Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 7ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 7ª Parte


A recta final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77 não se apresentava nada facilitada para a equipa do Vitoria SC. Na verdade, a turma vimaranense não tinha a sua situação bem definida na classificação e o espectro da descida de divisão não estava de forma alguma arredado dos seus horizontes, sobretudo, porque nas ultimas seis jornadas finais da prova o Vitoria SC teria que realizar quatro dos seus jogos fora de portas e apenas dois na condição de visitado.

E a arrancada para o final da competição agudizou ainda mais os temores das gentes vitorianas já que o Vitoria SC averbou, desde logo, duas derrotas consecutivas em duas deslocações que se revelavam tradicionalmente difíceis. Assim, na 25ª jornada, o Vitoria SC deslocou-se à Povoa do Varzim para defrontar um das equipas sensação da prova, o Varzim SC.

Muito mal começaria este encontro para a equipa vimaranense, pois apenas aos 10 minutos de jogo já perdia por 2-0 em consequência de dois erros inadmissíveis do seu sector defensivo, o qual mais uma vez comprometia as aspirações da equipa.

Em desvantagem praticamente desde o início do jogo, a equipa do Vitoria SC tudo fez para reagir a tempo de discutir o resultado final. Ainda conseguiu reduzir antes do final da 1ª parte através de um golo apontado por Abreu, acreditando-se, então na possibilidade de alcançar um resultado positivo.

Para o 2º tempo o Vitoria SC arrancou com toda a pujança na busca do golo que lhe permitisse igualar a contenda. Ao longo de toda a 2ª parte dispôs de varias ocasiões para marcar, porem, desperdiçou-as todas, consecutivamente, para desespero da enorme falange de apoio que viajara de Guimarães.

Enquanto isso, a equipa varzinista tentava suster as ofensivas vitorianas e com grande cinismo procurava, em contra ataque, selar definitivamente o triunfo. E assim aconteceria, quando a quatro minutos do final do jogo, numa claríssima oportunidade, o Vitoria SC desperdiçou mais um golo praticamente feito, enquanto o Varzim SC, na resposta imediata a esse lance e numa boa jogada de contra ataque, fez o terceiro golo, fixando o resultado final em 3-1, com os golos poveiros a ser apontados, refira-se, por Horácio, em duas ocasiões, e Marco Aurélio.
.
Seguiu-se o jogo em Portimão contra o Portimonense SC, clube que lutava desesperadamente pela manutenção na 1ª Divisão Nacional. Este era, alias, um jogo de vida ou de morte para a turma algarvia à qual só com vitoria poderia manter a esperança acesa.
.
(Instantaneo do jogo entre o Portimonense SC e o Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77)
.
O Vitoria SC entrou muito bem nesta partida, assumindo as despesas do jogo e criando algumas boas oportunidades para marcar. Num desses lances conseguiu mesmo adiantar-se no marcador através de um golo apontado por Mário Ventura logo aos 15 minutos.

Os defesas algarvios Serio e Juvenal atrapalharam-se com a bola e o vitoriano Mário Ventura, muito veloz, conseguiu isolar-se e perante a saída hesitante do guardião Jorge Martins atirou para o fundo da baliza.

Inesperadamente, a partir do golo, a equipa do Vitoria SC adoptou uma postura muito cautelosa, tentando resguardar, prematuramente, a preciosa vantagem que havia alcançado. Eram sinais, por certo, da instabilidade e da falta convicção nas suas capacidades que reinava na equipa vitoriana.

Sucede que o Portimonense SC aproveitou da melhor forma essa tímida postura vimaranense e ocupou massivamente o meio reduto do Vitoria SC, dominando por completo os acontecimentos e criando várias oportunidades de golo.
.

(Luta intensa no pelado do Estádio do Portimonense SC neste encontro entre os algarvios e o Vitoria SC)
.
O Portimonense SC empatou ainda antes do intervalo por intermédio de Sapinho e através de Florival, ainda antes do apito para o descanso voltou a marcar, mas o árbitro, António Ferreira da A. F. de Lisboa, anulou o tento assinalando uma irregularidade do jogador algarvio.

A anulação desse golo fez aquecer exacerbadamente os ânimos dos fervorosos adeptos algarvios e foi com imensa dificuldade que se viu a equipa de arbitragem sair para os balneários aquando do intervalo.

No regresso, o Estádio do Portimonense SC, praticamente lotado, estava ainda mais efervescente e entusiástico. De facto, com um ambiente terrível e um apoio maciço os adeptos algarvios foram decisivos para o triunfo que o Portimonense SC viria a alcançar frente ao Vitoria SC.

A verdade é que a equipa do Vitoria SC não conseguiu reagir e ao longo de toda a 2ª parte foi fustigada pelo endiabrado ataque algarvio. O Portimonense SC conseguiu chegar à merecida vantagem por intermédio de Florival fixando assim o resultado final em 2-1.

(Um lance junto à baliza do Portimonense SC, bem povoada pelo jogadores algarvios)
.
Este resultado negativo atirou o Vitoria SC para a chamada “zona de aflição”. Apenas a quatro jornadas do fim a equipa vimaranense via-se assim, indesejavelmente, envolvida na luta pela permanência no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Seguia-se o jogo decisivo para o futuro do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Defrontando um dos apelidados aflitos, o Vitoria SC recebia no Estádio Municipal de Guimarães a formação do Leixões SC no jogo da 27ª jornada.
.
(Imagem do jogo disputado no Estádio Municipal de Guimarães entre o Vitoria SC e o Leixões SC na época de 1976/77, com Abreu pelo vimaranenses e o guarda-redes Benje pelos leixonenses)
.

(Pelo Vitoria SC surge novamente Abreu disputando este lance com o defesa leixonense)

(Lance aereo dentro da grande area do Leixões SC, com Abreu rematando de cabeça)
.
Perante uma equipa ultra-defensiva o Vitoria SC realizou uma exibição abnegada e meritória, conseguindo um precioso triunfo por 2-0, com dois golos decisivos apontados por Tito.

Finalmente, com este resultado, estava carimbado, quase definitivamente, o futuro do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1976/77 e a permanência no principal escalão do futebol português.
.
(Com o vitoriano Alfredo no terreno e o guarda-redes do Leixões SC, Benje, a não conseguir chegar à bola)
.

(Aqui é Dinho que tenta escapar a um jogador leixonense)
.
Na 28ª jornada da prova o Vitoria SC visitou o Estádio Mário Duarte, em Aveiro, para defrontar a formação do SC Beira Mar, equipa ainda em luta pela permanência na 1ª Divisão Nacional.

A equipa beiramarense, tacticamente, limitou muito bem as acções no meio campo do Vitoria SC e superiorizou-se durante praticamente todo o jogo. Conseguiu uma preciosa e merecida vitoria por 1-0, com um golo do avançado Garcês.

Na penúltima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1976/77 o Vitoria SC despediu-se dos seus adeptos contra o CD Montijo, outro clube a lutar desesperadamente pela manutenção.
.
(Mário Ventura tenta chegar ao esférico que o guarda-redes montijense Abrantes segura com coragem)
.
O Vitoria SC, completamente desinibido, começou muito bem o encontro e cedo chegou ao golo por intermédio de Mário Ventura. Logo aos 8 minutos ampliou a vantagem para 2-0, com um golo de Pedroto, evidenciando assim a excelente exibição que estava a realizar e que, de resto, foi capaz de manter ao longo de toda a 1ª parte.

Logo no início da 2ª parte o Vitoria SC voltou a marcar, ampliando o marcador para 3-0, agora por intermédio do avançado Tito. Com este golo a equipa do Vitoria SC relaxou e quase colocou em causa o resultado desta partida.
.
(Nas alturas surge Abreu entre os defensores do CD Montijo neste desafio com o Vitoria SC na época de 1976/77)
.
É que a equipa montijense, aproveitando o declínio da turma vitoriana, acreditou na possibilidade de conseguir pontuar e passou a dominar completamente os acontecimentos, marcando golos e dispondo de oportunidades suficientes para revirar o resultado a seu favor.

O CD Montijo marcou por duas vezes através do avançado Bolota, reduzindo o marcador apenas para 3-2, aquele que acabaria por ser o resultado final neste encontro da penúltima jornada.

A postura da equipa do Vitoria SC quase permitiu a igualdade ao CD Montijo depois de dispor de uma vantagem de três golos. Depois, vendo o triunfo em perigo, o Vitoria SC ainda tentou assumir novamente o jogo, contudo, foi incapaz de alterar o seu ritmo de jogo e também por evidente falta de forças, não conseguiu reagir e acabou mesmo obrigada a defender arreganhadamente a preciosa vantagem.
.
(Novamente o avançado do Vitoria SC, Mario Ventura, disputando este lance com o defesa montijense)
.
O Vitoria SC jogou a ultima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77 no Estádio das Antas defrontando o FC Porto. Ambos os clubes tinham as suas posições irreversivelmente definidas na classificação final da prova pelo que seria apenas mais um jogo para cumprir calendário

Todavia, tendo em conta a valia dos dois conjuntos aguardava-se um bom espectáculo de futebol. Por seu lado, era inquestionável que o Vitoria SC queria deixar uma boa imagem nesta despedida do nacional maior da temporada de 1976/77.

E durante toda a 1ª parte o Vitoria SC exibiu-se a grande altura, demonstrando, indiscutivelmente, ser a melhor equipa em campo. Jogando um futebol apoiado, muito rápido e defensivamente coeso, o Vitoria SC foi verdadeiramente imparável para uma equipa do FC Porto completamente alheada dos acontecimentos.
.
(Lance disputado no interior da defensiva do Vitoria SC nesta partida frente ao FC Porto a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77)
.
Por isso, o Vitoria SC foi para o intervalo a vencer o FC Porto por 1-2, com os golos vitorianos a ser apontados por Tito, enquanto o tento portista, havia sido marcado pelo brasileiro Ademir.

Este resultado, contudo, nesta altura, não era de forma alguma ajustado a tudo aquilo que se tinha passado dentro das quatro linhas. Na verdade, o Vitoria SC tinha demonstrado uma maior superioridade do que aquilo que simplesmente o resultado revelava.

Já na segunda metade os acontecimentos alteraram-se radicalmente. O FC Porto, visivelmente ferido no orgulho e com o seu publico irritado nas bancadas, entrou com propósito de reverter o marcador a seu favor.
.
(Momento de um dos golos do FC Porto, com os portistas Ademir e Gomes em festejos e a incapacidade do guardião vitoriano Barreira)
.
Já com o avançado Duda no lugar do defesa Tai, os portistas carregaram afincadamente sobre a defensiva vitoriana, a qual, fatalmente, começou abrir brechas, revelando-se notoriamente impotente para deter o poderio atacante do FC Porto.

Ademir de novo e o internacional português Gomes, em duas ocasiões, fixaram o resultado final deste ultimo desafio do Campeonato Nacional da 1ª Divisão em 4-2 favorável ao FC Porto.

Foi um triunfo merecido do FC Porto, nitidamente superior durante todo o segundo tempo, mas que atingiu números bem exagerados tendo em atenção a brilhante exibição realizada pelo Vitoria SC ao longo da 1ª parte da partida.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter