Glórias do Passado: Zeferino

 

Zeferino


Zeferino foi, reconhecidamente, um dos jogadores mais importantes na história do Vitoria SC. Assumindo-se como comandante da equipa vitoriana a partir da temporada de 1935/36, Zeferino viveu inúmeras e inesquecíveis tardes de gloria com a camisola do Vitoria SC, desempenhando, com toda a sua categoria e qualidade, uma acção decisiva no catapultar do clube vimaranense para a alta roda do futebol português.

Relacionados com Zeferino estão outros factos de merecida saliência numa dissertação sobre a longa história do Vitoria SC. Assim, quando Zeferino ingressou no Vitoria SC em 1935 tornou-se o primeiro jogador adquirido fora de Guimarães e o primeiro profissional do clube, embora, mais tarde, viesse a acumular essa actividade com a função de motorista, tendo, para o efeito, a Direcção do Vitoria SC oferecido a carta de chauffeur e proporcionado um emprego numa conceituada empresa vimaranense.

Desde então, Zeferino, sempre com a mais louvável dedicação e entusiasmo, serviu o Vitoria SC como atleta durante 11 anos consecutivos, período onde, alem de ter assumido o nobre estatuto de capitão, foi sempre um jogador marcante e fundamental na equipa.

Manifestamente, Zeferino é tido como o melhor jogador do Vitoria SC na segunda metade da década de 30 e nos primeiros anos da década de 40, período onde o clube vimaranense ira atingir o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, chegar à final da Taça de Portugal e vencer, consecutivamente, o Campeonato Distrital da A.F. de Braga.

Zeferino António Duarte, o seu nome completo, é natural da cidade do Porto onde nasceu no ano de 1914. Tripeiro de gema iniciou a pratica do futebol no principal equipa da cidade, o FC Porto, clube onde se formou como jogador.

Percorreu todas as categorias de base do FC Porto, desde os infantis, pela mão do treinador Isidoro Santos, até chegar à equipa principal portista pela mão do conceituado técnico Joseph Szabo.

Nesse tempo participou num dos jogos mais celebres jogos que opõe os rivais FC Porto e SL Benfica, concretamente, aquele que se jogou no dia 28 de Maio de 1933, no Campo da Constituição, na cidade do Porto, a contar para o Campeonato de Portugal, e que a turma portista venceu, goleando os encarnados por 8-0.

Enquanto jogador da equipa principal do FC Porto, Zeferino integrou ainda a selecção da A.F. do Porto nas competições inter-asssociações disputadas com Coimbra, Setúbal e Braga.

Antes de ingressar no Vitoria SC, Zeferino teve ainda uma curta passagem de poucos dias pelo Gil Vicente FC, onde iria jogar e comandar como treinador a equipa da cidade de Barcelos nas competições distritais.

Porem, um convite vindo do Vitoria SC no início da temporada de 1935/36, levou Zeferino à cidade de Guimarães, onde iria auferir um ordenado a rondar os 500 escudos, quantia bem superior aos 200 escudos que ganhava no FC Porto.

O primeiro jogo que Zeferino fará ao serviço do Vitoria SC é uma partida amigável que marca o início de época futebolística de 1935/36 contra o Leixões SC no Campo do Benlhevai, em Guimarães.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1935/36)
.
Naquele jogo nota-se uma larga afluência do público vimaranense ávido de ver actuar os novos jogadores da equipa do Vitoria SC, profundamente remodelada, sobretudo, com as entradas do ilustre Zeferino, Clemente, o novo avançado centro e do internacional português Alberto Augusto, que exerceria as funções de jogado/treinador.

O Vitoria SC acabaria por perder aquele encontro frente ao Leixões SC por 2-3, embora tivesse estado a ganhar na 1ª parte por 2-0. Na verdade, a má condição física da equipa vitoriana, própria do início da temporada, ditou a desvantagem verificada na segunda metade da partida, onde os leixonenses recuperaram da desvantagem e, a final, conseguiram vencer.

De qualquer forma, logo neste primeiro jogo com a camisola vitoriana, notou-se a qualidade do médio centro Zeferino, considerado, claramente, como o melhor jogador do Vitoria SC naquela partida.
.
(Zeferino no Vitoria SC)
.
Mas, o primeiro jogo de carácter oficial de Zeferino no Vitoria SC aconteceu no dia 6 de Outubro de 1935, precisamente, na jornada inaugural do Campeonato Distrital da A.F. de Braga da temporada de 1935/36.

Curiosamente, para o Vitoria SC, o primeiro jogo desta competição teve como opositor o SC Braga, pois o adversário inicialmente sorteado para a 1ª Jornada, a AD Esposende, acabou por ser afastado antes do inicio oficial da prova por não reunir as condições regulamentares exigidas.

Assim, deparava-se ao Vitoria SC o velho rival SC Braga no Campo do Benlhevai logo no primeiro jogo da competição distrital. Uma verdadeira multidão encheu o velho campo vimaranense para assistir a uma esplêndida exibição de Zeferino e ao triunfo do Vitoria SC sobre os arsenalistas por 3-1.

A turma vimaranense, apoiada no futebol categorizado de Zeferino, realizou uma 1ª parte notável e ao intervalo já estava a vencer por 3-0, com golos da autoria de Constantino e um bis de João Jesus.

Na 2ª metade, a equipa do Vitoria SC decaiu um pouco de produção, assumindo, desde então, o SC Braga maior pendor, acabando, todavia, por marcar apenas um golo através de Tamanqueiro.

Aquele resultado era um bom pronuncio para a época que se iniciava, contudo, o Vitoria SC não logrou atingir na plenitude os objectivos definidos. De facto, depois de uma derrota frente ao SC Braga por 5-0, no desafio da 2ª volta do Campeonato Distrital da A.F. de Braga, e um empate na cidade de Fafe, frente ao SC Fafe, por 1-1 na penúltima jornada, deitaram por terra as aspirações do Vitoria SC à conquista do titulo.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1935/36)
.
Zeferino fica particularmente ligado a ambos os jogos. No desafio de Braga, decisivo para o SC Braga, ocorreram diversas incidências que levaram os vitorianos a queixaram-se amargamente da arbitragem de Avelino Lima do Colégio de Árbitros de Coimbra.

Ao intervalo o SC Braga já vencia por 1-0 com um golo apontado na transformação de uma grande penalidade inexistente. Já na 2ª parte o SC Braga chegou ao segundo golo num lance em que o seu jogador introduz, visivelmente, a bola com a mão no interior da baliza.

Na sequência dos inúmeros protestos dos jogadores vimaranenses, o médio centro Zeferino, um jogador fundamental na manobra da equipa, acabou por ser expulso. A partir de então, reduzido a dez elementos o Vitoria SC claudicou definitivamente e acabou amplamente derrotado.

Já na partida frente ao SC Fafe que, recorde-se, terminou igualada a 1-1, o destaque vai para o golo apontado por Zeferino, o seu primeiro golo oficial com a camisola do Vitoria SC, apontado na conversão de um livre directo à entrada da área fafense.

Este empate do Vitoria SC na cidade de Fafe na penúltima jornada da competição, quando só o triunfo mantinha os vimaranenses na liderança, permitiu a ultrapassagem na classificação por parte do SC Braga que assim sagrou-se o campeão distrital, enquanto a equipa vitoriana ficou no 2º lugar.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1935/36)
.
Na temporada seguinte de 1936/37 o Vitoria SC sagrou-se campeão regional, o primeiro título conquistado por Zeferino ao serviço da formação vimaranense, feito que iria repetir-se na época de 1937/38.

O Vitoria SC começava assim a afirmar-se como o principal clube da região minhota, estatuto que foi solidificando nos anos seguintes e lhe é reconhecido até aos dias de hoje.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1936/37)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1937/38)
.
A época de 1938/39 começa com um grave conflito interno entre Zeferino e o Vitoria SC, um desaguisado que quase manchou a passagem deste nobre jogador pelo clube vimaranense.

Zeferino tinha uma encantadora proposta para regressar ao FC Porto. Por seu turno, o Vitoria SC não estava na disposição de dispensar o contributo de tão valioso jogador a qualquer preço.

O certo é que Zeferino balançou bastante com o cenário de regressar ao FC Porto e assumiu comportamentos pouco condizentes com a conduta sem mácula que ate então tinha assumido no Vitoria SC.

Zeferino ausentou-se dos estágios, não compareceu aos jogos do Vitoria SC e, à revelia do clube vimaranense, chegou a representar o FC Porto em três ocasiões. A tudo isto acrescentou uma entrevista ao Norte Desportivo que mais agudizou as relações do jogador com os responsáveis directivos do Vitoria SC.

Nessa entrevista, Zeferino acusava o Vitoria SC de lhe dever alguns salários e que os seus dirigentes não cumpriam a promessa de o empregar como motorista. Os responsáveis vitorianos, repondo a verdade publicamente, negaram qualquer divida ao jogador e explicaram a razão pela qual o jogador ainda não estava empregado, salientando, porem, que tinha sido um dirigente do clube a custear a carta de condução de Zeferino bem como o veiculo onde aquele exerceria a sua profissão.

Em consequência do conflito, Zeferino foi suspenso pela Direcção do Vitoria SC e impedido de jogar em qualquer outro clube. Zeferino, homem honrado, fez um acto de contrição, desculpou-se pelas atitudes tomadas, e pediu para voltar a jogar no Vitoria SC.

Inicialmente, a Direcção vitoriana não se mostrava pelos ajustes e não estava disposta a perdoar o jogador. Contudo, após algum tempo decorrido, com o publico arrependimento manifestado pelo jogador e a insistência dos sócios do clube em voltar a vê-lo com a camisola do Vitoria SC, os responsáveis vitorianos cederam e levantaram-lhe a suspensão. O admirável Zeferino estava assim de regresso a Guimarães e voltava a dar o seu valioso contributo à equipa do Vitoria SC.

O Vitoria SC foi novamente campeão distrital da A.F. de Braga nessa época de 1938/39 e foi ainda campeão do Minho, numa prova disputada entre os melhores classificados da A.F. de Braga e da A.F. de Viana do Castelo. Nesta temporada, regista-se ainda a participação do Vitoria SC, pela primeira vez na sua história, na Taça de Portugal.

É precisamente nessa competição, disputada no sistema de eliminatórias, com jogos a duas mãos, que o Vitoria SC cumpre o seu primeiro grande feito com clubes de dimensão nacional. Depois de eliminar a Ovarense por 5-0 no Campo do Benlhevai, em Guimarães, o Vitoria SC disputa com o FC Porto, antiga clube de Zeferino, a eliminatória seguinte.

E, sensacionalmente, O Vitoria SC vence em Guimarães o jogo da 1ª mão, disputado no dia 14 de Maio de 1939, por 3-2, feito histórico e bastante festejado na cidade. Acaba todavia eliminado e vergando ao poderio do FC Porto no jogo da 2ª mão, no Campo da Constituição, perdendo por 11-1.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1938/39)
.
Na época de 1939/40 o Vitoria SC sagrou-se campeão distrital e campeão do Minho, provas que viria a vencer novamente na época seguinte de 1940/41. Assim, na temporada de 1940/41, a colectividade vimaranense conquista o penta-campeonato distrital e o tri-campeonato do Minho.

Nesta temporada de 1940/41 o Vitoria SC alcança um novo feito a nível nacional. Nos quartos de final da Taça de Portugal os vimaranenses tiveram que defrontar o FC Barreirense, campeão distrital da A.F. de Setúbal e a militar na 1ª Divisão Nacional, um conjunto recheado de jogadores internacionais portugueses.
.
No jogo da 1ª mão o Vitoria SC obtém um surpreendente nulo no Barreiro. Contudo, é no jogo da 2ª mão, disputado em Guimarães, que acontece o imprevisto e que causa grande espanto e repercussão a nível nacional. O Vitoria SC goleia o FC Barreirense por 6-1, eliminando a reputada equipa da margem sul do Tejo da Taça de Portugal.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1939/40)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1940/41)
.
(Jogadores d Vitoria SC em 1940/41)
.
Chega, entretanto, a marcante época de 1941/42, a temporada em que o Vitoria SC disputou pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão e a final da Taça de Portugal, a segunda mais importante prova nacional.

A temporada de 1941/42 iniciou, novamente, com a conquista do título de campeão distrital. Esse triunfo na prova regional permitia ao Vitoria SC disputar com o campeão da A.F. de Aveiro o acesso ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão, num jogo a disputar em campo neutro.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.

(Zeferino em acção no encontro frente ao CF Belenenses na final da Taça de Portugal da temporada de 1941/42)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
Esse jogo histórico realizou-se no Campo da Constituição, na cidade do Porto, concretamente, no dia 11 de Janeiro de 1942, onde o Vitoria SC defrontaria o CF União de Lamas.

Liderado por Zeferino no meio campo, o Vitoria SC venceu aquele decisivo encontro por 6-4, concretizado, assim, o grande sonho de participar na principal competição futebolística nacional e onde se encontravam os maiores clubes portugueses.
.
(O CF União de Lamas e o Vitoria SC no celebre jogo de 1941/42)
.
O primeiro jogo do Vitória SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão ocorreu no dia 18 de Janeiro de 1942, no Campo do Benlhevai, em Guimarães, frente ao SC Olhanense, tendo os vitorianos vencido por 4-0.

A prova era disputada por 12 clubes. O Vitoria SC terminou a prova classificado no 11º lugar com 13 pontos, e nos 22 jogos da competição, o clube vimaranense venceu 6 partidas, perdeu 15 e empatou apenas 1.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
(Zeferino no Vitoria SC)
.
Zeferino foi totalista na equipa do Vitoria SC. Realizou todos os 22 jogos da competição, tendo apontado 5 golos. Foi, inquestionavelmente, um dos jogadores mais cotados do clube vimaranense.

Esta época de 1941/42 teve ainda outro ponto alto, nomeadamente, quando a equipa vitoriana atingiu a final da Taça de Portugal, depois de eliminar na meia final da competição o Sporting CP.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1941/42)
.
(Zeferino em acção numa partida entre o CF Belenenses e o Vitoria SC)
.
A final da Taça de Portugal disputou-se no dia 12 de Julho de 1942, no Campo do Lumiar, em Lisboa, frente ao CF Belenenses, uma grande potência do futebol luso naquela época.

O médio Zeferino foi, naturalmente, titular na equipa do Vitoria SC que acabou derrotada por 2-0, com golos de Quaresma e Gilberto, conquistando o CF Belenenses a Taça de Portugal da temporada de 1941/42.

Em Zeferino, alem das inegáveis qualidades técnicas que o definiam como uma dos melhores centrocampistas portugueses, tornou-se celebre um adereço que utilizava em cada um dos jogos. De facto, a partir de determinada altura da sua carreira, Zeferino não dispensava o uso de uma boina ou gorro preto na cabeça e desde então é visível e diferencia-se em todas as imagens como desportista.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1941/42)
.
(Zeferino com o seu celebre gorro no Vitoria SC)
.
Na época de 1942/43 o Vitoria SC continuava a ser treinado por Alberto Augusto e sagrou-se, mais uma vez, campeão regional ao vencer o Campeonato Distrital da A. F. de Braga com apenas uma derrota em toda a competição.

Como campeão distrital o Vitoria SC foi apurado a disputar a edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão naquela temporada, acabando classificado na 8ª posição da tabela geral, recordando-se, como ponto mais alto da prova, a goleada infligida ao campeão nacional SL Benfica, no Campo do Benlhevai, em Guimarães, por 5-1. Zeferino continuou titular do Vitoria SC, realizando 18 jogos ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e apontado 2 golos.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1942/43)
.
(Zeferino no Vitoria SC)
.
(Vitoria SC e SC Olhanense na época de 1942/43)
.
Na época seguinte de 1943/44, o Vitoria SC, sem qualquer dificuldade, sagrou-se novamente vencedor do Campeonato Distrital da A.F. de Braga, com cinco pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

Já no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1943/44 o Vitoria SC realizou uma má época motivada, essencialmente, pela interdição que o Campo do Benlhevai foi alvo.

De qualquer forma, o Vitoria SC acabou a competição classificado no 8º lugar, com o capitão Zeferino a actuar em 15 jogos oficiais e a ser o autor de 1 golo da equipa vitoriana na competição.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1943/44)
.
(Zeferino na capa da conceituada Revista "Stadium")
.
(A equipa do Vitoria SC na homenagem a Franklim)
.
A época de 1944/45 foi a ultima temporada de Zeferino como titular no Vitoria SC. A idade ia avançando e o célebre médio tornava-se um veterano. Ainda assim foi importantíssimo na campanha do Vitoria SC, tanto a nível regional como nacional.

Invariavelmente, o Vitoria SC voltou a sagrar-se campeão regional nesta temporada enquanto no Campeonato Nacional da 1ª Divisão repetiu a 8ª posição na tabela classificativa.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1944/45)
.
Na principal competição nacional, Zeferino realizou 18 jogos, tendo apontado 4 golos na prova. No final da época esteve prevista a festa de despedida de Zeferino num jogo entre o Vitoria SC e o Boavista FC.

No entanto, aquela festa de despedida acabou por não se realizar porque Zeferino acedeu ao desejo da Direcção e dos associados do Vitoria SC em continuar a jogar durante mais uma temporada.
.
(Zeferino em acção na partida entre o GD Estoril Praia e o Vitoria SC na época de 1944/45)
.
A época de 1945/56 trás ao comando técnico da equipa do Vitoria SC o húngaro Alexandre Peics. O Vitoria SC sagra-se campeão da região, mas, desta vez, numa competição intitulada como Campeonato do Minho devido à extinção da A. F. de Viana do Castelo o que levou à junção numa só prova das equipas da região de Braga e de Viana do Castelo.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1945/46, onde o Vitoria SC foi novamente o 8º classificado, o veterano Zeferino, praticamente, não foi utilizado. Jogou somente um jogo e não apontou qualquer golo.

Havia chegado o momento de abandonar definitivamente a pratica do futebol. Zeferino fez a sua despedida das lides desportivas no dia 30 de Junho de 1946, numa festa de carinho e simpatia prestada pelo Vitoria SC ao honroso atleta.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1945/46)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1945/46)
.
Abandonou a pratica do futebol, mas não deixou Guimarães ou a sua dedicação ao Vitoria SC. Foi treinador das camadas jovens do clube, celebrizando-se, no final da década de 50, no comando da equipa de juniores vencedora do Campeonato Distrital da A.F. de Braga da época de 1958/59, onde pontificava Pedras.
.
(Equipa de Juniores do Vitoria SC na época de 1958/59)
.
(Equipa de Juniores do Vitoria SC na temporada de 1958/59)
.
E em Guimarães viveu ate ao final da vinda. Ingressou no Vitoria SC em 1935 e em Guimarães ficou para sempre. Faleceu, com 62 anos de idade, em Agosto de 1976, constituindo o seu funeral, alem do pesar, uma verdadeira manifestação de gratidão e reconhecimento por parte dos associados vitorianos.
.
(Zeferino Duarte)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Filho mais velho de Zeferino António Duarte, eu, José, com 72 anos de idade, apenas ontem, 14 de Maio de 2012 tive a felicidade de encontrar - mero acaso - o trabalho do senhor Alberto da Costa Abreu sobre o meu saudoso pai. Apreciei e agradeço sensibilizado o texto; as fotos também vão ser-me úteis, pois inclui bastantes inéditas, estando agora mais do que nunca galvanizado para elaborar uma brochura sobre a vida do jogador ZEFERINO e organizar uma festa de família por ocasião do seu 100º.aniversário de nascimento, que terá lugar em 16 de Dezembro de 2013. Renovo os meus sinceros agradecimentos, desde já ao seu dispor - um amigo.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter