Glórias do Passado: Temporada de 1977/78 - 11ª Parte

 

Temporada de 1977/78 - 11ª Parte


O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1977/78 entrou então na sua fase decisiva com a realização das últimas quatro jornadas da competição. Para o Vitoria SC, porém, a sua posição estava praticamente definida, isto é, longe dos lugares que lhe pudessem causar qualquer aflição e fora da luta pelo acesso às competições internacionais de clubes.

A equipa vimaranense iniciou este ciclo final realizando dois jogos consecutivos na condição de visitado, recebendo no Estádio Municipal de Guimarães, sucessivamente, o CF Belenenses e o CS Marítimo.


(Lance junto à baliza do Vitoria SC, com o guarda-redes Rodrigues com uma intervenção arrojada)


(Lance, desta feita, no interior da grande área do CF Belenenses, com Pedroto na expectativa)



No jogo da 27ª jornada, frente à equipa do Restelo, o Vitoria SC venceu pela margem mínima de 1-0, num desafio medíocre, jogado sem velocidade e perante um número reduzido de espectadores no recinto vitoriano.

A partida iniciou-se, como esperado, com um ascendente territorial do Vitoria SC, cabendo a equipa do CF Belenenses, voluntariamente, uma postura mais retraída e expectante. Todavia, esse domínio vimaranense revelou-se, demasiadamente, espartilhado, lento e inconsequente durante quase toda a 1ª parte.


(O jogador vimaranense caindo sobre o relvado do Estádio Municipal de Guimarães carregado pelo jogador do CF Belenenses)


(Na intermediária um lance disputado pelos jogadores, perante a presença próxima do árbitro)

Apenas aos 45 minutos, em cima do apito para o intervalo, a equipa vitoriana conseguiu materializar o seu ascendente, com um golo apontado pelo defesa central Soares, na sequência de um pontapé de canto marcado por Abreu e um desvio, junto ao 1º poste da baliza de Delgado, do brasileiro Mané.

Já no 2º tempo o jogo teve uma tendência inversa. A equipa do Restelo, a perder, saltou para a segunda parte do encontro em busca do golo da igualdade e evidenciou-se mais empreendedora e perigosa para o último reduto do Vitoria SC.


(O avançado brasileiro Mané disputando um lance aéreo dentro da grande área do CF Belenenses)

Apesar de dispor de algumas oportunidades de golo, a verdade é que a equipa do CF Belenenses não foi capaz de empatar o desafio, principalmente, porque os vimaranenses defenderam-se sempre de forma suficientemente organizada.

O encontro terminou então com o triunfo vimaranense por 1-0, resultado que colocava a equipa do Vitoria SC a discutir o 5º lugar na classificação com o CF Belenenses. Sucede que, logo na jornada seguinte, apesar de jogar em casa, a turma vitoriana foi surpreendida pelo CS Marítimo que venceu em Guimarães por 0-1.

Este era um jogo muito importante para a equipa maritimista na luta pela manutenção no primeiro escalão do futebol português. Com este resultado positivo e, simultaneamente, surpreendente o CS Marítimo embalou para a concretização do objectivo traçado.

Quanto a este jogo na cidade berço, salienta-se, sobretudo, a péssima exibição da equipa do Vitoria SC, manifestamente, incapaz de tornear as dificuldades que o adversário astuciosamente lhe impôs.

Apesar disso, naturalmente, coube ao Vitoria SC o maior pendor ofensivo, enquanto a equipa insular resguardava-se defensivamente e, de forma intencional, contra atacava perigosamente. Todavia, os jogadores vitorianos já evidenciava muito desgaste nesta ponta final da época e, por isso, o jogo patenteado era lento, previsível, monótono e facilmente controlado pelo adversário.


(Lance disputado com vigor entre os atletas do Vitoria SC e do CS Marítimo)

Logo aos 15 minutos de jogo o CS Marítimo apontou aquele que seria o golo solitário que ditou o resultado final no marcador. Numa bonita jogada de puro contra ataque, o maritimista Eduardo Luís surgiu solto no interior da grande área vimaranense e rematou sem hipóteses de defesa para o guardião vitoriano Melo.

A equipa do Vitoria SC tentou a todo o custo chegar à igualdade. Dispôs, é certo, de várias oportunidades de golo durante todo o desafio, contudo, a falta de eficácia e uma ponta de sorte foi evidente. Porém, também o CS Marítimo, mais sereno e lúcido, teve varias ocasiões para dilatar o marcador em bem gizadas jogadas de contra ataque.

A verdade é que, apesar do ascendente vimaranense e aquartelamento da defensiva maritimista no interior do seu meio campo, o Vitoria SC nem sempre jogou da melhor forma possível para ultrapassar o adversário. Na maior parte das vezes os jogadores vimaranenses limitaram-se a bombear a bola para o interior da grande área do CS Marítimo onde o guarda-redes Quim e os defesas madeirenses foram verdadeiros imperadores

Terminou então a partida com uma derrota imprevista da equipa do Vitoria SC, a qual significou a fuga definitivamente do CF Belenenses no 5º lugar da classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Por seu turno, o CS Marítimo, com o triunfo alcançado, arrecadou a sua primeira vitória fora de casa e os pontos que se revelaram fundamentais para as suas aspirações.


(Soares disputa com o guarda-redes Quim o lance, enquanto Abreu, de longe, observa o lance)



Ficou evidente que terminava aqui ambições vitorianas nesta edição da principal competição portuguesa. O treinador principal do Vitoria SC, Mário Wilson, partiu então para o Brasil em busca de jogadores para reforçar a equipa já a pensar na próxima temporada de 1978/79.

Assumiu aí o comando técnico da equipa principal o treinador-adjunto Daniel Barreto, antigo jogador do Vitoria SC, cabendo-lhe conduzir a formação vitoriana nos dois últimos jogos da época.

Na penúltima jornada da prova a equipa vimaranense rumou à Povoa do Varzim para defrontar a turma varzinista, formação ainda envolvida na luta pela manutenção na principal competição nacional.

Na verdade, para o Varzim SC, jogando em casa, este era um jogo fundamental garantir a manutenção, porque o CS Marítimo, clube também envolvido na luta, havia vencido, inesperadamente, em Guimarães na jornada anterior e o jogo seguinte da última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão oporia, precisamente, a equipa madeirense à formação poveira, porém, como factor determinante, seria jogado na Madeira.

Por isso, encheu-se de poveiros o campo varzinista para este encontro frente ao Vitoria SC. E, alavancada num apoio sensacional, a equipa do Varzim SC foi capaz de derrotar a formação vimaranense e, desse modo, concretizar o passo essencial para a manutenção entre a elite do futebol português.

O jogo não começaria, todavia, da melhor forma para a equipa varzinista. Entrou no desafio, praticamente, a perder, pois, logo aos 5 minutos, o Vitoria SC adiantou-se no marcador através do avançado brasileiro Mané, com uma excelente finalização perante o guarda-redes Freitas e depois de aproveitar um fífia do defesa Lima Pereira.

A perder deste modo, a equipa do Varzim SC lançou-se freneticamente no ataque procurando virar o marcador a seu favor. Conseguiu, aos 29 minutos, a igualdade a 1-1 com um golo da autoria do seu avançado Júlio, aproveitando uma soberana oportunidade ocasionada por um desentendimento entre os vitorianos Torres e Rodrigues.

E pouco antes do intervalo, concretamente, aos 43 minutos, o Varzim SC colocou-se então em vantagem através de um golo apontado por Horácio, num lance individual estonteante e verdadeiramente genial.

Na 2ª parte do encontro entre o Varzim SC e o Vitoria SC não teve a intensidade que patenteou durante a primeira metade. Os pontos em jogo eram determinantes e a objectividade imperou nas hostes poveiras, por isso, a equipa varzinista recuou no terreno e tentou defender com unhas e dentes a vantagem alcançada.

Foram, porém, 45 minutos de muito sofrimento e inquietação para a equipa poveira, pois sobre o recinto varzinista ainda pairou, varias vezes, o golo da igualdade do Vitoria SC.

Também o público varzinista sofreu bastante com as oportunidades de golo e momentos de aflição que o Vitoria SC criava junto à baliza poveira. Mas, por outro lado, teve uma influência decisiva pela pressão exercida, crê-se, sobretudo, num lance de grande penalidade não assinalada a favor do Vitoria SC na sequência de um derrube evidente do defesa Lima Pereira ao avançado vitoriano Mané no interior da grande área.

A equipa do Vitoria SC, embora vencida, acabou por realizar um jogo bastante interessante e mereceu, sobejamente, um resultado positivo. Terminou, porém, com o triunfo da equipa do Varzim SC por 2-1, conseguindo assim fugir à concorrência na zona de despromoção da tabela classificativa.


(Ramalho e Guedes disputam o lance enquanto Almiro, muito próximo, fica na expectativa)



O Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1977/78 encerrou com a realização da 30ª jornada no Estádio Municipal de Guimarães com um desafio entre o Vitoria SC e o Boavista FC.

Com os objectivos definidos, este seria um jogo para cumprir calendário e por isso pouco publico acorreu ao recinto vimaranense. Estaria em disputa, somente, o 6º lugar da classificação geral, já que a equipa boavisteira partia para este jogo da última jornada da prova apenas com um ponto de desvantagem em relação à formação do Vitoria SC.

Foi uma partida disputada, todavia, sem grandes preocupações tácticas por ambas as equipas e muito consentido. Por essa razão os golos e as oportunidades foram surgindo, sucessivamente, para cada um dos lados, acabando por ser um jogo interessante de seguir, com desfecho imprevisível, embora jogado sem grandes primores técnicos.


(Albertino, do Boavista FC, e Mané, do Vitoria SC, lutam pela bola ombro a ombro)



O Vitoria SC foi o primeiro a marcar, abrindo a contagem logo aos 5 minutos de jogo por intermédio de Mané, executando um remate colocado e rasteiro sem hipóteses de defesa para o guardião boavisteiro Matos.

Cinco minutos depois surge a igualdade com um golo apontado na própria baliza, de forma infeliz, pelo defesa vimaranense Costeado. Tentando interpor-se a um cruzamento do extremo boavisteiro Salvador, Costeado desviou a bola para o interior da baliza do Vitoria SC apanhando em contra-pé o guarda-redes vitoriano Rodrigues.

Ainda antes do intervalo e depois de rematar por duas vezes aos ferros da baliza do Boavista FC, a formação do Vitoria SC foi surpreendida, aos 41 minutos, com o golo do avançado boavisteiro Paris, aproveitando o balanceamento atacante vitoriano.


(O jovem Sousa Pinto do Vitoria SC numa iniciativa individual com o jogador boavisteiro por perto)


Na 2ª parte as ocasiões de golo continuaram a dividir-se entre as duas balizas, porem, desta feita, apenas uma foi materializada em golo, quando, novamente Mané, aos 63 minutos, rematou, imparavelmente, para o fundo da baliza boavisteira após um jogada bem delineada pelo jovem vitoriano Sousa Pinto e o brasileiro Dinho, regressado à equipa do Vitoria SC após uma prolongada lesão.

O empate final de 2-2 registado no marcador acabou sendo um resultado ajustado ao rumo dos acontecimentos e bastante meritório para equipa do Vitoria SC que, neste desafio, alinhou com vários jovens, ainda juniores do clube, e alguns jogadores menos utilizados durante toda a temporada.

O Vitoria SC terminou assim o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1977/78 no 6º lugar da classificação geral. Trata-se, efectivamente, de uma classificação meritória, embora, ficasse algo aquém das expectativas criadas, sobretudo, durante a primeira volta da competição.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Boas!

Devo dizer que gosto imenso deste blogue!

Podem adicionar os meus aos vossos links? Eu prometo que retribuo :p

http://davidjosepereira.blogspot.com/

Saudosos cumprimentos!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter