Glórias do Passado: Temporada de 1977/78 - 10ª Parte

 

Temporada de 1977/78 - 10ª Parte


Na 24ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão referente à época de 1977/78 o Vitoria SC deslocou-se a Santa Maria da Feira para defrontar o CD Feirense. Era, na ocasião, um jogo fundamental para a equipa feirense, o ultimo colocado na tabela classificativa.

Uma vitória neste jogo frente aos vimaranenses permitiria ao CD Feirense alimentar ainda uma ténue esperança numa fuga à despromoção. Já um resultado negativo seria, decisivamente, o final do sonho da manutenção do clube no primeiro escalão do futebol português.

O desafio iniciou-se com muita iniciativa atacante por parte da equipa do CD Feirense. O conjunto vitoriano, tacticamente disciplinado, tranquilo na classificação, aguardava o adversário e lançava-se em perigosos contra-ataques.

Este ímpeto inicial esmoreceu com o golo do Vitoria SC, apontado aos 25 minutos de jogo por Mané, através de um remate indefensável e inesperado com o pé esquerdo, desferido ainda fora da grande área feirense, não permitindo, sequer, que o guardião Pinto esboçasse qualquer defesa.



(Lance junto à baliza do Vitoria SC à guarda de Melo, com o avançado feirense Bites e o defesa vitoriano Torres)


Após o golo do Vitoria SC a formação de Santa Maria da Feira desuniu-se e desorientou-se completamente, passando a atacar sem qualquer critério e, como é usual dizer, jogando muito mais com o coração do que com a cabeça.

Por seu turno, a equipa vitoriana, bem organizada defensivamente, no seu estilo calculista, aguentou sem grandes sobressaltos as iniciativas do adversário na busca do golo do empate, conseguindo sustentar a pequena vantagem no marcador até ao final do jogo.

Ainda assim, foi o Vitoria SC que dispôs das melhores ocasiões de golo, em jogadas de rápidos contra-ataques. Por isso, não deixou de ser um triunfo justo da equipa minhota, embora seja digno de realce a determinação evidenciada pelo conjunto do CD Feirense.

Voltando ao Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC receberia o vizinho GD Riopele na partida da 25ª jornada da principal competição portuguesa. Era, naturalmente, aguardado um jogo tranquilo e mais um triunfo para a equipa da casa.

Por isso o Vitoria SC entrou dominador e a criar varias ocasiões para marcar, revelando, contudo, uma ineficácia verdadeiramente arreliadora. Apesar dos intentos, o Vitoria SC não conseguiu desfeitear Padrão, o guarda-redes da equipa fabril, e com isso a equipa vimaranense enervou-se demasiado, afunilou o seu modo de jogar e apostou no jogo directo, estilo que favoreceu os defensores da formação do GD Riopele que, bem organizados, foram segurando a igualdade no marcador.

As dificuldades agudizaram-se ainda mais durante o 2º tempo da partida. A incapacidade vitoriana em furar a apertada malha defensiva da equipa do GD Riopele causou enorme nervosismo nas bancadas do estádio vitoriano, sentimento transmitido para dentro das quatro linhas.

O jogo terminaria assim com uma desoladora igualdade a 0-0, punindo a ineficácia do Vitoria SC e premiando a organização do GD Riopele. Este resultado teve o condão de avivar a esperança da equipa fabril em manter-se na 1ª Divisão Nacional, afastando, por outro lado, a equipa vimaranense da luta pelo 5º lugar na tabela classificativa.

O Sporting CP recebeu o Vitoria SC em pleno Estádio José de Alvalade, em Lisboa, na 26ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1977/78. Se para o Vitoria SC havia ainda uma réstia de esperança em chegar ao 5º lugar da classificação ocupado pelo CF Belenenses, para o Sporting CP, já afastado do título nacional, lutava ainda ombro a ombro pelo 3º lugar com o surpreendente SC Braga.


(Lance junto à baliza sportinguista com a intervenção do guarda-redes Botelho)


(Festejos efusivos dos jogadores do Vitoria SC após um dos golos vimaranenses no Estádio José de Alvalade, em Lisboa)



(Jogada frente à grande área do Sporting CP, com a presença de vários jogadores sportinguistas e vitorianos)


A equipa da casa assumiu inicialmente, como se esperava, uma postura mais ofensiva, enquanto o Vitoria SC, bem organizado no seu meio campo, aguentava a pressão imposta pelo adversário. Porem, logo aos 12 minutos, a equipa leonina conseguiu materializar em golo aquele ascendente inicial com um tento apontado pelo avançado Manoel e assim adiantar-se no marcador.

A equipa vitoriana, a perder, reagiu de forma verdadeiramente brilhante, impondo ao Sporting CP um futebol apoiado, envolvente e muito perigoso. Neste período de domínio completo, o Vitoria SC chegou à igualdade aos 22 minutos por intermédio de Pedroto. O médio vimaranense, sem preparação, rematou de primeira e sem deixar a bola bater no chão, concretizando um golo de belo efeito.



(Romeu em lance individual tenta ultrapassar o defesa do Sporting CP)



(Novamente Romeu conduzindo um lance ofensivo da equipa do Vitoria SC)



(Desta feita é um jogador do Sporting CP que escapa ao defensor vitoriano)


Poucos depois, aos 25 minutos, o Vitoria SC colocou-se na frente do marcador por Ferreira da Costa que concluiu, desta forma, numa jogada colectiva brilhante por banda da formação vimaranense.

Visivelmente perturbada e desarticulada, a turma sportinguista passou ainda por algumas aflições que poderiam ter sentenciado a partida, definitivamente, a favor do Vitoria SC, ainda no decorrer da 1ª parte.



(Novamente os grandes festejos dos jogadores do Vitoria SC após a obtenção de um dos seus golos)



(Disputa de um lance entre o sportinguista Keita e o jogador do Vitoria SC Ferreira da Costa)


Felizmente, para o Sporting CP, chegou o intervalo ainda a tempo de o técnico sportinguista Rodrigues Dias corrigir posições e organizar a equipa. Conseguiu reabilitar-se no 2º tempo e, aproveitando o menor fulgor vitoriano causado pela lesão de Romeu e a quebra de produção de Abreu e Almiro, alcançar o empate no marcador.

Durante a 2ª parte, a equipa do Sporting CP entrou diferente para muito melhor e impôs toda a sua superioridade ao Vitoria SC. Porem, apenas aos 65 minutos, a formação sportinguista alcançou o tento da igualdade, novamente, através de Manoel, desferindo um remate enrolado que traiu o guardião vitoriano Melo.



(O n.º 1 do Vitoria Melo atento ao lance do jogador do Sporting CP muito próximo da sua baliza)



(Manoel tenta colocar-se em posição de atirar à baliza do Vitoria SC)



(Remate do sportinguista Manoel perante a presença do defesa do Vitoria SC Torres)


Na verdade, o Sporting CP continuaria a procurar o golo que lhe desse a vantagem final, contudo, o Vitoria SC, embora tivesse claudicado no futebol ofensivo, foi capaz de aguentar a igualdade a 2-2 no marcador até ao apito final, garantindo assim um resultado bastante positivo.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter