Glórias do Passado: Jorge Gonçalves

 

Jorge Gonçalves


Seguramente um dos mais célebres jogadores do Vitoria SC na década de 70 foi o futebolista brasileiro Jorge Gonçalves, curiosamente, conhecido no Brasil, o seu país natal, como o Jorge “Portuga”. Ainda hoje é especialmente recordado entre os adeptos vimaranenses com muito saudosismo e carinho, não apenas pela peculiar singularidade que tinha o seu futebol mas, também, pela enorme desolação que na altura causou o fim prematuro da sua carreira acossado por uma grave lesão.

Chegou a Guimarães para representar o Vitoria SC em 1970, tornou-se um dos mais badalados jogadores e, na cidade berço, radicou-se, definitivamente, até ao último dia da sua vida, aqui constituindo família, criando os seus filhos e desenvolvendo fortes laços de amizade com as gentes vimaranenses.

Jorge Gonçalves nasceu no dia 5 de Janeiro de 1948 no Recife, Pernambuco, Brasil. Mas ainda muito jovem foi para o Rio de Janeiro onde começou a despoletar para o futebol.

Com apenas 16 anos de idade, Jorge Gonçalves já era profissional no CR Flamengo, reconhecidamente, um dos maiores clubes brasileiros. No Brasil, sobretudo representado o CR Flamengo, venceu varias competições nacionais de relevo.

Contudo, um desaguisado com o treinador Dorival Yustrich, um técnico também com história no futebol português, levou Jorge Gonçalves a deixar o CR Flamengo e rumar à A. Portuguesa de Desportos, a titulo de empréstimo, no inicio de 1970.

Em meados desses mesmo ano irá surgir então a oportunidade de rumar a Portugal para representar o Vitoria SC. Foi Jorge Vieira, o treinador brasileiro do Vitoria SC na época de 1970/71, que desenvolveu e desbloqueou a difícil transferência do jogador para o clube vimaranense, porque, de facto, Jorge Gonçalves era então um futebolista com enorme cartel no seu país e, por isso, alvo do interesse de vários clubes brasileiros de nomeada que pretendiam a sua contratação.

(Plantel do Vitoria SC na época de 1970/71)

(No Vitoria SC na temporada de 1970/71)

O Vitoria SC teve então que desembolsar 600 contos para contratar os serviços de Jorge Gonçalves, pagando também 150 contos de luvas ao jogador e oferecendo-lhe um contrato com uma remuneração mensal de 20 contos.

Valores muitos consideráveis para a época e que exigiram um esforço suplementar aos responsáveis directivos do Vitoria SC para contratar este que era tido como a grande aquisição do clube para a nova temporada de 1970/71.


(Jogo de estreia frente ao Hibernian FC)


O percurso de Jorge Gonçalves em Portugal ficou marcado, porém, por momentos e sentimentos antagónicos. Exuberante e vangloriado como um verdadeiro ídolo dos adeptos quando as suas exibições raiavam o brilhantismo, tristeza e enorme frustração quando as sucessivas lesões impediam o jogador de jogar com a camisola do Vitoria SC.

Estreou-se com a camisola do Vitoria SC, portanto, na época de 1970/71, concretamente, num desafio a contar para as competições europeias de clubes, no jogo da 2ª mão, da 2ª eliminatória, frente aos escoceses do Hibernian FC, disputado no Estadio Municipal de Guimarães no dia 28 de Outubro de 1970.


(Equipa do Vitoria SC na época de 1970/71)

(Os brasileiros do Vitoria SC em viagem oficial: Ademir, Zezinho, Augusto e Jorge Gonçalves)


O Vitoria SC trazia uma derrota na Escócia por 2-0 no jogo da 1ª mão da eliminatória. Por isso, a formação vimaranense estava numa posição bastante difícil para ultrapassar este adversário.

A verdade, porém, é que a equipa da cidade berço não se atemorizou com o valor do adversário nem com a vantagem que este trazia do jogo da 1ª mão e apresentou-se perante o seu publico disposto a discutir a eliminatória até final.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1970/71)


A equipa vimaranense esteve a vencer por 2-0, com o primeiro golo a ser marcado, precisamente, pelo brasileiro Jorge Gonçalves, aos 25 minutos de jogo, mas um golo dos escoceses já na segunda metade do desafio ditou a eliminação do Vitoria SC da competição.

Surpreendentemente, logo na estreia, ficou evidente aquilo que acabaria por ser a história de Jorge Gonçalves no Vitoria SC. Jogou muito bem, marcou um golo mas, logo no primeiro jogo com a camisola vitoriana, lesionou-se com alguma gravidade, começando aí o seu calvário.


(Na época de 1970/71 em desafio frente ao Sporting CP)


Esteve, por isso, afastado da equipa durante algum tempo, regressando aos relvados apenas na 10ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão num desafio frente ao Sporting CP, em Guimarães.

A partir daí Jorge Gonçalves começou a demonstrar todas as suas qualidades futebolísticas com a camisola do Vitoria SC e a encantar todos os adeptos portugueses com todo o seu manancial futebolístico.

As lesões, porem, marcaram também a primeira época de Jorge Gonçalves no Vitoria SC. Jogou, por isso, apenas 6 jogos na principal competição nacional, não conseguindo apontar qualquer golo naqueles desafios.

A equipa do Vitoria SC, nesta época de 1970/71, não atingiu os sucessos alcançados nas épocas anteriores, fruto, também das prolongadas ausências de jogadores nucleares perseguidos por lesões. A prestação da equipa do Vitoria SC ao longo da temporada foi bastante medíocre, tendo garantido a manutenção, apenas, na última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Recuperado da lesão, era com enorme expectativa que todos os vitorianos aguardavam as prestações de Jorge Gonçalves na nova época de 1971/72, agora, comandado pelo treinador português Mário Wilson.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1971/72)

(Em 1972/73 no Vitoria SC)


Gradualmente, Jorge Gonçalves vai recuperando a melhor forma física e começa a evidenciar-se com grandes exibições e muitos golos, realizando uma temporada fabulosa e memorável.

O brasileiro Jorge Gonçalves forma uma frente de ataque demolidora com Tito e o jovem Ibraim, contribuindo para uma temporada de bom nível da renovada equipa do Vitoria SC que alcança, então, um meritório 6º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1972/73)

(Novamente em desafio frente ao Sporting CP, Jorge Gonçalves, com o n.º 9 do Vitoria SC, ultrapassando o guardião Damas)


O momento alto desta temporada é recordado, especialmente, pela grandiosa exibição protagonizada pelo brasileiro Jorge Gonçalves no Estádio da Antas, frente ao FC Porto, com um triunfo vitoriano por 1-2, sendo os dois golos do Vitoria SC apontados por Jorge Gonçalves.

Nesta época, Jorge Gonçalves realizou 25 jogos e marcou 15 golos na principal competição portuguesa, consagrando-se como o melhor marcador da turma vimaranense e um dos melhores do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1971/72)


Jorge Gonçalves não foi totalista na prova porque, mais uma vez, foi vítima de uma lesão, contraída num desafio contra o Sporting CP, em Guimarães, num lance involuntário com o celebre guardião sportinguista Vítor Damas. Jorge Gonçalves, nesse lance, caiu mal e fracturou a clavícula, ficando, assim, afastados dos relvados durante algumas semanas.

No final desta temporada, Jorge Gonçalves teve praticamente acertada a sua saída do Vitoria SC. Primeiro para o FC Porto, depois para o Sporting CP, a verdade é que o clube vimaranense não conseguia cobrir as propostas monetárias apresentadas ao futebolista.


(Mário Wilson a dar indicações ao jogadores do Vitoria SC)

(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)


Naquela altura, só a intervenção de Pimenta Machado, pai do antigo presidente do Vitoria SC, que assumiu pessoalmente o pagamento dos ordenados de Jorge Gonçalves, evitou a saída do jogador do clube vimaranense.

Permaneceu então ao serviço do Vitoria SC na época de 1972/73, ainda sob o comando técnico de Mário Wilson. Fatalmente esta temporada marcará o final da carreira de futebolista do brasileiro Jorge Gonçalves.


(Equipa do Vitoria SC na época de 1972/73)

(No Vitoria SC)


Iniciou a época exibindo-se em grande nível e protagonizando exibições memoráveis as quais debitaram vários triunfos à equipa do Vitoria SC. Na verdade, Jorge Gonçalves era um futebolista com um raríssimo recorte técnico, rápido, forte, possante e um grande goleador.

Com as imagens dos seus melhores momentos com a camisola branca vimaranense no dorso bem gravadas na memória, Jorge Gonçalves ainda hoje é considerado pelos adeptos mais velhos do clube como um dos mais brilhantes futebolistas brasileiros que jogaram no Vitoria SC.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1972/73)


O momento que terá terminado fatalmente com a carreira de Jorge Gonçalves aconteceu no Estádio de S. Luís, em Faro, quando num desafio a contar para a 10ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão entre o SC Farense e Vitoria SC, o futebolista brasileiro sofreu uma grave lesão, rompendo os ligamentos internos, externo e cruzados do seu joelho direito.

Infelizmente a extensão da lesão não foi imediatamente detectada. Por esse motivo, e também pela vontade de Jorge Gonçalves em ajudar o Vitoria SC, o jogador ainda jogou mais sete jogos com o joelho praticamente desfeito.


(Durante um treino pelo Vitoria SC)


Não treinava durante toda a semana para puder jogar pelo Vitoria SC ao Domingo. Parou, somente, quando já não conseguia andar e, esperançado na recuperação, regressou ao Brasil para ser tratado por um médico especialista no CR Flamengo depois de ter sido operado em Portugal e tratado durante algum tempo em Barcelona.

Ainda assim, Jorge Gonçalves realizou 16 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1972/73, anotando 6 golos na competição, onde a equipa do Vitoria SC repetiu o 6º lugar na classificação geral.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1972/73)


Já no Brasil, recuperado, pensava-se, o CR Flamengo tentou contratar o jogador brasileiro. O Vitoria SC, porém, não acedeu e solicitou o regresso de Jorge Gonçalves a Guimarães.

Neste processo de recuperação passou-se toda a temporada de 1973/74 sem Jorge Gonçalves puder dar o contributo à equipa do Vitoria SC. Regressa ao plantel do Vitoria SC no inicio da época de 1974/75 irrompendo, por esse motivo, um laivo de esperança no jogador e uma enorme euforia nos adeptos – qual ídolo adormecido - que confiavam que as qualidades técnicas do jogador estivessem intactas.

A realidade é que o sonho de Jorge Gonçalves e também dos adeptos vitorianos em vê-lo jogar novamente ao mais alto nível não veio a concretizar-se. O sacrifício do jogador a jogar futebol era indisfarçável e o final prematuro da carreira de futebolista era inevitável.

Alinhou ainda em 4 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1974/75, apontando 1 golo na prova em que o Vitoria SC terminou posicionado no 5º lugar da tabela classificativa.

Desta forma, com pouco mais de 26 anos de idade. o brasileiro Jorge Gonçalves foi obrigado a deixar de jogar futebol, gerando uma enorme desilusão no público e no clube que nunca o esqueceu.

Mereceu uma merecida festa de homenagem por parte dos responsáveis e adeptos vitorianos, realizando-se, naquela altura, um jogo amigável entre o Vitoria SC e o FC Porto.


(Festa de despedida de Jorge Gonçalves, homenageado por Jorge Vieira, dirigente do FC Porto)


Ainda continuou ligado ao futebol durante alguns anos servindo alguns pequenos clubes da zona norte. Foi o treinador do Aliados de Lordelo FC na 3ª Divisão Nacional em meados da década de 70.

Já no final da década de 70, como jogador/treinador, vai comandar a equipa do CC Taipas ao título de campeão regional da AF Braga na época de 1979/80, subindo a colectividade taipense, pela primeira vez na sua história, à 3ª Divisão Nacional.


(Jorge Gonçalves entre vários antigos jogadores do Vitoria SC durante a decada de 80 num aniversário do clube)


Foi ainda treinador da AD Oliveirense e mais tarde, já na década de 80, novamente o CC Taipas. Deixou definitivamente o futebol nos primeiros anos da década de 80 e desde então dedicou-se ao negócio das sucatas.


(Jorge Gonçalves)

(Jorge Gonçalves)


Continuou a viver em Guimarães com a família que formou. Teve quatro filhos vimaranenses. Inesperadamente, faleceu em Março de 2010 com pouco mais de 62 anos de idade.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Paz à sua alma. Não sabia que já tinha falecido.
 
Tocou-me muito esta pequena homenagem... É um gosto saber que a lembrança de um bom jogador fica presente na memória de muitos.

Na minha, e na dos que conheceram como pessoa fica também o seu lado humano como recordação.

Para mim foi a pessoa mais importante da vida. Realmente mostrou-me o que é uma família.

Foi Jogador, amigo, educador treinador para alguns. para mim foi isso tudo mas também soube ser Pai.

A saudade continua uma Dor,a qual o tempo não melhorou nem apagou apenas ensinou a acostumar.

=)que um dia possa ser aquilo que representas para mim.

Obrigada a quem lhe dedicou este pequeno canto com um grande gesto.

ass: Cristina Gonçalves



 
Muita força cristina, cheguei a conhecer o teu pai, a ti, a tua irmã, etc. Foi um grande HOMEM. Paz á sua alma e muita força.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter