Glórias do Passado: Ferraz

 

Ferraz


João Passos Ferraz, nascido a 28 de Março de 1913, foi um dos principais jogadores do Vitoria SC no início da década de 40, período onde o clube vimaranense conquistou diversos feitos desportivos e, definitivamente, projectou-se no panorama futebolístico nacional.

Antes de ingressar no Vitoria SC no decurso da época de 1941/42, Ferraz representou o Boavista FC durante várias temporadas consecutivas e no clube axadrezado atingiu grande notoriedade jogando como avançado nos campeonatos distritais do Porto e nos escalões secundários do futebol nacional.

Na época de 1940/41 o Boavista FC volta a disputar a principal competição portuguesa, agora denominado como Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de na temporada de 1935/36 ter participado na 1ª Liga.
.
(Equipa do Boavista FC em 1936)
.
Ferraz integrou a equipa boavisteira que disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1940/41, onde o Boavista FC não foi alem do último lugar na tabela classificativa.

Nesta competição o Boavista FC conseguiu alcançar como resultados positivos somente duas vitórias e um empate, sempre jogando na condição de visitado, concretamente, os triunfos frente ao Unidos de Lisboa e à Académica de Coimbra, e o empate contra o SL Benfica.
.
(Equipa do Boavista FC na época de 1936/37)
.
Na época de 1941/42 o avançado Ferraz é contratado pelo Vitoria SC. O clube vimaranense pagou a quantia de 2.700 escudos ao Boavista FC pela desvinculação e ao atleta oferece um ordenado mensal de 300 escudos e um emprego na cidade de Guimarães.

Irá permanecer ao serviço do Vitoria SC durante quatro temporadas consecutivas e na cidade de Guimarães criar ligações afectivas fortes que perduraram durante toda a sua vida.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
.
(Lance do SL Benfica - Vitoria SC na época de 1941/42, com Alexandre a conduzir o esférico e Ferraz, atrás, a acompanhar a ofensiva vitoriana)
.
A estreia oficial com a camisola vitoriana ocorre no dia 23 de Novembro de 1941, no Campo do Benlhevai, num desafio entre o Vitoria SC e o FC Vizela já no decurso da 2ª volta do Campeonato Distrital da A. F. de Braga na temporada de 1941/42.

Nessa particular partida, o Vitoria SC venceu a formação vizelense por concludentes 14-0, sendo o avançado Ferraz, com uma estreia bastante auspiciosa, o autor de 6 golos vimaranenses.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
.
A verdade é que Ferraz viria a confirmar todos os seus predicados como um futebolista de grande qualidade, tornando-se num jogador bastante influente na manobra da equipa do Vitoria SC. Revelou-se um excelente avançado e um temido goleador.

Esta época de 1941/42 fica marcada na história do clube vimaranense como aquela em que o Vitoria SC disputou pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Também nesta mesma temporada, o Vitoria SC alcançou outro feito de relevo histórico quando se apurou, também pela primeira vez, para disputar uma final da Taça de Portugal.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
(Ferraz em acção ao serviço do Vitoria SC em desafio frente ao FC Porto na temporada de 1941/42)
.
A época de 1941/42 iniciou-se com a conquista do Campeonato Distrital da A. F. de Braga. Essa conquista permitia ao Vitoria SC disputar com o campeão da A.F. de Aveiro o acesso ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Esse jogo histórico e decisivo realizou-se no Campo da Constituição na cidade do Porto, concretamente, no dia 11 de Janeiro de 1942, onde o Vitoria SC defrontou e venceu o CF União de Lamas por 6-4.

Ferraz alinhou como titular nessa histórica equipa vitoriana, comandada pelo técnico Alberto Augusto, jogando na frente de ataque com Laureta, Miguel, Alexandre e o extremo Bravo.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
.
Concretizando um grande sonho de todos os vimaranenses, o Vitoria SC participou pela primeira vez na sua história no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1941/42.

A principal prova nacional foi disputada por 12 clubes, terminando a equipa do Vitoria SC classificada no 11º lugar, contabilizando 13 pontos, decorrentes do somatório de 6 triunfos e um empate.

O avançado Ferraz alinhou em 21 jogos do Campeonato Nacional da 1º Divisão, sendo o autor de 13 golos, sagrando-se assim como o melhor marcador do Vitoria SC nesta competição.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
O outro ponto alto desta primeira época de Ferraz no Vitoria SC foi a presença da equipa vimaranense na final da Taça de Portugal. Depois de eliminar o GD Estoril Praia, o SC Espinho e o Sporting CP, o Vitoria SC disputou a histórica final da Taça de Portugal no dia 12 de Julho de 1942, no Campo do Lumiar, na cidade Lisboa, frente ao CF Belenenses.

Ferraz foi titular na frente de ataque vimaranense com Laureta, Miguel, Alexandre e, desta feita, o extremo Arlindo. Contudo, foi o CF Belenenses, uma grande potência do futebol luso naquela época, o grande vencedor da Taça de Portugal ao derrotar o Vitoria SC por 2-0 na final da competição.
.
(Jogo frente ao Unidos de Lisboa, com Alexandre no remate e Ferraz atras na expectativa pelo Vitoria SC na época de 1941/42)
.
Durante o período em que o avançado Ferraz representou a equipa vimaranense, o Vitoria SC participou sempre no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, pois, invariavelmente, sagrou-se campeão distrital em todas aquelas épocas.

Neste período, o Vitoria SC assumia uma hegemonia total na região, passando o seu principal rival na disputa daquelas competições a ser o FC Famalicão e já não o SC Braga como tinha acontecido ate então.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1942/43)
.
(Ferraz aponta assim o terceiro golo do Vitoria SC no triunfo sobre o SL Benfica no Campo do Benlhevai na época de 1942/43)
.
Na época de 1942/43 o Vitoria SC continuou a ser treinado pelo mestre Alberto Augusto. Como se disse, depois de vencer a competição regional, o Vitoria SC disputou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, terminando a prova na 8ª posição da tabela classificativa.

Nesta prova, o avançado Ferraz voltou a ser o melhor marcador da equipa do Vitoria SC, atingindo uma média de golos verdadeiramente notável. Marcou, assim, 18 golos nos 14 jogos em que alinhou com a camisola do Vitoria SC na principal competição portuguesa.
.
(Equipa do Vitoria SC e do SC Olhanense na época de 1942/43)
.
Na época seguinte, depois de vencer novamente o Campeonato Distrital da A. F. de Braga, a equipa do Vitoria SC participou, novamente, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Desta feita, a formação vimaranense repetiu o 8º lugar na classificação geral, embora tivesse realizado uma prestação abaixo das suas potencialidades.

Desta vez, Ferraz também não atingiu os mesmos níveis como goleador da equipa. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1943/44 marcou apenas 2 golos nos 16 desafios da prova em que alinhou.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1943/44)
.
(Ferraz disputando o lance com o guarda-redes do GD Estoril Praia na época de 1943/44)
.
Ferraz, já um veterano jogador, terá começado a perder alguma preponderância na equipa vimaranense, de tal forma que na época seguinte de 1944/45 nem sempre foi titular na equipa comandada por Alberto Augusto.

Nesta temporada, depois de sagrar-se campeão distrital, o Vitoria SC, mais uma vez, alcançou um 8º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Desta feita, o avançado Ferraz apontou um total de 4 golos na prova, tendo actuando apenas em 10 partidas.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1944/45)
.
(Lance disputado no espaço aereo entre Ferraz do Vitoria SC e um jogador do GD Estoril Praia na temporada de 1944/45)
.
Esta época de 1944/45 foi a ultima temporada de Ferraz ao serviço do Vitoria SC, fechando um ciclo de quatro anos consecutivos, recheados, como se descreveu, de muitos êxitos e conquistas.

João Passos Ferraz veio a falecer já com 94 anos de idade na cidade da Povoa de Varzim, onde se encontra sepultado, no dia 5 de Fevereiro de 2006, tendo sido naquela altura devidamente homenageado pelo Vitoria SC.

Autor: Alberto de Castro Abreu

O que se passa com este excelente blog que não tenho acesso aos conteúdos já publicados?
 
Meu caro José Guilherme, basta ir aos links que se encontram do lado direito do blogue, onde diz, por exemplo, "Glorias do Passado VSC", clicar e ver o conteudo de cada uma das pastas.

Saudações Vitorianas,

Albeto de Castro Abreu
 
Tenho alguns blogs, e eu gosto que você está propondo uma parceria de link,
eu amplamente disponibilizadas aos meus blogs para aumentar minhas visitas a meus
sócios também recebem mais visitas em seus blogs também, e é uma ótima maneira para
a divulgação do nosso trabalho , o que eu faria tudo da minha colaboração com ela,
mas se não for por favor me diga o que você quer com o que nós faremos o mesmo, de um abraço,
parabéns pelo seu blog e estou esperando para aceitar a associação
Vários blogs pagerank

Vida de bombeiro
Fluzão
Curiosidades
Humor
Mensagens
Car News
Informatica
Science
Recipes
 
Caro Alberto, o que (me) acontece é quando abro o site continua a aparecer o Ferraz (8 julho 2010) a toda a largura e não vejo mais nada, seja no meu computador e outro. Não sei se isto acontece a outros...
Obrigado pela atenção
José Guilherme
 
Meu caro Guilherme, porque link está a entrar?

Para acessar ao blogue tem que digitar o seguinte endereço:

++++++++++++++++++++++++++
www.gloriasdopassado.pt.vu
++++++++++++++++++++++++++
 
Realmente, estava a entrar pelo antigo endereço (blogspot), daí...
Obrigado pela paciência
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter