Glórias do Passado: Clube Oriental de Lisboa

 

Clube Oriental de Lisboa


O Clube Oriental de Lisboa nasceu da fusão entre três colectividades da zona oriental da cidade de Lisboa. Com o objectivo de formar um único clube maior que representasse aquela zona da cidade, os responsáveis e associados do Grupo Desportivo “Os Fósforos”, do Marvilense Futebol Clube e do Chelas Futebol Clube, decidiram então unir-se e fundar no dia 8 de Agosto de 1946 o Clube Oriental de Lisboa.


Esta nova colectividade desportiva alcançaria, ao longo da sua história, relevantes feitos no desporto nacional, não apenas no futebol, de facto, a principal modalidade, mas também em outras modalidades desportivas, como atletismo, o kickboxing, a vela, o andebol, o basquetebol, o hóquei em campo, o futsal, o xadrez, a ginástica, a pesca desportiva e o ténis de mesa.


Mas é, obviamente, nas competições futebolísticas, afinal a modalidade rainha no desporto português, que o Clube Oriental de Lisboa chegou a atingir patamares de grande relevo no panorama desportivo nacional, essencialmente, durante a década de 50 e meados da década de 70 quando o clube participou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


O primeiro jogo oficial do Clube Oriental de Lisboa foi realizado, então, em 1946, no Campo das Salésias, frente ao CF Belenenses, numa partida a contar para a jornada inaugural do Campeonato de Lisboa e que os azuis e brancos venceram, com evidente dificuldade, por 2-1.


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa em 1946)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1946/47)


(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1946/47)


A partir daí o popular Clube Oriental de Lisboa tornou-se num símbolo do bairrismo das gentes de Marvila, reconhecido e respeitado por todas as colectividades da região de Lisboa como por todo o país.


Depois de disputar o Campeonato de Lisboa na época de 1946/47, onde obteve um honroso 5º lugar da classificação, o Clube Oriental de Lisboa começou também a participar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na decada de 40)


Rapidamente tornou-se numa das equipas mais fortes da competição e um dos principais pretendentes ao título de campeão nacional e, por consequência, à subida ao primeiro escalão do futebol português.


Logo na época seguinte de 1947/48 o Clube Oriental de Lisboa ficou apurado para disputar os denominados “jogos de passagem” com o penúltimo classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa eliminatória que permitia ao vencedor disputar a principal competição portuguesa na temporada seguinte.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa em 1948)

(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na época de 1947/48)

(Equipa de infantis do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1947/48)


O Clube Oriental de Lisboa perdeu aquela eliminatória para o primodivisionário SC Braga e assim continuou a jogar no segundo escalão do futebol português. Todavia, depois de um 4º lugar na fase final da 2ª Divisão Nacional na época de 1948/49, depois de vencer a Zona Sul, o Clube Oriental de Lisboa iria, finalmente, conseguir subir à 1ª Divisão Nacional.


O feito ficou celebrizado pela gloriosa jornada de Santarém, quando a equipa do Clube Oriental de Lisboa derrotou o CAD Elvas por 4-3. Em 1949/50 o Clube Oriental de Lisboa voltou a vencer a Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1948/49)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1948/49)

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1948/49)

(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1948/49)

(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na época de 1948/49)


Foi então disputar a fase final daquela competição com o Boavista FC, o Académica de Viseu e o União de Montemor. A formação boavisteira conseguiu o 1º lugar na classificação e assim subiu directamente para a 1ª Divisão Nacional.


A formação do Clube Oriental de Lisboa quedou-se pelo 2º lugar nessa fase final. Mas, com essa classificação, à equipa lisboeta coube defrontar o CAD Elvas, o penúltimo classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1949/50, os denominados “jogos de passagem”.


O jogo disputar-se-ia, então, na cidade de Santarém, local para onde acorreram muitos adeptos do clube lisboeta para assistir ao inesquecível jogo que apurou o Clube Oriental de Lisboa para o primeiro escalão do futebol português.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1949/50)

(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1949/50)


Na época de estreia na 1ª Divisão Nacional o Clube Oriental de Lisboa irá conquistar um sensacional 5º lugar na classificação geral, logo atrás do Sporting CP, FC Porto, SL Benfica e o CF Belenenses, os melhores clubes portugueses naquela altura.


A temporada, porem, começou algo conturbada para o popular clube lisboeta, pois a Federação Portuguesa de Futebol não aprovou o Campo Eng. Carlos Salema, a casa do Clube Oriental de Lisboa, para os jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com fundamento no facto de as suas dimensões não respeitarem os mínimos exigidos naquela competição.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1950/51)


As suas gentes, todavia, não se conformaram com aquela decisão e, em apenas dois dias, conseguiram realizar as obras necessárias ao alargamento do seu campo de jogos e assim ultrapassar o impedimento ditado pelas instâncias federativas.


Seria, portanto, nesta temporada de 1950/51 que o Clube Oriental de Lisboa defrontou o Vitoria SC pela primeira vez na sua história em jogos a contar para a principal competição portuguesa.

(Jogo entre o Clube Oriental de Lisboa e o Vitoria SC na época de 1950/51, no Campo Eng. Carlos Salema)


(Novamente um instântaneo com o mesmo desafio, com a presença do n.º 5 do Vitoria SC, o defesa Cerqueira)

(Intervenção segura do guarda-redes orientalista perante a presença do avançado do Vitoria SC, Franklim)

O primeiro jogo terá ocorrido, então, no dia 8 de Outubro de 1950, no Campo Eng. Carlos Salema, em Marvila, Lisboa, na 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O resultado desse desafio terminou com um empate a 1-1.

De resto, pelo menos em jogos a contar para o primeiro escalão do futebol português, o Vitoria SC, na condição de visitante, nunca conseguiu levar de vencida a equipa do Clube Oriental de Lisboa.



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na decada de 50)


O melhor resultado que o Vitoria SC ali conseguiu foi mesmo o empate. Aquele que conseguiu, assim, na época de 1950/51 e outro já na temporada de 1953/54, desta feita, com uma igualdade a 2-2.


De resto, ali perdeu, inapelávelmente, por 3-0, na temporada de 1951/52 e, já na década de 70, aquando de nova passagem do Clube Oriental de Lisboa pela 1ª Divisão Nacional, voltou a ser derrotado por 1-0, na época de 1973/74 e 2-0 na temporada de 1974/75.

(Lance com o vitoriano Fernando Mota no desafio Vitoria SC - Clube Oriental de Lisboa no Campo da Amorosa na época de 1950/51)


(Agora é Cerqueira quem surge em acção neste desafio entre o Vitoria SC e o Clube Oriental de Lisboa)



(Lance do 1º golo do Vitoria SC, por intermédio de Franklim, no jogo no Campo da Amorosa referente à época de 1950/51)


Por seu turno, jogando em Guimarães, o Vitoria SC apenas cedeu um empate na primeira ocasião, numa igualdade a 2-2, no Campo da Amorosa, na época de 1950/51. Nos restantes desafios entre os dois clubes, o Vitoria SC triunfou sempre e, em algumas ocasiões, por margens significativas.


Em 1951/52 os vimaranenses venceram por 4-2, enquanto na temporada de 1953/54 triunfaram por 2-1. Já na década de 70 verificaram-se duas goleadas: Em 1973/74, vitoria por 4-1, enquanto na época de 1974/75 verificou-se um triunfo por 5-0.



(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na época de 1950/51)


(Equipa de reservas do Clube Oriental de Lisboa na época de 1950/51)


Na história do Clube Oriental de Lisboa seguiu-se, então, a temporada de 1951/52 onde a turma lisboeta foi uma sombra daquilo que evidenciou na época anterior. Os bons resultados teimavam em não aparecer e a meio da prova já a equipa oriental de Lisboa se quedava nos lugares mais baixos da tabela classificativa.


Durante a 2ª volta da competição a equipa melhorou significativamente, todavia, com resultados insuficientes não conseguiu escapar ao penúltimo lugar da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na decada de 50)



(Clube Oriental de Lisboa - Vitoria SC na época de 1951/52)


(No mesmo desafio entre as duas equipas)


Por ironia do destino o Clube Oriental de Lisboa voltou a reencontrar o CAD Elvas, o 2º classificado na fase final do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, nos denominados “jogos de passagem”. Desta vez, porem, foi mais feliz a equipa alentejana, regressando assim o CAD Elvas ao convívio dos grandes enquanto o Clube Oriental de Lisboa era relegado ao escalão secundário do futebol português.


Seria efémera, contudo, esta passagem do Clube Oriental de Lisboa pela 2ª Divisão Nacional. Depois de vencer a Zona Sul, o popular clube de Marvila sagrou-se campeão nacional do segundo escalão do futebol português ao terminar no 1º lugar da fase final da competição.


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1952/53)


O Clube Oriental de Lisboa vencia assim o seu primeiro título nacional e regressava com inquestionável mérito ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Este regresso, todavia, foi bastante negativo, pois o Clube Oriental de Lisboa terminou a prova da época de 1953/54, no último lugar da classificação geral.


Voltou a ser relegado ao segundo escalão do futebol português para ai permanecer durante duas temporadas seguidas. É que, apesar de vencer nessas duas épocas a Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, a equipa do Clube Oriental de Lisboa só viria a subir à 1ª Divisão Nacional ao vencer ao fase final da prova no final da época de 1955/56, juntando-lhe, portanto, mais um titulo de campeão nacional.


Seguiram, depois, duas participações consecutivas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Na temporada de 1956/57 o Clube Oriental de Lisboa voltou aos melhores momentos da sua história, conseguindo um honroso 8º lugar na classificação final da competição.


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1956/57)


Já na época de 1957/58 a popular colectividade lisboeta não conseguiu escapar à descida de divisão como consequência do último lugar registado na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.


Jogando sempre na 2ª Divisão Nacional seguiram-se 15 anos sem conseguir regressar ao primeiro escalão do futebol português. Desde finais da década de 50, ao longo de toda a década de 60, ate meados da década de 70, o Clube Oriental de Lisboa viveu vários momentos altos e baixos.


(Equipa de juniores do Clube Oriental de Lisboa na época de 1957/58)



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1957/58)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1963/64)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa no ano de 1965)


No final da época de 1972/73, o Clube Oriental de Lisboa, classificando-se no 2º lugar da Zona Sul da 2ª Divisão Nacional, foi disputar a “liguilha” de acesso à 1ª Divisão Nacional.


Venceu aquela mini-competição e dessa forma regressou, finalmente, ao convívio dos grandes clubes portugueses. O Clube Oriental de Lisboa, sob o comando do treinador Pedro Gomes, voltou a disputar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1973/74.



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1973/74)


Com um 12º lugar na classificação da competição, o Clube Oriental de Lisboa conseguiu a permanência no primeiro escalão do futebol português. Tal feito, porem, não viria a repetir-se na época seguinte de 1974/75.


Desta vez, a temporada foi bem mais conturbada, tendo passado vários treinadores pelo comando da equipa lisboeta. O Clube Oriental de Lisboa terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no 13º lugar e por isso foi obrigado a disputar a “liguilha”.


Se pela “liguilha” subiu, pela “liguilha” foi despromovido ao segundo patamar do futebol nacional. Jogando aquela competição decisiva com o SC Beira Mar, Académica de Coimbra e FC Barreirense, o Clube Oriental de Lisboa não foi alem do ultimo lugar naquela fase final e como tal foi relegado à 2ª Divisão Nacional.


De então para cá, o Clube Oriental de Lisboa nunca mais conseguiu voltar a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Infelizmente, também a partir dessa altura, o clube passou a viver dias agitados, com dificuldades financeiras e crises desportivas que relegaram passada pouco tempo o popular clubes lisboeta à 3ª Divisão Nacional.

(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1975/76)



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1976/77)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1978/79)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1978/79)



(Equipa de juvenis do Clube Oriental de Lisboa na época de 1978/79)



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1979/80)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1979/80)



(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na época de 1980/81)


(Equipa do Clube Oriental de Lisboa na temporada de 1988/89)


O clube vem alternando participações na 2ª Divisão Nacional, agora 2ª Divisão Nacional “B”, com varias épocas na 3ª Divisão Nacional. O regresso ao primeiro escalão do futebol português nunca mais esteve, a bem da verdade, ao alcance do popular clube lisboeta.


O momento mais próximo e que poderia ter guindado o clube para destinos mais ambiciosos terá ocorrido na temporada de 1997/98 quando o Clube Oriental de Lisboa, treinado então pelo jovem José Peseiro, lutou acerrimamente com o CD Santa Clara pela subida à 2ª Liga Nacional.


Actualmente, o Clube Oriental de Lisboa, com a sua sede na freguesia de Marvila, continua a ser uma referência da actividade desportiva da zona oriental de Lisboa, no futebol, com vários escalões, e em varias modalidades, assumindo a sua história, por seu turno, um património desportivo enriquecedor para a própria cidade.


Autor: Alberto de Castro Abreu

muito bom ,o meu pai Octavio Gomes jogou nesta equipa ,penso que na decada de 50,posso se quiser fonecer fotos dessa equipa ...hoje o meu pai esta com 77 anos.,segundo ele (gloriosos momentos nessa altura),bem hajam

 
muito interessante,e para mais sendo o meu pai OCTAVIO GOMES ,jogador nessa equipa decada de 50,hoje com 77anos .tenho fotos se quiserem,bem hajam
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter