Glórias do Passado: Joaquim Teixeira

 

Joaquim Teixeira


O popular “Semilhas”, “Gasogénio” ou “Marreco” foi um dos mais emblemáticos e categorizados futebolistas portugueses da década de 40, essencialmente, envergando, com êxito, as cores do SL Benfica, do Vitoria SC e também de Portugal, tornando-se mesmo, no primeiro jogador açoriano a representar a Selecção Nacional.

Natural da Horta, Ilha do Faial, nos Açores, Joaquim Teixeira, o seu verdadeiro nome, nasceu no dia 18 de Março de 1917. Lançou-se no futebol, ainda novato, no Angustias AC, uma das mais prestigiadas colectividades faialenses.
.
(Equipa do Angustias AC na decada de 30)
.
Com pouco mais de 21 anos de idade aventurou-se rumo à capital portuguesa motivado em prestar provas, como futebolista, no SL Benfica. Chegou a Lisboa corria o ano de 1939 e após alguns treinos conseguiu convencer os responsáveis benfiquistas de todas as suas potencialidades.

O SL Benfica pagou então a considerável quantia de 2.500 escudos ao Angustias AC pela desvinculação de Joaquim Teixeira e logo integrou o jovem jogador na segunda categoria dos encarnados.

A verdade é que jogou apenas três jogos naquela categoria do SL Benfica pois, mesmo sendo ainda um ilustre desconhecido do grande público, rapidamente ascendeu à equipa principal dos encarnados.

Lançado por Janos Biri, treinador do SL Benfica, fez a sua estreia oficial na equipa principal benfiquista num desafio disputado no dia 5 de Outubro de 1939, nas Amoreiras, contra o CF Belenenses, na final de uma taça amigável. Neste jogo, porém, venceu a turma azul, por 2-4, mas Joaquim Teixeira logrou marcar um dos golos dos benfiquistas.
.
(Equipa do SL Benfica vencedora da Taça de Portugal de 1939/40)
.
(Joaquim Teixeira no SL Benfica)
.
Entre as grandes estrelas dos encarnados, o jovem Joaquim Teixeira ainda conseguiu ajudar o SL Benfica a conquistar a primeira Taça de Portugal do seu palmares no final da época de 1939/40.

Foi titular no ataque da equipa do SL Benfica que venceu o CF Belenenses por 3-1 naquela celebre final da Taça de Portugal, jogada em Julho de 1940, no Estádio do Lumiar. Seria este, assim, o primeiro de muitos troféus com relevo nacional que Joaquim Teixeira conquistou ao longo da sua carreira de futebolista.

Outro importante troféu conquistado pelo SL Benfica nesta temporada de 1939/40 foi o disputadíssimo Campeonato de Lisboa, naquela altura, uma das principais competições disputadas no nosso país.

Depois de na época de 1940/41 o SL Benfica não ter conquistado nenhum troféu relevante, seguiram-se duas épocas memoráveis para a equipa lisboeta, com duas vitórias consecutivas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e também na Taça de Portugal
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1941/42)
.
Sob o comando do húngaro Janos Biri, treinador responsável pelas grandes conquistas encarnadas na década de 40, o jovem açoriano Joaquim Teixeira tornou-se um afamado goleador, integrando, com Espírito Santo, Arsénio, Julinho e Valadas, todos notáveis futebolistas, uma geração de ouro do SL Benfica.

Em 1941/42, Joaquim Teixeira colaborou com 9 golos, em 15 jogos, para a conquista da principal competição portuguesa pelo SL Benfica. Já na época seguinte, contribuindo para a revalidação do título, o futebolista açoriano marcou então 10 golos, em 15 jogos disputados.

Referencia ainda nessa época de 1942/43 para nova vitória na Taça de Portugal. Desta feita, jogando no Campo das Salésias, o SL Benfica, com Joaquim Teixeira a titular, venceu o Vitoria de Setúbal por 5-1.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1942/43)
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1942/43)
.
(Equipas do SL Benfica e Gil Vicente FC na epoca de 1942/43)
.
Em 1943/44 conquistou a sua terceira Taça de Portugal ao serviço da equipa encarnada, derrotando na final da competição, desta vez, o GD Estoril Praia com uma convincente goleada de 8-0.

Esta época fica marcada, também, por aquele que terá sido o jogo mais sensacional de Joaquim Teixeira ao serviço do SL Benfica. Seria num jogo disputado no Campo Grande contra o Sporting CP e que a equipa encarnada venceu, sensacionalmente, por 5-4, com o avançado Joaquim Teixeira a apontar 4 golos do triunfo encarnado.
.
(Equipa do SL Benfica vencedora da Taça de Portugal de 1943/44)
.
Com o SL Benfica viria a conquistar, novamente, o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1944/45, concluindo, então, uma notável época em que o açoriano Joaquim Teixeira foi o melhor marcador dos encarnados com um total de 37 golos apontados.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1944/45)
.
(Joaquim Teixeira em acção pelo SL Benfica contra o Sporting CP)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1944/45)
.
Conseguindo, então, com inquestionável mérito, integrar a Selecção Nacional de Portugal num desafio particular frente à Suíça, na cidade helvética de Basileia, realizado no dia 21 de Maio de 1945. Era então seleccionador nacional Tavares da Silva e Joaquim Teixeira integrou o ataque português com o colega de equipa Espírito Santo, Artur Quaresma e Rafael Correia, do CF Belenenses, e sportinguista Peyroteo.
.
Nesta que seria a única internacionalização oficial de Joaquim Teixeira pela selecção das quinas, a equipa portuguesa saiu derrotada por 1-0, com o golo suíço a ser apontado por Friendlander.
.
(Equipa de Portugal frente à Suiça em 1945)
.
(Jogadores portugueses em viagem para a Suiça, entre eles Joaquim Teixeira)
.
Aquela época de 1944/45 viria a ser, porém, a ultima grande temporada de Joaquim Teixeira ao serviço do SL Benfica. É que na temporada seguinte de 1945/46 transformou-se, inesperadamente, num verdadeiro calvário para o jogador.

Pela importância que assumiu, o jogador reivindicava um aumento salarial. Por seu turno, o SL Benfica não cedia enquanto os ânimos tornaram-se bastante tensos entre o jogador e o técnico Janos Biri. O treinador húngaro ostracizou o jogador durante praticamente toda época de 1945/46.

Sucederam-se várias quezílias entre Joaquim Teixeira e o técnico Janos Biri. Chegaram mesmo a existir relatos de agressões entre ambos o que tornou o ambiente muito adverso para o atacante açoriano.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1945/46)
.
Convencido que não era mais querido no clube, Joaquim Teixeira decidiu deixar o SL Benfica e aceitar o repto lançado pelos responsáveis do Vitoria SC para rumar à cidade de Guimarães.

Joaquim Teixeira assumiu então o compromisso de representar o Vitoria SC e serviu, notavelmente, o clube vimaranense durante três temporadas consecutivas, depois de sete anos no SL Benfica, onde completou um total de 171 jogos com a camisola encarnada, apontado 119 golos, e conquistando três campeonatos nacionais da 1ª Divisão e outras tantas Taças de Portugal.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1946/47)
.
(Em desafio frente ao FC Porto, Joaquim Teixeira ao serviço do Vitoria SC na época de 1946/47)
.
(Joaquim Teixeira assiste a uma grande intervenção do guarda-redes do Vitoria SC Machado)
.
(Neste lance, Joaquim Teixeira, vê o guardião portista Barrigana a segurar o esférico nas alturas)
.
O futebolista Joaquim Teixeira era um avançado de grande qualidade. Alinhava, essencialmente, como interior ou ponta esquerda num esquema muito em voga naquela época que se dispunha com cinco atacantes.

Era um jogador muito buliçoso e rápido nas desmarcações. Estóico e incansável lutador. Felino e fatal dentro da área de rigor. Joaquim Teixeira, todavia, mais que nas referências individuais, era no labor em prol do colectivo que o seu futebol mais se destacava.
.
(Em 1946/47 Joaquim Teixeira conduz o esférico neste desafio em Olhão frente ao SC Olhanense)
.
(Neste lance no Campo da Amorosa, Joaquim Teixeira importuna a acção do guarda-redes benfiquista Martins)
.
Na primeira época de Joaquim Teixeira ao serviço do Vitoria SC, em 1946/47, o clube vimaranense é treinado por Artur Baeta. Logo na primeira parte da temporada o Vitoria SC vence, novamente, o Campeonato Distrital da A F. de Braga.

Esta prova regional, todavia, já não foi o passeio que havia sido nos anos anteriores para a turma vimaranense. O Vitoria SC teve que ultrapassar inúmeras dificuldades e puxar de todos os seus galões para conquistar o título.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1946/47)
.
(Jogo entre o Vitoria SC e a Académica de Coimbra no Campo da Amorosa em Guimarães)
.
(Remate de Joaquim Teixeira ao serviço do Vitoria SC na época de 1946/47)
.
(Desafio frente ao GD Estoril Praia no Campo da Amorosa em Guimarães na época de 1946/47)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC fica mais uma vez classificado na 8ª posição, numa prova agora disputada por 14 clubes. Nesta edição da principal liga nacional, o avançado Joaquim Teixeira actuou em 25 jogos oficiais com a camisola vitoriana, apontado 6 golos na competição. Formou então, com Frnaklim, Alcino e Brioso, uma frente de ataque de grande relevo no panorama futebolístico nacional.
.
(Joaquim Teixeira em acção ao serviço do Vitoria SC em 1946/47 contra o SL Benfica)
.
(Joaquim Teixeira integrando a selecção regional da A. F. de Braga em 1946/47)
.
A partir da época de 1947/48 a equipa do Vitoria SC passa então a ser treinada por Alfredo Valadas, antigo companheiro de equipa de Joaquim Teixeira nos primeiros anos no SL Benfica.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão a equipa vimaranense classificou-se na 7ª posição, realizando uma prova extremamente tranquila, garantindo a permanência no escalão principal do futebol português com muita facilidade. Nesta temporada, o avançado açoriano Joaquim Teixeira actuou em 13 jogos na principal competição portuguesa, sendo o autor de 4 golos da equipa do Vitoria SC.
.
(Aqui disputando um lance com Vasques do Sporting CP na epoca de 1947/48, perante a presença dos colegas de equipa Francisco Costa e Curado)
.
(Joaquim Teixeira em amena cavaqueira com adeptos em Guimarães)
.
(Frente ao FC Porto na época de 1946/47 no Campo da Amorosa)
.
(Juntamente com vários jogadores do Vitoria SC integrando a selecção da A. F. de Braga em 1947)
.
Na última temporada ao serviço do Vitoria SC, Joaquim Teixeira ajudou a equipa vitoriana a conquistar um brilhante 6º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, significando, até aquela altura, como a melhor classificação de sempre do clube vimaranense.

Nesta época de 1948/49 os registos individuais de Joaquim Teixeira apresentam 16 jogos realizados na principal liga portuguesa, com um total de 8 golos marcados, a melhor performance como goleador vitoriano.
.
(Jogo entre o Atlético CP e o Vitoria SC na temporada de 1948/49)
.
(Joaquim Teixeira em acção pelo Vitoria SC)
.
(Lance disputado entre Sidónio do CF Belenenses e Joaquim Teixeira do Vitoria SC na época de 1948/49)
.
(Joaquim Teixeira representando o Vitoria SC num desafio frente ao Boavista FC na temporada de 1948/49)
.
(Desta feita em Guimarães, novamente, frente ao Atlético CP na época d 1948/49)
.
(Jogo no Campo da Amorosa, em Guimarães, na época de 1948/49, entre o Vitoria SC e o SC Braga. Joaquim Teixeira está proximo do guarda-redes bracarense)
.

(Desta feita, contra o SC Covilhã, com Joaquim Teixeira a atirar à baliza dos serranos)
.


(Joaquim Teixeira e o guardião Callejas do Elvas CAD em jogo disputado no Campo da Amorosa na época de 1948/49)
.
Entretanto, na temporada seguinte de 1949/50 vem para o Vitoria SC o treinador húngaro Janos Biri. Não volta a cruzar-se, contudo, com Joaquim Teixeira pois, na mesma altura, o experiente avançado açoriano deixa Guimarães para rumar a Elvas para representar o principal clube daquela cidade no primeiro escalão do futebol português.

Joga aquela época de 1949/50 ao serviço do Elvas CAD onde não consegue melhor que um 13º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, classificação insuficiente para manter o clube alentejano na principal competição portuguesa.

Antes de encerrar a sua carreira de futebolista, o popular “Marreco ainda vai jogar com grande notoriedade, apesar da veterania, pelo Almada AC, nos escalões secundário do futebol português.
.
(Equipa do Almada AC na época de 1950/51)
.
(Equipa de veteranos do SL Saudade no ano de 1958)
.

(Joaquim Teixeira)
.
Depois de terminar a carreira Joaquim Teixeira tornou-se fiel de armazém e retornou a jogar pelos encarnados, agora integrando a célebre equipa do Sport Lisboa e Saudade, a celebre equipa de veteranos do SL Benfica.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter