Glórias do Passado: João Baptista

 

João Baptista


João Baptista de Melo, nascido na cidade de S. Paulo, no Brasil, no dia 20 de Dezembro de 1962, foi um futebolista que representou o Vitoria SC durante quatro temporadas consecutivas entre o final da década de 80 e os princípios da década de 90. Jogador de elevada craveira técnica, João Baptista integrou algumas das melhores equipas do Vitoria SC e, já na parte final da sua passagem pelo futebol português, alinhou ainda pelo FC Paços de Ferreira.


Na sua carreira de futebolista no futebol brasileiro, antes de ingressar no futebol nacional, releva-se, sobretudo, a passagem histórica pelo AA Internacional, um clube da cidade de Limiera, no interior de S. Paulo, que logrou conquistar, sensacionalmente, o Campeonato Paulista de 1986.



(Equipa do AA Internacional de Limeira no ano de 1986)


(Equipa do AA Internacional de Limeira em 1986)


A equipa do AA Internacional de Limeira, treinada por Pepe - técnico brasileiro que também registou uma passagem pelo futebol português - realizou uma época memorável, surpreendendo todo o Brasil, ao impor-se aos melhores clubes paulistas, tornando-se, então, no primeiro clube do interior de S. Paulo a conquistar a principal competição do estado.


Depois de eliminar, inesperadamente, o Santos FC nas meias-finais, o AA Internacional de Limeira enfrentou a SE Palmeiras na final do Paulistão de 1986. Ao contrário de todas as expectativas, a equipa do AA Internacional de Limeira, formação muito bem organizada e tecnicamente evoluída, voltou a espantar tudo e todos em pleno Estádio do Morumbi, vencendo os palmeirenses por 2-1 no desafio da 2ª mão, depois de um empate registado no primeiro jogo da final.


João Baptista, titular indiscutível ao longo de toda a temporada, foi um dos principais protagonistas na celebre conquista do AA Internacional de Limeira, acabando mesmo por integrar a selecção do melhor onze da competição efectuada pelos especialistas do conceituado jornal Folha de S. Paulo.


(Equipa do AA Internacional de Limeira em 1986)


(Novamente a equipa limeirense em 1986)

O caminho futebolístico de João Baptista irá cruzar-se com o Vitoria SC já na época de 1988/89. Naquela altura, o clube vimaranense acabava de negociar o brasileiro Ademir para o SL Benfica e ficava órfão de um jogador criativo, com características de organizador e que assumisse a batuta da condução do jogo vitoriano.


A temporada de 1988/89 já estava em andamento quando João Baptista foi contratado pelo Vitoria SC para preencher aquela vaga. Chegou a Guimarães no mês de Setembro de 1988, juntamente com João Leite e Jorge, outros dois compatriotas que viriam também a reforçar o plantel do Vitoria SC.

(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1988/89)

(Em 1988/89 no Vitoria SC)

(As três aquisições do Vitoria SC, J. Baptista, J. Leite e Jorge)


Entre aqueles três futebolistas, foi João Baptista, na altura com 25 anos de idade, que acabou por ter maior sucesso com a camisola do Vitoria SC. Essencialmente pela sua valia técnica, rapidamente assumiu-se como titular na equipa vitoriana comandada pelo treinador Geninho, integrando um meio-campo de inegável qualidade, composto também por Nascimento, N´Dinga e René.


Pouco depois de aterrar em Portugal, João Baptista fez a sua estreia oficial com camisola do Vitoria SC, no dia 9 de Outubro de 1988, num desafio a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, disputado no Estádio Municipal de Guimarães, contra o GD Chaves. Estávamos, então, na 8ª jornada da principal competição portuguesa.



(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)


(No Vitoria SC na época de 1988/89)


(João Baptista no treino do Vitoria SC)

(Equipa do Vitoria SC na época de 1988/89)

(João Baptista com a Supertaça)

(João Baptista no treino do Vitoria SC)

João Baptista, fazendo uma exibição auspiciosa, acabou mesmo por ser preponderante na vitória alcançada pela formação vimaranense, ao apontar o golo do triunfo do Vitoria SC por 2-1.


A equipa flaviense até esteve à frente do marcador com um tento apontado por Slavkov. No entanto, o avançado vitoriano Chiquinho, ainda antes do intervalo, fez o empate para o Vitoria SC e João Baptista, na cobrança magistral de um livre directo, deu a volta ao marcador, selando o triunfo vimaranense naquela partida.


(Equipa do Vitoria SC na época de 1988/89)

(João Baptista e José Luis, ex-companheiros no Brasil)


(Em 1988/89 frente ao SL Benfica)


João Baptista era um médio ofensivo bastante habilidoso, com um finíssimo recorte técnico, astuto e capaz de gerar bastante perigo junto da grande área adversária, sobretudo, servindo, com precisão, os companheiros de equipa em exemplares desmarcações.


Com uma leitura de jogo acima da média e uma capacidade de passe, de facto, invulgar, este brasileiro, tinha outra virtude de grande relevo. Era, com grande sucesso, um especialista na cobrança de bolas paradas. De tal forma que, na verdade, foram vários os golos - alguns bem decisivos e de belo efeito – que apontou ao longo da sua passagem pelo Vitoria SC.


(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1988/89)


(Em jogo no Estádio do Bofim frente ao V. Setubal)


(João Baptista festeja golo do Vitoria SC com N´Dinga)


O futebolista João Baptista não se caracterizava apenas pelas faculdades enunciadas, padecia, também, de um defeito muito próprio do jogador brasileiro que actuava em Portugal. Era lento e não se adaptava, definitivamente, com as marcações apertadas dos adversários, num estilo tão próprio que o futebol português patenteava naquela altura.


Por outro lado, denotava também imensas dificuldades quando era obrigado a jogar sobre terrenos pesados, condições muito frequentes nos campos de futebol nacionais, principalmente, durante o período de inverno.


Assim, embora sendo um futebolista espadaúdo, João Baptista revelava uma fragilidade física evidente, a qual se manifestava em algumas lesões como na sua maneira de jogar ao tentar esquivar-se, sucessivamente, ao contacto com os adversários mais duros, o que, naturalmente, o deixava durante muito tempo alheio ao jogo.


Por relevante, refira-se que o brasileiro João Baptista também participou na conquista da Supertaça Cândido de Oliveira pelo Vitoria SC nesta temporada de 1988/89. Jogou no jogo da 2ª mão disputado no Estádio das Antas, quando a equipa do Vitoria SC conseguiu arrancar um nulo no marcador suficiente para garantir a conquista do prestigiado troféu.


No Campeonato Nacional da 1ª Divisão a equipa do Vitoria SC não foi alem de um mediano 9º lugar na tabela classificativa. João Baptista alinhou em 25 partidas na competição, onde apontou 6 golos.


Mas seria na temporada seguinte de 1989/90 que João Baptista viria a realizar a melhor época ao serviço do Vitoria SC, não apenas do ponto individual, embora nem sempre fosse titular, mas sobretudo do ponto de vista colectivo, quando a equipa vimaranense alcançou um brilhante 4º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


Nessa época, sob o comando do brasileiro Paulo Autuori, João Baptista participou em 30 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 5 golos na competição.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1989/90)



(No Vitoria SC na temporada de 1989/90)


(Em jogo frente ao SC Braga)


(Equipa do Vitoria SC na época d 1989/90)


(No Vitoria SC na época de 1989/90)



(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1989/90)


(João Baptista no Vitoria SC em 1989/90)


(Equipa do Vitoria SC na época de 1989/90)


(No Vitoria SC em 1989/90)



(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1989/90)


(Disputando um lance com Dito no V. Setubal - Vitoria SC na época de 1989/90)


Depois do grande desempenho do Vitoria SC na temporada de 1989/90 seguiu-se a tumultuada época de 1990/91. Por Guimarães passaram três treinadores, mas os resultados nunca melhoraram significativamente, terminando o Vitoria SC classificado apenas no 9º lugar da tabela classificativa.


João Baptista manteve a titularidade na equipa do Vitoria SC, jogando 31 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando, desta feita, apenas um golo em toda a competição.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1990/91)



(No Vitoria SC na época de 1990/91)



(Equipa do Vitoria SC na época de 1990/91)



(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1990/91)



(João Baptista no Vitoria SC)



(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1990/91)




(Jogo frente ao Fenerbahçe SK e o Vitoria SC em jogo da Taça Uefa)


(Caricatura de João Baptista com as cores do Vitoria SC)


No final desta temporada, o brasileiro João Baptista renovou o seu contrato com o Vitoria SC, para realizar aquela que viria a ser a sua última temporada ao serviço do clube vimaranense.


Na época de 1991/92, a equipa do Vitoria SC, sob o comando do treinador João Alves, voltou aos bons desempenhos nas competições nacionais, alcançando um 5º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apurando-se, desta forma, para as provas europeias de clubes.


Durante esta temporada João Baptista esteve muito tempo afastado da equipa principal e não foi titular indiscutível. Por isso, jogou somente 18 jogos pelo Vitoria SC na principal prova nacional, sendo o autor de 6 golos.


(Plantel do Vitoria SC na época de 1991/92)



(No Vitoria SC na temporada de 1991/92)


Terminou a sua ligação ao Vitoria SC na época de 1991/92 e antes de regressar definitivamente ao Brasil ainda representou o FC Paços de Ferreira durante duas temporadas.


A modesta equipa do FC Paços de Ferreira, treinada inicialmente pelo professor Neca e mais tarde pelo jogador/treinador Jaime Pacheco, conseguiu alcançar uma classificação sensacional na temporada de 1992/93 ao terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no 9º lugar.


(Plantel do FC P. Ferreira na época de 1992/93)


(No FC P. Ferreira na época de 1992/93)


(Desafio frente ao Sporting CP no Estádio da Mata Real)


(Plantel do FC P. Ferreira na temporada de 1992/93)


(Em 1992/93 no FC P. Ferreira)


(No mesmo desafio frente ao Sporting CP com Balakov)


O centrocampista João Baptista realizou 25 jogos com a camisola pacense no nacional maior, apontando dois golos na competição. A sua estreia com as cores do FC Paços de Ferreira ocorreria em 13 de Setembro de 1992, num desafio da 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, disputado no Estádio da Mata Real, que opôs a formação pacense ao GD Chaves.


Já no decorrer do 2º tempo daquele desafio, o brasileiro João Baptista entrou em campo a substituir o veterano Miranda. Para a história, refira-se, que o FC Paços de Ferreira venceu a turma transmontana por 2-0.


(Plantel do FC P. Ferreira na época de 1992/93)



(Caricatura de J. Baptista no FC P. Ferreira)


(Sequência do lance acima referido no FC P. Ferreira - Sporting CP)


(Caricatura da equipa do FC P. Ferreira em 1992/93)


(Nova caricatura de J. Baptista no FC P. Ferreira)


A segunda temporada de João Baptista ao serviço do FC Paços de Ferreira foi mais negativa que a época anterior, quer ao nível individual, porque os desempenhos foram muito aquém do esperado, quer do ponto de vista colectivo, já que a equipa pacense não conseguiu assegurar a manutenção na 1ª Divisão Nacional.


A verdade é que a equipa do FC Paços de Ferreira tinha um plantel bastante reduzido para as exigências da principal competição portuguesa. Lamentavelmente, algumas lesões em jogadores de maior valia prejudicaram o rendimento da equipa que terminou a prova no 16º lugar da classificação geral.


(Plantel do FC P. Ferreira na época de 1993/94)



(Em 1993/94 no FC P. Ferreira)


Quanto ao desempenho de João Baptista, diga-se, jogou em 20 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1993/94, tendo apontado 3 golos na competição. Porem, nem sempre foi titular na equipa pacense, alias as suas aparições na primeira equipa foram sempre bastante intermitentes.


João Baptista, com 31 anos de idade, decidiu regressar ao Brasil no final daquela temporada ao serviço do FC Paços de Ferreira. Aí terminaria a sua carreira de futebolista e abraçaria a função de treinador de futebol.


(Equipa do FC P. Ferreira na época de 1993/94)


(Em 1993/94 no FC Paços de Ferreira)


O técnico João Baptista, hoje com 48 anos de idade, tem comandado vários clubes da região de S. Paulo ao longo da sua carreira de treinador de futebol onde aplica vários dos ensinamentos que colheu ao longo do seu percurso de futebolista.


Teve passagens pelo Campinas FC em 2007, 2008 e 2010, pelo CA Guaçuano em 2008, na 2ª Divisão Paulista. Em 2009 esteve três meses à frente dos comandos do Batatais FC e, mais tarde, ingressou no principal escalão do futebol paulista treinando, num regresso a um clube que representou como jogador, a equipa do AA Internacional de Limeira.


(João Baptista de Melo)


Não foi, porém, muito feliz o seu regresso ao AA Internacional de Limeira pois não foi capaz de evitar a descida do clube limeirense ao segundo escalão do Campeonato Paulista, embora, com o seu ingresso no clube, os resultado alcançados na prova melhoraram significativamente.


No último ano de 2010, alem da referida passagem pelo Campinas FC, João Baptista treinou ainda as equipas do AD Guarulhos e o Sport Barueri no Campeonato Paulista da 1ª Divisão.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Colega, vc pode acrescentar que o técnico João batista dirigiu novamente o Guaçuano no ano de 2011conquistando o acesso à série A3 do campeonato paulista, fato inédito na história desse clube que foi fundado em 1926.
No ano de 2012, João Batista será o treinador do guaçuano novamente, onde manteve a base do time de 2011e trouxe mais uns 10 jogadores.
Hoje o mesmo goza de grande prestígio no interior do estado de São Paulo, em virtude de montar grandes equipes e já acumular 3 acessos em pouco tempo de carreira.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter