Glórias do Passado: Estádio Eng. Vidal Pinheiro

 

Estádio Eng. Vidal Pinheiro



Durante dezenas e dezenas de anos o estádio ou Campo Engenheiro Vidal Pinheiro foi a casa do popular SC Salgueiros, uma ilustre colectividade radicada em Paranhos, na cidade do Porto, quase centenária e com enormes pergaminhos no futebol português.

Aquele recinto foi o palco de inúmeras, saudosas e renhidas batalhas futebolísticas que opuseram, ao longo da história, o SC Salgueiros aos maiores clubes do futebol nacional. Era considerado como um campo que pelas suas características próprias criava, tradicionalmente, muitas dificuldades aos adversários que ali defrontavam a equipa portuense.
.
(Campo Eng. Vidal Pinheiro na decada de 60)
.
(Obras na bancada de topo do Campo Eng. Vidal Pinheiro na decada de 70)
.
O SC Salgueiros instalou-se naquele local no ano de 1932, altura em que aquele terreno, situado na freguesia de Paranhos, foi cedido ao clube, abandonando então o seu campo de futebol desde 1922 a 1929, conhecido como Campo do Covelo.

Já antes do Campo Covelo, inaugurado em Fevereiro de 1922, o SC Salgueiros actuava num campo de futebol situado na zona de Arca D´Água, num terreno cedido pela Câmara Municipal do Porto.
.
(Outra imagem das obras levadas a cabo na decada de 70)
.
(Campo Eng. Vidal Pinheiro no inicio da decada de 80)
.
Relembre-se, porem, que antes de denominar-se como Campo Engenheiro Vidal Pinheiro, durante os primeiros anos, aquele recinto do SC Salgueiros era conhecido como Campo Augusto Lessa, já que só posteriormente assumiria o nome que celebrizou o velhinho estádio salgueirista.

O Campo Engenheiro Vidal Pinheiro era uma infra-estrutura muito peculiar, normalmente, tida como antiga e desadequada para as exigências ao mais alto nível do futebol português, sobretudo, nos últimos anos de vida, altura em que foram modernizados muitos dos estádios dos principais clubes portugueses.
.
(Campo Eng. Vidal Pinheiro na decada de 80)
.
(Imagem do Campo Eng. Vidal Pinheiro em meados da decada de 80)
.
Caracterizou-se, durante muitos anos, por ser um campo pelado, com reduzidos dimensões e cujo o publico se acomodava muito próximo dos intervenientes nas partidas de futebol que ali se disputavam.

Nostálgicas, certamente, as imagens onde se recordam aquelas tardes de futebol em que a equipa do SC Salgueiros jogava no Campo Engenheiro Vidal Pinheiro completamente lotado, com os futebolistas a gladiarem-se num terreno em terra batida.
.
(Estádio Eng. Vidal Pinheiro na decada de 90)
.
(Imagem do Estádio Eng. Vidal Pinheiro na decada de 90)
.
Com a passagem dos anos, o SC Salgueiros, um clube modesto, foi realizando varias remodelações naquele recinto, construindo ou ampliando as bancadas, dotando os balneários de algumas comodidades.

Destaca-se também, obviamente, o arrelvamento do recinto de jogo, ocorrida no ano de 1984 ou a instalação de iluminação artificial no ano de 1999, pois aquando do advento das transmissões televisivas dos jogos de futebol obrigaram, consecutivamente, o SC Salgueiros a socorrer-se de outros estádios dotados com dessa facilidade.
.
(Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
(Visão aerea do Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
Depois de longas décadas ao serviço do SC Salgueiros o terreno onde se encontrava implantado o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro foi vendido pelo clube portuense à Empresa do Metro do Porto.

A troco de alguns milhares de euros e um projecto imobiliário e de equipamentos desportivos, o SC Salgueiros abandonou o Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro, crente que regularizaria, desta forma, a crise financeira que se abatera sobre o clube e que potenciaria a construção de um novo e moderno estádio na zona de Arca D´Água.
.
(Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
(Visão do terreno de jogo do Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
Tudo se precipitou, porem, irremediavelmente, para um final bem diferente daquele que seria sonhado pelos fervorosos apaniguados salgueiristas. O Estádio Engenheiro Vidal Pinheiro foi sendo paulatinamente demolido, enquanto o clube nunca conseguiu inverter a intensa crise financeira e desportiva.

O clube foi caindo abruptamente nas divisões inferiores do futebol português, até que, no final da temporada de 2004/05, extinguiu, definitivamente, a sua equipa sénior de futebol, impossibilitado que estava em cumprir todos os requisitos exigidos pelas instâncias federativas.
.
(Aspecto da bancada central do Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.

(Jogo entre o SC Salgueiros e o Vitoria SC no Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
Finalmente, recorde-se algumas passagens do Vitoria SC pelo Campo Engenheiro Vidal Pinheiro, tradicionalmente, um local onde os fiéis adeptos vitorianos costumavam realizar verdadeiras romarias para apoiar o clube da cidade berço.

Ficaram celebres muitas invasões e enchentes protagonizadas pelos adeptos do Vitoria SC para assistir aos encontros frente ao SC Salgueiros no Campo Engenheiro Vidal Pinheiro.
.
(O Estádio Eng. Vidal Pinheiro abandonado)
.
(Os restos do Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
E de facto, aquele era um recinto onde o Vitoria SC conseguia, regularmente, alcançar resultados muito positivos. Por exemplo, em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC venceu por oito vezes a equipa do SC Salgueiros no velhinho Engenheiro Vidal Pinheiro.

A primeira vez que a equipa do Vitoria SC ali jogou frente ao SC Salgueiros a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão foi na longínqua época de 1943/44, num jogo intenso e muito disputado que terminou igualado a 2-2.
.
(Os festejos dos adeptos salgueiristas no espaço onde outrora existia o Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
Mas, na história do Vitoria SC, recorda-se o Campo Engenheiro Vidal Pinheiro num dos momentos mais marcantes na vida do clube vimaranense. Concretamente, quando na época de 1957/58 o Vitoria SC disputou com o SC Salgueiros os denominados “jogos de passagem” rumo à 1ª Divisão Nacional.

A propósito, recordemos o particular jogo da 1ª mão desses jogos entre o Vitoria SC e o SC Salgueiros, disputado no dia 8 de Junho de 1958, no Campo Engenheiro Vidal Pinheiro, na invicta cidade do Porto.
.
(Construção da estação do metro no espaço do antigo Estádio Eng. Vidal Pinheiro)
.
Neste encontro, o Vitoria SC realizou uma grande partida, surpreendendo o primodivisionario SC Salgueiros em sua própria casa. O Vitoria SC venceu a contenda por 1-2, com golos da autoria de Rola, e abriu assim o caminho do regresso do clube vimaranense ao primeiro escalão do futebol português.

Para a posteridade, recorde-se a equipa do Vitoria SC naquela ocasião: Sebastião; Virgílio, Silveira e Abel; Cesário e João da Costa, Bártolo, Romeu, Ernesto Paraíso, Mário Cívico e Rola.


Autor: Alberto de Castro Abreu

viva amigo!
consegue enviar-me essas fotos com mais resoluçao?
Agradecia imenso
Um eterno salgueirista
Miguel machado
jmvmachadoo@msn.com
 
Simplesmente GENIAL!!!

Obrigado
 
Mais um excelente trabalho de um blogue que continuo como sempre a seguir.

Caro Alberto, se quiseres completar mais a reportagem fotográfica em relação a "invasões vimaranenses", aqui ficam 3 fotos de vitorianos no Vidal Pinheiro (segundo os meus registos são de 95/96):

- Foto 1

- Foto 2

- Foto 3

Um abraço vitoriano :)
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter