Glórias do Passado: Kasongo

 

Kasongo


Em meados da década de 90 o Vitoria SC voltou-se novamente para o mercado africano para a contratação de jogadores à semelhança daquilo que havia acontecido na década anterior.

Aproveitando os conhecimentos privilegiados do seu antigo jogador N´Dinga Mbote o Vitoria SC contratou no inicio da temporada de 1996/97 o lateral esquerdo Kasongo Kabue e o extremo Katanga Makalamba.

Kasongo, internacional congolês, acabou por ser aquele que teve algum sucesso no Vitoria SC, chegando mesmo a ser titular na equipa vimaranense comandada por Quinito na época de 1997/98.

Nascido no dia 31 de Julho de 1970 na cidade de Kinshasa na Republica Democrática do Congo, antigo Zaire, Kasongo Kabue começou a sua carreira de futebolista profissional no FC Lubumbashi Sport na temporada de 1990/91.

No futebol congolês representou ainda as formações as equipas do DC Motema Pembe e o AS Vita Clube. No seu percurso no país natal realça-se a conquista da Taça do Congo nos anos de 1993 e 1994, o Campeonato Nacional do Congo em 1994 e a Taça Vencedores da Taça Africana no mesmo ano, sempre ao serviço da formação do DC Motema Pembe.

Foi também um jogador importante para a selecção nacional onde jogou entre os anos de 1992 até 2002, destacando-se as presenças ao serviço do seleccionado do Congo na CAN dos anos de 1992, 1996 e em 2000.
.
(Selecção do RD Congo capitaneada por Kasongo em 1996)
.
Ingressou no Vitoria SC, treinado por Jaime Pacheco, no inicio da época de 1996/97, como se disse, por indicação do N´Dinga Mbote, proveniente do AS Vita Clube. Rubricou, na altura, um contrato valido para quatro temporadas com o Vitoria SC.

As dificuldades de adaptação, obviamente, e a boa forma do defesa lateral Quim Berto, dificultaram a sua presença na equipa principal do Vitoria SC, motivo pelo qual o jogador foi cedido ao SC Covilhã na sua primeira temporada no futebol português.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1996/97)
.
A equipa serrana militava na 2ª Divisão de Honra e foi inicialmente treinada por Vieira Nunes, técnico que viria a ser substituído pelo antigo guarda-redes do Vitoria SC, António Jesus.

O defesa congolês Kasongo conseguiu afirmar-se como titular da equipa do SC Covilhã, tendo alinhado em 20 jogos na edição da época de 1996/97 do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra.

O desempenho da formação serrana na competição não foi, contudo, famoso pois, na verdade, a equipa do SC Covilhã nunca conseguiu almejar uma posição que o pusesse a salvo, acabando por descer de divisão ao classificar-se no 16º lugar da tabela geral.
.
(Equipa do SC Covilhã na época de 1996/97)
.
(Kasongo no SC Covilhã na temporada de 1996/97)
.
(Kasongo no SC Covilhã)
.
As suas prestações ao serviço do SC Covilhã e a transferência de Quim Berto para o Sporting CP influenciaram o seu regresso ao plantel do Vitoria SC na temporada seguinte de 1997/98.

Para a posição de lateral esquerdo o Vitoria SC contratou na mesma época o português Tito, jogador vimaranense a quem todos atribuíam a condição de titular. Todavia, foi Kasongo quem conseguiu agarrar o lugar na equipa principal acabando por realizar um total de 26 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1997/98)
.

(Kasongo no Vitoria SC)
.
Foi, portanto, nesta época que realizou a estreia oficial com a camisola do Vitoria SC. Perante 10.000 espectadores que acorreram ao Estádio D. Afonso Henriques, o Vitoria SC recebeu a Académica de Coimbra na noite do dia 23 de Agosto de 1997 em jogo a contar para a principal liga portuguesa.

Kasongo, realizando uma boa exibição, foi titular na equipa vitoriana jogando como lateral esquerdo, formando um quarteto defensivo com José Carlos, Alexandre e Márcio Theodoro, enquanto na baliza actuou o guarda-redes Neno.
.
(Kasongo disputando um lance com o portista Capucho na época de 1997/98 entre o FC Porto - Vitoria SC)
.
Neste jogo de estreia oficial de Kasongo com a camisola do Vitoria SC fica para a história o triunfo alcançado pela formação vimaranense por 1-0, com um golo apontado pelo brasileiro Gilmar aos 21 minutos.

Na época de 1997/98 salienta-se, desde logo, o facto de a equipa do Vitoria SC ter sido a defesa menos batida do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com apenas 25 golos sofridos ao longo de toda a competição.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1997/98)
.
(Kasongo no Vitoria SC)
.
Nesta temporada, o Vitoria SC garantiu, mais uma vez, o acesso às provas internacionais, desta vez, por via de um brilhante 3º lugar conquistado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, consequência da sensacional prestação realizada pelos vimaranenses ao longo do ano.

O congolês Kasongo era um defesa lateral esquerdo muito rápido e ofensivo. De facto, era no aspecto ofensivo que mais se destacava a acção de Kasongo pois apoiava com muita facilidade o ataque do Vitoria SC.

Por esse motivo, em várias ocasiões, sobretudo depois de Quinito assumir o comando da equipa do Vitoria SC em substituição de Jaime Pacheco, Kasongo também actuou como extremo esquerdo, enquanto Tito, um jogador mais defensivo, ocupava o lugar de defesa lateral.
.
(Kasongo no Vitoria SC)
.
Na época seguinte de 1998/99 Kasongo dividiu a condição de titular na equipa do Vitoria SC com Tito. Alias, desta feita, Kasongo foi muito menos utilizado na equipa principal, tendo actuado somente em 13 encontros do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Ainda assim, durante a época de 1998/99, o defesa Alexandre actuou em 21 jogos do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo apontado, mais uma vez, 2 golos ao longo da competição. Marcou na derrota do Vitoria SC no Estádio Vidal Pinheiro frente ao SC Salgueiros, por 3-2, e num triunfo vimaranense frente ao GD Chaves, em Guimarães, por 6-1.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1998/99)
.
(Kasongo na temporada de 1998/99 no Vitoria SC)
.
Colectivamente, a temporada de 1998/99 começou muito mal para o Vitoria SC. O certo é que só depois do regresso de Quinito ao comando técnico em substituição de Zoran Filipovic é que o Vitoria SC começou a melhorar o seu desempenho, sem contudo conseguir atingir os objectivos delineados no início da temporada.

O final da temporada de 1998/99 marcou o ponto final da carreira de Kasongo no Vitoria SC. Embora ainda com contrato em vigor com os vimaranenses, o congolês Kasongo viu-se envolvido no negócio da transferência do espanhol Carlos Alvarez do GD Chaves para o Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
(Kasongo em acção no Vitoria SC)
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1998/99)
.
É desta forma que se iniciará um vínculo histórico de Kasongo com o GD Chaves. Foram 9 temporadas consecutivas ao serviço da formação transmontana, jogando no primeiro escalão, na 2ª Divisão de Honra e mesmo na 2ª Divisão “B”. Kasongo tornou-se num filho adoptivo da terra e radicou-se definitivamente na cidade de Chaves.

Kasongo jogou na 2ª Divisão de Honra na época de 1999/00, nesta que seria a sua primeira temporada ao serviço do GD Chaves. A equipa flaviense almejava o regresso à 1ª Divisão Nacional, contudo, esse desiderato não foi atingido, acabando por realizar uma prova frustrante, terminando a competição apenas no 12º lugar.
.
(Plantel do GD Chaves na época de 1999/00)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.

(Kasongo no GD Chaves)
.
O GD Chaves, apesar de ter uma equipa bem reforçada, com Kasongo como titular indiscutível, nunca conseguiu chegar perto sequer dos lugares da promoção à 1ª Divisão Nacional.

Em 2000/01 a equipa do GD Chaves voltou a repetir o 12º lugar da classificação do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra, enquanto na época seguinte de 2001/02 o clube melhorou bastante e terminou a prova posicionado na 5ª posição.
.
(Plantel do GD Chaves na época de 2000/01)
.
(Kasongo no GD Chaves na época de 2000/01)
.
Esta temporada de 2001/02 foi, alias, uma época muito conturbada para o clube flaviense. A formação transmontana conseguiu realizar uma temporada com muita dignidade depois de passar por uma grave crise financeira com graves repercussões com salários em atraso para os seus profissionais.

Durante a 1ª volta o GD Chaves até chegou a ocupar os lugares que permitiam a subida de divisão. Depois, com a crise vivida e os jogadores sem as melhores condições de trabalho, os resultados foram piorando à medida que a equipa foi descendo na tabela classificativa.
.
(Plantel do GD Chaves na temporada de 2001/02)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
Na época seguinte de 2002/03, apesar da crise económica, financeira e directiva, o GD Chaves realizou uma temporada apreciável no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra, realizando uma competição bem tranquila, selada com um 7º lugar na classificação.

Se nunca conseguiu estar a lutar pela subida à 1ª Divisão Nacional, a verdade é que o GD Chaves também nunca esteve perto sequer dos lugares de descida, desfecho que muitos auguravam ao conjunto transmontano.
.
(GD Chaves na época de 2002/03)
.
(Equipa do GD Chaves na temporada de 2002/03)
.
O percurso do GD Chaves na temporada de 2003/04 assemelhou-se bastante aquele que havia sido calcorreado na época anterior. Pode dizer-se, assim, que a presença da formação flaviense no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra na época de 2003/04 não teve grande história.

A equipa flaviense nunca foi capaz de chegar à luta pela promoção, mas também não esteve, mais uma vez, envolvido na luta pela sobrevivência no segundo escalão do futebol português, terminando a prova no 10º lugar.
.
(Plantel do GD Chaves na época de 2003/04)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
(Equipa do GD Chaves na época de 2003/04)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
Depois de cinco temporadas consecutivas no GD Chaves, Kasongo continuava titular na equipa principal, situação que alias se manteve quase até ao final da sua carreira de futebolista.

Em 2004/05 a equipa flaviense terminou a prova no 17º lugar, classificação que redundaria na descida à 2ª Divisão “B”. Porem, a desclassificação de outros clubes manteve o GD Chaves no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra.
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
Depois de uma época muito tranquila em 2005/06, com um 8º lugar na classificação geral da competição, o GD Chaves acabou mesmo por ser relegado à 2ª Divisão “B” no final da época de 2006/07, ao terminar a prova na 16ª posição.

Kasongo, o já veterano capitão flaviense, realizaria a última época da sua carreira como futebolista profissional na temporada de 2007/08 com o GD Chaves a disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”.
.
(Plantel do GD Chaves na temporada de 2006/07)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
(Plantel do GD Chaves na temporada de 2006/07)
.
(Kasongo no Estádio Municipal de Chaves)
.
(Plantel do GD Chaves na época de 2006/07)
.
(Plantel do GD Chaves na temporada de 2007/08)
.
(Kasongo no GD Chaves)
.
Com 38 anos de idade Kasongo colocou então um ponto final na carreira de futebolista. Permaneceu, porem, ao serviço do GD Chaves, agora integrando a equipa técnica do clube, exercendo, actualmente, as funções de treinador adjunto na equipa técnica liderada por Nuno Pinto.
.
(Kasongo Kabwe na equipa técnica do GD Chaves na temporada de 2009/10 quando ainda liderada por Ricardo Formosinho)


Autor: Alberto de Castro Abreu

muito bom
 
goste grande jogador
 
Um excelente exemplo para os mais novos. Actualmente está nos Juvenis/Juniores do G.D. CHAVES. A ensinar aquilo que bem sabe.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter