Glórias do Passado: Décio António

 

Décio António


Décio António foi mais um dos muitos jogadores brasileiros que representaram o Vitoria SC durante a década de 80. Não tendo sido totalmente convincente a sua passagem pelo Vitoria SC e nem mesmo a sua experiencia no futebol português, Décio António fica, contudo, com o seu nome ligado à histórica conquista da Supertaça Cândido de Oliveira pelo Vitoria SC em 1988 ao ser o autor de um dos golos que derrotaram o FC Porto numa das partidas que decidiram a atribuição do troféu.

Depois de uma sensacional época em 1986/87, onde o Vitoria SC foi o 3º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e atingiu os quartos-de-final da Taça Uefa, os vimaranenses ficaram órfãos do seu principal avançado, o celebre brasileiro Paulinho Cascavel, transferido para o Sporting CP a troco de um encaixe financeiro considerável.

Perante essa importante contingência, os responsáveis vimaranenses fizeram-se ao mercado de transferências e contrataram vários avançados para substituir o goleador Paulinho Cascavel.

O zairense Kipulo, o português Tozé, os brasileiros Caio Júnior, João de Deus e também Décio António foram os jogadores contratados pelo Vitoria SC para reforçar o sector atacante na temporada de 1987/88, embora, efectivamente, nenhum deles tenha sido capaz de fazer esquecer o notável artilheiro Paulinho Cascavel.

O brasileiro Décio António veio para o Vitoria SC numa altura em que era tido como um dos melhores avançados no futebol da zona sul do seu país, sobretudo, no Avaí FC, clube onde já era considerado um dos grandes ídolos.

Décio António Corazza, nascido na cidade gaúcha de Tapejara, no Brasil, no dia 11 de Junho de 1961, iniciou a pratica do futebol, mais seriamente, nos juniores do SC Internacional de Porto Alegre em 1978, onde, a partir de então, conquistou vários títulos no futebol jovem.

Terminado o período de formação, Décio António foi cedido ao EC Internacional de Lages no ano de 1981, disputando o Campeonato Catarinense, e ao CE Aymoré de São Leopoldo no ano seguinte de 1982, onde foi vice-campeão da 2ª Divisão do Campeonato Gaúcho e sagrou-se o melhor marcador da competição apontado 22 golos.

Sendo uma grande revelação com apenas 21 anos, Décio António ingressou no Avaí FC em Outubro de 1983, clube onde viria, realmente, a notabilizar-se no futebol brasileiro. Jogou no Avaí FC durante quase cinco anos consecutivos, tornando-se, até aos dias de hoje, numa verdadeira memória viva do popular clube catarinense.
.
(Equipa do Avaí FC na decada de 80)
.
(Décio António ao serviço do Avaí FC na decada de 80)
.
(Equipa do Avaí FC em 1984)
.
(Décio António ao serviço do Avaí FC)
.
(A equipa do Avaí FC no ano de 1985)
.
Depois de mais uma brilhante prestação no Campeonato Catarinense, o avançado Décio António foi transferido para o Vitoria SC no final do ano de 1987. Em Guimarães, como se disse, procurava-se incessantemente um sucessor para Paulinho Cascavel, pois as primeiras opções do clube no início da temporada de 1987/88 não estavam a revelar-se muito frutíferas.

E, nesse sentido, foi com enorme expectativa que se deu a chegada do brasileiro Décio António, rotulado de goleador, ao Vitoria SC. Ao jogador reconhecia-se um género muito similar a Paulinho Cascavel – um verdadeiro avançado centro, e todos esperavam que a sua adaptação à equipa fosse fácil tendo em conta o estilo de jogo do Vitoria SC.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1987/88)
.
Quando Décio António chegou ao Vitoria SC já o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1987/88 estava em curso e as prestações da equipa, até então, não estavam a corresponder as expectativas geradas.

Os maus resultados acabariam por ditar, entretanto, a saída do brasileiro René Simões do comando técnico da equipa e, posteriormente, António Oliveira, tendo José Torres acabado a comandar o Vitoria SC na temporada de 1987/88.
.
(Décio Antonio no Vitoria SC na temporada de 1987/88)
.
O novo avançado do Vitoria SC, Décio António, apresentou-se aos associados vimaranense num jogo que, embora de carácter particular, não deixa de ser um marco importante na história do clube.

Essa estreia aconteceu em Setembro de 1987, concretamente, no jogo da inauguração da iluminação artificial do Estádio Municipal de Guimarães. Nessa partida o Vitoria SC defrontou e venceu o Rio Ave FC por 1-0, com um golo apontado pelo médio internacional português Carvalho.
.
(Décio António na barreira da defesa do Vitoria SC no encontro da Taça de Portugal da época de 1987/88 contra o Ermesinde SC)
.
Já a estreia em jogos oficiais de Décio António com a camisola do Vitoria SC aconteceu poucos dias depois, precisamente, no dia 27 de Setembro de 1987, e deu-se em grande estilo, com o jogador brasileiro a realizar uma boa exibição, coroada, como se exige a ponta de lança, com a marcação de golos, dois tentos, naquela ocasião.

Em desafio a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC deslocou-se ao Algarve para defrontar o Portimonense SC. A equipa vimaranense, galvanizada, conseguiu um triunfo folgado por 1-4, numa partida que correu de feição ao Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1987/88)
.
Décio António foi titular no centro do ataque do Vitoria SC, apoiado por Ademir e Tozé. Revelou-se, desde logo, um verdadeiro homem de área, com sentido de oportunidade, muito determinado, aguerrido, disciplinado, com força e um jogador com elevado poder de choque.

Por outro lado, também se percebeu a falta de velocidade na execução e a ausência de grandes atributos técnicos, factores que contribuíam, marcadamente, para Décio António ser um jogador muito perdulário na hora da finalização.
.
(Décio António no jogo de estreia pelo Vitoria SC frente ao Rio Ave FC)
.
Movimentando-se com acuidade no interior da grande área adversária, Décio António, ainda assim, foi o autor de dois golos no triunfo do Vitoria SC sobre os algarvios do Portimonense SC, estreando-se da melhor maneira.

No primeiro golo, finalizou muito bem, no interior da grande área, uma excelente jogada individual de Ademir, enquanto no segundo tento revelou-se um bom cabeceador, ao corresponder de cabeça a uma solicitação de Tozé.
.
(Lance com Décio António do Vitoria SC e o guarda-redes Rui Correira do Sporting CP na temporada de 1987/88)
.
Deu indicações que poderia tratar-se de um reforço importante para a equipa do Vitoria SC. Esta auspiciosa estreia, porém, não se confirmou nos jogos seguintes e as actuações intermitentes de Décio António ao serviço do Vitoria SC nunca convenceram definitivamente a exigente massa associativa vimaranense.

As oportunidades como titular na equipa do Vitoria SC foram-se sucedendo, porém, os golos custavam a aparecer e o técnico António Oliveira foi forçado a retirar o jogador brasileiro do onze inicial, passando a sua utilização a ser mais esporádica.
.

(Novamente no jogo da estreia de Décio António ao serviço do Vitoria SC no encontro particular frente ao Rio Ave FC)
.
Ainda assim, Décio António jogou 16 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1987/88, tendo apontado 7 golos, acabando como o terceiro melhor marcador da equipa do Vitoria SC, atrás de Ademir que marcou 15 golos e Caio Júnior que apontou 8 tentos.

Alem dos dois golos que marcou ao Portimonense SC, Décio António marcou também na derrota do Vitoria SC frente ao GD Chaves por 3-1, no encontro da 9ª jornada, e no triunfo, em Guimarães, à 10ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, frente ao SC Salgueiros por 3-0.
.

(Jogo da final da Taça de Portugal entre FC Porto e o Vitoria SC, com Décio António no centro da defesa portista)
.
Décio António só voltaria a marcar apenas na 33ª e 34ª jornada da principal liga portuguesa, na derrota frente ao SC Farense por 2-1, no Estádio S. Luís, em Faro, e no triunfo vimaranense sobre a Académica de Coimbra por 3-0, onde foi autor de dois golos, numa partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães.

Esta época de 1987/88 acabou por ser um enorme fracasso colectivo para o Vitoria SC, onde o clube correu sérios riscos de descer de divisão, acabando por terminar no 14º lugar da classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Novamente no encontro da final da Taça de Portugal com Décio António na expectativa no interior da grande area do FC Porto)
.
Nesta temporada salvou-se, porém, a prestação da equipa do Vitoria SC na Taça de Portugal onde alcançou a final da competição. O Vitoria SC jogou a final da Taça de Portugal contra o FC Porto, num desafio que os portistas venceram por 1-0.

Já o brasileiro Décio António não foi titular da equipa vitoriana na final desta competição, todavia, foi suplente utilizado, entrando aos 58 minutos de jogo o lugar de Tozé, numa altura em que o encontro ainda se encontrava igualado a 0-0 e o técnico do Vitoria SC José Torres pretendia refrescar o sector atacante.
.
No final da temporada de 1987/88 esteve iminente a saída de Décio António do Vitoria SC. O jogador foi colocado na lista de dispensas do Vitoria SC e foi dado como praticamente certo no SC Farense, envolvido como moeda de troca na transferência do defesa lateral Nando para a turma vimaranense.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)
.

(Décio António no Vitoria SC na época de 1988/89)

(Décio António marcando o 1º golo do Vitoria SC na 1ª mão da final da Supertaça Candido Oliveira)
.
(Jogo frente ao SC Farense no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1988/89)
.
A saída de Décio António acabou por não confirmar-se e o jogador acabou integrado no plantel do Vitoria SC da época de 1988/89, que trouxe para o Vitoria SC um novo treinador, também ele brasileiro, Geninho.

De jogador dispensável, Décio António começou como titular no início da nova temporada. Foi titular na equipa do Vitoria SC no jogo da 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira contra o FC Porto no Estádio Municipal de Guimarães e que os vimaranenses venceram por 2-0, resultado que foi decisivo para a conquista do troféu já que no encontro da 2ª mão, disputado no Estádio da Antas, acabou com uma igualdade a 0-0.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)
.
(Décio António no Vitoria SC na temporada de 1988/89)
.
(Décio António no desafio entre o Vitoria SC - FC Porto na 1ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira na temporada de 1988/89)
.
(Movimentação no interior da grande area do Roda JC no encontro a contar para a Taça das Taças no Estádio Municipal de Guimarães)
.
O brasileiro Décio António foi mesmo o autor do primeiro golo do Vitoria SC no desafio da 1ª mão frente ao FC Porto. Aos 38 minutos de jogo, Décio António correspondeu com eficácia a um cruzamento de N´Dinga.

O médio zairense do Vitoria SC cruzou do lado direito do ataque para o interior da grande área portista, onde o defesa central do FC Porto, Dito, e o avançado vitoriano Chiquinho Carlos disputaram o lance. A bola sobraria, porém, para Décio António que, aproveitando bem a saída extemporânea do guardião portista Zé Beto, marcou o golo inaugural do Vitoria SC.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1988/89)
.
(Décio António exibindo o troféu da Supertaça Cândido Oliveira)
.
(Décio António, o n.º 11, festejando o golo do Vitoria SC)
. (Plantel do Vitoria SC na temporada de 1988/89)
.
(Décio António no Vitoria SC)
.
(Execução perfeita neste cabeceamento de Décio António)
.
O bom começo de época de Décio António não teve sequencia e o avançado brasileiro acabou por perder a titularidade. Ainda assim, Décio António realizou 21 jogos pelo Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1988/89, sendo o autor de cinco golos.

Bisou nos triunfos do Vitoria SC sobre o SC Farense por 3-0 no jogo da 20ª jornada e na vitoria dos vimaranenses sobre o Académico de Viseu por 5-0 na partida da 37ª jornada. Décio António marcou também no empate a 1-1 frente ao CD Nacional no encontro da 20ª jornada do nacional maior.
.
(Plantel do Vitoria SC na época e 1988/89)
.
(Caricatura de Décio António)
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o Vitoria de Setubal na temporada de 1988/89)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1988/89)
.
(Décio António)
.
(Décio António cobrindo o esférico no desafio entre o Vitoria SC e o SC Beira Mar)
.
A equipa do Vitoria SC realizou, todavia, uma época mediana da temporada de 1988/89, sem atingir o principal objectivo que era o apuramento para as competições europeias no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, terminando classificada apenas no 9º lugar da tabela classificativa.

Nesta época, destaque ainda para a estreia do jogador brasileiro nas competições internacionais de clubes, tendo Décio António actuado no jogo da 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça das Taças contra o Roda JC em que o Vitoria SC venceu por 1-0, resultado, todavia, insuficiente para manter os vimaranense em prova.
.
(Décio António festejando um golo do Vitoria SC)
. (Décio António e Silvinho durante um treino do Vitoria SC)
.
No final da temporada de 1988/89, o brasileiro Décio António acabou por rescindir amigavelmente o contrato que o ligava ao Vitoria SC. Rumou ao CAD Elvas na época de 1989/90 para disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Sul, tendo a equipa elvense conseguido o 4º lugar na classificação que lhe permitiu o acesso ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra, escalão criado na época de 1990/91.

Jogou duas temporadas no CAD Elvas, tendo na primeira temporada marcado 9 golos e actuado em 25 encontros, enquanto na época de 1990/91, sob o comando técnico de Manuel Cajuda, jogou 35 jogos e marcou 6 golos. O CAD Elvas terminou a competição no 14º lugar não conseguindo a manutenção no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra.
.
(Equipa do CAD Elvas na época de 1990/91)
.
Voltou a jogar a Zona Sul, agora do Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”, na época de 1991/92, representando o Atlético CP, treinado pelo malogrado Vítor Damas. As prestações de Décio António ficaram, porem, longe das expectativas. Jogou apenas 14 jogos e marcou um golo, numa competição em que o Atlético CP ficou classificado no 13º lugar.

A última experiencia de Décio António em Portugal foi ao serviço do CF Esperança de Lagos na época de 1992/93 disputando o Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”, Zona Sul.

A equipa algarvia, inicialmente treinada por Fernando Cabrita, tentava ascender ao segundo escalão do futebol português. Contudo, apesar do bom início de época, o CF Esperança de Lagos foi perdendo rendimento e afastou-se dos lugares cimeiros da tabela, não só não logrando a subida de divisão como acabou a jogar somente pela manutenção no escalão.
.
(Plantel do CF Esperança de Lagos na época de 1992/93)
. (Décio António no CF Esperança de Lagos)
. (Equipa do CF Esperança de Lagos na temporada de 1992/93)
.
Já um veterano jogador regressou ao Brasil para prosseguir a carreira e ainda a tempo de conseguir alcançar feitos importantes no seu palmarés. Em 1993/94 jogou no Tubarão FC, da cidade com o mesmo nome, no Estado de Santa Catarina.

Ainda em 1994 regressou ao Avaí FC, o clube onde Décio António atingiu a maior projecção. Ajudou o clube a regressar à 1ª Divisão do Campeonato Estadual de Santa Catarina, sagrando-se campeão do segundo escalão catarinense em 1994.

Já em final de carreira, com 36 anos de idade, o avançado Décio António ainda contribuiu para o título de campeão catarinense alcançado pelo Avaí FC no ano de 1997.
.
(Equipa do Avaí FC na decada de 90)
. (Em 1994 Décio António representando o Avaí FC)
.
(Equipa do Avaí FC no ano de 1994)
.
Terminada a carreira de futebolista, Décio António continuou ligado ao futebol. Teve uma rápida experiencia como técnico de futebol, treinando o Tiradentes FC da cidade de Florianópolis na 2ª Divisão do Campeonato Estadual de Santa Catarina.

Actualmente, Décio António, com 48 anos de idade, é comentador desportivo na Rádio Guarujá da cidade de Florianópolis, director de uma agência de publicidade e markting, representante no Brasil de uma empresa alemã de agenciamento de futebolistas e regularmente alinha pela equipa de veteranos do Avaí FC.
.
(Equipa de veteranos do Avaí FC)
.
(Décio António)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Alberto,segundo o Barata da LigadeHonra o Décio fez 31 jogos e marcou 14 golos pelo Atlético.
Abraço
 
O blogue ganhou uma distinção entregue pela nossa SAD. Passe pelo nosso blogue e beba champanhe a partir da taça.
 
Ninguém, me arranja a ficha de jogo do V. Guimarães 0-1 Sporting, para a Taça em 97/98 ?
Obrigado.
 
Decio Antonio grande pessoa e excelenmte atleta fico feliz de telo conhecido quando fui junior do avai
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter