Glórias do Passado: Hélder Ernesto

 

Hélder Ernesto


Na carreira de Hélder Ernesto assume particular relevância a sua passagem pelo Vitoria SC durante a época de 1971/72, altura em que terá realizado, seguramente, a melhor temporada do seu percurso de futebolista. Alem da equipa vimaranense representou ainda, com destaque, o FC Porto, o SC Espinho e o FC Paços de Ferreira.

Começou a jogar futebol, oficialmente, no FC Porto, concretamente, na equipa de juvenis e foi no clube portista completou toda a sua formação como futebolista. Já no escalão júnior, em 1968, tornou-se internacional português, sendo considerado, então, como uma das grandes promessas nacionais.

Finalizado o seu percurso na formação, Hélder Ernesto foi integrado no plantel principal do FC Porto na época de 1969/70 sob o comando técnico de Elek Schwartz. Este será, inquestionavelmente, um dos piores períodos da história do FC Porto, sem títulos e com classificações no Campeonato Nacional da 1ª Divisão muito aquém dos pergaminhos do clube.

Esta temporada de 1969/70 é, efectivamente, o auge desse ciclo negro da história do FC Porto. A equipa portista não foi além de um 9º lugar na tabela geral da principal competição portuguesa, classificando-se atrás de muitos clubes de menor dimensão.

Vivia-se dias bastantes conturbados na nação portista, tanto ao nível directivo, como na liderança da equipa técnica. Nesta época de 1969/70 passaram três treinadores pelo comando da equipa principal. A Elek Schwartz, seguiram-se Manuel Vieira e, posteriormente, Tommy Docherty.

Foi este último técnico que iniciou a temporada seguinte de 1970/71, mas, também por causa dos maus resultados, o treinador Tommy Docherty não terminou a época no FC Porto, sendo substituído pelo antigo jogador portista António Teixeira.

Hélder Ernesto nunca conseguiu fixar-se na equipa principal do FC Porto. Na primeira temporada jogou somente dois jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o mesmo número de jogos em que actuou na época seguinte de 1970/71.

O momento de maior destaque na sua passagem pela equipa principal portista terá sido o jogo que o FC Porto disputou na em Copenhaga, na Dinamarca, frente ao Hvidoure IF, a contar para a 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira na temporada de 1969/70.

Nesse desafio a equipa do FC Porto venceu por 1-2, com os dois golos portistas em solo dinamarquês a serem apontados, precisamente, pelo centrocampista Hélder Ernesto, o futebolista em maior evidencia nesse desafio.
.
(Plantel do FC Porto na época de 1970/71)
.
Completamente tapado no FC Porto, Hélder Ernesto aceitou ser cedido a título de empréstimo ao Vitoria SC. Tratava-se, como viria a confirmar-se, de uma excelente oportunidade para jogar com maior regularidade nos principais palcos do futebol português.

Depois dos enormes sobressaltos vividos na temporada anterior, o Vitoria SC procedeu no defeso da época de 1971/72 a uma profunda revolução no quadro de jogadores do seu plantel principal. Para liderar o projecto de renovação da equipa do Vitoria SC foi contratado o treinador Mário Wilson, técnico conceituado e com provas dadas no futebol português.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1971/72)
.
(As principais aquisições do Vitoria SC na temporada de 1971/72, Tito, José Romão, Rodrigo, Leal e Heldér Ernesto)
.
Hélder Ernesto, um excelente médio volante, conseguiu um lugar no meio campo da equipa do Vitoria SC montada pelo treinador Mário Wilson, fazendo parceria no sector com Artur e Custodio Pinto.

Foi titular indiscutível, actuando em todos os 30 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta temporada foi ainda o autor de três golos do Vitoria SC, aqueles que viriam a ser também os seus únicos tentos apontados na principal competição nacional em toda a sua carreira de futebolista.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1971/72)
.
(Helder Ernesto em 1971/72 no Vitoria SC)
.
A estreia oficial de Hélder Ernesto com a camisola do Vitoria SC aconteceu, assim, no jogo da 1ª jornada do campeonato português, concretamente, no Estádio Municipal de Guimarães, num desafio frente ao FC Barreirense, disputado no dia 12 de Setembro de 1970, no qual a turma vimaranense venceu por 2-0 com golos da autoria do avançado Tito.

A rejuvenescida equipa vitoriana realizou uma óptima campanha ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na época de 1971/72, terminando a prova, então, classificada no 6º lugar da tabela geral.

O jovem Hélder Ernesto foi um dos jogadores mais regulares da equipa vimaranense e por isso, no final da temporada, os responsáveis do Vitoria SC tentaram a permanência do jogador no clube.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1971/72)
.
(Helder Ernesto no Vitoria SC na época de 1971/72)
.

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1971/72)
.
Todavia, o FC Porto, treinado agora pelo chileno Fernando Riera, ordenou o regresso do futebolista ao clube para integrar o plantel principal portista para a nova época de 1972/73.

O FC Porto continuava, porém, muito longe dos melhores resultados desportivos e essa temporada de 1972/73 voltou a ser negativa para as aspirações dos responsáveis azuis e brancos. O 4º lugar alcançado pela formação portista na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi, inquestionavelmente, um péssimo desfecho para as ambições do clube.

Também para Hélder Ernesto esta acabou por ser uma péssima época desportiva. Nunca passou da condição de suplente e jogou apenas um jogo na principal competição futebolista portuguesa.

Depois de uma época de grande nível ao serviço do Vitoria SC, Hélder Ernesto voltava, assim, a realizar uma travessia no deserto e talvez por isso a sua carreira nunca mais viria a alcançar uma projecção tão elevada como as suas inegáveis qualidades faziam esperar.

O FC Porto decidiu no final da temporada de 1972/73 proceder a uma nova revolução no seu plantel e jovem Hélder Ernesto acabou novamente dispensado. Naquela altura, o destino de muitos jovens formados nas camadas jovens do FC Porto era o SC Espinho, um clube da divisão secundária mas com o qual o clube portista mantinha relações privilegiadas.
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1973/74)
.
(Helder Ernesto no SC Espinho)
.
Hélder Ernesto transferiu-se assim, juntamente com outros jovens portistas, para o SC Espinho, para disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte, na época de 1973/74.

De forma algo surpreendente a formação do SC Espinho realizou um notável percurso ao longo daquela temporada, acabando por conseguir a subida à 1ª Divisão Nacional, um feito inédito na longa história do clube espinhense.
.
(Equipa do SC Espinho em 1974)
.
Hélder Ernesto continuou mais uma temporada no SC Espinho, regressando assim à 1ª Divisão Nacional e integrando, agora, a histórica equipa espinhense que fez a sua estreia no primeiro escalão do futebol português.

No comando técnico do SC Espinho estava o conceituado técnico português Fernando Caiado. Acabou por não ser feliz a estreia do clube espinhense no primeiro escalão do futebol português, acabando por ser relegado à 2ª Divisão Nacional, já que o SC Espinho não conseguiu escapar ao último lugar da classificação geral.

Os números individuais de Hélder Ernesto no SC Espinho na temporada de 1974/75 revelam a pouca preponderância do futebolista na equipa espinhense. Jogou somente 11 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1974/75)
.
(Helder Ernesto no SC Espinho)
.
Apesar da descida de divisão, o centrocampista Hélder Ernesto permaneceu mais uma época ao serviço do SC Espinho, desta feita, jogando, novamente, na Zona Norte da 2ª Divisão Nacional.

Nesta temporada, todavia, o percurso da equipa espinhense foi bastante mediano e muito aquém dos objectivos traçados pelo clube no inicio da época. O SC Espinho não conseguiu o regresso ao convívio dos grandes acabando por terminar a prova somente no 9º lugar da tabela classificativa da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época de 1975/76.
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1975/76)
.
(Helder Ernesto no SC Espinho)
.
Na carreira de Hélder Ernesto destaca-se ainda a passagem pelo FC Paços de Ferreira clube para o qual rumou no inicio da temporada de 1976/77 e representou durante duas épocas.

Treinado por Monteiro da Costa, o FC Paços de Ferreira, onde figurava Hélder Ernesto, foi uma das principais equipas na disputadíssima e valorosa Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão na época de 1976/77.
.
(Plantel do FC Paços Ferreira na temporada de 1976/77)
.
O clube pacense esteve na luta pela subida ao escalão maior do futebol português ate perto do final da competição, porem, acabou por claudicar na fase final e terminar a prova num honroso 3º lugar da classificação.

Já na época seguinte de 1977/78, o FC Paços de Ferreira não conseguiu igualar o nível exibido na temporada anterior, acabando por realizar uma competição bastante mediana e que terminou com um 12º lugar na tabela classificativa da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
.
(Equipa do FC Paços de Ferreira na época de 1977/78)
.
(Helder Ernesto no FC Paços de Ferreira na época de 1977/78)
.
Hélder José da Costa Ernesto, natural da cidade de Nova Lisboa, actualmente Huambo, em Angola, onde nasceu no dia 2 de Junho de 1951. Terá actualmente 59 anos de idade e, ao que se julga, estará afastado do futebol.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter