Glórias do Passado: Estádio Municipal de Portimão

 

Estádio Municipal de Portimão


Estádio do Portimonense Sporting Clube, actualmente designado como Estádio Municipal de Portimão - depois da aquisição do recinto por parte da autarquia local - é a casa de jogos do Portimonense SC há mais de 70 anos.

Remonta ao ano de 1936/37 a construção inicial e a inauguração daquele estádio, erigido em terrenos cedidos para o efeito por um aficionado do clube, muito embora, de então para cá, tenha sofrido, naturalmente, varias obras que alteraram radicalmente a fisionomia primitiva daquele local
.
(Estádio do Portimonense Sporting Clube na decada de 60)
.
(A central e o pelado do Estádio do Portiminonse SC na decada de 70)
.

(Ainda o pelado e a bancada de topo na decada de 70)
.
Hoje, situado no centro da cidade de Portimão, o Estádio Municipal de Portimão é, em forma rectangular, composto por quatro bancadas de pequena dimensão e situadas bem próximas do terreno de jogo.

Apenas a bancada central esta parcialmente dotada de uma cobertura, enquanto as restantes bancadas não possuem aquele benefício. À excepção da pequena bancada situado num dos topos do estádio, o qual, normalmente, está mesmo vedada no acesso ao público, todas as demais bancadas estão dotadas cadeiras individuais, comodidades recentemente instaladas na infra-estrutura e que diminuiu a lotação oficial do estádio de 9.000 para 4.800 espectadores.
.
(A bancada lateral e o topo ainda na decada de 70)
.
(Lotadissima bancada no topo do estádio na decada de 70)
.
(Ao fundo a bancada de topo contrária também na decada de 70)
.
Como se disse, ao longo dos anos, aquele campo de jogos foi sofrendo vários melhoramentos. Aquele recinto começou por ser apenas um campo de futebol pelado, vedado com um simples corrimão a separar o público do terreno de jogo.

Sucessivamente foram-se construindo as bancadas que hoje constituem a imagem do estádio. Mais tarde, por força da ascensão do clube às principais competições nacionais no final da década de 70, o seu terreno em terra batida passou a relvado.
.
(Imagem do Portimonense SC - Sporting CP na decada de 70)
. (Construção da bancada topo do Estádio do Portimonense SC)
.
(Já relvado o recinto do Estádio do Portimonense SC)
.
Já em plena década de 80, com a chegada do clube às provas internacionais de clubes, foi instalado também um sistema iluminação que permitia a realização de jogos oficias em horário nocturno.

O Vitoria SC jogou variadíssimas vezes naquele recinto. E poderá dizer-se que se trata, efectivamente, de um estádio aprazível para a equipa da cidade berço, porque, normalmente, o Vitoria SC consegue realizar bons resultados quando ali defronta o Portimonense SC.
.

(Ao fundo a bancada lateral do Estádio do Portimonense SC)

. (Estádio do Portimonense SC na decada de 80)
.

(O Estádio do Portimonense SC novamente na decada de 80)
.
Na verdade, ao longo dos anos, nos vários jogos oficiais ali disputados, apenas em três ocasiões o Vitoria SC foi derrotado pelo Portimonense SC. Venceu em oito jogos, tendo terminado empatadas as partidas Portimonense SC – Vitoria SC em cinco ocasiões.

O Vitoria SC terá jogado pela primeira vez no Estádio do Portimonense Sporting Clube na época de 1966/67, quando nos 32-avos de final da Taça de Portugal a turma de Guimarães defrontou a equipa algarvia do Portimonense SC.
.
(Visão geral do Estádio do Portimonense SC na decada de 80)
. (Estádio do Portimonense SC)
.
Nessa eliminatória disputada a duas mãos, em Portimão, os vimaranenses venceram por 0-3, enquanto no jogo disputado na cidade berço, o Vitoria SC cilindrou, literalmente, o Portimonense SC por 8-1.

Já em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC defrontou pela primeira vez o Portimonense SC naquele estádio na 26ª jornada da prova da temporada de 1976/77.
.
(Estádio do Portimonense Sporting Clube)
.
(Bancada central coberta do Estádio do Portimonense SC)
.
O jogo realizou-se, concretamente, no dia 1 de Maio de 1977, sob a arbitragem de António Ferreira, árbitro da A.F. de Lisboa. Nesse encontro, a turma algarvia alinhou com a seguinte formação inicial: Jorge; José Eduardo (Hilton) Juvenal, Sério e Sota; Matine, Florival (Hélder) e Peres; Fernando Jailson e Sapinho.

A equipa do Vitoria SC, comandada por Fernando Caiado, alinhou com Sousa; Alfredo, Ramalho, Torres e Osvaldinho; Pedroto, Abreu e Almiro; Ferreira da Costa, Tito e Mário Ventura.
.

(O famoso topo do Estádio do Portimonense SC)

. (Bancada lateral do Estádio do Portimonense SC)
.
Os primeiros vinte minutos de jogo foram de total domínio da equipa vimaranense, completamente balançada para o ataque, período onde criou varias ocasiões de golo, onde se destacam as perdidas quase imediatas de Mário Ventura e Tito.

Contudo, nesse período de supremacia, o Vitoria SC adiantou-se no marcador, logo aos 15 minutos, por intermédio de Mário Ventura. Aproveitando um deslize fatal dos defesas centrais algarvios, o avançado Mário Ventura isolou-se na grande área do Portimonense SC e perante uma saída precipitada do guarda-redes Jorge da baliza atirou a contar.
.
(Obras de beneficiação do Estádio do Portimonense SC)
.
(Estádio do Portimonense SC)
.
Com esse golo o Vitoria SC transformou-se e prematuramente adoptou uma postura mais defensiva e calculista, tentando assim, demasiado cedo, segurar a magra vantagem conquistada.

Esse incompreensível recuo no terreno acabou por custar muito caro ao Vitoria SC e com o golo apontado ainda na primeira parte por Sapinho, o Portimonense SC igualou a partida a 1-1, entusiasmando o público algarvio no apoio massivo à equipa e aumentando a esperança numa vitoria, neste que se apresentava como sendo um jogo verdadeiramente decisivo para a formação local na luta pela manutenção.
.

(Estádio do Portimonense SC)

. (Estádio do Portimonense SC na decada de 80)
.

(Estádio do Portimonense SC)
.
Mesmo em cima do intervalo o Portimonense SC voltou a marcar, porem, o árbitro do encontro anula o golo por clara falta do atacante. Esta decisão, todavia, provocou a ira dos adeptos algarvias que a contestaram veementemente.

Os ânimos nas bancadas lotadas do Estádio do Portimonense Sporting Clube aqueceram de tal forma que nem o intervalo foi capaz de acalmar. Entretanto, o treinador algarvio José Augusto trocou José Eduardo, um defesa, por mais um avançado, o brasileiro Hilton.
.
(Bancada central do Estádio do Portimonense SC)
.
(Tunel de acesso ao relvado e bancada central)
.

(Uma das bancadas de topo do Estádio do Portimonense SC)
.
Em consequência, o Portimonense SC entrou ainda melhor na segunda parte do encontro, com uma disposição claramente atacante. Com uma determinação louvável e um apoio frenético do seu publico a equipa algarvia acabou por marcar o segundo golo, por intermédio de Florival, e assim estabelecer o resultado final em 2-1, triunfo este plenamente justificado.

Foi obvio que o Vitoria SC não conseguiu suster o ímpeto do adversário, primeiro porque cedeu prematuramente a iniciativa ao Portimonense SC e depois porque também não foi capaz de aguentar o terrível ambiente que se instalou no Estádio do Portimonense Sporting Clube.
.(Estádio do Portimonense SC)
.
(Estádio do Portimonense SC)
.
Já na temporada seguinte de 1977/78, o Vitoria SC conquistou o primeiro triunfo no Estádio do Portimonense Sporting Clube em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. 1-2 foi o resultado final com o golos do encontro a serem marcados por Mane e Tito para o Vitoria SC, e Serio para o Portimonense SC.

A última vez que o Vitoria SC jogou naquele recinto foi na época de 1988/89, a ultima temporada do Portimonense SC na 1ª Divisão Nacional. O triunfo, desta vez, sorriu novamente à equipa do Vitoria SC, que levou de vencida o Portimonense SC por 1-3.
.
(Exterior do Estádio do Portimonense SC)
.

(Outras das entradas do Estádio do Portiomense SC)
.
(Aspecto exterior do Estádio do Portimonense SC)
.
Para história ficam as equipas. O Portimonense SC, liderado por Manuel Oliveira, actuou com Figueiredo; Floris, Chico Zé (Voynov aos 59 minutos), Major e Justiniano (Adalberto aos 67 minutos); Bezinski, José Pedro, Vado e Skoda; Luciano e Guetov.

Por parte do Vitoria SC, comandado pelo brasileiro Paulo Autuori, jogaram Neno; Alberto, Bené, William, Jorge (Carlitos aos 81 minutos) e Cerqueira; N´Dinga, João Baptista e Carvalho; Caio Júnior e Chiquinho (Peixoto aos 71 minutos).
.
(Bilheteiras e outra entrada do estádio)
.
(Entrada da zona dos balnearios do Estádio)
.
(Entrada do Estádio do Portimonense SC)
.
Os golos daquele desafio disputado em Maio de 1990, arbitrado por Soares Dias da A. F. do Porto, foram apontados por N´Dinga, aos 63 minutos, de cabeça, correspondendo muito bem a canto apontado por Cerqueira.

Aos 76 minutos, novamente N´Dinga elevou a contagem para 0-2. Depois de uma iniciativa pela ala esquerda de Caio Júnior, concluída com um cruzamento para a área, a defesa algarvia aliviou mal o esférico para a entrada da área, onde surgiu o zairense do Vitoria SC a rematar colocado junto à base do poste direito da baliza do Portimonense SC.
.
(Exterior do Estádio do Portimonense SC)
.
(Exterior do Estádio do Portimonense SC)
.
Três minutos depois, o Portimonense SC reduziu por intermédio de Guetov. O búlgaro aproveitando uma boa desmarcação de Skoda surgiu isolado perante Neno. Depois de fintar o guarda-redes do Vitoria SC atirou para a baliza deserta.

Em cima do minuto 90 foi o brasileiro vitoriano Caio Júnior a selar o resultado final em 1-3, numa típica jogada de contra ataque. Numa iniciativa individual, isolou-se perante o guardião algarvio e ainda fora da grande área, aproveitando a má colocação do guarda-redes Figueiredo, atirou para o fundo da baliza.
.
Por ultimo, referencia para a história recente da vida daquele estádio, quando em 2006 esteve em vias de deixar de ser a casa do Portimonense SC. O herdeiros do proprietário do terreno reclamaram judicialmente a propriedade e a entrega do terreno do onde esta erguido o estádio.

Várias negociações infrutíferas redundaram numa decisão judicial que ordenou a entrega do terreno onde esta instalado Estádio do Portimonense Sporting Clube aos seus proprietários.
.
(Estádio do Portimonense SC)
.
(A nova face do actual Estádio Municipal de Portimão)
.
Entretanto, por esse motivo, a equipa principal do Portimonense SC deixou mesmo de jogar naquele estádio e em alternativa viu-se obrigada a ir jogar para o Estádio do Algarve, entre Faro e Loulé.

Só a intervenção da Câmara Municipal de Portimão solucionou o problema e o impasse gerado. Tomando posse administrativa por expropriação, ao abrigo do estatuto de utilidade pública, a Câmara Municipal de Portimão tornou-se proprietária do recinto passando então a designar-se como Estádio Municipal de Portimão.
.
(Bancada lateral do Estádio Municipal de Portimão)
.
(Estádio Municipal de Portimão)
.
Ao abrigo de um protocolo entre a Câmara Municipal de Portimão e o principal clube da cidade, o Portimonense SC continua a utilizar o Estádio Municipal de Portimão como o seu campo de jogos oficial.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Muitos parabéns pelo artigo!!

Como adepto do Portimonense, muito obrigado!!
 
espetaculo, muito bom
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter