Glórias do Passado: Lazaro

 

Lazaro


No final da temporada de 1965/66 o Vitoria SC negociou o avançado brasileiro Djalma para o FC Porto, recebendo como compensação pela transferência a quantia de 150 contos e a cedência dos jogadores portistas Joaquim Jorge e Naftal, a título definitivo, e, por empréstimo, os jovens Miranda e Lazaro.

Lázaro, um médio/extremo esquerdo a quem muitos auguravam um futuro muito promissor, cumpriu duas épocas consecutivas ao serviço do Vitoria SC, cedido pelo FC Porto. Na sua carreira de futebolista, Lazaro representou ainda o Leixões SC e o SC Beira-Mar na 1ª Divisão Nacional.

Seria ao serviço da equipa aveirense que Lazaro iria conseguir os mais importantes feitos no seu percurso futebolístico, ficando ligado a muitos momentos relevantes da história do SC Beira-Mar.

Natural da Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, Lazaro Cravo das Neves nasceu no dia 10 de Agosto de 1947. É no principal clube da região, o SC Beira-Mar, que Lazaro é lançado no futebol, registando a sua primeira inscrição federativa na temporada de 1962/63 na equipa de juvenis.

Pela sua compleição física e qualidade técnica Lazaro destaca-se jogando pelas equipas jovens do SC Beira-Mar e precocemente consegue despertar o interesse do FC Porto. O clube da cidade invicta contrata o jogador para actuar na sua equipa de juniores na época de 1965/66.

Completado o percurso de formação o jovem Lazaro não consegue, porem, um lugar no plantel principal do FC Porto e, na sequência da transferência de Djalma do Vitoria SC para a equipa portista, irá ser cedido ao clube vimaranense.

O FC Porto, todavia, mantém o vinculo com o jogador, já que os responsáveis azuis e brancos acreditava que, adquirindo maior experiencia competitiva e jogando com regularidade no primeiro escalão do futebol português, Lazaro poderia chegar à equipa principal portista.

No Vitoria SC o extremo Lazaro irá ser treinado pelo francês Jean Luciano, o treinador da equipa vimaranense na temporada de 1966/67. Apesar da sua inegável qualidade Lazaro não conseguirá impor-se na equipa principal do Vitoria SC.

Vieira e Castro, extremos da equipa vitoriana, não deram grandes hipóteses para Lazaro se impor. Por isso, o jovem Lazaro jogava na equipa de reservas enquanto na equipa principal não passou da qualidade de suplente e apenas alinhou em 9 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado somente 1 golo ao longo da competição. Sem apontar qualquer golo Lazaro contabilizou ainda 2 jogos na Taça de Portugal.

A época de 1966/67 do Vitoria SC fica marcada por alguma irregularidade exibicional e vários resultados contraditórios. Na viragem para a segunda metade do Campeonato Nacional da 1ª Divisão a equipa vimaranense estava posicionado na 7ª posição da tabela classificativa.

Na segunda volta, porem, os desempenhos irregulares, de algum modo, mantiveram-se, acentuados, essencialmente, pelas lesões que apoquentaram vários jogadores fundamentais como o capitão Peres e o avançado Mendes.

Ainda assim a equipa do Vitoria SC conseguiu terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1966/67 no 6º lugar da classificação geral, posição louvável atenta as varias contrariedades que surgiram durante toda a época.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1966/67)
.
Com o final da temporada de 1966/67 fechou-se um ciclo de três épocas consecutivas com o francês Jean Luciano à frente do comando técnico da equipa do Vitoria de Guimarães. Para a nova época o Vitoria SC contratou um novo rosto para o lugar de treinador principal, o técnico Júlio Cernadas Pereira, conhecido no mundo do futebol, simplesmente, por Juca.

Enquanto isso, o FC Porto e o Vitoria SC renovaram a cedência do jovem Lazaro à equipa vitoriana. E esta época foi bem mais positiva para Lazaro, praticamente titular na equipa vimaranense durante toda a temporada, jogando na frente de ataque com Manoel e Mendes.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1967/68)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1967/68)
.
Jogou 18 jogos na principal competição portuguesa durante esta época de 1967/68, apontado 2 golos, enquanto na Taça de Portugal alinhou em 6 partida sem ter conseguido marcar qualquer golo.

Esta temporada do Vitoria SC voltou a ser marcada novamente pela onda de lesões que fustigou a equipa vitoriana. E exactamente por esse motivo, a época de 1967/68 não começou da melhor forma para a equipa do Vitoria SC, contabilizando, desde logo, três derrotas consecutivas nas três primeiras jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

De qualquer forma, à medida que os jogadores lesionados foram recuperando, o Vitoria SC começou a subir de produção, melhorando visivelmente os seus resultados e, consequentemente, a sua posição na tabela classificativa. Ainda terminou a 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 6ª posição da tabela, classificação que viria a conquistar no final da competição.
.
(Equipa de reservas do Vitoria SC na época de 1967/68)
.
Com o final da época de 1967/68 terminou a ligação de Lazaro ao Vitoria SC. Continuaria a carreira no Leixões SC na temporada seguinte de 1968/69 antes de transferir-se definitivamente para o SC Beira-Mar, o clube onde encerraria as suas participações no principal escalão do futebol português.

No Leixões SC, treinado por José Aguas, jogou apenas 10 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1968/69, sem apontar, contudo, qualquer golo. Não sendo titular, Lazaro contribuiu para o 11º lugar da classificação alcançado pela formação leixonense e assim a manutenção no primeiro patamar do futebol nacional.

A época de 1969/70 marcará o regresso de Lazaro ao SC Beira-Mar, clube que militava, então, na 2ª Divisão Nacional. Disputando a Zona Norte do campeonato do segundo escalão português o SC Beira-Mar não consegue melhor que o 5º lugar na classificação adiando assim, para a temporada seguinte, o seu regresso à 1ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do SC Beira-Mar na decada de 60)
.
(Lázaro no SC Beira-Mar)
.
É que, em 1970/71, o SC Beira-Mar sagrou-se campeão nacional da 2ª Divisão Nacional. Depois de vencer a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional, garantindo, desde logo, a subida à 1ª Divisão Nacional, o SC Beira-Mar venceu também a final daquele escalão, derrotando na partida disputada no Estádio Municipal de Leiria, o Atlético CP por 3-1.

Em 1971/72, Lazaro regressa então à 1ª Divisão Nacional agora ao serviço do SC Beira-Mar. Não é titular na equipa aveirense durante esta temporada, realizando somente 8 jogos na principal competição portuguesa e marcando 1 golo em toda a competição.
.
(Lázaro no SC Beira-Mar)
.
Numa temporada muito complicada, a formação de Aveiro, pelo 13º lugar alcançado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, teve de disputar o denominado Torneio da Competência, onde conseguiria, no final, garantir a manutenção no principal escalão do futebol português.

Lazaro jogaria mais duas épocas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ao serviço do SC Beira-Mar, embora nunca tivesse conseguido ser um titular indiscutível na equipa aveirense.
.
(Lázaro no SC Beira-Mar na época de 1971/72)
.
Na temporada de 1972/73 o SC Beira-Mar classificou-se no 12º lugar da classificação geral, com o extremo Lazaro a jogar apenas 4 jogos em toda a prova, não tendo apontado, desta vez, qualquer golo.

Já na época seguinte de 1973/74, Lazaro foi muitas vezes utilizado pelo técnico Frederico Passos na equipa aveirense. Nesta temporada conseguiu actuar em 12 jogos da competição, sem apontar, novamente, qualquer golo.
.
(Lázaro no SC Beira-Mar)
.
Todavia, nesta época, o SC Beira-Mar não conseguiu manter-se na 1ª Divisão Nacional. Repetiu novamente o 13º posto na tabela classificativa e, consequentemente, teve que disputar, mais uma vez, o denominado Torneio da Competência.

Só que, desta feita, a equipa aveirense acabou por ser suplantada na classificação daquela fase final pelas formações do Leixões SC e do Atlético CP, clubes que garantiram, assim, o direito a participar na 1ª Divisão Nacional.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Daquela equipa do Beira Mar apresentada acima, já faleceram Jerónimo (acidente), Abdul, Marçal,Cleo, Eduardo e Lázaro. Demasiada gente que partiu cedo de mais.
 
Obrigada por este momento, a quem quer que seja que tenha dedicado este espaço a este jogador. Este Senhor é o meu pai, e é a primeira vez que encontro alguma coisa sobre ele nos sites de futebol. Concordo com o comentário feito acima....Demasiada gente partiu cedo de mais, um deles foi o meu pai. Um beijo para ti, da Mariazinha
 
Mariazinha, obrigado pelo seu comentário.
Caso tenha imagens relativas à carreira do seu pai e queira partilhar pode envia-las para o email: gloriasdopassado@gmail.com

Saudações Vitorianas,

Alberto de Castro Abreu
 
Não tenho muitas, vou ver o que tenho e enviarei em breve. Obrigada.
 
hola soy sobrino de lazaro cravo das neves y me gustaria saber mas de el. vivo en colombia y quisiera encntrar a la familia de lazaro. quisiera saber de ellos.gracias. mi correo electronico es dasnevers@hotmail.com
 
me encantaria comunicarme con mariazinha. busco a mi padre jose augusto cravo das neves hermano de lazaro o a mis hermanas o a cuaquier familiar. quiero saber de mi padre. si en algo me pueden ayudar escrbirme a dasnevers@hotmail.com. gracias
 
Já respondi a Jose Neves.. Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer ao Sr. que criou esta página, porque efectivamente está a criar uma hipotese de recuperação e aproximaçao familiar que julgava perdida. Muito obrigada. Abraços, Mariazinha
 
Conheci o Lázaro, grande futebolista de quem o Alberto já disse tudo!
Acrescento que o Lázaro, seis anos mais velho que a malta do meu grupo e já nome credenciado no futebol português, nos brindava com a sua participação nas futeboladas que fazíamos na praia velha da Barra, entre 1968 e 1970. Ensinou-nos os pormenores da finta preferida dele. Era temível no 1 X 1. Uma excelente pessoa que partiu cedo de mais, como já aqui foi escrito.

Quem, felizmente, ainda está junto de nós é o José Carlos Marçal.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter