Glórias do Passado: Temporada de 1977/78 - 8ª Parte

 

Temporada de 1977/78 - 8ª Parte


No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1977/78 seguiram-se duas jornadas que redundaram em dois resultados negativos e simultaneamente injustos para o Vitoria SC, tendo em conta aquilo que a equipa vimaranense produziu nesses desafios.

À 19ª jornada o Vitoria SC cedeu um empate frente à Académica de Coimbra, em Guimarães, num resultado que redundou num castigo demasiado pesado para punir apenas 15 minutos finais de algum desnorte vimaranense.

A resenha relevante deste jogo começa apenas na 2ª parte do encontro, pois, ao intervalo, poucos eram os factos a realçar, já que a toada evidenciada pelas equipas caracterizava-se, unicamente, pela postura ofensiva do Vitoria SC contra uma muralha defensiva da Académica de Coimbra.

Aos 64 minutos de jogo o Vitoria SC adiantou-se no marcador através de um remate indefensável de Romeu, após ter sido excelentemente desmarcado em profundidade pelo companheiro de ataque Tito.

Este golo, porém, teve o condão impensável de adormecer paulatinamente a equipa vitoriana, por um lado, e forçar a formação conimbricense a procurar a baliza do Vitoria SC para alcançar o empate.

No último quarto de hora da partida, o técnico Juca fez alterações tácticas com as substituições operadas na equipa da Académica de Coimbra e assim deu-lhe maior pendor ofensivo. Os conimbricenses acreditaram no empate e galvanizaram-se no ataque aproveitando a enorme passividade e lentidão da turma vitoriana.

O Vitoria SC foi aguentando o ascendente final da equipa da Académica de Coimbra até ao último minuto do jogo, quando chegou o golo do empate e já numa altura em que os adeptos da formação da casa começavam a abandonar o Estádio Municipal de Guimarães, crentes no triunfo.

Após a marcação de um livre sobre o flanco esquerdo, surgiu o academista Camilo, no centro da grande área, a cabecear para o fundo da baliza vitoriana, batendo o desamparado guarda-redes Melo.

A equipa vimaranense perdia desta forma, ingloriamente, um ponto, num desafio que controlou durante quase 75 minutos e desperdiçou algumas ocasiões de golo bastante para garantir uma vantagem suficiente.
.
(Lance do golo da Académica de Coimbra apontado por Camilo ao cair do pano neste jogo em Guimarães frente ao Vitoria SC)
.
Seguiu-se o derby minhoto entre o SC Braga e o Vitoria SC, no Estádio 1º de Maio, com uma grande assistência para assistir ao desafio. A equipa vimaranense acabou por sair da cidade de Braga injustamente derrotada por 1-0, com um golo obtido nos últimos minutos do desafio e, pretensamente, de forma irregular, pelo menos, assim reclamaram os responsáveis vitorianos.

A equipa bracarense apresentava-se como favorita ao triunfo pois ocupava, naquela altura, o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1977/78.
.
(Chico Gordo rodeado pelo defensores do Vitoria SC neste encontro da 20ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1977/78)
.
Foi, todavia, Vitoria SC que apresentou-se melhor e foi nitidamente superior ao SC Braga. A equipa vimaranense, mais organizada, melhor tecnicamente, com maior iniciativa, dominou completamente o desafio, defendendo compactamente quando tinha de o fazer, longe da sua grande área e, por outro lado, atacando com perigo sempre que isso se proporcionava.

O SC Braga viu fugir-lhe a iniciativa do jogo e perdeu-se no envolvente e rendilhado estilo de jogo vitoriano. E assim pautou-se a toada da partida praticamente até aos últimos minutos.
.
(O centrocampista do Vitoria SC Abreu é travado neste lance pelo defesa bracarense)
.
O volte face aconteceria, todavia, com a entrada de Chico Gordo para a frente de ataque da equipa do SC Braga. A entrada deste jogador abanou os alicerces da partida e a equipa bracarense fez então um forcing final. Nessa altura dominou o jogo e criou algumas situações de apuro junto à baliza do Vitoria SC.

Aos 84 minutos de jogo, muito perto do final da partida, o referido Chico Gordo, sem qualquer marcação, recebeu um passe no interior da grande área vitoriana, dominou exemplarmente o esférico e, à meia volta, rematou para o fundo da baliza do Vitoria SC.
.

(Lance disputado nas alturas pelo vitoriano Torres e pelo avançado bracarense Chico Gordo)

Os responsáveis e jogadores vitorianos protestaram veementemente junto do árbitro Santos Luís, reclamando uma posição irregular de Chico Gordo no lance do golo. O juiz conimbricense não acatou os protestos vimaranenses, validando o golo, ficando, assim, estabelecido o resultado final de 1-0 favorável ao SC Braga.

Regressando ao Estádio Municipal de Guimarães, na 21ª jornada, perante cerca de 18.000 espectadores, o Vitoria SC voltou aos triunfos na principal competição portuguesa vencendo, inapelávelmente, o seu homónimo Vitória de Setúbal.

Foi, efectivamente, um jogo mais fácil do que aquilo que seria de esperar. A verdade é que a equipa do Vitoria de Setúbal perdera a preponderância dos anos anteriores e foi uma presa fácil para o conjunto vimaranense. A equipa setubalense tinha muitos jogadores veteranos – grandes jogadores de outrora – mas que naquela altura já não atingiam os mesmos níveis exibicionais.

(Palhares e Torres disputando este lance no terreno do Estádio Municipal de Guimarães)

O Vitoria SC, com um dinamismo surpreendente, abriu o marcador logo aos 12 minutos na sequência de uma desmarcação de Ferreira da Costa para o brasileiro Pedrinho no interior da grande área. Pedrinho, dominou bem o esférico, percorreu alguns metros e isolado perante o guarda-redes setubalense Jorge, atirou a contar para o fundo da baliza do Vitoria de Setúbal.

Aos 25 minutos a equipa do Vitoria SC ampliou a vantagem consumando a superioridade que evidenciava sobre o terreno de jogo. No seguimento de uma “bomba” de Tito ao poste, o vitoriano Romeu, sempre atento, na recarga, introduziu a bola na da baliza setubalense.

Por seu turno, o Vitoria de Setúbal, sem dinâmica ofensiva, não criou qualquer situação de perigo junto do último reduto vimaranense, enquanto a equipa do Vitoria SC continuava a jogar a seu “bel-prazer”. A equipa setubalense conseguiu, porém, corrigir algumas posições na zona defensiva e assim evitou uma goleada bem mais expressiva.

(Jogada do 1º golo do Vitoria SC neste encontro frente ao Vitoria de Setubal apontado pelo brasileiro Pedrinho)

Depois de perder vários lances flagrantes de golo, o Vitoria SC chegou ao resultado final de 3-0 aos 81 minutos, na conversação de uma grande penalidade apontada pelo especialista Abreu.

Num triunfo justo do Vitoria SC – pecando apenas por números escassos – os vimaranenses conseguiam assim os dois pontos em disputa e aproximavam-se dos lugares cimeiros da classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época d 1977/78 e o apuramento para as competições internacionais de clubes voltava a ser um objectivo depois de alguns resultados negativos.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter