Glórias do Passado: 4º Aniversário - Custódio Garcia

 

4º Aniversário - Custódio Garcia


O blogue “Glorias do Passado” cumpre neste dia 22 de Janeiro de 2011 o seu 4º aniversário. E nesta oportunidade vem prestar a sua singela, mas sentida, homenagem ao Senhor Custodio Garcia, uma personalidade que colaborou intensamente com a concretização dos objectivos deste projecto e muito contribuiu, ao longo de toda a sua vida, para a preservação e uma evocação constante dos factos e personalidades que marcaram a história do Vitoria Sport Clube e também da cidade de Guimarães.

Natural da freguesia da Oliveira do Castelo, em pleno centro histórico da cidade de Guimarães, Custodio Ribeiro Garcia nasceu no dia 3 de Setembro de 1928 e faleceu, recentemente, no passado dia 17 de Janeiro de 2011.

Grande parte dos seus 82 anos de vida foram dedicados a muitas instituições desportivas, lúdicas e culturais da cidade de Guimarães, mas também, essencialmente, em prol do seu clube do coração, o Vitoria Sport Clube.

Custódio Garcia é também, por isso, uma verdadeira gloria do passado do Vitoria SC e como tal é justamente merecedor desta recordação. Entre muitas outras actividades que dinamizou no Vitoria SC, como a criação do museu, o jornal do clube, foi também mecânico da secção de hóquei em patins, adepto ferrenho e sócio com mais de 50 anos de filiação, membro activo de varias comissões vitorianas, das quais se destaca a denominada “Comissão de Fundos Para Um Vitoria Maior”, uma organização que chegou a presidir e que conseguiu, por exemplo, arrecadar a quantia necessária que permitiriam a aquisição dos terrenos onde foi implantado o actual complexo desportivo do clube.

O seu empreendedorismo, dinamismo e dedicação de uma vida em prol do Vitoria SC mereceram, em 1981, a sua elevação, em assembleia-geral, à categoria de sócio benemérito do Vitoria SC. Já em 1989 é integrado no Vitoria SC como funcionário dos serviços administrativos, ofício que desempenhou praticamente até aos últimos dias da sua vida.

Finalmente, em 2008, Custodio Garcia conseguiu cumprir um dos seus últimos sonhos de vida ao publicar um livro alusivo à história do Vitoria SC, um compendio onde reuniu uma parte do seu espólio sobre os 86 anos de vida do clube.

À família de Custodio Garcia expresso as mais sentidas condolências.

Ao grande Vitoriano Custodio Garcia, um muito obrigado pela sua inestimável colaboração.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Inteiramente justa e merecida a homenagem aqui prestada neste fantástico blogge.

À família enlutada sentidas condolências.

Frederico Barreira
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter