Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 4ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 4ª Parte


Na 14ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC defrontou o CD Montijo. Se no jogo disputado no Estádio da Luz, frente ao SL Benfica, o Vitoria SC já tinha tido razões de queixa da arbitragem, esta partida frente aos montijenses provocou enorme contestação pelos responsáveis vitorianos acompanhadas, unanimemente, pela critica desportiva nacional à actuação do arbitro Adelino Antunes da A. F. de Lisboa.

O jogo disputou-se no lotadíssimo Campo Luís Almeida Fidalgo, no Montijo, um celebre pelado, que naquele encontro apresentou-se cheio de poças de água que prejudicaram, sobremaneira, o estilo de jogo dos jogadores do Vitoria SC.

Ainda assim, dotado de atletas de melhor qualidade, o Vitoria SC superiorizou-se ao adversário e teve um conjunto de boas oportunidades flagrantes para marcar e adiantar-se no marcador.
.
(Lance do encontro entre o CD Montijo e o Vitoria SC no pelado do Campo Luis Almeida Fidaldo. Na imagem aparece o avançado brasileiro do Vitoria SC Dinho)
.
A injustiça do nulo no marcador era bem evidente, contudo, à medida que os minutos iam passando, o Vitoria SC começou a evidenciar maiores dificuldades para jogar e ultrapassar o adversário.

Porem, pior que o empate imerecido, seria a derrota infligida, obtida com um golo irregular, apontado já depois do minuto 90. De facto, foi bem evidente, para todos aqueles que assistiram ao vivo ao encontro, que o golo marcado pelo CD Montijo foi conseguido de forma ilegal.

O defesa montijense Rodrigues Dias, autor do golo, ajeitou a bola com a mão antes de rematar para o fundo da baliza vitoriana, enquanto que o juiz da partida fazia vista grossa ao lance irregular, validando o tento a favor do CD Montijo que significava o resultado final em 1-0.
.
(O médio vitoriano Pedroto em acção nesta partida entre o CD Montijo e o Vitoria SC na temporada de 1976/77)
.
Na última partida da 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77 o Vitoria SC recebeu no Estádio Municipal de Guimarães a equipa do FC Porto.

Jogado em pleno mês de Janeiro de 1977, esta partida entre o Vitoria SC e o FC Porto foi disputada num terreno de jogo completamente alagado pela intempérie que se abateu sobre a cidade berço. O relvado do municipal vimaranense transformou-se em vários charcos de água e um imenso lamaçal.

Quanto ao desenrola da partida diga-se, desde já, que o FC Porto, embora feliz, foi um justo vencedor, porque foi a equipa que melhor se adaptou às condições do terreno de jogo e alardeou uma superioridade inegável em todos os aspectos do jogo, enquanto o Vitoria SC não teve qualquer hipótese em alterar o rumo dos acontecimentos.
.
(Ailton pelo FC Porto e Pedroto pelo Vitoria SC disputa no intenso lamaçal do Estádio Municipal de Guimarães)
.
A verdade é que a equipa portista assumiu um estilo de jogo mais directo, prático e rectilíneo, enquanto os jogadores do Vitoria SC abusaram, excessivamente, do passe curto e rente ao solo, claramente impróprio para as condições do terreno.

Apesar de tanta superioridade, o FC Porto venceu somente por 0-1, com um tento da autoria de Duda, mas alguns outros golos, quase feitos, acabou por desperdiçar, destacando-se, neste aspecto a boa exibição do guardião vitoriano Rodrigues.
.
(O defesa Alfredo Murça escapa ao jogador do Vitoria SC Mário Ventura)
.
A 1ª ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão terminou assim com a equipa vimaranense classificada apenas no 10º lugar, muito próximo dos clubes posicionados abaixo da “linha de água” e pontualmente longe dos lugares europeus.

O arranque da 2ª volta da principal competição nacional proporcionou ao Vitoria SC, talvez, o melhor período, no capítulo exibicional, de toda a temporada, embora continuasse a registar resultados negativos.

Jogando novamente no Estádio Municipal de Guimarães o Vitoria SC começou por impor uma goleada ao Atlético CP por 5-0. Este foi mais um jogo realizado, mais uma vez, numa tarde cinzenta e sobre um terreno completamente enlameado e em péssimas condições, factor negativo para os visitados mas que já se tornava habitual ao longo desta temporada.

Mesmo assim, desta feita, o Vitoria SC foi manifestamente superior como os números bem demonstram, desembaraçando-se, facilmente, do adversário. A verdade é que a equipa do Vitoria SC entrou em campo muito concentrada, determinada e disposta a resolver bem cedo a contenda.

Assim, não demorou muito para que o futebol e a superioridade vimaranense se traduzissem em golos, apesar do esquema ultra defensivo apresentado pelos alcantarenses, mas que facilmente derrocou. O Atlético CP era uma fácil e parecia condenada a descer de divisão.

Marcaram Pedrinho, Abreu e Ferreira da Costa e assim, ao intervalo, já o Vitoria SC vencia por 3-0. Na 2ª parte a toada do jogo foi idêntica, atingindo o 5-0, com mais dois golos apontados por Abreu e Pedroto. Foi, de facto, o jogo dos centrocampistas goleadores num triunfo indiscutível do Vitoria SC.
.
(Imagem de um dos golos do Vitoria SC, com o guardião alcantarense Azevedo, no solo, vendo a bola anichar no fundo da baliza)
.
Num sábado de muito sol do inicio do mês de Fevereiro de 1977 o Vitoria SC rumou à capital para defrontar o Sporting CP, líder isolado da competição, mas que atravessava naquele momento uma fase negativa na competição.

O Sporting CP entrou com todo o gás, com um futebol rápido e dominador, e cedo conseguiu o primeiro golo, através do avançado Manuel Fernandes, adiantando-se no marcador.
.
(Ferreira da Costa atira à baliza do Sporting CP, neste jogo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1976/77 entre os sportinguistas e o Vitoria SC)
.
(Perante a acção defensiva dos vitorianos Ramalho e o guardião Rodrigues, o sportinguista Manuel Fernandes surge em boa posição para marcar)
.
Em desvantagem, a turma vimaranense foi em busca da igualdade e, sem perder o respeito pelo valioso adversário, lançou-se sem rodeios no ataque. O Vitoria SC tomou conta do jogo e sustentado por um futebol de grande quilate conseguiu, com naturalidade, empatar o desafio a 1-1 por intermédio de Ferreira da Costa.

Não satisfeita, a equipa vitoriana continuou a porfiar e as oportunidades sucederam-se na baliza leonina, com destaque, evidentemente, para duas bolas enviadas ao poste pelos jogadores do Vitoria SC.
.
(Lance disputado no interior da grande área do Vitoria SC, perante uma plateia do Estádio José de Alvalade bem lotada)
.
(O defesa central do Vitoria SC Torres parece desarmar com eficiencia o avançado do Sporting CP Manuel Fernandes. Mais atrás surge tambem o defensor vitoriano Celton)
.
A exibição produzida pelo Vitoria SC fazia tremer o poderoso Sporting CP, algo reconhecido pelo próprio treinador leonino Jimmy Hagan que no final do jogo declarou que “o Vitoria SC jogou melhor e o Sporting CP venceu”.

Na segunda parte, o Vitoria SC conseguiu, novamente, o golo, agora através de Tito, colocando-se na posição de vencedor. Entretanto, o Sporting CP, em jogada bem delineada, chegou ao empate através de Marinho.
.
(Lance do encontro entre o Sporting CP - Vitoria SC na época de 1976/77)
.
(Lance no jogo entre o Sporting CP e o Vitoria SC na época de 1976/77)
.
Entrou-se depois num período de grande equilíbrio, embora os lances de perigo sucedessem em ambas as áreas. Nesta altura acabou por ser o Vitoria SC a dispor da melhor oportunidade para chegar ao golo, quando o vimaranense Abreu, apenas a 10 minutos do final do jogo, não teve a serenidade suficiente para transformar em golo uma grande penalidade.
.
(Lance capital do jogo com o vitoriano Abreu a não conseguir transformar em golo a grande penalidade)
.
Com a sorte pelo seu lado, apenas a dois minutos do final do encontro, o Sporting CP conseguiu mesmo visar a baliza do Vitoria SC, num golo fortuito apontado por Manuel Fernandes, desequilibrando, assim, o marcador a seu favor para 3-2.

A equipa vitoriana terá realizado, em Alvalade, a melhor exibição da época, de tal modo que o futebol apresentado foi, unanimemente, elogiado por toda a critica desportiva nacional, apelidando-a, mesmo, como uma “pequena maravilha”.
.
(Momento do golo do Sporting CP)
.
Injusta, muito injusta, imerecida de qualquer forma esta derrota do Vitoria SC por 2-3 neste desafio frente ao Sporting CP. Uma inversão no resultado evidenciaria muito melhor o desenrolar do jogo.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter