Glórias do Passado: Rogério Matias

 

Rogério Matias


Rogério Matias foi jogador do Vitoria SC durante seis temporadas consecutivas, tornando-se, durante esse período, internacional pela Selecção Nacional de Portugal, passando assim a integrar o restrito lote de jogadores vitorianos que tiveram o privilégio de representar a principal selecção portuguesa de futebol.

A passagem de Rogério Matias pelo clube vimaranense - sendo considerado o ciclo mais relevante da sua carreira como futebolista - nem sempre foi pacífica pois, inicialmente, como as prestações do jogador não corresponderam inteiramente as expectativas e exigências dos fervorosos adeptos vitorianos estes elegeram-no como alvo preferencial das suas criticas.

O jogador, porem, embora visivelmente triste e injustiçado com varias situações negativas que o envolveram, conseguiu, com muito esforço e dedicação em prol do Vitoria SC, ultrapassar todos os obstáculos, afirmando-se como um dos atletas indiscutíveis na equipa e mais respeitados pelos sócios vitorianos.

Natural de Vila Franca de Xira, Rogério Pedro Campinho Marques Matias, nasceu no dia 22 de Outubro de 1974. Começou a jogar futebol com 9 anos de idade na equipa de infantis do Alhandra SC.

Convocado para a Selecção Regional de Lisboa num torneio de infantis, o jovem Rogério foi considerado o melhor jogador da competição. O Sporting CP e o SL Benfica, atentos às qualidades de Rogério Matias, convidaram-no, imediatamente, a integrar as escolas de formação dos principais clubes lisboetas.

Rogério Matias e a família escolheram ingressar no SL Benfica e é no clube da Luz que o atleta irá trilhar todos os escalões de formação até ao futebol sénior. Nessa trajectória ao serviço do clube encarnado, Rogério Matias conquista um Campeonato Nacional no escalão de iniciados e um Campeonato Nacional no escalão de juvenis.

Integra, finalmente, a equipa de juniores do SL Benfica, nas temporadas de 1991/92 e 1992/93, e nesse período alcança as suas primeiras internacionalizações pela selecção portuguesa de Sub 18.

Durante a última época no SL Benfica, na equipa de juniores, Rogério Matias contraiu uma grave lesão no joelho que o impediu de representar a Selecção Nacional de Portugal no Campeonato da Europa de Sub 18, em Inglaterra, no ano de 1993.

Recuperado da lesão, Rogério Matias foi cedido à AD Fafe, clube minhoto com quem o SL Benfica mantinha relações muito privilegiadas e que passava pela cedência de alguns dos jovens atletas oriundos da formação do clube da Luz.

Na AD Fafe, na época de 1993/94, assinou o seu primeiro contrato como jogador profissional de futebol, auferindo, naquela ocasião, uma quantia que rondava os 100 contos mensais.

Em 1994/95 Rogério Matias subiu mais um patamar na sua carreira passando a competir na 2ª Divisão de Honra ao serviço do Amora FC, treinado, inicialmente, por Ricardo Formosinho.

Ao serviço do Amora FC, o jovem Rogério Matias, actuaria em 16 jogos da competição, tendo apontado 1 golo, contudo, este contributo não foi suficiente para ajudar o clube a conseguir a manutenção no segundo escalão do futebol português.

O Amora FC terminou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra da temporada de 1994/95 na 17ª posição da tabela classificativa e, consequentemente, foi relegado à 2ª Divisão Nacional “B”.
.
(Plantel do Amora FC na época de 1994/95)
.
No início da época de 1995/96, Rogério Matias ingressou na Académica de Coimbra, equipa que militava também na 2ª Divisão de Honra e que perseguia, sucessivamente, a subida ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Nesta altura, ao serviço da equipa conimbricense, o azar voltou a perseguir Rogério Matias e a impedir a sua afirmação definitiva no futebol português. Uma nova lesão num joelho colocou o jogador em inactividade durante um largo período de tempo, acabando por ser pouco utilizado pela Académica de Coimbra.

Jogou somente um jogo no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra da temporada de 1995/96, competição onde o clube conimbricense voltar a falhar o regresso ao principal patamar do futebol português e acabando mesmo por ver-se envolvido na luta pela manutenção naquele escalão.

Recuperado, o jovem Rogério Matias teve, praticamente, que começar tudo de novo e subir a pulso todos os patamares necessários até ao auge da sua carreira como futebolista. E foi, diga-se, uma ascensão verdadeiramente fulgurante que culminou com o ingresso no Vitoria SC e a chamada para representar a Selecção Nacional de Portugal.

Assim, esse trajecto iniciou-se voltando a jogar na 2ª Divisão Nacional “B” na época de 1996/97, agora ao serviço do União de Coimbra, ajudando esta equipa conimbricense a alcançar o 10º lugar na classificação final da Zona Centro daquele escalão.

Na temporada seguinte de 1997/98 surgiu então a oportunidade de Rogério Matias representar o FC Maia, comandado por Eduardo Luís, uma equipa estreante na 2ª Divisão Nacional de Honra, depois de vencer 2ª Divisão Nacional “B” na época anterior.

O clube maiato cumpriu os objectivos delineados conseguindo a manutenção no segundo escalão do futebol português, enquanto Rogério Matias, titular indiscutível, revelou-se como um dos jogadores mais regulares e influentes no FC Maia.
.
(Plantel do FC Maia na época de 1997/98)
.
(Rogério Matias no FC Maia na temporada de 1997/98)
.
(Plantel do FC Maia na época de 1997/98)
.
O treinador português João Alves, profundo conhecedor do nosso futebol, técnico do SC Campomaiorense no início da temporada de 1998/99, convenceu Rogério Matias a ingressar na equipa alentejana que militava no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

É pois, ao serviço do SC Campomaiorense, que Rogério Matias fará a sua estreia na principal liga portuguesa. Essa estreia aconteceu, concretamente, na 1ª jornada da 1ª Liga Nacional realizada no dia 23 de Agosto de 1998, aquando do encontro entre o SC Campomaiorense e o FC Alverca. Rogério Matias foi lançado pelo técnico João Alves no decurso da 2ª parte daquele desafio que terminaria igualado a 2-2.

Nesta temporada de 1998/99 o SC Campomaiorense, embora alcançado a manutenção na 1ª Liga Nacional, viveu alguns sobressaltos, pois entrou muito mal na competição, o que, de resto, levaria mesmo à substituição do treinador João Alves pelo seu adjunto José Pereira.

Após esta mudança na liderança da equipa técnica a verdade é que a equipa alentejana foi conseguindo melhores resultados e, paulatinamente, foi recuperando a sua posição na classificação geral.

Pelas suas excelentes prestações, Rogério Matias foi considerado como a grande revelação do SC Campomaiorense durante a época de 1998/99. Embora sem qualquer experiencia no primeiro escalão do futebol português, Rogério Matias fixou-se como titular, jogando como lateral esquerdo na defensiva da turma alentejana, completando 24 jogos na 1ª Liga Nacional.

Nesta época de 1998/99 destaca-se, ainda, a presença da equipa do SC Campomaiorense na final da Taça de Portugal. Depois de nas meias-finais ter eliminado a AD Esposende por 0-2, o SC Campomaiorense defrontou na final da competição, no Estádio Nacional no Jamor, o SC Beira Mar.

Embora tenha sido o SC Beira Mar o vencedor da competição, triunfando sobre o SC Campomaiorense por 1-0, Rogério Matias foi titular naquela histórica final da Taça de Portugal para o clube alentejano.
.
(Plantel do SC Campomaiorense na época de 1998/99)
.
(Rogério Matias no SC Campomaiorense)
.
Em 1999/00 Rogério Matias permaneceu ligado ao SC Campomaiorense, desta feita, treinado por Carlos Manuel. Manteve-se titular indiscutível na equipa alentejana ao longo de toda a temporada contribuindo, manifestamente, para o 13º lugar alcançado pelo SC Campomaiorense na 1ª Liga Nacional e a manutenção nesta competição.

Na sua ficha pessoal, regista-se que o defesa Rogério Matias realizou 33 jogos, tendo apontado, desta feita, um golo, o seu primeiro tento no primeiro escalão do futebol português.
.

(Equipa do SC Campomaiorense na temporada de 1999/00)

(Rogério Matias no SC Campomaiorense na época de 1999/00)
.
(Equipa do SC Campomaiorense na temporada de 1999/00)
.
(Rógerio Matias em acção num lance com João Pinto no SC Campomaiorense - SL Benfica na época de 1999/00)
.
Já considerado como um valor seguro do nosso futebol, Rogério Matias, com perto de 26 anos, apesar de ligado contratualmente ao SC Campomaiorense foi assediado por vários clubes portugueses.

Apesar das várias solicitações, o defesa Rogério Matias acabou por rubricar contrato com o Vitoria SC valido para quatro temporadas. Por seu turno, o clube vimaranense terá pago ao SC Campomaiorense, a título de compensação, uma quantia próxima dos 200.000 euros.

Inicia-se, assim, na temporada de 2000/01 a relação entre Rogério Matias e o Vitoria SC, o clube no qual, reconhecidamente, viveu os melhores e os piores momentos da sua carreira como futebolista profissional.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2000/01)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC em 2000/01)
.
(Rogério Matias e Bino no jogo entre o Vitoria SC e o Sporting CP na época de 2000/01)
.
O primeiro treinador de Rogério Matias no Vitoria SC foi o brasileiro Paulo Autuori, técnico dos vimaranenses no início da época de 2000/01. Esta temporada, sobretudo, nos primeiros meses ao serviço do Vitoria SC, foi bastante atribulada, não só para o clube, mas também para Rogério Matias em particular.

Os maus resultados alcançados pelo Vitoria SC na 1ª Liga Nacional e também na Taça de Portugal, nomeadamente, aquando da eliminação da competição frente ao Moreirense FC, originaram uma fortíssima contestação aos dirigentes, técnicos e jogadores do clube.

De entre os principais visados pelos adeptos vitorianos estava o jogador Rogério Matias, o alvo predilecto das críticas produzidas pelos associados em relação à equipa. As situações desagradáveis e injustas para com Rogério Matias foram sucedendo-se e atingindo proporções graves de tal forma que o jogador colocou-se à disposição do clube para rescindir amigavelmente o contrato.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.
(Rogério Matias em acção na partida frente ao CF Belenenses no Estádio D. Afonso Henriques na época de 2000/01)
.
Os momentos cruéis vividos pelo jogador no final de alguns jogos durante essa época, sobretudo, após uma derrota do Vitoria SC, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista FC, ou no final da partida em Moreira de Cónegos, onde a equipa vimaranense foi arredada da Taça de Portugal, eram aptos a criar uma enorme instabilidade que prejudicavam o desempenho de Rogério Matias.

Contudo, Rogério Matias, nunca se deixou abater, definitivamente, pelo desânimo criado e, fortemente apoiado pelos responsáveis directivos e técnicos do Vitoria SC, resistiu às duras criticas, ganhou a confiança necessária e começou a produzir exibições dignas de realce e que o levariam, inclusivamente, uns anos mais tarde, à Selecção Nacional.

Registe-se, também, a estreia oficial de Rogério Matias com a camisola do Vitoria SC. Essa estreia ocorreu na 1ª jornada da 1ª Liga Nacional nessa temporada de 2000/01, no desafio disputado no Estádio 1º de Maio em Braga, na noite de 19 de Agosto de 2000, entre os rivais minhotos do SC Braga e do Vitoria SC.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 2000/01)

(Rogério Matias ao serviço do Vitoria SC no desafio frente à sua antiga equipa, o SC Campomaiorense, na temporada de 2000/01)
.
Rogério Matias foi titular na defensiva vitoriana, jogando como lateral esquerdo, num encontro que terminou com o triunfo do SC Braga por 1-0, com um golo apontado pelo malogrado Feher, mas que ficou marcado por arbitragem, considerada escandalosa pela crítica desportiva, do árbitro setubalense Lucílio Baptista, que terá perdoado duas expulsões a jogadores bracarenses, sobretudo, ao defesa Artur Jorge protagonista de uma entrada à margem das leis que lesionou o dianteiro vitoriano Manoel e o afastou dos relvados durante largos meses.

Ao longo da temporada de 2000/01, Rogério Marias foi titular do Vitoria SC jogando na posição de defesa lateral esquerdo. Alinhou em 24 partidas na 1ª Liga Nacional tendo marcado um golo.

Esse golo será, seguramente, inesquecível para Rogério Matias como para os adeptos vitorianos. O Vitoria SC jogava com o FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques em jogo a contar para a 1ª Liga Nacional quando Rogério Matias, inadvertidamente, faz um auto-golo aos 19 minutos de jogo e coloca a equipa portista em vantagem.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2000/01)
.
(Ao serviço do Vitoria SC no encontro contra o SC Beira Mar na época de 2000/01 no Estádio D. Afonso Henriques)
.
Romano Sion igualou o encontro à passagem do minuto 48. Dez minutos depois, aos 58 minutos já da etapa completar, o avançado portista Pena voltou a colocar o FC Porto em vantagem. O Vitoria SC conseguiu, porem, chegar à igualdade a 2-2 - aquele que seria o resultado final - através de um golo soberbo apontado pelo defesa vitoriano Rogério Matias.

Poderá dizer-se que a partir deste jogo, Rogério Matias ganhou a confiança que faltava. Desinibiu-se e já com Augusto Inácio no comando da equipa técnica do Vitoria SC tornou-se num dos jogadores mais influentes na manobra da equipa.

Analisada do ponto de vista colectivo a época de 2000/01 poderá afirma-se que não foi nada feliz esta temporada para a equipa vimaranense. O Vitoria SC teve sérias dificuldades em conseguir a manutenção na principal competição portuguesa, apesar das sucessivas trocas no comando técnico da equipa.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2000/01)
.
(Vitoria SC - Boavista FC na época de 2000/01)
.
Rogério Matias era, essencialmente, um defensor. Embora tivesse feito carreira durante alguns anos como médio, foi como defesa, indiscutivelmente, que Rogério Matias mais de destacou.

No Vitoria SC jogou, preferencialmente, como defesa lateral esquerdo. Muito seguro, trabalhador e humilde, Rogério Matias foi conquistando o seu espaço na equipa do Vitoria SC.

Revelava-se, porem, um defesa lateral moderno, pois incorporava-se com bastante facilidade nas manobras ofensivas da equipa, sobretudo, com aquelas preciosas galopadas pelo flanco esquerdo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2000/01)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC)
.
Embora tivesse actuado como defesa lateral esquerdo durante quase todas as temporadas em que esteve ao serviço do Vitoria SC, aquela época em que, definitivamente, o Rogério Matias tornou-se num jogador fundamental para o clube foi na temporada de 2002/03, quando Augusto Inácio, o treinador vitoriano, decidiu inovar no esquema táctico.

Nessa época o Vitoria SC jogou num esquema táctico assente numa versão estratégica do 3X5X2, com o trio defensivo a ser composto por Ricardo Silva à direita, o brasileiro Cléber ao centro e Rogério Matias sobre o lado esquerdo.

A temporada de 2001/02, onde o Vitoria SC teve um desempenho mediano, classificando-se somente o 9º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, teve em Rogério Matias um dos seus melhores jogadores, contabilizando a sua participação na competição com 260 jogos e a obtenção de um golo.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na temporada de 2001/02)
.
E nesta época Rogério Matias teve que ganhar a titularidade a um concorrente para o lugar de qualidade como foi o caso do defesa francês Franck Rabarivony, contratado pelo Vitoria SC no início dessa temporada.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Rogério Matias ao serviço do Vitoria SC na época de 2001/02)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC)

A já aludida época de 2002/03 ficou também marcada pelo facto de o Vitoria SC ter actuado, na condição de visitante, ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no Estádio Municipal de Felgueiras, em virtude das obras de reconstrução do Estádio D. Afonso Henriques com vista ao Euro 2004.

O Vitoria SC realizou uma excelente temporada, protagonizando brilhantes espectáculos futebolísticos com aquele estilo de jogo bem implantado pelo técnico Augusto Inácio e cheio de virtudes, lutando lado a lado com o Sporting CP pelo 3º lugar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.

(Plantel do Vitoria SC na época de 2002/03)

(Rogério Matias no Vitoria SC na temporada de 2002/03)

(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2002/03)
.

(Rogério Matias no Vitoria SC em 2002/03)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2002/03)
.
(Rogério Matias e Simão Sabrosa disputam um lance no desafio entre o SL Benfica e o Vitoria SC a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão disputado no Estádio Nacional)
.
A equipa do vimaranense acabou por classificar-se na 4ª posição da tabela geral da prova, contudo, esse 4º posto não permitiu a classificação do Vitoria SC para as provas internacionais de clubes, devido à posição que Portugal ocupava no ranking da Uefa.

Nesta competição, registe-se, também a performance do defesa Rogério Matias. Foi totalista na equipa do Vitoria SC, realizando todos os 34 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 2002/03.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2002/03)
.
(Rogério Matias e Capucho discutindo um lance no FC Porto - Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2002/03)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC)
.
Os excelentes desempenhos de Rogério Matias abriram-lhe as portas da Selecção Nacional de Portugal. Luiz Filipe Scolari, seleccionador nacional, preparava a equipa das quinas para a participação no Euro 2004, o Campeonato da Europa que seria realizado em Portugal.

Atravessando a melhor fase da sua carreira desportiva, Rogério Matias foi convocado para integrar os trabalhos da Selecção Nacional para o jogo particular a realizar no Estádio Olímpico de Lausanne na Suíça frente à congénere da Macedónia.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2002/03)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC)
.
Iniciou sentado no banco de suplentes esse jogo de Portugal frente à Macedónia, realizado no dia 3 de Abril de 2003. Aos 57 minutos Rogério Matias entrou para o lugar de Rui Jorge cumprindo assim, oficialmente, a sua primeira internacionalização.

Pela Selecção Nacional de Portugal, Rogério Matias completou 5 internacionalizações “A”, juntando a uma representação pela selecção “B” e duas pela selecção Sub 18 quando jogava nas camadas jovens do SL Benfica.

Rogério Matias, alem daquele desafio contra a Macedónia, representou também Portugal nos encontros particulares contra a Bolívia, no Estádio Nacional, que terminou com o triunfo da Selecção Nacional por 4-0, no empate a 1-1, frente à Grécia, jogado no Estádio de Aveiro, e na vitoria sobre o Kuwait por 8-0, num desafio disputado no Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria.

Finalmente, a ultima internacionalização “A” de Rogério Matias pela Selecção Nacional de Portugal aconteceu também num jogo particular, desta feita, jogado no Estádio Landsdowne, em Dublin, frente à Republica da Irlanda.

Neste desafio, disputado no dia 9 de Fevereiro de 2005, Rogério Matias alinhou como titular na defensiva lusitana, num jogo que terminou com o triunfo da equipa irlandesa por 1-0.
.
(Equipa de Portugal em 2005 contra a Rep. Irlanda)
.
A época seguinte de 2003/04 foi verdadeiramente trágica para o Vitoria SC. O clube viveu dias desesperantes com o iminente espectro da descida de divisão e uma convulsão social que terminou com a demissão do Presidente da Direcção, o histórico Pimenta Machado, e culminou com a realização de eleições antecipadas para os órgãos sociais do clube.

O excelente plantel do Vitoria SC da época de 2002/03, liderado por Augusto Inácio, transitou maioritariamente para a nova época de 2003/04. Perdeu um jogador fundamental na manobra da equipa, o médio Pedro Mendes, mas recebeu reforços sonantes como Ednilson, Flávio Meireles, João Tomas e Bruno Alves.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Caricatura de Rogério Matias no Vitoria SC)
.
Por outro lado, com o regresso da equipa ao Estádio D. Afonso Henriques após a conclusão das obras para o Euro 2004 a expectativa dos associados na realização de uma grande temporada era enorme.

O facto é que a equipa não rendia o que dela se esperava e os resultados obtidos foram verdadeiramente maus. Por outro lado, também as más arbitragens, com prejuízo objectivo e notório nos resultados, agudizaram ainda mais a situação do Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na temporada de 2003/04)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Rogério Matias envergando a braçadeira de capitão do Vitoria SC)
.
A equipa de futebol profissional e o próprio clube entraram em verdadeira agitação. Augusto Inácio, o treinador do Vitoria SC, foi o primeiro sacrificado, acabando substituído por Jorge Jesus. Contudo, pese embora uma ligeira melhoria, o Vitoria SC não conseguia deixar os lugares na cauda da tabela classificativa.

Apenas na última jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e depois uma feliz combinação de resultados é que o Vitoria SC conseguiu garantir a manutenção no principal escalão do futebol português, com um 14º lugar na tabela classificativa final.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2003/04)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC)
.
Nesta temporada de 2003/04, o defesa Rogério Matias, actuando como defesa lateral esquerdo, actuou em 30 jogos, marcando um golo ao longo da principal competição nacional.
.

(Golo apontado por Rogério Matias ao SC Braga na época de 2003/04)
.
A época de 2004/05 começou com mudanças nos órgãos sociais do clube, destacando-se a entrada de Vítor Magalhães para a presidência da Direcção. Para comandar a equipa de futebol profissional o Vitoria SC foi escolhido para treinador Manuel Machado, antigo técnico na formação do clube.

Rogério Matias, valor importante na equipa do Vitoria SC e um dos capitães de equipa, apesar das várias propostas em carteira, renovou o seu contrato com o clube por mais duas temporadas.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2004/05)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na época de 2004/05)
.
(Jogo entre o Gil Vicente FC e o Vitoria SC na época de 2004/05 com Rogério Matias e Nandinho em acção)
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 2004/05)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na época de 2004/05)
.
(Rogério Matias jogando com uma mascara protectora depois de uma lesão)
.
Depois de um inicio de campeonato algo titubeante - alternando os bons com os maus resultados - a equipa do Vitoria SC foi sucessivamente melhorando as suas prestações acabando por realizar um prova de bom nível, atingindo, no final, um 5º lugar na classificação e o acesso as competições internacionais de clubes.

O defesa Rogério Matias realizou 26 jogos pelos Vitoria SC ao longo da 1ª Liga da temporada de 2004/05. Foi titular quase indiscutível, à excepção do período em que esteve lesionado, e revelou-se fundamental na equipa vitoriana.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2004/05)
.
(No desafio frente ao SC Beira Mar no Estádio D. Afonso Henriques na temporada de 2004/05)
.
(Rogério Matias)
.
(Rogério Matias e Carlos Martins do Sporting CP disputando um lance na época de 2004/05)
.
Seguiu-se a ultima temporada ao serviço do Vitoria SC, a malfadada época de 2005/06. O Vitoria SC viveu uma enorme instabilidade ao longo de toda a temporada, com a equipa a sua equipa de futebol a realizar uma péssima campanha na 1ª Liga Nacional.

Objectivamente, a temporada de 2005/06 tinha sido muito mal preparada e a equipa vitoriana, inicialmente, treinada por Jaime Pacheco, revelou enormes carências. Rogério Matias foi titular no Vitoria SC durante o primeiro terço da época, contabilizando ao longo da temporada 12 jogos realizados.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2005/06)
.
(Rogério Matias no Vitoria SC na temporada de 2005/06)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2005/06)
.
Posteriormente, com a contratação de Paíto, cedido a título de empréstimo pelo Sporting CP, o defesa lateral esquerdo Rogério Matias perdeu a condição de titular na equipa do Vitoria SC e foi relegado para o banco de suplentes.

Apesar das mudanças na equipa técnica, com a substituição de Jaime Pacheco por Vítor Pontes, e a contratação de vários jogadores, o Vitoria SC não conseguiu alterar o rumo dos acontecimentos e os maus resultados continuaram a verificar-se.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 2005/06)
.
(Rogério Matias)
.
No final da competição, o Vitoria SC foi despromovido ao segundo escalão do futebol português, depois de quase 50 anos consecutivos a militar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Rogério Matias, reconheceu, que a descida à 2ª Liga Nacional terá sido um dos piores momentos da sua carreira de futebolista. Obviamente, com a queda do Vitoria SC na 2ª Liga Nacional, houve uma revolução no plantel principal.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 2005/06)
.
(Rogério Matias abraçando a esposa de um dos seus melhores amigos e o antigo companheiro de equipa, o malogrado Hugo Cunha)
.
O defesa Rogério Matias, sem contrato com o clube, não renovou, e foi contratado pelo Standard de Liège da Bélgica, onde se juntou a outros portugueses que estavam no clube, como Sérgio Conceição, Jorge Costa, Moreira, entre outros.

Jogou no clube belga durante a temporada de 2006/07, disputando a Liga Belga, onde o Standard de Liège ficou classificado no 3º lugar da competição. Contudo, esta passagem pelo futebol belga não foi positiva, pois Rogério Matias foi muito pouco utilizado e acabou mesmo por ser dispensado pelo treinador do clube, o conhecido Michel Preud´Homme.
.
(Plantel do Standard de Liège na época de 2006/07)
.
(Rogério Matias no Standard de Liège na temporada de 2006/07)
.
(Rogério Matias no Standard de Liège)
.
Sem clube no início da temporada de 2007/08, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional recusou a inscrição do jogador pela Académica de Coimbra antes do período da reabertura do mercado de transferências no mês de Janeiro.

Depois de um período em que manteve a forma na Académica de Coimbra e no Moreirense FC, Rogério Matias ingressou no Rio Ave FC em meados da época de 2007/08.
.
(Rogério Matias num jogo das estrelas com Eros Ramazzoti em 2007)
.
Jogou a ponta final desta temporada na equipa vilacondense e revelou-se importante na concretização do objectivo do clube em regressar à 1ª Liga Nacional. Rogério Matias jogou 7 jogos ao serviço do Rio Ave FC durante a temporada de 2007/08 na 2ª Liga Nacional.

Em 2008/09, Rogério Matias manteve-se ao serviço do clube vilacondense, agora militando na 1ª Liga Nacional. A equipa do Rio Ave FC realizou uma época muito irregular.
.

(Equipa do Rio Ave FC na época de 2008/09)
.
(Rogério Matias festejando um golo vilacondense)
.
Começou muito mal a competição, todavia, com o regresso do técnico Carlos Brito ao comando da equipa, em substituição do treinador João Eusébio, os resultados do Rio Ave FC melhoraram substancialmente e assim conseguiu garantir a manutenção com um 12º lugar na classificação geral.

Quanto a Rogério Matias, diga-se, não foi titular no Rio Ave FC durante a campanha realizada nesta temporada de 2008/08. Ainda assim, alinhou em 12 jogos e marcou um golo pela formação do Rio Ave FC no decurso da 1ª Liga Nacional.
~.
(Rogério Matias no Rio Ave FC)
.
(Rogério Matias e Farias disputando um lance no FC Porto - Rio Ave FC)
.
Terminada a ligação com o Rio Ave FC, Rogério Matias está presentemente sem clube. Actualmente, certamente, pondera encerrar a sua carreira de futebolista profissional e abraçar novos desafios na sua vida.
.
(Rogério Matias a dar um autografo)
.
Enquanto isso, Rogério Matias continua a ser presença assídua no Estádio D. Afonso Henriques, assistindo aos jogos do Vitoria SC. Mora, juntamente com a sua família, em Guimarães, cidade que escolheu para viver.

Autor: Alberto de Castro Abreu

caro Alberto, os meus parabens e obrigado por esta pagina dedicada a mim...saudações vitorianas!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter