Glórias do Passado: Futebol Clube Famalicão

 

Futebol Clube Famalicão


Concretizando um sonho de um grupo de amigos da terra, o Futebol Clube de Famalicão foi oficialmente constituído em Agosto de 1931 e, desde a data da sua fundação, tem sido o principal embaixador desportivo da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A primeira aparição de uma equipa de futebol do FC Famalicão aconteceu em 17 de Janeiro de 1932 num jogo amigável contra o FC Porto, aquando da inauguração do Campo da Berbeira, o primeiro campo de jogos do clube famalicense.

Nos primeiros tempos, a vida do clube resumia-se à participação da sua equipa de futebol em alguns desafios de carácter amigável com outras colectividades da região ou à presença em competições sem cariz oficial.

Apenas na época de 1932/33 o FC Famalicão inicia a sua participação em competições oficiais organizadas pela Associação de Futebol de Braga. O clube irá tornar-se, rapidamente, numa das principais equipas de futebol da região, ombreando estoicamente com o Vitoria SC, com o SC Braga ou também com as aguerridas equipas da cidade de Fafe.

Participa pela primeira vez no Campeonato Distrital da A. F. de Braga na temporada de 1934/35. No decurso dessa competição, o FC Famalicão jogará, oficialmente, pela primeira vez, contra o Vitoria SC, logo à 2ª jornada da prova, num desafio que terminaria empatado a 2-2.

Este resultado seria o espelho das grandes dificuldades que o Vitoria SC irá anualmente sentir nas deslocações à vizinha cidade de Famalicão para defrontar o clube famalicense. Pois, de facto, o bairrismo que as gentes de Famalicão emprestavam ao clube terra, a forma enérgica como o apoiavam e a qualidade dos seus atletas tornaram, historicamente, muito intensas as batalhas desportivas entre o Vitoria SC e o FC Famalicão.

Porém, o grande crescimento desportivo do FC Famalicão começa, verdadeiramente, no início da década de 40, sobretudo, com a chegada ao clube do húngaro Janos Szabo, atleta e treinador que se tornará numa personagem incontornável da historia da colectividade famalicense.

Szabo, nesta altura desempenhando funções de jogador-treinador, será o principal responsável pela evolução do FC Famalicão, ao ponto de o tornar na segunda grande força futebolística da região, suplantando durante vários anos o SC Braga.

Em 1940/41 o clube participará pela primeira vez no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, classificando-se no 3º lugar da Serie do Minho. Entretanto, entre as temporadas de 1942/43 até 1946/47, o Vitoria SC sagrou-se consecutivamente campeão distrital da A. F. de Braga tendo como principal rival na disputa dessas competições o FC Famalicão.

No Campeonato Distrital da A. F. de Braga na época de 1942/43, o Vitoria SC sagra-se campeão, contemplando apenas uma derrota durante toda a competição, precisamente, no desafio disputado na cidade de Famalicão, encontro que o FC Famalicão venceu por 2-0.

Nas duas épocas seguintes, revalidando o título de campeão distrital, o Vitoria SC perde sempre em Famalicão. A equipa vitoriana só voltaria a ganhar em Famalicão na temporada de 1945/46.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1945/46)
.
Entretanto, o FC Famalicão começa também a garantir grande projecção a nível nacional, sobretudo, quando na época de 1945/46 vence a 2ª serie do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Apurou-se, então, para a fase final da prova, onde, depois de triunfar sobre o Boavista FC por 3-2, virá a alcançar o 2º lugar e com isso a histórica subida à 1ª Divisão Nacional.

O FC Famalicão será assim o segundo clube da região minhota a conseguir alcançar o principal escalão do futebol português depois de o Vitoria SC ter conseguido tal proeza a partir da temporada de 1941/42.

É porem efémera, mas prestigiante, a passagem do FC Famalicão pela 1ª Divisão Nacional na época de 1946/47. Termina a prova como penúltimo classificado e portanto é relegado novamente ao segundo escalão do futebol português.

Dessa passagem destacam-se, porem, os sete triunfos alcançados pelo FC Famalicão. Cinco em casa, frente ao FC Porto (2-1), de quem o clube famalicense se tinha tornado filial, ao CAD Elvas (5-3), à Académica de Coimbra (6-1), ao Vitoria de Setúbal (2-1) e à AD Sanjoanense (7-3). E dois fora de portas, frente ao Vitoria de Setúbal (0-1) e contra a AD Sanjoanense (3-4).

O Vitoria SC participou também no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1946/47 e, por isso, realizou-se nesta época aquele que viria a ser o primeiro encontro entre a equipa vimaranense e o FC Famalicão no escalão maior do futebol português.

Tal encontro realizou-se no Campo da Amorosa no dia 9 de Fevereiro de 1947, numa partida a contar para a 8ª jornada da competição e foi dirigido pelo árbitro Vieira da Costa, do Porto.

A equipa do Vitoria SC, comandada pelo técnico Artur Baeta, alinhou com o seguinte onze: Machado; Curado, Luz, Jose Maria, Garcia, Ferreira, Alexandre, Alcino, Brioso, Teixeira e Franklim. Por seu turno, o FC Famalicão alinhou com: Sansão; Armando, Cerqueira, Júlio da Costa, Ferrão, Avelino, Pires, Tellechea, Álvaro Pereira, Sampaio e Gita.

O Vitoria SC venceu o encontro por 3-1. Foi, todavia, um jogo muito vivo e movimentado por ambas as formações, pese embora, a manifesta supremacia vimaranense.

Já no encontro da segunda volta refira-se, disputado então no Campo de Freião - recinto que sucedeu ao Campo da Berbeira - o FC Famalicão e o Vitoria SC empataram a 3-3 num excelente espectáculo de futebol.
.
(FC Famalicão na temporada de 1946/47)
.
Durante as épocas seguintes à primeira presença no escalão maior do futebol português o FC Famalicão tudo fez para conseguir o regresso. Todavia, tal feito apenas viria a ser repetido praticamente 30 anos depois.

Na época de 1948/49 o FC Famalicão ainda iniciou a disputa da fase final de acesso ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão, juntamente com as equipas do Clube Oriental de Lisboa, Académica de Coimbra e Portimonense SC.

Porem, um jogo dessa poule final foi afectado por um caso anómalo e por decisão ministerial decidiu-se que o titulo de campeão nacional e o consequente direito de subir ao primeiro escalão fosse disputado numa final entre a Académica de Coimbra e o Portimonense SC, jogo que o conimbricenses venceram por 2-1.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1948/49)
.
Entretanto atravessa-se toda a década de 50 e o FC Famalicão vive nos escalões secundários, acabando mesmo por ser relegado aos campeonatos distritais. É nesse período que conquistará o primeiro título de campeão distrital, vencendo o Campeonato Distrital da A. F. de Braga na época de 1954/55, numa competição que já não contava com as equipas principais do Vitoria SC e do SC Braga. Titulo que viria a revalidar na temporada de 1961/62.
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1950/51)
.
O regresso de Janos Szabo ao FC Famalicão na época de 1962/63 viria a projectar novamente o clube famalicense no panorama do futebol português. Logo nessa temporada vence a Serie 1 do Campeonato Nacional da 3ª Divisão e consegue atingir a final dessa competição, embora tenha sido derrotado por 3-2 pelo Leões de Santarém que assim se sagrou campeão nacional da categoria.

Subindo à 2ª Divisão Nacional, o FC Famalicão permanece durante 15 épocas consecutivas naquele escalão, sem grandes êxitos, até que, finalmente, na temporada de 1977/78 irá alcançar o ansiado regresso ao convívio dos grandes clubes do futebol português.

De permeio, porem, destaca-se a assumpção do estatuto de “tomba-gigantes” na Taça de Portugal da época de 1973/74, quando num desafio da 5ª eliminatória da competição conseguiu, surpreendentemente, vencer o Vitoria SC, um primodivisionário, por 2-1, em jogo disputado no Estádio Municipal 22 Junho, em Famalicão.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1963/64)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1973/74)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1973/74)
.

(Equipa do FC Famalicão na época de 1976/77)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1976/77)
.
(FC Famalicão na época de 1976/77)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1976/77)
.
Quanto à época de 1977/78, alem de conseguir o feito de subir à 1ª Divisão Nacional, vencendo a Zona Norte, o FC Famalicão adicionou-lhe também a conquista do título de campeão da 2ª Divisão Nacional, terminando em 1º lugar da classificação da fase final à frente do FC Barreirense e do SC Beira Mar.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1977/78)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
(FC Famalicão na época de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1977/78)
.
Com o técnico Mário Imbelloni aos comandos da equipa famalicense, a passagem do FC Famalicão pela 1ª Divisão Nacional na temporada de 1978/79 voltou a ser efémera, embora, novamente, atento os parcos recursos, tivesse sido muito prestigiante para o clube. Todavia, um 13º lugar na classificação final não evitou a descida à 2ª Divisão Nacional.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1978/79)
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1978/79)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 1978/79)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1978/79)
.
(FC Famalicão na temporada de 1978/79)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1978/79)
.
E desse escalão o FC Famalicão não passaria durante mais de uma dezena de anos. O regresso à 1ª Divisão esteve bem próximo no final da época de 1987/88, altura em que o FC Famalicão, comandado pelo treinador português Rodolfo Reis, venceu a Zona Norte e sagrou-se campeão nacional numa fase final disputada com o Académico de Viseu e CF Estrela da Amadora.

Todavia, um caso de corrupção num desafio do CA Macedo de Cavaleiros conduziu o clube à 3ª Divisão Nacional. O FC Famalicão ainda chegou a ser incluído no sorteio oficial do Campeonato Nacional da 1ª Divisão referente à temporada de 1988/89.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1980/81)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1980/81)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1981/82)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1981/82)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1987/88)
.
Porém, à última hora do arranque da competição, o FC Famalicão foi punido disciplinarmente pelas instâncias federativas. Perdeu o título de campeão da 2ª Divisão Nacional, viu o seu lugar no primeiro escalão ser preenchido pela AD Fafe, e foi relegado para a 3ª Divisão Nacional.

Com uma equipa preparada para a 1ª Divisão, o FC Famalicão disputou a Serie A do terceiro escalão do futebol português. Naturalmente, venceu a sua serie e subiu novamente à 2ª Divisão Nacional.

O FC Famalicão ainda foi disputar a final do Campeonato Nacional da 3ª Divisão da temporada de 1988/89 com o UR Mirense, no Estádio Mário Duarte, em Aveiro, tendo perdido o título para a formação de Mira D´Aire após uma derrota por 4-2.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1988/89)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1988/89)
.
Assim, na época de 1989/90 voltou a disputar a Zona Norte da 2ª Divisão Nacional com um forte investimento na equipa de futebol almejando a subida de divisão. Feito que viria a conseguir por força do alargamento operado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1990/91, que permitiu que o 2º classificado na Zona Norte ascendesse ao primeiro escalão do futebol português.

O início da década de 90 será, seguramente, os anos dourados da história do FC Famalicão. Foram quatro presenças consecutivas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Embora sofridamente conseguidas as manutenções, é um facto, é muito relevante a prestação da equipa famalicense e de muitos bons jogadores revelados naquelas edições do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1990/91)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 1990/91)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1990/91)
.
Em 1990/91, 1991/92 e 1992/93, o FC Famalicão repetiu sempre o 14º lugar como a classificação final alcançada, uma posição que lhe permitiu assegurar a manutenção, afinal, o grande objectivo do FC Famalicão.

Na temporada de 1990/91 destaca-se o papel do treinador brasileiro Abel Braga e o desempenho de jogadores como o trio defensivo de grande envergadura e calibre composto por Tanta, Ben-Hur e Lula, e a qualidade técnica do centrocampista Cacioli.

Já na época de 1991/92, o FC Famalicão parecia ambicionar outros objectivos. Para isso contratou Josip Skoblar, um técnico com muito prestígio internacional, mas que não teve grande sucesso na sua passagem pelo clube.

Alias, acabou por ser determinante a entrada do Prof. Neca para o comando técnico da equipa, que realizou um excelente trabalho na recuperação de uma equipa moribunda e que parecia condenada a descer de divisão.
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1991/92)
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1991/92)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1991/92)
.
(FC Famalicão na época de 1991/92)
.
Em 1992/93 foi José Romão a tomar conta do leme do FC Famalicão. Destaque para o sensacional guarda-redes Luís Vasco, o defesa Jorginho e o avançado búlgaro Mitharski.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1992/93)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 1992/93)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1992/93)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1992/93)
.
(Caricatura da equipa do FC Famalicão na temporada de 1992/93)
.
A temporada de 1993/94 será a ultima época do FC Famalicão na 1ª Divisão Nacional. A formação famalicense acabou por descer de divisão fruto de uma época muito conturbada devido a problemas económicos e directivos que ainda hoje se reflectem sobre o clube.

A crise de resultados também influenciou decisivamente o destino da equipa do FC Famalicão. Nem mesmo regresso do técnico brasileiro Abel Braga ao clube, em substituição do treinador José Piruta, foi capaz de mudar o rumo dos acontecimentos.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1993/94)
.
(Equipa do FC Famalicão na temporada de 1993/94)
.
Pelo 17º lugar na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1993/94 o FC Famalicão foi relegado à 2ª Divisão de Honra, escalão que disputou, consecutivamente, nas temporadas de 1994/95 e 1995/96.

E se na primeira dessas temporadas ainda aspirou a um eventual regresso ao primeiro escalão do futebol português, fruto de uma boa 1ª volta, já na segunda época, a descida à 2ª Divisão Nacional “B” esteve sempre no espectro presente do clube.
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 1994/95)
.
(Jogadores do FC Famalicão na temporada de 1994/95)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 1995/96)
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1995/96)
.
Tal viria a confirmar-se e a partir da temporada de 1996/97 o FC Famalicão passou a militar na 2ª Divisão Nacional “B”, disputando a Zona Norte. Duas tentativas falhadas de regresso à 2ª Divisão de Honra nas épocas de 1999/00 e 2000/01 agudizaram ainda mais o débil estado económico do clube.

Na época seguinte o desinvestimento foi forte e radical e com isso a equipa principal do FC Famalicão classificou-se no último lugar da Zona Norte da 2ª Divisão Nacional “B” e assim relegado ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão.

Regressou à Zona Norte da 2ª Divisão Nacional “B” depois do 2º lugar obtido na Serie B da 3ª Divisão Nacional, atrás do Aliados de Lordelo, no final da época de 2004/05. Permaneceu durante duas épocas naquele escalão ate ser novamente relegado à 3ª Divisão Nacional e no final da temporada de 2007/08 às competições distritais da A. F. de Braga.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 2004/05)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 2007/08)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 2008/09)
.
(Plantel do FC Famalicão na época de 2008/09)
.
(Plantel do FC Famalicão 2009/10)
.
(Plantel do FC Famalicão na temporada de 2009/10)
.
Em 2009/10 o FC Famalicão regressou à 3ª Divisão Nacional. É nesse escalão que o clube famalicense se encontra actualmente na temporada de 2010/11, encontrando-se a disputar a 1ª fase da prova, incluído na denominada Serie “B”.


Autor: Alberto de Castro Abreu

me chamo Ben hur de oliveira,tenho muito orgulho e honra por ter passado por famalicão.Este é um clube que merece estar num escalão maior.torço muito por vocês,muito obrigado por me darem a oportunidade de jogar neste clube.Estou morando em Atibaia SP, estou trabalhando com futebol em Atibaia e sou feliz abraços para os meus amigos Portugueses.
 
BEN HUR


Grande jogador que passou pelo nosso Grande f.C.famalicao. Era ainda muito jovem nesta altura mas recorda-me perfeitamente do Ben hur. Marcou o nosso clube assim como jogadores como lula, tanta, Nenad, Mitarski etc etc....

Saudaçoes para ti Ben Hur e continua a seguir o nosso clube em www.fcfamalicao.pt

Viva o FCFamalicao
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter