Glórias do Passado: Emanuel

 

Emanuel




Na carreira do futebolista Emanuel destacam-se, sobretudo, as passagens por clubes como o Académico de Viseu, Amora FC, CF União de Madeira e SC Olhanense, embora apenas tivesse jogado na 1ª Divisão Nacional durante três temporadas ao serviço dos visienses e no Amora FC.


Natural do Funchal, na Ilha da Madeira, Emanuel Gonçalves de Freitas, nasceu no dia 5 de Maio de 1954. Para o futebol nasceu, oficialmente, na equipa de iniciados do Sporting Clube da Madeira na época de 1967/68.


E será nessa pequena colectividade madeirense, um dos clubes mais antigos da região que, entretanto, caiu em decadência e actualmente já não tem futebol, que o jovem Emanuel cumprirá toda a sua formação como futebolista até transferir-se no início da temporada de 1979/80, já como sénior, com 25 anos de idade, para o Académico de Viseu.


(Plantel do Académico de Viseu na época de 1979/80)



(Emanuel no Académico de Viseu na temporada de 1979/80)


(No Académico de Viseu na temporada de 1979/80)


Naquela altura vem reforçar uma equipa que irá atacar a subida ao primeiro escalão do futebol português. Emanuel joga como defesa central e é titular na equipa do Académico de Viseu, comandada pelo técnico Jose Moniz, que irá conseguir regressar ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


Esse desfecho final foi alcançado já depois de vencer a denominada “liguilha” de promoção à 1ª Divisão Nacional, disputada com AD Fafe e o Lusitano de Évora, pois, na verdade, no final da Zona Centro da 2ª Divisão Nacional, o Académico de Viseu tinha ficado classificado no 2º lugar, logo atrás da Académica de Coimbra, o vencedor da serie que subiria directamente ao primeiro escalão do futebol português.

(Equipa do Académico de Viseu na época de 1979/80)


(No Académico de Viseu na temporada de 1979/80)


Emanuel ira então disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão pela primeira vez na sua carreira de futebolista. E nesta época de 1980/81, o Académico de Viseu venceu o Vitoria SC pela primeira vez em jogos a contar para a principal competição portuguesa.


Para esse feito, muito contribuiu Emanuel, o autor de um dos golos do triunfo dos visienses por 2-1 sobre o Vitoria SC. Em jogo a contar para a 16ª jornada, no Estádio do Fontelo, em Viseu, o Vitoria SC até esteve na frente do marcador, com um golo apontado por Ferreira da Costa, logo aos 6 minutos, através da marcação de uma grande penalidade.

(Plantel do Académico de Viseu na temporada de 1980/81)

(Em 1980/81 no Académico de Viseu)

(Equipa do Académico de Viseu na época de 1980/81)


(Em acção pelo Académico de Viseu na época de 1980/81)


O Académico de Viseu chegou à igualdade à passagem do minuto 28 com um tento obtido pelo avançado Inaldo. O golo do triunfo visiense, porém, seria apontado por Emanuel já no decurso da 2ª parte.


Corria o minuto 72 quando o árbitro da partida apontou para a marca da grande penalidade a castigar o Vitoria SC. Emanuel assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade numa altura importante do jogo e quando a equipa do Académico de Viseu suspirava por um resultado positivo.


(Equipa do Académico de Viseu na temporada de 1980/81)


(Vitoria SC - Ac. Viseu na época de 1980/81, com os visienses Emanuel e Alfredo perante a presença próxima do holandês do Vitoria SC, Blanker)


O defesa Emanuel apontou, exemplarmente, a grande penalidade, com um pontapé forte, rasteiro, para o lado direito e sem hipóteses de defesa para Melo, o guarda-redes do Vitoria SC.
Ao longo deste Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1980/81, Emanuel actuou em 29 jogos, sendo quase totalista, tendo sido o autor de quatro golos da equipa do Académico de Viseu.


A equipa visiense, por sua vez, classificou-se no 13º lugar da tabela final. Por esse facto, foi obrigado a disputar novamente a “liguilha”, acabando por conseguir a permanência no primeiro escalão fo futebol português, superando as formações do Leixões SC, do AD Nazarenos e do Juventude de Évora SC.


(Equipa do Académico de Viseu na época de 1980/81)


Emanuel voltou a jogar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, na época de 1981/82, ao serviço do Académico de Viseu. Nesta temporada, todavia, o clube visiense não conseguiu atingir a permanência e foi relegado ao segundo escalão do futebol português.


O Académico de Viseu terminou a prova no 14º lugar da classificação depois de uma luta intensa pela permanência. Comandado por Fernando Cabrita, o Académico de Viseu teve um início de temporada de 1981/82 muito comprometedor, cedendo muitos pontos e sentindo muitas dificuldades e superar os adversários.


(Plantel do Académico de Viseu na época de 1981/82)



(Em 1981/82 no Académico de Viseu)



(Equipa do Académico de Viseu na decada de 80)



(No Académico de Viseu na temporada de 1981/82)


Depois de ligeiras oscilações, a equipa do Académico de Viseu entrou muito mal na fase decisiva da prova, quebrando, definitivamente, até fixar-se nos lugares da descida, acabando por terminar a competição no 14º lugar da tabela classificativa.


O defesa Emanuel foi praticamente sempre titular no conjunto visiense durante esta época de 1981/82. Alinhou em 25 jogos da principal competição portuguesa, tendo sido o autor de um golo na prova.


(Plantel do Académico de Viseu na época de 1981/82)



(Em acção pelo Académico de Viseu na época de 1981/82)



(Equipa do Académico de Viseu na temporada de 1981/82)



(Em 1981/82 no Académico de Viseu)


Terminaria a sua ligação ao Académico de Viseu no final daquela temporada de 1981/82. Rumou, no início da época de 1982/83, ao Amora FC, treinado pelo técnico Jose Moniz, com quem já havia trabalhado durante a sua primeira temporada no Académico de Viseu.


Não tendo sido, desta vez, um titular indiscutível, Emanuel ainda actuou em 18 partidas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, não tendo apontado, desta feita, qualquer golo na competição.


Já a prestação da equipa do Amora FC foi bastante modesta em comparação com a boa réplica evidenciada na sua primeira presença na 1ª Divisão Nacional na temporada anterior. Acabando a prova no penúltimo lugar da classificação, o Amora FC acabou, inevitavelmente, por descer à 2ª Divisão Nacional.


(Plantel do Amora FC na temporada de 1982/83)



(No Amora FC na época de 1982/83)



(Na temporada de 1982/83 no Amora FC)



(Em 1982/83 no Amora FC)



(Equipa do Amora FC na época de 1982/83)



(No Amora FC na temporada de 1982/83)



(Com as cores do Amora FC)


Era a segunda descida de divisão consecutiva na carreira do futebolista Emanuel. Decidiu, então, regressar a casa, ou seja, ao Funchal, para reforçar a equipa do CF União da Madeira, uma clube madeirense que apostava fortemente na subida ao primeiro escalão do futebol português.


Apesar do investimento realizado, o CF União da Madeira quedou-se pelo 3º lugar da Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, não conseguindo, dessa forma, a almejada subida de divisão.


(Equipa do CF União da Madeira na época de 1983/84)



(Equipa do CF União da Madeira na temporada de 1983/84)


O último registo da carreira de Emanuel foi a passagem pelo SC Olhanense na temporada de 1984/85. Nessa época a equipa algarvia ficou classificada no 6º lugar da tabela classificativa da Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.


(Plantel do SC Olhanense na época de 1984/85)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Veja a carreira dele aqui : http://www.retrofoot2.com/?page_id=5928
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter