Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 9ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 9ª Parte


O Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no 9º lugar da Classificação, muito aquém das expectativas iniciais do clube para a temporada de 1976/77.

A equipa vimaranense averbou 10 vitórias na competição, 6 empates e 14 derrotas. Marcou 39 golos e sofreu 38, finalizando assim o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77 com 26 pontos.

O SL Benfica foi o campeão nacional, garantindo por isso a presença na Taça dos Campeões Europeus, enquanto o FC Porto classificou-se para a Taça das Taças e o Sporting CP e o Boavista FC conseguiram apurar-se para disputar a Taça Uefa.
Os números individuais do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77 foram os seguintes: os guarda-redes Rodrigues, Sousa e Barreira jogaram 18, 8 e 5 jogos cada um.

Na defesa Alfredo (29 jogos), Ramalho (30 jogos), Torres (29 jogos), Osvaldinho (25 jogos), Celton (13 jogos) e Queirós (3 jogos). Os centrocampistas utilizados foram Pedroto (29 jogos), Almiro (25 jogos), Abreu (29 jogos), Zequinha (2 jogos), Mário Ventura (21 jogos).
Os atacantes do Vitoria SC ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77, foram Ferreira da Costa (30 jogos), Tito (29 jogos), Pedrinho (26 jogos), Jorge Oliveira (1 jogo), Dinho (8 jogos), Rui Lopes (2 jogos).

Os 38 golos do Vitoria SC foram marcados por Tito, com 13 golos, Pedroto e Abreu com 5 golos cada um, Ferreira da Costa com 4 golos, Almiro e Mário Ventura com 3 golos cada um, Alfredo, Pedrinho e Rui Lopes marcaram cada um deles 2 golos.

Na época de 1976/77 referencia ainda para a participação do Vitoria SC no Torneio Internacional da Cidade de Braga na Pascoa de 1977, um quadrangular com o SC Braga, clube organizador, o SL Benfica e os franceses do Olympique de Marselha.
.
(Imagem do jogo entre o Vitoria SC e o SL Benfica no Torneio Internacional da Cidade de Braga)
.
(Desta feita, Abreu pelo Vitoria SC e Alhinho pelo SL Benfica disputam o lance no relvado do Estádio 1º de Maio em Braga)
.
(Aqui surgem os vitorianos Alfredo e Pedroto, enquanto a defesa benfiquista, onde se destaca Alberto, tenta impedir o avanço do Vitoria SC)
.
(Defesa do guardião do Vitoria SC perante a presença do perigoso avançado benfiquista Nené. Na imagem reconhece-se Ramalho, Alfredo e Almiro do Vitoria SC)
.
O Vitoria SC jogou as meias-finais com o SL Benfica, sendo derrotado pelos encarnados, enquanto a turma organizadora derrotou o Olympique de Marselha. O Vitoria SC acabou por ficar no 3º lugar da competição ao derrotar o Olympique de Marselha, enquanto o troféu foi arrebatado pelo SL Benfica que na final venceu a equipa do SC Braga.
.
(Celton, poderoso defensor do Vitoria SC, tenta escapar ao jogador francês do Olympique de Marselha)
.
(Novamente com o vitoriano Celton na imagem do jogo entre o Vitoria SC - Olympique de Marselha)
.

(Jogo entre o Vitoria SC e o Olympique de Marselha no Estádio 1º de Maio em Braga em desafio a contar para a atribuição do 3º e 4º lugar no Torneio Internacional da Cidade de Braga)
.
Nas categorias mais jovens do Vitoria SC, referencia para a prestação da equipa de Juniores e Juvenis, mesmo num período em que o clube vimaranense vivia com imensas dificuldades por falta de espaços para os jovens jogadores jogarem e treinar, acentuadas pela demolição do Campo da Amorosa.

Na verdade, as equipas jovens do Vitoria SC socorria-se dos campos vizinhos para efectuarem a suas partidas nas provas oficiais, enquanto as sessões de treino eram realizadas em péssimas condições, ou na área envolvente do relvado principal do Estádio Municipal de Guimarães ou no exterior do recinto, precisamente, no parque que em dias de jogo era utilizado como parque de estacionamento.
.
(Equipa de Juniores do Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o SC Braga na categoria de Juniores)
.
(Jogo entre o FC Porto e o Vitoria SC em Juniores na época de 1976/77)
.
Ainda assim, o Vitoria SC teve uma presença muito digna nas competições nacionais mais jovens. Na categoria de Juniores, o Vitoria SC terminou no 2º lugar da sua serie, com os mesmos pontos do SC Braga que foi o 1º classificado.

Já a equipa de Juvenis teve um desempenho sensacional. Venceu a sua serie e chegou às meias-finais da Taça Nacional de Juvenis, acabando por ser eliminado pelo FC Porto num jogo disputado no Estádio Abel Alves de Figueiredo, na cidade de Santo Tirso, que os portista venceram por 1-0.
.
(Plantel de Juvenis do Vitoria SC na temporada de 1976/77)
.
(Sessão de treinos das camadas jovens no Estádio Municipal de Guimarães)
.
(Equipa de Iniciados do Vitoria SC na época de 1976/77)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter