Glórias do Passado: Sion

 

Sion


Em meados da temporada de 2000/01 o Vitoria SC contratou o controverso futebolista Sion, para reforçar a frente de ataque de uma equipa que vivia algumas dificuldades na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O efeito causado com o ingresso de Sion no Vitoria SC acabou por ser importante para a manutenção da equipa vimaranense no principal escalão do futebol português. Foi mesmo um jogador decisivo em vários encontros do Vitoria SC sendo mesmo o autor do golo que selou a permanência.

O inicio da carreira de Romano Sion remonta à década de 80 e às escolas de formação do AFC Ajax de Amesterdão, reconhecidamente, uma das melhores academias de jogadores de futebol em todo o mundo.

Romano Sion nasceu no Suriname, uma antiga colónia holandesa, no dia 9 de Junho de 1971. Mas muito novo viajou para a Holanda e, como se disse, ai começou a jogar futebol aos 16 anos de idade.

Terminada a sua formação no AFC Ajax rumou a Inglaterra para jogar à experiencia no Millwall FC, da cidade de Londres, na época de 1987/88. Dura pouco tempo a sua passagem por terras de sua majestade, onde apenas actua em um jogo oficial.

Acaba por regressar à Holanda para ingressar no FC Harlem. Vive três temporadas consecutivas nesta equipa, mas apenas nas duas últimas épocas é que as suas prestações adquirem algum protagonismo, embora o clube estivesse, nesta altura, a militar na 2ª Divisão Holandesa.
.
(Plantel do FC Harlem na época de 1989/90)
.
Regressa ao primeiro escalão do futebol holandês para representar o SVV Dordrecht´90 e onde continua a fase ascendente da sua carreira futebolística. Em 1993/94 ingressa na equipa do RBC Roosendaal e cumpre mais uma boa temporada, transferindo-se, na época de 1994/95 para o FC Groningen, um dos grandes clubes holandeses.

Assume-se titular indiscutível na formação do FC Groningen durante as duas primeiras épocas de permanência naquele clube. Revela-se um jogador fundamental e goleador no ataque da equipa holandesa.

Começa a época de 1996/97 no FC Groningen, a sua terceira temporada neste clube, mas a meio do campeonato Sion é cedido ao BVO Emmen onde termina em grande estilo e com muitos golos.
.
(Romano Sion com a camisola do FC Groningen)
.
(Romano Sion)
.
Em 1997/98 continua ao serviço do BVO Emmen, onde acaba por despertar as atenções do futebol espanhol, e a meio dessa mesma época vai reforçar a equipa galega do SD Compostela, a militar na principal liga espanhola de futebol, numa transferência bastante dispendiosa.

O jogador caiu no goto da “aficion” galega e tornou-se um verdadeiro ídolo do clube. Os primeiros meses ao serviço do SD Compostela foram excelentes, recheado de grandes exibições e golos, alguns deles de grande efeito e ainda hoje inesquecíveis para os adeptos do clube azul celeste.
.
(Romano Sion representando o SD Compostela)
.
(Romano Sion no SD Compostela)
.
Um dos momentos mais recordados é um soberbo golo que marcou contra o RC Celta de Vigo no Estádio dos Balaídos, 40 segundos depois de entrar em campo a substituir um companheiro de equipa. Para muitos aficionados do clube galego este é simplesmente o melhor golo da história do clube.
.

(Celebre golo de Sion ao RC Celta de Vigo)
.

(Romano Sion no SD Compostela)

Nesta época de 1997/98, com o técnico Fernando Vasquez, e com jogadores da craveira como o russo Popov, o nigeriano Ohen, Christiansen, ou do búlgaro Penev, o Compostela SAD não resistiu ao poderio dos adversários acabando por ser relegado ao escalão secundário do futebol espanhol, não indo além do 17º lugar na classificação geral da 1º Liga.

De lá para cá nunca mais o Multiusos de San Lazaro, estádio do popular “Compos”, foi palco de qualquer jogo da apelidada Liga das Estrelas. Depois daquela descida de divisão o Compostela SAD foi descendo abruptamente no panorama futebolístico da nossa vizinha Espanha quase chegando à extinção.

(Sion no SD Compostela)

Contudo, Romano Sion foi um dos poucos jogadores considerados “estrelas” na equipa galega a permanecer no clube na 2ª Divisão Nacional. Os seus desempenhos, porem, nunca foram muito homogéneos, alternando, consecutivamente, as grandes exibições com momentos muito negativos, não só ao nível exibicional como comportamental.

Na época de 1998/99 o Compostela SAD foi treinado por António Maceda, antigo defesa internacional da Selecção espanhola, e antigo jogador do Sporting de Gijon e do Real Madrid. O “Compos” não foi alem do 8º lugar na 2ª Divisão espanhola, falhando assim o objectivo de regressar à 1ª Liga.

(Plantel do SD Compostela na época de 2000/01)

(Romano Sion no SD Compostela)
.
Três temporadas e meia ao serviço do SD Compostela foram porém suficientes para deixar nos adeptos do clube galego alguma nostalgia e reconhecimento. Em Janeiro de 2001 acordou a sua saída do SD Compostela e ingressou no Vitoria SC para realizar a segunda metade do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Romano Sion fez a sua estreia oficial com a camisola do Vitoria SC no dia 3 de Fevereiro de 2001 no Estádio D. Afonso Henriques, actuando os 90 minutos de um desafio a contar para a principal liga portuguesa contra o FC Alverca. O Vitoria SC, nesta altura ainda treinado Álvaro Magalhães, não foi, contudo, alem de mais um empate comprometedor a 2-2.
.

(Plantel do Vitoria SC na época de 2000/01)

(Apresentação de Sion com a camisola do Vitoria SC)

No Vitoria SC, Sion jogava mesmo como avançado centro, embora a formação e a sua carreira tivesse sido, preferencialmente, jogando como extremo esquerdo. Romano Sion tinha um pé esquerdo notável, com uma qualidade técnica deslumbrante e uma forte potência no remate.

Era um jogador muito habilidoso no um contra um, agressivo e com uma rapidez, digamos, possante pois, fisicamente, era um atleta fortíssimo. Marcava alguns golos, mas não podia-se considerar um verdadeiro goleador. Romano Sion era bem mais um jogador de assistências e abertura de espaços na frente de ataque.

(Romano Sion ao serviço do Vitoria SC num desafio frente ao CF Belenenses na época de 2000/01)
.

(Romano Sion no Vitoria SC)
.
(Frente ao Boavista FC no Estádio D. Afonso Henriques)
.
Havia, porém, o lado negro na personalidade de Romano Sion. Alem de ser um jogador excêntrico, controverso e demasiado temperamental – que lhe valeram varias expulsões e pesados castigos – Sion tinham um carácter difícil, gostava da vida nocturna e e era viciado em jogos de fortuna e azar.

Predicados que, efectivamente, não combinam com um profissional de alta competição. Dizem mesmo as “más-línguas” que o presidente Caneda, no SD Compostela, pagava o seu salário directamente à mulher para que o jogador não desbaratasse todo o seu dinheiro nos casinos da região.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.
(Romano Sion no Vitoria SC)
.
(Sion em esforço num jogo contra o SC Salgueiros)
.
Também em Guimarães o seu mau feitio foi nefasto para a sua carreira acabando por comprometer a sua continuidade no clube onde até já era capitão de equipa. Durante um treino pegou-se com o treinador adjunto Costeado e foi expulso da sessão pelo treinador principal Augusto Inácio, advertindo-o que “falasse menos e jogasse mais”. E a partir de então Sion foi, praticamente, afastado da equipa até à sua saída do clube.

Em Guimarães, a época de 2000/01 começou com o treinador brasileiro Paulo Autuori. Entretanto, o técnico brasileiro, vítima dos maus resultados, foi substituído por Álvaro Magalhães, o treinador do Vitoria SC no momento em que Romano Sion é contratado.
.
(Jogo frente ao CD Aves na época de 2000/01)
.

(Contra o FC Moreirense em jogo da Taça de Portugal)
.
Romano Sion foi titular indiscutível na equipa do Vitoria desde a sua chegada a Guimarães. Mesmo quando Augusto Inácio substituiu Álvaro Magalhães no cargo, Sion continuou a ser intocável na equipa principal do Vitoria SC.

Com grandes dificuldades, o Vitoria acabou a prova no 15º lugar da geral, garantindo a permanência na 1ª Divisão Nacional com um triunfo sobre o SC Farense, com o golo decisivo a ser apontado por Romano Sion.

No cômputo global, Romano Sion actuou em 12 jogos pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 2000/01, sendo o autor de 5 golos da equipa vimaranense na competição.

Na época seguinte, Augusto Inácio manteve-se como técnico principal do Vitoria SC e Romano Sion era apontado como uma das mais-valias da formação vimaranense. Infelizmente, tais expectativas não se vieram a confirmar e Sion entrou mesmo em ruptura com a equipa técnica do Vitoria SC e antes do final da temporada rescindiu o contrato com o clube vimaranense.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2001/02)
.

(Romano Sion cumprimentando o guarda-redes Quim)
.

(Golo de Sion apontado ao SC Braga na época de 2001/02)
.
Nesta época de 2001/02, o avançado Romano Sion não conseguiu a titularidade e jogou somente 5 jogos na principal competição portuguesa, tendo apontado um único golo na prova, numa temporada em que o Vitoria SC ficou em 9º lugar da classificação final.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2001/02)
.

(Sion em acção perseguido pelo jovem Tiago do SC Braga)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2001/02)
.
Depois do Vitoria SC, Romano Sion tentou a sua sorte no futebol inglês. Esteve à experiencia em alguns clubes mas acabou por regressar a Portugal e ingressar no Rio Ave FC a militar na 2ª Liga portuguesa na temporada de 2002/03.

Devidos a problemas burocráticos, Sion só começou a ser utilizado a partir do mês de Janeiro, aquando da reabertura do mercado, mas nessa segunda metade da época de 2002/03 os seus desempenhos foram fundamentais para que a equipa vilacondense alcançasse a subida de divisão. Marcou 4 golos em 12 jogos pelo Rio Ave FC no Campeonato Nacional da 2ª Liga na época de 2002/03
.
(Plantel do Rio Ave FC na época de 2002/03)
.
(Sion observa esta jogada de Gama no Rio Ave FC - SC Farense no Estádio dos Arcos em Vila do Conde)
.
(Equipa do Rio Ave FC na época de 2002/03)
.
Depois de conseguir a subida de divisão com o Rio Ave FC, a época de 2002/03 ainda não tinha terminado para Romano Sion. Ainda rubricou um contrato de um mês para jogar pela Universidad Las Palmas a liguilha de acesso à 2ª Divisão espanhola.

No verão de 2003 integrou a preparação da nova época de 2003/04 do Cadiz CF. Porém, a sua forma física não agradou aos responsáveis do clube e o jogador não rubricou contrato com o clube espanhol.

Após vários anos de ausência decidiu regressar definitivamente à Holanda e ai continuar a jogar futebol. Agora, já veterano e praticamente em final de carreira, Sion jogou em clubes com pouca expressão e nas divisões secundárias do futebol holandês, como o PKC´93, clube da cidade de Groningen, e o WKE Emmen.

Encerrada definitivamente a carreira, Romano Sion ainda jogou em vários encontros e torneios de futebol de veteranos em representação do AFC Ajax, o seu primeiro clube como futebolista.
.
(Romano Sion nos veteranos do AFCJ AjaxI
.
Mais recentemente, Romano Sion, hoje com praticamente com 40 anos de idade, voltou a ter o seu nome ligado a uma polémica grave, com uma associação de antigos jogadores a acusa-lo de roubo e extorsão de uma quantia de alguns milhares de euros.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabéns pelo trabalho realizado aqui no Blogue.
 
Muito bom o seu blog.

Parabéns!!

Abraço Brasileiro!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter