Glórias do Passado: Temporada de 1977/78 - 7ª Parte

 

Temporada de 1977/78 - 7ª Parte


À 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1977/78 o Vitoria SC deslocou-se ao Estádio da Luz, em Lisboa, para defrontar o favorito SL Benfica.

A equipa benfiquista, jogando em casa, naturalmente, assumiu as despesas do jogo e conseguiu superiorizou-se ao Vitoria SC. Tentando chegar rapidamente ao golo da tranquilidade, o SL Benfica foi desfrutando de várias oportunidades para marcar enquanto a formação vimaranense, sempre bem organizada e combativa, jogava mais na expectativa.
.
(Celton persegue o lateral esquerdo do SL Benfica Pietra, neste jogo no Estadio da Luz na época de 1977/78)
.
(Instante do 2º golo do SL Benfica. Melo e Soares no chão não conseguiram evitar o golo encarnado, enquanto Nené tambem no solo prepara-se para festejar)
.
(Vitor Batista é desarmado com eficácia pelo defesa vitoriano Alfredo. O guarda-redes Melo faz a mancha no solo enquanto Torres segue de perto a jogada)
.
Embora com cariz mais defensivo, não poderá dizer-se que o Vitoria SC se escondeu ofensivamente do jogo. De facto, sobretudo durante a 1ª parte, a equipa da cidade berço, com rápidos contra-ataques, tentou surpreender a equipa do SL Benfica.

Assim, durante o primeiro tempo, o SL Benfica atacou muito mais, enquanto a equipa do Vitoria SC, por seu turno, resistia validamente e com muita tenacidade às ofensivas encarnadas.
.
(Instante anterior ao 2ª golo do SL Benfica. A bola vai encaminhar-se para o fundo da baliza do Vitoria SC)
.
(Lance do desafio entre o SL Benfica e o Vitoria SC na época de 1977/78 no Estádio da Luz. Shéu, jogador benfiquista, não consegue ultrapassar o defesa vimaranense Torres. A Ramalho por parte acompanha o lance)
.
(Remate de Toni com a oposição dos defesas vitorianos Alfredo e Soares)
.
As oportunidades de golo sucederam-se com toda a naturalidade junto à baliza vitoriana, mas ao Vitoria SC coube-lhe ainda dispor de duas magníficas hipóteses de golo ainda antes do SL Benfica marcar o primeiro golo.

Nas duas situações referidas o guardião benfiquista Bento esteve mesmo completamente batido, acabando os golos cantados do Vitoria SC por serem evitados por defesas do SL Benfica em cima da Lina de golo.
.
(Penalty marcado por Pietra que vai embater no poste direito da baliza do Vitoria SC perante a estirada do guardião Melo)
.
(Remate do médio Cavungi à baliza do Vitoria SC, com o defesa vitoriano Celton por perto)
.
A mais soberana oportunidade do SL Benfica acabou por ser uma grande penalidade desperdiçada pelo defesa Pietra, aos 34 minutos do 1º tempo, quando na cobrança do livre atirou ao poste da baliza defendida por Melo.

O primeiro golo encarnado surgiria, porem, já sobre o intervalo, numa iniciativa em velocidade de Nené derivando do centro para o lado esquerdo. Chegando à linha de fundo Nené cruzou para o interior da grande área, onde um defesa vitoriano rechaçou para a zona frontal, surgindo então o capitão benfiquista Toni a rematar com êxito para o fundo da baliza vitoriana.
.
(Grande defesa do guarda-redes do Vitoria SC Melo, com a presença de Alfredo e Nené)
.
(Eurico e Alfredo, em mais um lance do jogo entre o SL Benfica e o Vitoria SC na época de 1977/78)
.
Na 2ª parte o Vitoria SC caiu bastante de produção. De facto, não conseguiu impor-se para chegar à igualdade e acabou por ser mesmo o SL Benfica a alcançar o golo da tranquilidade.

Corria o minuto 64 quando o avançado Nené apontou o segundo golo benfiquista. O lance iniciou-se com uma jogada individual de Cavungi, escapando em fintas sucessivas a vários adversários, seguido de uma desmarcação pela banda direita e cruzamento para o interior da grande área pelo defesa Bastos Lopes e, terminando, com a finalização acertada de Nené.
.
(Novo lance no interior da grande area do Vitoria SC, com um aglomerado de jogadores vitorianos perante um remate de um jogador do SL Benfica)
.
(Ramalho ganha a posição perante o extremo benfiquista Chalana. Soares acompanha de perto o lance)
.
O jogo terminaria com o resultado final de 2-0 favorável ao SL Benfica. Desfecho justo e consentâneo com o decurso dos acontecimentos, embora, com um pouco de sorte nos momentos chaves, a equipa do Vitoria SC pudesse ter conseguido um resultado positivo.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter