Glórias do Passado: Ribeiro

 

Ribeiro


Ribeiro representou o Vitoria SC enquanto futebolista em meados da década de 60, integrando uma das melhores gerações de equipas vitorianas e, posteriormente, cerca de trinta anos depois, como treinador adjunto numa equipa técnica liderada por Quinito. Serão poucos, por certo, os exemplos como o de António Ribeiro, com passagens pelo Vitoria SC enquanto jogador mas também como técnico.

António Nunes Ribeiro, nascido no dia 25 de Outubro de 1948, ingressou no Vitoria SC no início da época de 1965/66 proveniente do SC Espinho, com apenas 17 anos de idade.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1965/66)
.
Muito jovem, é certo, mas com enormes potencialidades de singrar no futebol e sendo apontado como o futuro sucessor de Peres, o celebre capitão e centrocampista do Vitoria SC.

Assim poderia ter sido, é um facto, pois Ribeiro revelava enorme qualidade técnica, força, combatividade e determinação, um conjunto de factores suficientes para progredir e evidenciar-se.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1965/66)
.
Fatalmente, uma grave lesão, contraída logo na temporada em que se estreava no mais alto escalão do futebol português ao serviço do Vitoria SC, terá concorrido para uma carreira menos brilhante e, sobretudo, bem mais curta do que era normal num futebolista. De facto, Ribeiro teve que terminar a sua carreira de futebolista ainda muito jovem.

Na época de 1965/66, o Vitoria SC contratou para treinador da equipa principal o francês Jean Luciano. Técnico muito experiente e que poderia acentuar a evolução do jovem Ribeiro, apesar da concorrência de calibre que o plantel do Vitoria SC dispunha para o sector intermediário.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1965/66)
.
O Vitoria SC, apresentado um futebol espectacular e alcançando resultados bem consentâneos com a qualidade demonstrada, atingiu o 4º lugar na classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, somente a um ponto do FC Porto, o 3º classificado.

E, seguramente, a equipa vimaranense não terá ido mais além, devido à onda de lesões que afectou a equipa no terceiro quarto da competição, que obrigou ao lançamento de muitos jovens sem experiência no primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel do Vitoria SC na temporada de 1965/66)
.
Ribeiro fez a sua estreia oficial com a camisola do Vitoria SC, precisamente, na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1965/66. Os vimaranenses, jogando no novíssimo Estádio Municipal de Guimarães, golearam o Vitoria de Setúbal por 4-1, numa fantástica exibição da equipa vitoriana. O jovem Ribeiro foi titular no meio campo do Vitoria SC, jogando ao lado do capitão vimaranense Peres.

No decurso da época de 1965/66, o médio centro Ribeiro alinhou em 8 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, não tendo apontado qualquer golo com a camisola vitoriana.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1965/66)
.
No início do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1966/67 o Vitoria SC recebe na jornada inaugural o SL Benfica, no Estádio Municipal de Guimarães. Nesse primeiro encontro do nacional maior o Vitoria SC, que acabou derrotado por 0-1, voltou a ter Ribeiro na equipa titular, actuando, mais uma vez, ao lado do consagrado Peres.

Na viragem para a segunda metade da competição o Vitoria SC estava posicionado na 7ª posição, em consequência de um desempenho irregular. Na segunda volta a irregularidade, de algum modo, manteve-se, acentuada, essencialmente, pelas lesões que apoquentaram vários jogadores vitorianos, entre eles, o jovem Ribeiro, jogador cuja recuperação definitiva parecia inatingível.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1966/67)
.
(Jogadores do Vitoria SC no plantel da época de 1966/67)
.
O Vitoria SC ainda terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1966/67 na 6ª posição da tabela classificativa. O jovem Ribeiro alinhou em 11 jogos da prova, tendo apontado um golo, o seu primeiro tento ao serviço do Vitoria SC no escalão maior do futebol português.

Com o final da época de 1966/67 fechou-se um ciclo de três épocas consecutivas com o francês Jean Luciano à frente do comando técnico da equipa do Vitoria de Guimarães. Para a nova temporada de 1967/68 o Vitoria SC contratou um novo rosto para o lugar de treinador principal, o técnico Júlio Cernadas Pereira, conhecido no mundo do futebol, simplesmente, por Juca.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1966/67)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1966/67)
.
No início desta temporada o Vitoria SC contratou o médio brasileiro chamado Augusto, jogador que se revelaria importantíssimo não só nesta temporada de estreia na cidade berço, como nas épocas subsequentes. Com a chegada de Augusto, jogador de inquestionável qualidade, a afirmação de Ribeiro ficava ainda mais condicionada.

A época de 1967/68 não começou da melhor forma para a equipa do Vitoria SC, contabilizando, desde logo, três derrotas consecutivas nas três primeiras jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Este mau arranque ficou a dever-se, particularmente, à ausência de jogadores nucleares na equipa e a um plantel demasiado curto nas soluções.

De qualquer forma, à medida que se foram recuperando os lesionados, o Vitoria SC começou a subir de produção, melhorando visivelmente os seus resultados e, consequentemente, a sua posição na tabela classificativa. Ainda terminou a 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 6ª posição da tabela, classificação que viria a conquistar no final da competição.

Quanto a Ribeiro, refira-se, que ficou praticamente arredado da equipa principal, actuando, quando a condição física possibilitava, na equipa de reservas do Vitoria SC. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o centrocampista Ribeiro alinhou apenas em um jogo.

A temporada de 1968/69 viria a ser a ultima época de Ribeiro ao serviço do Vitoria SC. Nesta temporada, fruto do brilhante 3º lugar alcançado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC, alem de conseguir a sua melhor classificação de sempre, garantiu o direito a participar, pela primeira vez na sua história, nas competições internacionais de clubes.

Ribeiro integrou o plantel às ordens do técnico brasileiro Jorge Vieira. Todavia, foi muito pouco utilizado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, alinhando somente em três jogos, como suplente utilizado, sem apontar qualquer golo.

O centrocampista Ribeiro tinha agora 20 anos de idade. Deixou Guimarães e jogou ainda durante algum tempo, a titulo de exemplo, em clubes como o SC Beira Mar e no GD Estoril Praia.

Deixou jovem a carreira de futebolista mas continuou ligado ao futebol. Surgiu, novamente, na cidade de Guimarães integrado na equipa técnica liderada por Quinito na temporada de 1994/95.

Alias, António Ribeiro ficou com fiel conselheiro de Quinito durante quase toda a carreira de treinador. Coadjuvou Quinito, por exemplo, em clubes como SC Espinho, Vitoria de Setúbal, CF Belenenses e no CF Estrela da Amadora.

Surpreendentemente, o Vitoria SC contratou Quinito para o cargo de treinador principal da equipa vimaranense para a época de 1994/95, depois de vários anos a liderar o SC Espinho.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1991/92)
.
(Plantel do SC Espinho na temporada de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espino na época de 1993/94)
.
Quinito e o seu adjunto António Ribeiro receberam uma equipa recheada de valores de grande categoria, como o defesa brasileiro Tanta, os médios Pedro Barbosa e Zahovic, e o avançado Dane.

O treinador Quinito e a sua equipa técnica conseguiram implantar no Vitoria SC um estilo de jogo atacante, aberto e de risco, garantindo sempre um bom espectáculo. Conseguiu colocar a equipa a jogar bom futebol e, simultaneamente, a obter resultados condizentes.

O Vitoria SC terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1994/95 na 4ª posição da tabela classificativa, qualificando-se, por essa via, para as competições internacionais de clubes, cumprindo, assim, o objectivo delineado no princípio da época.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1994/95)
.

(Luis Filipe, Quinito e António Ribeiro, a equipa técnica do Vitoria SC)
.

(António Ribeiro treinador adjunto do Vitoria SC na época de 1994/95)
.
Depois de acompanhar Quinito no Vitoria de Setúbal na temporada de 1995/96, no CF Belenenses e UD Leiria na época de 1996/97, António Ribeiro voltou a ser treinador adjunto no Vitoria SC na época de 1997/98.
.
(Plantel do Vitória de Setubal na temporada de 1995/96)
.

(Plantel do CF Belenenses na época de 1996/97)
.
O Vitoria SC de Quinito e do seu adjunto António Ribeiro, realiza um Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a todos os níveis, brilhante, atingindo um 3º lugar na classificação final.

Apesar de não terem começado a época de 1998/99 em Guimarães, Quinito e António Ribeiro regressaram ao Vitoria SC para substituir, desta feita, Zoran Filipovic. O Vitoria SC, a realizar uma péssima prestação na principal prova nacional, efectuou uma boa recuperação, melhorando bastante o seu desempenho, mas sem conseguiu almejar o objectivo de um novo apuramento para as competições europeias.
.
(António Ribeiro ao lado de Quinito no banco de suplentes do Vitoria SC)
.
Quinito e António Ribeiro abraçaram na época seguinte de 1999/00 um projecto de aposta nos jovens jogadores pertencentes aos quadros do Vitoria SC. Fernando Meira, Jairson, Lima, Rego, Pedro Mendes, Kipulu e Lixa era alguns dos exemplos dos jogadores que Quinito queria apostar.

Sobretudo Fernando Meira, Pedro Mendes e mesmo o cabo-verdiano Lixa singraram no Vitoria SC pelas mãos de Quinito e António Ribeiro. O Vitoria SC, agradavelmente, realizou um campeonato sempre próximo dos lugares da frente na classificação.
.
(António Ribeiro entre o dirigente do Vitoria SC Pedro Xavier e o treinador principal Quinito)
.
Infelizmente, na fase decisiva da prova, a jovem equipa do Vitoria SC baqueou, contabilizando uma serie de resultados negativos que afastou o clube vimaranense de um lugar europeu.

Quinito e o Presidente da Direcção do Vitoria SC, Pimenta Machado, incompatibilizaram-se, irremediavelmente, na sequência do processo eleitoral verificado no início do ano de 2000. Nessa altura, dizia-se, o presidente vitoriano terá contratado quatro jogadores brasileiros à revelia do treinador.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1999/00)
.
Por outro lado, as derrotas sucessivas derrotas com o CF Belenenses, UD Leiria, Sporting CP e CS Marítimo, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão agudizaram a tensão e a controvérsia entre ambos.

O treinador principal acabou por apresentar a rescisão contratual no final da 31ª jornada da competição, depois de uma derrota em casa frente aos maritimistas. Nesta altura, com a equipa do Vitoria SC completamente arredada de um lugar europeu, o Presidente da Direcção do Vitoria SC entregou a liderança da equipa principal a António Ribeiro.

António Ribeiro comandou a equipa do Vitoria SC, como treinador principal, nas últimas três jornadas do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1999/00. Estreou-se, como líder técnico do Vitoria SC, no dia 30 de Abril de 2000, num desafio da principal competição portuguesa, frente ao SL Benfica. Nesse jogo, disputado no Estádio da Luz, a turma vimaranense saiu derrotada por 3-0.

O treinador António Ribeiro comandou ainda o Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão na partida que terminou empatada a 2-2 frente ao SC Salgueiros, no Estádio D. Afonso Henriques e na derrota frente ao CD Santa Clara, nos Açores, por 3-2.

António Ribeiro abandonaria o Vitoria SC no final da época de 1999/00, classificado no 7º lugar da principal competição nacional. António Ribeiro voltou a trabalhar com Quinito, desta feita, na época de 2000/01, no comando técnico da equipa do CF Estrela da Amadora.
.
(Plantel do CF Estrela da Amadora na época de 2000/01)
.
(António Ribeiro e Quinito no banco de suplentes do CF Estrela da Amadora)
.
Depois de Quinito deixar a carreira de treinador de futebol, António Ribeiro passou a trabalhar com Luís Campos, um jovem treinador português, passando, pelo SC Espinho e pelo SC Beira Mar, clubes onde também exerceu funções de olheiro e prospecção.
.
(António Ribeiro com toda a equipa técnica do SC Beira Mar no decurso de 2005)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter