Glórias do Passado: Cavungi

 

Cavungi


Proveniente das antigas colónias portuguesas, Cavungi ingressou no SL Benfica ainda nas camadas jovens na temporada de 1973/74 e logo tornou-se umas das grandes esperanças do futebol benfiquista.

Em meados da década de 70 conquistou um lugar no plantel principal do SL Benfica, mas a verdade é que nunca conseguiu fixar-se como titular indiscutível na equipa principal encarnada e assim deixar de ser apenas mais uma eterna esperança do futebol português.

Jogou duas temporadas na equipa de juniores do SL Benfica nas épocas de 1973/74 e 1974/75, ano onde ajudou a formação encarnada a vencer o Campeonato Nacional da Juniores, vencendo na final da competição o FC Porto por 2-0.

Cavungi, cujo nome completo é Manuel Francisco Salvador, nascido no dia 1 de Fevereiro de 1957 em Luanda – capital angolana, foi um dos jogadores juniores promovidos pelo técnico Mário Wilson à equipa principal do SL Benfica no início da temporada de 1975/76. No decorrer do Campeonato Nacional da 1ª Divisão daquela época apenas foi utilizado em uma ocasião, como suplente utilizado, acabando por ver assim o seu nome no lote de jogadores que se sagraram campeões nacionais.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1975/76)
.
Já com o inglês John Mortimore ao leme da equipa, o SL Benfica, com o jovem Cavungi nas suas fileiras, voltou a ser campeão nacional ao conquistar o 1º lugar do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77.

Contudo, Cavungi, voltou apenas a ser utilizado num jogo da prova tendo actuado como suplente utilizado. Nestas duas épocas, na verdade, Cavungi raramente chegava ao lote de convocados da equipa principal do SL Benfica, limitando-se a jogar pela equipa de reservas dos encarnados nas provas distritais.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1976/77)
.
(Cavungi no SL Benfica)
.

(Plantel do SL Benfica na temporada de 1976/77)
.
(Equipa de juniores do SL Benfica na decada de 70)
.
(Plantel do SL Benfica na temporada de 1976/77)
.
Já na época de 1977/78 a sua sorte parecia que iria mudar e as oportunidades começaram a surgir mais frequentemente. Realizou 13 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado 2 golos na prova, naquele que seria a sua melhor temporada ao serviço do SL Benfica.

Por seu turno, o SL Benfica não conseguiu revalidar o título de campeão nacional, perdendo o principal ceptro do futebol português para o FC Porto. De resto, Cavungi não voltou a conquistar o título de campeão nacional, pois também nos anos seguintes a principal competição portuguesa voltou a ser vencida pelo FC Porto e em 1979/80 pelo Sporting CP.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1977/78)
.
(Cavungi no SL Benfica)
.
Cavungi caracterizava-se por ser um médio ofensivo muito rápido, puramente tecnicista e um driblador nato. A capacidade de remate e a debilidade física eram os factores mais negativos em Cavungi, alem do facto de muito o acusarem de ser excessivamente individualista.

Destaquemos, nesta época de 1977/78, o jogo disputado no Estádio da Luz entre o SL Benfica e o Vitoria SC a contar para a 18ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1977/78)
.
(Equipa de reservas do SL Benfica na época de 1977/78)
.
Nesta altura, Cavungi era titular na equipa do SL Benfica e, nesse jogo que os encarnados derrotaram a formação do Vitoria SC por 2-0, o jogador de origens africanas realizou uma brilhante e arrebatadora exibição.

Acabou mesmo por ser fundamental na jogada que ditou o segundo golo do SL Benfica aos 64 minutos apontado por Nené. Foi em Cavungi, com uma serie de dribles sucessivos, que se iniciou a jogada que resultou no 2-0 final.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1977/78)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1977/78)
.
Seguiram-se duas épocas mais ao serviço do SL Benfica. Em 1978/79, ainda sob o comando do técnico inglês John Mortimore, Cavungi jogou apenas 8 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Já na temporada seguinte de 1979/80, agora, novamente, sob o comando técnico de Mário Wilson, o treinador que o lançou no plantel principal, Cavungi jogou somente 6 jogos, sempre na condição de suplente utilizado, tendo nesta época marcado um golo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Para o seu curriculum fica ainda a referencia para a conquista da Taça de Portugal nesta época de 1979/80, onde o SL Benfica venceu na final o FC Porto por 1-0, num jogo que não contou com a presença de Cavungi.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1978/79)
.
(Cavungi no SL Benfica)
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1978/79)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1978/79)
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1979/80)
.
(Equipa de reservas do SL Benfica na época de 1979/80)
.
Completamente tapado no SL Benfica, o centrocampista Cavungi foi cedido ao SC Braga, treinado por Mário Lino, na temporada de 1980/81, onde a equipa arsenalista conseguiu um honroso 6º lugar na classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Não convenceu e não foi titular indiscutível na equipa arsenalista, embora ainda tivesse actuado em 20 jogos da principal liga nacional, sendo que, na verdade, apenas em 10 desses encontros jogou como titular. Registe-se, por outro lado, que nesta época ao serviço do SC Braga o médio Cavungi não apontou qualquer golo.
.
(Cavungi no SC Braga na época de 1980/81)
.
(Cavungi no SC Braga)
.
(Cavungi no SC Braga)
.
Ainda regressou ao plantel do SL Benfica na época de 1981/82. Contudo, nesta altura, sob o comando do treinador Lajos Baroti, Cavungi nunca foi utilizado em qualquer jogo oficial.

Terminou a sua passagem pelo primeiro escalão do futebol português na temporada de 1982/83 ao serviço do recém promovido GC Alcobaça, naquela que foi única participação deste clube no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do GC Alcobaça na época de 1982/83)
.
(Cavungi no GC Alcobaça)
.
(Cavungi no GC Alcobaça na temporada de 1982/83)
.
Não foi, porem, brilhante essa presença do GC Alcobaça no escalão maior do futebol português, dado que o clube acabou por ser novamente relegado à divisão secundária. Na verdade, o GC Alcobaça cedo viu-se condenado à despromoção, pois desde a 10ª jornada da prova que o clube caiu no último lugar e dessa posição nunca mais saiu.

Cavungi, uma das ultimas aquisições do GC Alcobaça no inicio da temporada de 1982/83, sob o comando técnico de Orlando Moreira e posteriormente por Edmundo Duarte, acabou por ser um dos melhores jogadores da equipa alcobacense, sendo utilizado em 29 jogos e tendo apontado 4 golos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do GC Alcobaça na época de 1982/83)
.
(Cavungi no GC Alcobaça)
.
(Equipa do GD Alcobaça na época de 1982/83)
.
(Cavungi no GC Alcobaça)
.
Actualmente, com 53 anos de idade, Cavungi está vivo, regressou e reside na sua terra natal, em Angola, continuando a ser uma presença assídua e reconhecida no futebol angolano.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter