileiro Marinho Peres para comandar a equipa na temporada de 1986/87. As contratações são meticulosas e visam colmatar as carências da equipa e, com o desenrolar das competições onde o Vitoria SC esteve envolvido, revelam-se um verdadeiro sucesso.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1986/87)



(Nené no jogo da estreia oficial pelo Vitoria SC)


É o caso, inquestionável, do Nené que, juntamente com o jovem internacional português Miguel, formam uma dupla de defesas centrais com enorme êxito, complementando-se eficazmente no desempenho das funções.

Nené, então com 30 anos de idade, revelava-se um futebolista com imensa experiencia e capacidades excelentes para comandar o sector defensivo do Vitoria SC. Tornou-se, rapidamente e reconhecidamente, num dos melhores defesas centrais a actuar no futebol português.


(Nené, Paulinho Cascavel, Ademir e Roldão ou valiosos brasileiros do Vitoria SC)


Era um jogador combativo, duro e muito forte fisicamente. Denotava um sentido de colocação irrepreensível, capaz, pela excelente leitura de jogo, de contornar eficazmente o adversário ou, sempre que tal se revelava necessário, travar a produção dos avançados contrários sem contemplações.

Sempre atento e vigilante na marcação individual, Nené não era, porém, dado a grandes correrias ou ao simples pontapés para frente. Sabia dosear muito bem cada uma das suas intervenções. Tinha a destreza necessária para sair da defesa com classe, cabeça levantada, a bola controlada e jogável para os companheiros como intervir sem rodeios na limpeza do perigo no seu raio de acção.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1986/87)


(Em 1986/87 no Vitoria SC)


Quando chegou a Guimarães agarrou logo a titularidade na equipa do Vitoria SC. Realizou o seu primeiro jogo com a camisola vitoriana a 2 de Agosto de 1986 num amigável de pré-temporada com o Rio Ave FC que a turma vimaranense venceu por 3-0.

A sua estreia oficial aconteceria, porem, na 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1986/87, no Estádio 1ª Maio em Braga, num derby disputado no dia 23 de Agosto de 1986 entre o SC Braga e o Vitoria SC.


(Nené no Vitoria SC em 1986/87)


(No jogo frente ao At. Madrid no Estádio Vicente Calderón)


Nesse desafio, onde o sector defensivo esteve intransponível, o Vitoria SC venceu o eterno rival por 0-1, lançando, desta forma, umas das melhores épocas de sempre na história do clube vimaranense.

Ao longo de toda a temporada Nené foi o titular na equipa do Vitoria SC ao lado do defesa central Miguel. Ainda assim notou-se algumas ausências da equipa principal quando estava impedido de jogar por castigo ou por causa de pequenas lesões que foi vitima. Nessas alturas, normalmente, Nené foi substituído pelo veterano Tozé.


(Equipa do Vitoria SC na época de 1986/87)

(Em 1986/87 no Vitoria SC)

(Com o n.º 4 em jogo no Estádio das Antas frente ao FC Porto)


Como já se assinalou, na época de 1986/87, o Vitoria SC realiza uma temporada verdadeiramente extraordinária. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa vimaranense, alem de produzir, seguramente, o melhor futebol da época, elogiado por todos os quadrantes da crítica desportiva, conseguiu atingir um lugar no pódio no final da prova, conquistando um honroso 3º lugar na classificação final.

Por outro lado, no plano internacional, O Vitoria SC alcançou também um grande destaque com a sua brilhante participação na Taça Uefa. Também com grandes exibições individuais de Nené, essencialmente, uma que produziu no Estádio Vicente Calderon, frente ao Atlético de Madrid, a equipa vimaranense atingiu os quartos de final da conceituada prova, eliminando, nesse percurso, grandes equipas europeias.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1986/87)


(Caricatura de Nené no Vitoria SC)


(Novamente em acção no celebre jogo de Madrid)


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1986/87)


(No Vitoria SC com a camisola da claque Os Fundadores)


(No Estádio das Antas frente ao FC Porto num carrinho sobre Juary)


Nené realizou 20 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1986/87, apontando apenas um golo na prova. Não era, realmente, um defesa goleador, embora fosse um futebolista que jogava bem de cabeça.

O seu único golo na principal competição portuguesa nesta temporada, recorde-se, foi apontado à passagem da 13ª jornada num triunfo em Guimarães do Vitoria SC sobre o Portimonense SC por 2-0. E foi precisamente de cabeça que Nené apontou esse golo, logo aos 8 minutos desse desafio, batendo o guarda-redes algarvio Mendes e adiantando o Vitoria SC no marcador.


(Equipa do Vitoria SC na época de 1986/87)



(Festejos exuberantes de Nené no Vitoria SC)


(Com o n.º 4 num lance em que se prepara para disputar um lance com Juary do FC Porto, novamente, em jogo no Estádio das Antas na época de 1986/87)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1986/87)


(Um desenho do brasileiro Nené do Vitoria SC)


(Agora no Estádio da Luz, frente ao SL Benfica, disputando um lance com Maniche)


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1986/87)


(Novamente Nené e Juary do FC Porto como intervenientes)


(Novamente em acção frente ao At. Madrid)


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1986/87)


(Conduzindo o esférico no jogo de Madrid)


(No mesmo desafio perante um adversário madrileno)


(As caricatutas da equipa do Vitoria SC da época de 1986/87)


(Novamente no jogo de Madrid disputando um lance aéreo)


(Desta feita, com o mesmo vigor, mas à flor da relva)


No final da temporada de 1986/87 Nené renovou o seu contrato com o Vitoria SC para a nova época de 1987/88. Esta temporada revelou-se, contudo, bastante decepcionante para as aspirações vitorianas.

A equipa do Vitoria SC passou por momentos conturbados ao longo de toda a temporada, fruto de uma série de maus resultados que provocaram diversas mexidas na equipa técnica que liderava o plantel, atingindo por fim, um sofrível 14º lugar na principal liga nacional.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1987/88)


(Em 1987/88 no Vitoria SC)


(Num desafio de um jogo da Taça de Portugal)



(Plantel do Vitoria SC na época de 1987/88)



(No Vitoria SC em 1987/88)


(Apontando um golo na Taça de Portugal)


Nessa prova Nené jogou, desta feita, 22 jogos, não apontando qualquer golo durante toda a competição. Participou nos jogos que o clube vimaranense realizou na edição desta temporada da Taça Uefa e também na Taça de Portugal, a prova onde a equipa do Vitoria SC atingiu a final e assim conseguiu mais um apuramento para as competições internacionais de clubes.

Nessa final da Taça de Portugal referente à época de 1987/88, jogada entre o Vitoria SC e o FC Porto, a turma vitoriana, com Nené jogando como titular, foi derrotada pela formação portista por 1-0.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1987/88)


(No Vitoria SC)



(Em acção frente ao Portimonense SC)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1987/88)



(Em acção pelo Vitoria SC na época de 1987/88)


(Lance disputando com afinco com o compatriota Dúlio do Sporting CP)



(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1987/88)


(Novamente uma caricatura de Nené)


(Nené no meio de uma molhada de jogadores)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1987/88)



(No centro da área na posição de defesa)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1987/88 na final da Taça de Portugal)


(Nené no jogo da final da Taça de Portugal)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1987/88)



(Novamente em acção na final da Taça de Portugal frente ao FC Porto)


No início da temporada de 1988/89 ocorre uma verdadeira revolução na composição do plantel vitoriano, com o treinador brasileiro Geninho a ser o escolhido para comandar a equipa do Vitoria SC.

Esta acabou por ser uma época bem mais sossegada que a anterior, contudo, o Vitoria SC não atingiu os seus objectivos, frustrando as enormes expectativas geradas na composição da equipa.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)


(No Vitoria SC em 1988/89)


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1988/89)


Do ponto de vista colectivo o grande relevo nesta temporada vai, naturalmente, para a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, o mais prestigiado troféu conquistado pelo Vitoria SC, conquistado frente ao FC Porto.

No plano individual, o realce não vai apenas para o facto de Nené ter sido titular durante algum tempo no Vitoria SC nesta época de 1988/89, realizando 16 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, mas, essencialmente, porque o defesa vitoriano viria a assumir também as funções de treinador da equipa vimaranense após a saída do seu compatriota Geninho.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)


(Nené com a Supertaça Cândido de Oliveira)



(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)


Após uma derrota em casa frente ao Boavista FC na 32ª jornada da principal competição portuguesa, o técnico Geninho deixou o comando técnico da equipa vitoriana. Nené então foi promovido para a condição de jogador-treinador.

Faria a sua estreia na função de treinador do Vitoria SC na jornada seguinte do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, em Penafiel, frente ao clube local, num jogo em que o conjunto vimaranense triunfaria por 0-1.

O brasileiro Nené seria o responsável técnico vitoriano até ao final da época de 1988/89, comandando a equipa do Vitoria SC nas últimas seis jornadas, alcançando três vitórias e sofrendo outras tantas derrotas. O Vitoria SC terminaria, deste modo, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 9ª posição da tabela classificativa.



(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)


(Disputando com Hernani do SL Benfica um lance do desafio SL Benfica - Vitoria SC na época de 1988/89)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1988/89)



(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1988/89)



(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)



(Equipa do Vitoria SC na época de 1988/89)



(Os brasileiros do Vitoria SC na temporada de 1988/89)


Nené permaneceu no plantel do Vitoria SC na época seguinte de 1989/90, abandonando, porem, as funções de treinador. Para a nova temporada o clube vimaranense escolheu o brasileiro Paulo Autuori para assumir o comando técnico da sua equipa principal.

A principal aquisição do Vitoria SC foi o defesa central brasileiro William que, rapidamente, assumiu a titularidade na equipa vimaranense. Num plantel recheado de grandes jogadores para a posição de defesa central, como Germano, os brasileiros Bené, Jorge e o referido William, para Nené, um veterano com mais de 33 anos de idade, ficou pouca margem para jogar.

Nené não foi utilizado pelo Vitoria SC nessa época de 1989/90 e deixou então o clube vitoriano para regressar ao Brasil. No entanto, com os quatro anos passados em Guimarães e os desempenhos protagonizados, o brasileiro Nené deixou notoriamente vincada a sua passagem pela colectividade vimaranense.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1989/90)



(No Vitoria SC em 1989/90)



(No Vitoria SC na temporada de 1989/90)


No Brasil, em final de carreira, ainda viria a alinhar pelo recém-criado Paraná Clube em 1991 onde voltou a cruzar-se com o técnico Otacílio Gonçalves e, nessa altura, a entrar na história daquele clube ao conquistar o seu primeiro Campeonato Estadual Paranaense.


(Plantel do Paraná Clube em 1991)


Hoje, com 55 anos de idade, Nené continua ligado ao futebol, tendo recentemente intermediado, inclusive, as transferências de alguns jogadores brasileiros para o Vitoria SC, como Paulo Henrique, Marquinho, Gustavo Lazzaretti ou mesmo o seu filho Tiago Alencar.


(Nené de novo em Guimarães)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter