Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 6ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 6ª Parte


À 22ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC recebeu no Estádio Municipal de Guimarães o Boavista FC. Em consequência dos castigos impostos aos jogadores do Vitoria SC depois da fatídica jornada de Setúbal, foram muitos e importantes as ausências na equipa vimaranense.

Assim, surgiram na equipa principal alguns habituais suplentes, salientando-se, sobretudo, o surgimento do jovem Jorge Oliveira, um internacional júnior português proveniente das camadas jovens do Vitoria SC.

Certamente pelo facto de estar privado de algumas das suas melhores unidades e claramente fragilizado, o Vitoria SC apresentou-se bastante cauteloso nesta partida frente aos axadrezados.

Por sua vez, respeitando o adversário que jogava em casa, a equipa do Boavista FC optou pelo mesmo sistema de contenção, e dessa forma acabou por assistir-se a um jogo pachorrento, insosso e aborrecido, jogado muito lentamente e sem grandes oportunidades de golo.

A principal, porem, coube ao Vitoria SC, através do estreante Jorge Oliveira, o qual, numa jogada individual muito bem engendrada colocou-se em boa posição para marcar, mas dirigiu mal o remate final.

Empate final a 0-0 foi o resultado que ficou no marcador neste encontro entre o Vitoria SC e o Boavista FC, desenlace perfeitamente ajustado àquilo que aconteceu dentro das quatro linhas.
.
(O vitoriano Ferreira da Costa tenta escapar ao defesa boavisterio Carolino, nesta encontro entre o Vitoria SC e o Boavista FC na temporada de 1976/77)
.
Separados por apenas um ponto na tabela classificativa, seguiu-se a sempre difícil deslocação ao Estádio do Restelo para defrontar o CF Belenenses. O Vitoria SC sistematicamente revelou muitas dificuldades em conseguir bons resultados naquele recinto e perante tal adversário.

Desta feita, foi, por assim dizer, uma excepção, com a equipa do Vitoria SC a conseguir uma igualdade a 1-1 no Estádio do Restelo, numa temporada que também estava longe dos objectivos iniciais para o CF Belenenses.

Durante o primeiro tempo foi maior o ascendente da equipa do CF Belenenses, enquanto a turma vitoriana adoptava, naturalmente, uma postura mais defensiva. O Vitoria SC tentou conservar o esférico o máximo de tempo possível e tapar todos os caminhos possíveis para a sua baliza.
.
(Lance no interior da grande area do Vitoria SC, com o guardião Sousa numa defesa acrobática, num lance aereo neste jogo entre os vimaranenses e o CF Belenenses no Estádio do Restelo)
.
Assim restou ao CF Belenenses explorar o seu jogo aéreo. E primeira metade do encontro sobressaiu, essencialmente, as jogadas para a cabeça do avançado Artur Jorge, o qual, pela sua estatura e especialista neste tipo de jogo, criou algumas dificuldades ao sector defensivo do Vitoria SC.

Em cima do intervalo, numa incompreensível desatenção da defensiva do Vitoria SC, a formação do Restelo conseguiu adiantar-se no marcador por intermédio do avançado Vasques.

Ao intervalo, Fernando Caiado, o treinador do Vitoria SC, estrategicamente atento, fez entrar o brasileiro Celton para o lugar de Torres, melhor no jogo de cabeça, anulando assim o ponto forte da turma do CF Belenenses.
.
(O belenenses Jorge Jesus dribla a acção do brasileiro do Vitoria SC, perante a proximidade tambem de Ramalho)
.
Por outro lado, na segunda parte, e estando em desvantagem, o Vitoria SC teve que arriscar mais em busca do tento da igualdade. Criou algumas oportunidades de golo até marcar por intermédio do médio Ferreira da Costa.

Depois de alcançada a igualdade, só por manifesta falta de sorte o Vitoria SC não chegou ao triunfo, pois dispôs de ocasiões flagrantes para isso, desperdiçadas incrivelmente pelos seus jogadores.

Este empate a 1-1 foi um bom resultado, embora, tenha arredado definitivamente o Vitoria SC dos lugares cimeiros da tabela classificativa e simultaneamente aproximado da luta pela permanência, numa temporada onde desciam quatro clubes à 2ª Divisão Nacional.
.
(O defesa lateral direito do Vitoria SC Alfredo resolve com segurança esta situação e arranca para o ataque)
.
Na 24ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 197/77 o Vitoria SC jogou frente ao SL Benfica no Estádio Municipal de Guimarães completamente lotado com mais de 20.000 pessoas.

Este foi um jogo extremamente táctico, mas bem disputado, numa razoável partida de futebol, com a equipa vitoriana a realizar uma excelente exibição perante o líder da competição.
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o SL Benfica no Estádio Municipal de Guimarães. Luta intensa no meio campo)
.

(O centrocampista vitoriano Abreu em acção)
.
Ambas as equipas foram cautelosas e muito respeitadoras uma em relação à outra, é certo, embora sem jogarem claramente à defesa, fez com que o jogo fosse obviamente mais ponderado e menos emotivo.

O golo do Vitoria SC surgiu no início da segunda parte por intermédio do meio campista Pedroto. E que golo aquele! Execução exemplar do jogador vitoriano a bater o guardião Bento num remate bombeado de meia distância.
.
(O extremo benfiquista Chalana tenta passar pelo vitoriano Alfredo)
.
(Aqui é Nelinho do SL Benfica quem tenta escapar ao jogador do Vitoria SC Osavaldinho)
.
Faltavam apenas cinco minutos para o final do encontro e o SL Benfica chegou à igualdade a 1-1, selando aquele que acabaria por ser o resultado final desta partida, através de Nelinho, que aproveitou muito bem uma fífia de Torres, o defesa central do Vitoria SC.

Nesta partida, porem, o grande destaque pela exibição realizada foi o defesa lateral direito do Vitoria SC Alfredo. Que grande jogatana fez o jovem vimaranense, quer marcando o sensacional Chalana, quer aventurando-se ofensivamente apoiando o ataque.
.
(Luta a meio campo, com Ferreira da Costa e o n.º 11 Pedrinho, perante o internacional português do SL Benfica Toni)
.
(Percebe-se que o Estádio Municipal de Guimarães estava completamente lotado. Nesta imagem ve-se o jogador do Vitoria SC Pedrinho escapando a uma entrada dura do n.º 5 do SL Benfica)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter