Glórias do Passado: Estádio do Varzim

 

Estádio do Varzim




Consabidamente, a Povoa do Varzim é e sempre foi, pela proximidade a Guimarães e pela sua orla marítima, um destino de férias privilegiado dos vimaranenses durante os meses de verão. Assim como, há muitas e muitas décadas também, os adeptos do Vitoria SC ali se deslocam para assistir a jogos de futebol, sobretudo, mas não só, aqueles que opõem as equipas do Varzim SC à formação vitoriana.


O estádio da equipa poveira traz, por isso, à memória de todos os vitorianos, muitas deslocações em massa, realizadas pelos adeptos vimaranenses para apoiar a sua equipa, quer em partidas oficiais contra a formação varzinista, como em jogos de carácter amigável, sobretudo, aquando da tradicional participação do Vitoria SC, durante cada pré-temporada na década de 80, no conceituado torneio de verão organizado pelo Varzim SC.


(Na decada de 50 durante a construção de uma bancada)


(Construção da bancada central na decada de 50)


(Fase de construção durante a decada de 50)


Mas não só os jogos frente ao Varzim SC ou as presenças no referido torneio daquela cidade trazem à nossa lembrança as grandes enchentes protagonizadas pelos adeptos do Vitoria SC.


Para muitos vitorianos, o mais célebre e memorável jogo que o Vitoria SC disputou no estádio da cidade poveira terá sido aquele que foi realizado durante a época de 1974/75, frente ao FC Porto, a contar para uma eliminatória da Taça de Portugal.


(Bancada central do Estádio do Varzim SC na decada de 50)


(Complexo do Varzim SC ao lado da Praça de Touros na decada de 50)


Também a razão para o recinto poveiro ter sido o palco para aquele desafio tem em si a sua história que aqui recordaremos. É que, após um Vitoria SC – Boavista FC jogado na última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde ocorreram diversos incidentes, foi decretada a interdição preventiva do Estádio Municipal de Guimarães.


A consequência imediata dessa interdição recaiu sobre a eliminatória seguinte da Taça de Portugal. O sorteio havia ditado previamente um FC Porto – Vitoria SC. Contudo, como a equipa portista tinha o seu estádio interdito por decisão disciplinar, segundo os regulamentos federativos, o jogo deveria ser disputado em Guimarães.


(Estádio do Varzim SC na decada de 60)



(Estádio do Varzim SC na decada de 70)


Todavia, em face da interdição preventiva decretada também sobre o recinto vimaranense, o jogo teria de ser jogado em campo neutro, mas em local a indicar pelo FC Porto.


Os responsáveis portistas escolheram a Povoa de Varzim como a cidade que acolheria o jogo entre o FC Porto e o Vitoria SC a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.


(Ainda na decada de 70)



(Na decada de 80 ampliação do topo norte do estádio)


Numa tarde de domingo, quase em pleno verão, uma verdadeira multidão acorreu àquela cidade nortenha para assistir a um jogo que era aguardado com enorme expectativa.


Foram milhares e milhares de adeptos portistas e vitorianos que lotaram por completo o estádio poveiro. Na altura, alem daqueles que conseguiram entrar recinto, foram muitos os adeptos que ficaram no exterior do estádio.


(Estádio do Varzim SC no inicio da decada de 80)


Chegou mesmo a ponderar-se o adiamento do encontro, devido à falta de condições mínimas para a sua realização. Grande parte do público, encurralado nas bancadas, foi mesmo obrigado a saltar a vedação e colocar-se junto as linhas que delimitavam o terreno de jogo.


Apesar de tudo, o jogo acabou por realizar-se e, nessa tarde de Maio de 1975, assistiu-se a um desafio inesquecível entre o FC Porto e o Vitoria SC, com as duas equipas a protagonizar um espectáculo de gala, apresentando um futebol ofensivo, recheado de emoção, inconstância no marcador e muitos golos à mistura.


(Enorme enchente do Estádio do Varzim SC na decada de 80)



(Estádio do Varzim SC na decada de 80)


No final dos 90 minutos resultou um empate a 3-3. O jogo foi para prolongamento, mas nesse período nenhuma das equipas conseguiu manter o ritmo alucinante que se viveu durante o tempo normal da partida.


Por isso, foi necessário a realização de um jogo de desempate, logo na quarta-feira seguinte, desta feita, disputado no Estádio 1º de Maio, na cidade de Braga., onde o FC Porto viria a vencer, então, o Vitoria SC por 3-2.


(Estádio do Varzim SC na decada de 80)



(No final da decada de 80 com o topo sul construído)


Depois de percorrer vários campos da cidade e arredores, o Varzim SC conseguiu finalmente erigir o seu próprio campo de futebol. Com muito sacrifício, os indefectíveis varzinistas conseguiram adquirir em 13 de Setembro de 1932 um terreno próprio para nele ser implantado o seu campo de futebol.


Em 1945, com o regresso do clube à actividade futebolística e depois de um interregno de quase quatro anos, foi construída a primeira bancada central do Estádio do Varzim SC.


(Aspecto exterior do Estádio do Varzim SC)



(Visão aérea do Estádio do Varzim SC)


Posteriormente, durante a época de 1963/64, já com o Varzim SC na 1ª Divisão Nacional, o recinto poveiro recebeu vários e profundos melhoramentos, com destaque para a construção de uma nova bancada na superior central, o arrelvamento do terreno de jogo e a construção de um campo de treinos anexo ao estádio.


Mais tarde, em 1982, com o regresso do clube ao primeiro escalão, foi ampliada a bancada do topo norte do estádio e em 1987 construída a bancada do topo sul. Já durante a década de 90 o Estádio do Varzim SC volta a sofrer obras de remodelação, tanto nas suas bancadas, com a ampliação e cobertura da bancada do topo norte, como na instalação de iluminação artificial suficiente para a realização de jogos oficiais.


(Estádio do Varzim SC no inicio da decada de 90)



(Aspecto aéreo envolvente do Estádio do Varzim SC)


(Estádio do Varzim SC na época de 2002/03)


Relativamente ao desempenho do Vitoria SC no Estádio do Varzim Sport Clube diga-se que, tradicionalmente, a equipa vimaranense consegue alcançar bons resultados. O primeiro jogo que a equipa do Vitoria SC ali realizou a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, remonta à temporada de 1963/64, quando o Varzim SC jogou pela primeira vez no escalão principal do futebol português. Naquela ocasião, a equipa do Vitoria SC foi mais feliz e venceu uma disputada contenda por 4-5.


A última presença do Vitoria SC no Estádio do Varzim SC em jogos oficiais aconteceu na manhã do dia 10 de Setembro de 2006 e ficou marcada pela numerosa presença de adeptos vitorianos.


(Estádio do Varzim SC na temporada de 2008/09)


(Bancada superior e topo norte do estádio)


(Bancada topo norte coberta do Estádio do Varzim SC)


(Bancada superior)


(Bancada topo sul coberta do Estádio do Varzim SC)


Quanto ao desafio, a contar para a 2ª jornada da 2ª Liga Nacional, registe-se que a equipa vimaranense saiu derrotada pela turma varzinista por 2-1, com golo apontados por Bruno Miguel e Denilson, para a equipa da casa, e pelo avançado Fábio o tento do Vitoria SC.


Apesar de ao longo dos anos aquele recinto desportivo ter beneficiado de várias reformas, a verdade é que as suas instalações, actualmente, são consideradas precárias para as necessidades do clube.



(Novamente a bancada do topo sul)



(O projectado novo Estádio do Varzim SC)


Por outro lado, os problemas financeiros que o clube atravessa cederam perante os interesses imobiliários. Por causa desses factores, o Estádio do Varzim Sport Clube tem os seus dias contados. Será demolido e no mesmo local será construído um empreendimento imobiliário.


Com a alienação dos terrenos onde se situa actualmente o estádio e o campo de treinos, o Varzim SC irá construir um novo complexo desportivo, o qual contemplará um novo estádio, com uma capacidade para 10.000 espectadores, campos de treino e um centro de formação desportiva para os escalões mais jovens do clube.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Um estádio que deixará saudades, pelas emoções sentidas, memórias grandiosas, jogos de grande calibre e sobretudo pelos jogadores que aqui pisaram o relvado. Que diga-se, foi considerado um dos melhores a nível nacional! Apesar da demolição estar perto de acontecer (mais ano, menos ano), ficará na memória este magnífico estádio que apesar das suas pobres condições será considerado para sempre a 1ª casa do VARZIM SC. Esperemos que o novo estádio também seja o palco de grandes sucessos para o clube poveiro e que traga tantas alegrias como tivemos no velho estádio. Ala arriba VARZIM!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter