Glórias do Passado: União Futebol Comércio e Indústria de Tomar

 

União Futebol Comércio e Indústria de Tomar




O União Futebol Comercio e Industria de Tomar é o principal representante da cidade de Tomar no futebol nacional, adoptando, inclusivamente, as cores distintivas do burgo, o preto e o vermelho.

Fundado no dia 4 de Maio de 1914 o União de Tomar teve o auge da sua história no período compreendido entre os finais da década de 60 e meados da década de 70, altura em que o clube nabantino militou no primeiro escalão do futebol português, constituindo-se, até hoje, como o único clube do distrito de Santarém a participar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Foi, obviamente, nesse ciclo áureo da vida do União de Tomar que os tomarenses viveram os momentos mais relevantes da sua história e tiveram também a oportunidade assistir aos desempenhos de alguns dos melhores jogadores que serviram o clube, como foram os casos de Fernando Cabrita, Vítor Batista, Raul Aguas, José Vital, João Barnabé, Manuel José, Simões ou Eusébio.

O União de Tomar participou pela primeira em competições nacionais na temporada de 1936/37 altura em que disputou a 2ª Liga Nacional inserido na Serie 6. Voltou a disputar a 2ª Divisão Nacional nas épocas de 1941/42 e 1942/43 vencendo em ambas as ocasiões a serie onde esteve incluído.
.

(Equipa do União de Tomar na época e 1940/41)

.
Já na nos finais da década de 50 iniciou uma caminhada que levaria o clube, paulatinamente, desde os escalões distritais da A. F. de Santarém ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Sagrou-se campeão distrital de Santarém nas épocas de 1940/41, 1941/42 e 1955/56. Só na década de 80 voltou a vencer a principal competição dos regionais de Santarém, concretamente, na temporada de 1987/88 e, uma década depois, na época de 1997/98.

Realce-se, também, para o triunfo na 2ª Divisão Distrital da A. F. de Santarém na época de 1957/58. Com a criação da 3ª Divisão Nacional o União de Tomar começou a militar neste escalão nos inícios da década de 60.

Na temporada de 1964/65, o União de Tomar conquista o seu primeiro grande troféu nacional. Vence o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, derrotando na final da competição a AD Ovarense por 3-1.

Por isso, na época de 1965/66, volta a disputar o Campeonato Nacional da 2ª Divisão, incluído na Zona Norte. Sensacionalmente, apenas duas épocas depois, o União de Tomar vai alcançar a 1ª Divisão Nacional, concretizando uma grande aspiração de todos os nabantinos.

Venceu a Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão na temporada de 1967/68 e subiu ao primeiro escalão do futebol português. Disputou, nessa mesma época, a final da competição contra o Atlético CP, vencedor da Zona Sul, mas desta feita, não arrecadou o troféu, pois saiu derrotado na final da competição pela turma alcantarense por 3-2.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1967/68)


Estreia-se, assim, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na temporada de 1968/69, sob o comando técnico de Óscar Telechea, antigo treinador do Vitoria SC. Neste ano de estreia na alta roda do futebol português, o União de Tomar tornou-se numa das principais sensações da prova.

Realizando uma campanha de grande qualidade, apelidada por muitos como verdadeiramente notável, o União de Tomar classificou-se no 10º lugar da tabela classificativa final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, historicamente, a sua melhor classificação de sempre nesta competição.

O primeiro jogo oficial entre o União de Tomar e o Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, ocorreu à 5ª jornada da competição referente à temporada de 1968/69, precisamente, no dia 6 de Outubro de 1968.

A equipa nabantina venceu, surpreendentemente, o Vitoria SC por 3-1. O Vitoria SC demonstrou muitas dificuldades em adaptar-se ao piso pelado do Estádio Municipal de Tomar, denominado, posteriormente, como Estádio Municipal 25 de Abril.

Impedido de impor a melhor qualidade técnica do seu futebol, o Vitoria SC viu-se impelido para uma batalha mais física. Durante a 1ª parte a equipa vimaranense ainda controlou a partida, dominando o adversário e dispondo de algumas boas ocasiões de golo.

Na 2ª parte, a equipa tomarense, fortemente apoiada pelos seus adeptos, superou-se, controlou os acontecimentos e fez golos, enquanto o Vitoria SC decaiu visivelmente na sua prestação e acabou justamente derrotado por 3-1 pelo União de Tomar.

A equipa do Vitoria SC, treinada pelo brasileiro Jorge Vieira, numas das temporadas mais brilhantes da história do clube, apresentou-se, neste encontro, com a seguinte formação: Rodrigues; Gualter, Manuel Pinto, Joaquim Jorge e Daniel; Artur, Peres, o capitão, e Augusto; Manoel, Carlos Manuel e Mendes.

Ao longo do encontro, o médio Silva entrou a substituir Artur, enquanto Manafá substituiu Mendes. Por ultimo, referencia para o autor do único golo apontado pelo Vitoria SC, autoria do centrocampista brasileiro Augusto.

Nas várias presenças do União de Tomar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e nos desafios disputados contra o Vitoria SC é seguro salientar a grande dificuldade que os vimaranenses sempre tiveram em jogar e pontuar nos encontros frente aos nabantinos.

Ainda assim o saldo é francamente favorável ao Vitoria SC. Em doze jogos realizado entre os dois clubes no primeiro escalão do futebol português, os vimaranenses venceram em seis ocasiões, verificou-se dois empates, ambos em partidas jogadas em Guimarães, e ocorreram quatro triunfos do União de Tomar.

Garantida a permanência no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1968/69, o União de Tomar voltou a disputar a principal competição portuguesa na temporada seguinte, embora, desta feita, com resultados menos relevantes.

Terminando no 14º lugar da classificação final da competição, o União de Tomar não conseguiu, lamentavelmente, garantir a manutenção e acabou por ser relegado à 2ª Divisão Nacional.


(Plantel do União de Tomar na época de 1969/70)


Seria, porem, uma passagem efémera pelo segundo escalão do futebol português, pois no final da época de 1970/71 o União de Tomar regressou ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão, depois de classificar-se no 2º lugar da Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Na temporada de 1971/72 o União de Tomar liderado por Fernando Cabrita voltou a ser primodivisionário e, numa luta titânica, conseguiu garantir a manutenção no principal escalão nacional, terminando a prova colocado no 12º lugar da classificação.


(Plantel do União de Tomar na temporada de 1971/72)

.
O filme da primeira passagem pela 1ª Divisão Nacional repetiu-se - e repetir-se-ia numa terceira passagem pelo principal campeonato português – já que na época de 1972/73 voltou a ser relegado à 2ª Divisão Nacional. O União de Tomar revelou muitas dificuldades e terminou no último lugar da classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1972/73)

.
Todavia, de novo, esta passagem do União de Tomar pelo segundo escalão voltou a ser passageira, suficiente, apenas, para garantir o regresso, logo na época seguinte, ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Contudo, desta vez, alem de vencer a Zona Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, o União de Tomar sagrou campeão nacional, derrotando na final da prova, disputada no Estádio Municipal de Coimbra, no dia 23 de Junho de 1974, o SC Espinho por 4-3, com os golos tomarenses a serem apontados por José Carlos e pelo sensacional Bolota em três ocasiões.
.

(Equipa do União de Tomar na época de 1973/74)

.
(Equipa do União de Tomar na temporada de 1973/74)

.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1974/75 o União de Tomar lutou, com êxito conseguido, pela manutenção no principal escalão do futebol português. Repetiu o 12º lugar na classificação final da competição e garantiu, deste modo, a desejada permanência.
.
(Equipa do União de Tomar na época de 1974/75)

.
Seguiu-se uma luta titânica pela manutenção na principal liga nacional no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1975/76. O União de Tomar, infelizmente, não conseguiu ir além do antepenúltimo lugar e, consequentemente, acabou relegado ao segundo escalão, desta feita, definitivamente, já que o popular clube nabantino nunca regressou à alta roda do futebol português.
.
(Plantel do União de Tomar na temporada de 1975/76)
.

(Jogo frente ao GD Estoril Praia na época de 1975/76)

.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1975/76)

.
Ate final da década de 70 disputou a Zona Centro do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Nas primeiras épocas desportivas ainda tentou insistentemente pela subida, contudo, sem sucesso e acabou este período por descer à 3ª Divisão Nacional.

Na primeira metade da década de 80 o União de Tomar dividiu presenças entre o Campeonato Nacional da 2ª Divisão e o terceiro escaldão do futebol português. Já na segunda metade daquela década, o União de Tomar acabou relegado às competições do futebol distrital da A. F. de Santarém.
.

(Equipa do União de Tomar na época de 1976/77)

.

(Plantel do União de Tomar na época de 1977/78)

.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1977/78)

.

(Jogadores do União de Tomar na época de 1979/80)

.

(Plantel do União de Tomar na época de 1979/80)

.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1980/81)

.

(Plantel do União de Tomar na época de 1982/83)

.
Ainda antes do final da década de 80, e depois de três épocas consecutivas na 1ª Divisão Distrital da A. F. de Santarém, o União de Tomar voltou a competir no Campeonato Nacional da 3ª Divisão, inserido na Serie D.

Venceu esta serie na época de 1989/90 e então conseguiu o regresso ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão “B”, prova que disputou apenas durante três temporadas consecutivas, pois no final da época de 1992/93 voltou a descer ao terceiro escalão nacional.
.

(Plantel do União de Tomar na temporada de 1995/96)

.

(Plantel do União de Tomar na época de 1997/98)

.

(Equipa do União de Tomar na temporada de 1998/99)

.
Desde então, o União de Tomar passou a militar, quase ininterruptamente, no Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Entretanto, o União de Tomar entrou numa profunda crise financeira e desportiva.

Ainda hoje atravessará, certamente, a fase mais difícil da sua longa historia. O União de Tomar ficou sem estádio, sem sede social, e chegou a utilizar um campo de campismo na região de Tomar como as suas instalações.

No final da época de 2001/02 o União de Tomar caiu definitivamente os campeonatos regionais do distrito de Santarém. Chegou mesmo a ser relegado à 2ª Divisão Distrital da A. F. de Santarém, resultados e classificações em nada condizentes com os prestigiados pergaminhos do clube.

.

(União de Tomar na época de 2002/03)

.

(Equipa do União de Tomar na época de 2006/07)

.
Actualmente, a equipa do União de Tomar esta a disputar a denominada Divisão de Honra da A. F. de Santarém, a principal competição regional daquela associação de futebol portuguesa.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabens Sr. Alberto Abreu,

por este album de recordações do

meu clube do coração, o Grande e

eterno União Futebol Comércio e

Indútria de Tomar!

Força União, Unidos Venceremos!
 
E O MEU TERCEIRO CLUBE DO CORAÇAO,DEPOIS DO BENFICA,BARREIRENSE VEM A SEGUIR O UNIAO DE TOMAR,OS TRES SEMPRE ATÉ MORRER.
 
O GRANDE UNIAO DE TOMAR,QUANDO DE VOLTA A PRIMEIRA DIVISAO.
 
JOGADORES QUE JOGARAM NOS MEUS BARREIRENSE E UNIAO DE TOMAR:BOLOTA,FAUSTINO,PAVAO;SILVA MORAIS,QUIM PEREIRA,CARLOS NUNES,JOAO CARLOS,ROMAO,PINTO,ALEXANDRE,CORONA.
 
O UNIÃO DE TOMAR,ESTÁ COMO O MEU BARREIRENSE,NA DISTRITAL,SEM CAMPO,SEM DINHEIRO,SEM APOIOS,SEM SÓCIOS,ISTO TUDO POR CULPA DOS CHULOS,CORRUPTOS,VIGARISTAS e LADRÕES,QUE CAMPEIAM POR TOMAR E PELO BARREIRO.BARREIRENSE E UNIÃO DE TOMAR SEMPRE.
 
Como posso aceder a todos os artigos publicados?
 
Obrigado pelas recordações aqui postas nasci em Tomar por isso nosso União até morrer LUIS SARAIVA
 
Ola dos USA....
Chamo-me Antonio Branco...Joguei no Uniao de Tomar em 1986-87..88
Gostava de saber se tem fotos da equipa desses anos?..
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter