Glórias do Passado: Azevedo

 

Azevedo


Azevedo era um possante avançado centro ou extremo que alinhou no Vitoria SC durante as temporadas de 1959/60 e 1960/61. Manuel Vieira Nunes Azevedo, conhecido apenas pelo sobrenome Azevedo, nasceu na freguesia da Gloria, na cidade de Aveiro, concretamente, no dia 30 de Maio de 1933.

Começou oficialmente a sua carreira de futebolista na época de 1950/51 no clube da sua terra natal, o SC Beira Mar. Ao serviço da formação aveirense chegou ao futebol sénior e começou a jogar na 3ª Divisão Nacional depois de um período de formação comandado pelo mestre Artur Baeta.

Entretanto, no final da temporada de 1952/53 a equipa aveirense consegue subir à 2ª Divisão Nacional, escalão que o SC Beira Mar irá disputar na época de 1954/55, e onde Azevedo ira definitivamente despontar para o futebol de alta competição.
.
(Equipa do SC Beira Mar na época de 1953/54)
.
Nessa temporada, os responsáveis técnicos benfiquistas, José Ricardo Domigues e José Valdivieso, depois escutados os ecos locais dos seus emissários, tomaram conhecimento das prestações de Azevedo ao serviço do SC Beira Mar e decidiram ver ao vivo o jovem jogador.

Deslocaram-se a Aveiro para assistir a um desafio de Azevedo ao serviço do SC Beira Mar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e logo perceberam as potencialidades do jogador. Concertaram imediatamente os termos da transacção com o clube aveirense e assim no início da temporada de 1954/55 já Azevedo surge incorporado no clube lisboeta.
.
(Jogadores da equipa do SC Beira Mar na temporada de 1953/54)
.
Ao serviço do SL Benfica não foi muito feliz, pois não passou de suplente na equipa principal ou titular na equipa de reservas encarnadas. Actuou em 4 partidas e apontou um golo pelo SL Benfica no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1954/55, em que os encarnados se sagraram campeões nacionais sob o comando de Otto Gloria.

O ano de estreia acabou mesmo por ser a melhor época a nível individual para Azevedo, pois nas restantes temporadas as suas passagens pela equipa principal foram esporádicas e, em algumas épocas, mesmo nulas.
.
(Equipa de reservas do SL Benfica na decada de 50)
.
(Azevedo ao serviço do SL Benfica frente ao SCU Torreense na decada de 50)
.
(Azevedo com o companheiro Coluna no SL Benfica)
.
Para isso muito contribuiu a incorporação de Azevedo no serviço militar durante dois anos. Nesse período, Azevedo abandonou, praticamente, a competição e os treinos regulares e esse facto acabou por prejudicar bastante a sua afirmação no SL Benfica.

Refira-se, ainda, que na época de estreia no SL Benfica, Azevedo venceu a Taça de Portugal, competição que viria a vencer novamente na temporada de 1956/57. Nesta conquista, Azevedo acabou por ter um papel importante, sobretudo, na eliminatória dos quartos de final frente ao SCU Torreense em que o jovem aveirense foi fulcral no triunfo encarnado.
.
(Plantel do SL Benfica na época de 1956/57)
.
(Azevedo em grande estilo no SL Benfica)
.
(Azevedo)
.
Nessa época de 1956/57 o SL Benfica voltou a juntar à Taça de Portugal a conquista do Campeonato Nacional da 1ª Divisão onde, porém, o avançado Azevedo não foi utilizado em qualquer jogo.

Pertenceu aos quadros do SL Benfica ainda durante a temporada de 1957/58. Sem qualquer presença em jogos oficiais da equipa principal, Azevedo passou a época a jogar na equipa de reservas dos encarnados.
.
(Equipa de reservas do SL Benfica na época de 1956/57)
.
(Azevedo ao serviço do SL Benfica no Estádio da Luz)
.
(Novamente ao serviço do SL Benfica)
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1957/58)
.
(Azevedo ao serviço do SL Benfica num encontro frente à Académica de Coimbra)
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1957/58)
.
(Azevedo o n.º 9 do SL Benfica derrubado na grande area)
.
No final desta temporada, os responsáveis do SL Benfica decidiram colocar Azevedo na lista de dispensas. O jogador queria sair definitivamente do clube encarnado e procurar outras oportunidades.

Acabou por ingressar no SCU Torreense, a militar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão durante a época de 1958/59, onde o avançado Azevedo revelou-se um dos melhores jogadores da equipa, embora o seu contributo não fosse suficiente para ajudar à manutenção do clube de Torres Vedras no escalão principal do futebol português.
.
(Equipa do SCU Torreense na temporada de 1958/59)
.
(Azevedo ao serviço do SCU Torreense frente ao FC Barreirense)
.
Avançado forte, possante, com aptidão técnica, Azevedo era um avançado ou extremo de grande qualidade. Por essa razão foi uma das principais aquisições do Vitoria SC para a época de 1959/60.

Para a nova temporada de 1959/60 o Vitoria SC apresentava, desde logo, como principal novidade o seu treinador, o uruguaio Humberto Buchelli,proveniente do Vitoria de Setúbal, clube onde tinha trabalhado nas últimas 3 temporadas com resultados altamente meritórios.
.
Azevedo, porém, só surgiu na equipa vitoriana já com o Campeonato Nacional da 1ª Divisão em andamento. O avançado Azevedo terá sido mesmo uma aquisição de ultima hora.

Assim, depois de ter goleado na jornada inaugural da principal competição portuguesa a formação do Lusitano de Évora por 7-0 e, na ronda seguinte, ter perdido, tangencialmente, por 3-2, no Estádio das Antas, contra o FC Porto, o Vitoria SC jogaria a 3ª jornada, no Campo da Amorosa, em Guimarães, contra o Boavista FC.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1959/60)
.
Este foi o jogo da estreia oficial de Azevedo com a camisola do Vitoria SC, desafio onde a equipa vimaranense venceu com uma nova goleada, desta feita, um triunfo por 5-1 sobre os axadrezados.

O Vitoria SC fez uma primeira volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em grande estilo, terminando a primeira metade da prova classificado na 3ª posição da geral. Já a segunda volta é bem mais fraca, onde o conquista de somente cinco pontos, certamente em consequência do desgaste causado com a digressão que o clube tinha realizado ao continente africano no início da temporada.

A formação vitoriana terminou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 7ª posição da classificação geral, obviamente, um lugar tranquilo e meritório. O grande feito daquela época foi, contudo, a conquista protagonizada pelo avançado brasileiro Edmur, vencedor do troféu de melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, arrecadando assim o denominado prémio de “Bola de Prata”.

Esse feito de Edmur ficou também a dever-se, naturalmente, à contribuição do companheiro Azevedo, um dos avançados com que o goleador brasileiro fez parelha na frente de ataque da equipa do Vitoria SC.

Azevedo, não tendo sido um titular indiscutível na equipa do Vitoria SC ao longo da época de 1959/60 realizou 14 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 2 golos na prova.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1959/60)
.
Já na temporada seguinte, agora sob o comando do técnico português Artur Quaresma, Azevedo assumiu-se como titular na frente de ataque do Vitoria SC, constituindo o sector ofensivo com Romeu e o brasileiro Edmur.

Na época de 1960/61 o Vitoria SC subiu mais um degrau na hierarquia do futebol português ao atingir o 4º lugar na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, posição que correspondia, até aquela altura, à melhor classificação de sempre do clube vimaranense na principal prova futebolística nacional.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1960/61)
.
(Jogadores do Vitoria SC na Ilha da Madeira)
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1960/61)
.
(Jogadores do Vitoria SC na Ilha da Madeira)
.
Na 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC tem um desempenho mediano, concretizando alguns resultados contraditórios e terminando a primeira metade da competição no 5º lugar da classificação.

Foi, contudo, no decorrer da 2ª volta da prova que o Vitoria SC pulverizou, praticamente, todos os adversários, exibindo um futebol brilhante e digno de realce em toda a critica desportiva.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1960/61)
.
(Novamente os jogadores do Vitoria SC na Ilha da Madeira)
.
A equipa do Vitoria SC era realmente imparável terminando o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1960/61 na 4ª posição, atrás do SL Benfica que foi o Campeão Nacional, o Sporting CP que foi o vice e o FC Porto, 3º posicionado. Atrás do Vitoria SC ficaria o CF Belenenses, feito praticamente impensável naquela época de acontecer.

Azevedo foi um dos elementos em destaque na equipa vimaranense. Tendo sido totalista ao alinhar nos 26 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Azevedo foi o autor de 7 golos.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1960/61)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1960/61)
.
Algo surpreendentemente Azevedo acabou por deixar o Vitoria SC no final da época de 1960/61. Rumou ao clube da sua terra natal no início da temporada de 1961/62 para representar o SC Beira Mar no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Foi titular na equipa beiramarense, actuando em 22 jogos da principal competição portuguesa e apontado somente 1 golo, não conseguindo, porém, ajudar o SC Beira Mar a ir alem do 11º lugar e assim manter-se na 1ª Divisão Nacional.
.
(Azevedo no SC Beira Mar)
.
Surgiu na época de 1962/63 ao serviço do Leixões SC onde reeditou uma frente de ataque com o brasileiro Edmur, antigo companheiro no Vitoria SC. Nesta temporada, a equipa de Matosinhos, treinada por Lourival Lorenzi, foi mesmo a grande sensação da prova, fruto do 5º lugar alcançado na tabela classificativa, não sendo, todavia, o avançado Azevedo uma peça fundamental naquela campanha, pois apenas actuou em 16 jogos, embora tendo sido o autor de 6 golos.
.
(Azevedo no Leixões SC)
.
A partir de então a carreira de Azevedo fez-se em clubes das divisões secundárias, à excepção da temporada de 1965/66 em que voltou a representar o SC Beira Mar no primeiro escalão do futebol português.

Na época seguinte de 1963/64 Azevedo rumou ao FC Famalicão, clube que havia subido ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão precisamente naquela temporada e no qual encontrou antigos companheiros de equipa no Vitoria SC, como Romeu, Bártolo ou Ernesto Paraíso.
.
(Equipa do FC Famalicão na época de 1963/64)
.
Em 1964/65 regressou assim ao seu clube de formação e contribuiu para o regresso do SC Beira Mar ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A formação beiramarense venceu a Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão e assim garantiu um lugar entre os maiores clubes portugueses na temporada seguinte.

É dessa forma que se dá o regresso de Azevedo ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão representado o SC Beira Mar, onde é comandado por Artur Quaresma, seu antigo treinador no Vitoria SC.
.
(Equipa do SC Beira Mar na temporada de 1964/65)
.
O já veterano Azevedo não passa de suplente na equipa beiramarense, actuando, somente, em 12 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1965/66, apontando 2 golos na competição.

O futebolista Azevedo vai terminar a carreira de futebolista ao serviço do SC Alba, popular clube da localidade de Albergaria-a-Velha, disputando as provas distritais da Associação de Futebol de Aveiro.
.
(Cartão de jogador de Azevedo na época de 1967/68 no SC Alba)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Conheci muito bem o Manel Azevedo que foi meu colega de trabalho em Aveiro durante 7 anos, depois do futebol. Um Senhor! Um colega leal, sempre correcto e que sempre cultivou o bom relacionamento e a amizade, quer nas relações pessoais, quer enquanto inspector da Segurança Social. Já não o vejo há uns anos, mas sei que está reformado. Desejo-lhe as maiores felicidades.
 
Amigo Narciso Cruz, fico muito grato pelas tuas palavras.

Após o nosso recente encontro e alusão ao assunto, foi com enorme satisfação que vi e recordei parte do meu trajecto futebolístico.

Bem Haja!
Até a uma próxima oportunidade!
Manuel Azevedo

manuel_azevedo@live.com.pt
 
Faltou referir que o Azevedo chegou a ser treinador do Alba em 1973 na 3ª divisão (julgo que terá substituído o Barrigana)
 
Gostei de ver foto se equipa das reservas de 1954/55 onde se encontra o guarda redes BANDOLA ,que teve carreira futebolística no Benfica, Atlético e Marinhense. Que depois deste ultimo clube se retirou do futebol profissional, vindo a falecer em 25/08/2010 com 74 anos.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter