Glórias do Passado: Temporada de 1977/78 - 6ª Parte

 

Temporada de 1977/78 - 6ª Parte


Depois dos três resultados positivos alcançados, o Vitoria SC foi derrotado pelo SC Espinho na jornada que marcava o inicio da 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1977/78. Disputado num ambiente verdadeiramente escaldante, esta partida foi jogada no sempre difícil pelado do Campo da Avenida, na cidade de Espinho, a casa do clube espinhense.

O Vitoria SC, naturalmente, não conseguiu impor o seu estilo de jogo apoiado, jogando de pé para pé, pois aquele piso em terra batida pede, efectivamente, outro tipo de futebol, mais directo, em força e brigão na luta corpo a corpo entre os jogadores. Nessas condições, mais forte, sai a ganhar a equipa da casa.

Disputado em grande velocidade, a equipa do Vitoria SC e SC Espinho dividiram os acontecimentos durante toda a 1ª parte, embora, as melhores oportunidades coubessem à equipa da casa.

No 2º tempo, porem, tudo se alterou, porque, aí, emergiu a péssima actuação do árbitro da A.F. de Lisboa, Fernando Lage, com um conjunto de decisões erradas que provocaram uma efervescência quase incontrolável nos adeptos instalados nas rudimentares bancadas do Campo da Avenida.

Tudo começou com o golo do Vitoria SC marcado por Mané logo no inicio da 2ª parte, concretamente, aos 55 minutos de jogo. O brasileiro do Vitoria SC surgiu isolado perante o guardião espinhense Gaspar depois de ter empurrado, de forma ilegal, o defesa Gonçalves, afastando-o do lance. Sozinho perante o guarda-redes, o avançado Mané não teve qualquer dificuldade em marcar e colocar o Vitoria SC na frente do marcador.

Sucede que, este golo causou uma onda de protestos protagonizados pelos jogadores do SC Espinho e pelo público afecto ao clube da casa. Esses protestos atingiram mesmo proporções tão graves que chegou mesmo a temer-se uma invasão de campo por parte dos adeptos espinhenses e a interrupção do jogo.
.
(Lance do jogo entre o SC Espino e o Vitoria SC no Campo da Avenida. Nesta imagem vemos o vitoriano Almiro e o jogador do SC Espinho Reis)
.
A partida acabou, porem, por ser reatada apesar dos ânimos verdadeiramente incendiados entre os jogadores e o publico, de tal forma que, poucos minutos depois, o brasileiro Mané do Vitoria SC terá agredido Gonçalves, jogador espinhense com quem o jogador vimaranense estava “picado” desde o momento do golo inaugural.

Logo após, ocorreu mais um erro grave por parte do árbitro da partida. Certamente pressionado pela onda escaldante que rodeava o terreno de jogo, Fernando Lage assinalou uma grande penalidade contra o Vitoria SC punindo uma falta inexistente do defesa Soares sobre o espinhense Canavarro.

Desta vez, foi a vez dos vitorianos protestarem veementemente a decisão do árbitro, obviamente, sem qualquer sucesso. E assim, Reis, avançado espinhense, fez o golo do empate para o SC Espinho aos 60 minutos de jogo.

Poucos minutos depois foi a vez de Gonçalves retribuir o “mimo” e agredir barbaramente o jogador do Vitoria SC, Mané, com um soco na cara. Mane, depois de recuperado e com a camisola completamente manchada de sangue, reentra em campo e corre para Gonçalves para tirar de esforço. Em consequência, o árbitro do encontro dá ordem de expulsão a Mané e o Vitoria SC fica assim reduzido num elemento.

O SC Espinho em vantagem numérica e com o público empolgado nas bancadas vai em busca do triunfo. O Vitoria SC sofre a impetuosidade do adversário, as constantes decisões erradas do árbitro e ainda a contrariedade de ser obrigado a substituir o guarda-redes Melo, lesionado, pelo seu suplente Rodrigues.

Mas com todo o brio e estoicismo o Vitoria SC vai aguentando a igualdade, até que a 10 minutos do final do jogo sofre o golo que ditará a derrota. Reis cruza para grande área do Vitoria SC, Canavarro, avançado do SC Espinho, ganha o ressalto no meio da defesa vimaranense e faz o 2-1.
.
(Jogada ofensiva do Vitoria SC, com Mané a dominar o esférico enquanto o companheiro Tito ficou pelo terreno)
.
O Vitoria SC regressou a casa na jornada seguinte do Campeonato Nacional da 1ª Divisão para retomar o caminho do êxito. Venceu com dificuldade a equipa do Portimonense SC por 1-0.

Mais uma vez o terreno de jogo do Estádio Municipal de Guimarães apresentava-se completamente alegado por causa das intempéries verificadas durante toda a semana. Por isso, o Vitoria SC teve grandes dificuldades em impor o seu jogo, enquanto, por outro lado, a formação algarvia, com uma postura bem defensiva, ficava com a vida mais facilitada.
.
(O guardião algarvio Jorge importunado por Romeu, enquanto Ferreira da Costa está atento ao lance neste jogo entre o Vitoria SC e o Portimonense SC na época de 1977/78)
.
O certo é que o Vitoria SC fez o golo muito cedo, através de Tito, aproveitando bem um lance de sorte, é certo, num erro individual do defesa João Cardoso, mas também com um sentido de oportunidade e capacidade de finalização próprias de um grande goleador.

A vencer desde os 15 minutos, o Vitoria SC continuou a dominar os acontecimentos e a criar as oportunidades suficientes para aumentar a vantagem. Todavia, na baliza algarvia estava aquele que viria a ser o homem do jogo, o guarda-redes Jorge, o qual com um punhado de magníficas defesas evitou, sucessivamente, mais golos para a equipa do Vitoria SC.
.
(Novamente uma jogada na grande area do conjunto algarvio, com os vitorianos Soares e o capitão Tito entre vários defesas do Portimonense SC)
.
O jogo terminaria com a vitória dos vimaranenses por 1-0. Foi um triunfo justo e incontestável da equipa do Vitoria SC, e que apenas não foi mais avolumado pelo estado quase impraticável do relvado e as grandes intervenções do guarda-redes algarvio Jorge a impedir os golos aos jogadores vitorianos.

Autor: Alberto de Castro Abreu

amigo. como posso ver todas as glorias di«o passado ja publicadas? um abraço
 
Meu caro Amigo,

É muito simples. Basta aceder ao blogue através de www.gloriasdopassado.pt.vu e no lado direito tem varios itens onde estão organizados todos os posts.

Por exemplo, clicando em cima de "Glorias do Passado VSC" poderá ver todos as glorias recordadas do Vitoria SC.

Disfrute,

Alberto de Castro Abreu
 
Caro amigo Abreu, um abraço. Ontem tinha feito um comentário a este post, mas depois não foi possível enviar porque o serviço estava inacessível.
Espero que este blogue continue por muito mais tempo, tem estado brilhante!
Em relação ao Caraça, que foi uma das glórias do Lus. Évora na 1ª divisão, a par do Vital ( gr ), José Pedro, Falé, Paixão, Teotónio, Vicente, Cordeiro, Vaz, Flora, Mitó, Patalino, entre muitos outros, gostaria apenas de completar seus dados com os jogos/gols que ele fez em algumas das épocas no clube eborense, na 1ª divisão:
55/56: 21/10;
58/59: 22/13;
59/60: 26/9;
60/61: 23/5;
61/62: 18/1;
62/63: 25/8;
63/64: 25/3;
64/65: 12/0.
Um abraço,

Alcindo Dias
 
Espero que este blog tenha continuidade nas épocas e glórias do passado do Vitória.?É excelente este blog, pois podemos verificar com grande exatidão a história do nosso clube.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter