Glórias do Passado: Festas

 

Festas


Festas - um dos mais excêntricos jogadores portugueses entre a década de 70 e 80 - foi atleta do Vitoria SC durante três temporadas consecutivas. Ao longo da sua carreira representou também, como futebolista, clubes como o Varzim SC, Sporting CP, SC Braga, SC Salgueiros, alem do Leça FC e a Académica de Coimbra nos escalões de formação.

Chegou a ser internacional português nas camadas jovens mas também representou a Selecção Nacional “A” onde completou 4 internacionalizações. Depois de futebolista tornou-se treinador de futebol e nessas funções não perdeu a sua originalidade nos métodos utilizados.

Natural de Vila do Conde, Fernando António de Carvalho Festas, nasceu no dia 12 de Junho de 1956. O futebolista Festas, oficialmente, começou a jogar no escalão de juvenis do Leça FC na temporada de 1971/72.

No percurso de formação regista-se ainda uma passagem efémera pela Académica de Coimbra como júnior. Foi porem no Leça FC – clube ao qual retornou depois da passagem pelos estudantes de Coimbra – que o jovem Festas completou a sua formação como futebolista.

É no Varzim SC que surgirá, todavia, no mais alto patamar do futebol português. Ingressa na equipa poveira no início da época de 1975/76 para jogar a 2ª Divisão Nacional, Zona Norte, e ao vencer essa competição, conseguiu assim subir ao primeiro escalão do futebol nacional.
.
(Equipa do Varzim SC na decada de 70)
.
(Festas no Varzim SC)
.
Vai estrear-se na 1ª Divisão Nacional na temporada de 1976/77, portanto, ao serviço do Varzim SC. Durante esta época, a equipa varzinista, comandada por António Teixeira, foi uma das grandes sensações da principal competição portuguesa, classificando-se no 7º lugar da tabela geral.

Festas, jogando como defesa central ou médio defensivo, foi sempre uma das primeiras opções, jogando um total de 19 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem marcar, contudo, qualquer golo.
.
(O defesa Festas observa atento a entrada do seu companheiro varzinista)
.
(Jogo frente ao Sporting CP na época de 1976/77)
.
(Festas no Varzim SC na época de 1976/77)
.
(Festas no centro da defesa do Varzim SC)
.
Na época seguinte de 1977/78 a equipa do Varzim SC voltou a realizar uma temporada tranquila, embora, sem o fulgor evidenciado na edição anterior do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O Varzim SC terminou no 10º lugar da classificação geral enquanto o jovem Festas teve uma participação muito activa na equipa, com um total de 21 jogos no escalão maior. A sua polivalência na zona defensiva era, naturalmente, bastante útil à equipa.
.
(Equipa do Varzim SC na temporada de 1977/78)
.
(Festas no Varzim SC na época de 1977/78)
.
(Festas lesionado é carregado pelos companheiros para fora do campo)
.
(No Varzim SC na época de 1977/78)
.
(Em acção em jogo entre o Varzim SC e o SC Braga)
.
Seguiu-se mais uma fantástica temporada da equipa poveira no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1978/79. Ainda sob a alçada técnica do português António Teixeira, o Varzim SC alcançou agora a proeza de terminar a principal competição nacional no 5º lugar da classificação geral.

Desta feita, o jovem Festas, jogando, sobretudo, como defesa central, foi, praticamente, sempre utilizado e muitas vezes titular na equipa do Varzim SC. Jogou 24 jogos no nacional maior, sem ter conseguido ainda, até aquele momento, marcar qualquer golo na competição.
.
(Plantel do Varzim SC na época de 1978/79)
.
(Festas no Varzim SC)
.
(O jogador Festas com um companheiro de defesa no Varzim SC)
.
(O jovem Festas no Varzim SC)
.
(Ao serviço do Varzim SC na decada de 70)
.
No defeso da época de 1979/80 o Vitoria SC preparava uma nova equipa para atacar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, registando-se a entrada e saída de vários jogadores.

Uma das aquisições do Vitoria SC foi, precisamente, o jovem Festas considerado, com 23 anos de idade, como uma das grandes promessas do futebol português. Agora, com maior maturidade e um percurso interessantes nas selecções nacionais mais jovens, esperava-se de Festas uma afirmação definitiva num clube com aspirações maiores.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1979/80)
.
(Festas no Vitoria SC na temporada de 1979/80)
.
(As principais aquisições do Vitoria SC na época de 1979/80)
.
O Vitoria SC da época de 1979/80 acabou classificado na 6ª posição da tabela classificativa, lugar muitas vezes repetido durante o período da década de 70. Esta época, que ate começou razoavelmente bem para a equipa vitoriana, ficou marcada, negativamente, por quebra de produção ao virar para a segunda metade da prova, facto que impediu o Vitoria SC de chegar mais acima na classificação.

De resto, esse período negativo acabou por “vitimar” o lugar de treinador principal a Mário Imbelloni, o técnico que iniciou a temporada de 1979/80 e que seria substituído, após a 24ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, pelo seu preparador físico Cassiano Gouveia.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1979/80)
.
(Na temporada de 1979/80 no Vitoria SC)
.
(Caricatura de Festas no Vitoria SC)
.
(Lance nas alturas de Festas contra o CF Belenenses)
.
Registemos, contudo, o jogo da estreia oficial de Festas com a camisola do Vitoria SC. Ocorreu logo à 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no desafio que opôs o Vitoria SC ao Boavista FC no Estádio do Bessa e que terminaria igualado a 0-0.

Nesse encontro o jovem Festas actuou na intermediária, ao lado de Almiro e Ferreira da Costa, embora com missões exclusivamente defensivas e de marcação individual. Festas, realizando uma óptima exibição, foi importantíssimo no resultado positivo alcançado na ronda inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1979/80.

Ao longo da principal competição portuguesa Festas foi utilizado em 23 jogos, sendo que em 15 jogou como titular. Actuando no meio campo ou como defesa central, Festas desempenhou bem a missão de sacrifício em prol da equipa, sempre pronto a preencher ou a equilibrar a equipa do Vitoria SC.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1979/80)
.
(Caricatura de Festas com as cores do Vitoria SC)
.
(Jogo entre o Sporting CP e o Vitoria SC na época de 1979/80)
.
A época seguinte de 1980/81, a temporada da afirmação de Festas a jogar como médio defensivo, o Vitoria SC teve, inicialmente, como treinador o antigo internacional português Fernando Peres.

Depois de um início de prova algo titubeante o Presidente do Vitoria SC, Pimenta Machado, decidiu despedir Fernando Peres, contratando, seguidamente, o conceituado José Maria Pedroto, coadjuvado pela dupla António Morais e Artur Jorge.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1980/81)
.
(Festas em 1980/81 no Vitoria SC)
.
(Mais uma caricatura de Festas no Vitoria SC)
.
(Festas no Vitoria SC na época de 1980/81)
.
Com esta alteração no comando técnico da equipa, o Vitoria SC melhorou significativamente de produção, alcançando resultados bem mais consentâneos com a inegável valia individual da equipa.

A época de 1980/81 terminaria com o Vitoria SC classificado no 5º lugar da tabela geral, inquestionavelmente, um lugar de destaque numa temporada de bom nível, mas que não chegava para cumprir o objectivo do clube em alcançar as competições europeias.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1980/81)
.
(Festas no Vitoria SC na época de 1980/81)
.
O médio Festas desempenhou ao longo da temporada um papel importante na manobra da equipa. Jogou 20 jogos na principal competição portuguesa e, desta feita, marcou o seu primeiro golo na 1ª Divisão Nacional.

Aconteceu no derby minhoto entre o Vitoria SC e o SC Braga que a equipa da cidade berço venceu com uma histórica goleada de 5-0. Festas foi o autor daquele que seria o primeiro golo do Vitoria SC, concretamente, à passagem dos 15 minutos de jogo.
.
(Festas no Vitoria SC na temporada de 1980/81)
.
(Festas em acção pelo Vitoria SC na época de 1980/81 no Estadio da Luz)
.
As características de Festas radicavam, essencialmente, nas suas qualidades defensivas. Na marcação individual era verdadeiramente impiedoso e muito duro com os adversários.

Muito combativo e com um bom jogo de cabeça, o futebolista Festas destacava-se, ainda, pelo enorme espírito de sacrifico em prol da equipa e forma como se entregava ao jogo.

Porem, tinha a maior debilidade na falta de concentração, alguma falta lucidez e na forma demasiado dura ou intempestiva como abordava alguns lances. Isso valeu-lhe algumas expulsões na carreira e o rótulo de jogador violento.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1980/81)
.
(Festas no Vitoria SC na época de 1980/81 no Estádio Municipal)
.
(Acção de Festas num jogo contra o CS Maritimo)
.
Na época seguinte de 1981/82, Festas entrou no último ano de contrato com a formação vitoriana. O Vitoria SC, ainda sob a égide de José Maria Pedroto, realiza mais um forte investimento na equipa de futebol e acaba por realizar mais uma época de alto nível, terminando no 4º lugar da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, sem perder qualquer encontro disputado no seu reduto.

Todavia, o 4º lugar alcançado na prova, sendo uma das melhores classificações de sempre do Vitoria SC, não foi porem suficiente para atingir a tão almejada participação nas provas internacionais de clubes.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
(Festas no Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
(Caricatura de Festas no Vitoria SC)
.
(Festas marca aqui um dos seus golos ao Amora FC na época de 1981/82)
.
Festas actuou somente 12 jogos ao longo do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1981/82. A verdade é que a participação de Festas na equipa do Vitoria SC ficou prejudicada logo que foi tornado público um compromisso assumido com o Sporting CP para a época seguinte.

Os responsáveis vitorianos ficaram bastante desagradados com a postura do atleta ao ser noticiado, ainda em Dezembro de 1981 e no decurso de uma semana que antecedia um jogo entre o Sporting e o Vitoria SC, que Festas tinha assinado um contrato com a formação leonina para a próxima temporada de 1982/83. A partir de então, Festas foi quase ostracizado na equipa do Vitoria SC e praticamente deixou de ser primeira opção.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Festas no Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
(Festejos de um dos golos apontados ao Amora FC ao serviço do Vitoria SC)
.
Durante a temporada de 1981/82 haverá, contudo, que destacar um jogo especialmente importante para Festas. A contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1981/82 o Vitoria SC goleou no Estádio Municipal de Guimarães a equipa do Amora FC por 4-0.

O grande herói desse encontro frente aos amorenses foi, precisamente, Festas, ao apontar três dos quatro golos com que o Vitoria SC derrotou o Amora FC. Festas, naquele que terá sido um dos melhores jogos da sua carreira, marcou, concretamente, à passagem dos minutos 45, 69 e 89, sendo o quarto golo vitoriano apontado pelo avançado brasileiro Lúcio Santarém.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1981/82)
.
(Festas no Estádio da Luz no Vitoria SC em 1981/82)
.
(Festas em acção pelo Vitoria SC na temporada de 1981/82)
.
No início da época de 1982/83 Festas rumou então ao Sporting CP. Com António Oliveira como treinador, mais tarde substituído por Jozef Venglos, o Sporting CP foi somente 3º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Festas foi um elemento importante na equipa leonina durante esta temporada de 1982/83. Alinhou em 22 jogos da principal competição nacional, actuando em 17 ocasiões como titular.

Custou a fixar-se na equipa principal do Sporting CP. Até à 9ª jornada do Campeonato Nacional fez apenas dois jogos completos. Contudo, depois dessa altura, Festas assumiu uma função relevante na intermediaria da equipa sportinguista.
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1982/83)
.
(Festas no Sporting CP na época de 1982/83)
.
(Com a camisola do Sporting CP)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1982/83)
.
(Festas no Sporting CP)
.
Ao ser titular no Sporting CP tornou-se num dos jogadores seleccionáveis para a equipa de Portugal. Lançado na primeira internacionalização por Otto Gloria, Festas fez a sua estreia pela Selecção Nacional “A” num jogo particular entre Portugal e a Alemanha, disputado no dia 23 de Fevereiro de 1983 no Estádio do Restelo, na cidade de Lisboa.

De forma algo surpreendente, o seleccionado português venceu este desafio frente à Alemanha por 1-0, actuando o estreante Festas como titular no meio campo da equipa de Portugal.
.
(Equipa de Esperanças de Portugal na temporada de 1976/77)
.
(Festas durante um treino da Selecção Nacional)
.
Festas, jogando pela Seleçcão Nacional “A”, alinhou também num encontro particular frente à Hungria, disputado no Estádio Municipal de Coimbra, que terminou em empatado a 0-0.

Porém, a sua estreia em jogos oficiais, concretamente na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 1984 em França, aconteceu no colapso da selecção portuguesa em Moscovo, em Abril de 1983, quando a selecção da URSS derrotou Portugal por 5-0.
.
(Equipa de Portugal em 1983)
.
(Festas na Selecção Nacional de Portugal)
.
Por ultimo, referencia para o jogo da última internacionalização de Festas. Novamente no Estádio Municipal de Coimbra, Portugal, desta feita, foi derrotado pelo Brasil por 0-4, em mais um jogo particular, onde Festas jogando como titular na equipa das quinas seria substituído, curiosamente, pelo vitoriano Laureta.

Ao longo da sua carreira contabiliza-se assim, quatro internacionalizações pela selecção principal de Portugal, uma pela Seleçcão Nacional “B” e seis internacionalizações pela equipa de esperanças.
.
(Selecção Nacional em 1984)
.
(Festas durante um treino da Seleçcão Nacional)
.
A partir da temporada de 1983/84 a carreira de Festas entrou, definitivamente, em curva descendente, quando tudo levava a crer que esta seria a época da sua consagração como futebolista.

No Sporting CP, que repetiu o 3º lugar na classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Festas jogou apenas 4 jogos ao longo de toda a competição, sem ter marcado, tal como no ano anterior, qualquer golo com a camisola leonina.

O certo é que, com o técnico checoslovaco Jozef Venglos no comando da equipa, o defensor português Festas, perdeu o estatuto de titular ou como uma das primeiras opções na formação do Sporting CP.
.
(Festas no Sporting CP na época de 1983/84)
. (Caricatura de Festas com as cores d Sporting CP)
.
Indesejado, Festas deixou o Sporting CP no final da temporada de 1983/84 e rumou ao SC Braga do treinador Quinito, precisamente, no ano do regresso do clube arsenalista à Europa do futebol.

Não foi, porém, feliz a passagem de Festas pelo SC Braga. Escassearam as oportunidades e jogou somente duas partidas ao longo de toda a época no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Quanto à carreira da equipa bracarense ao longo da época de 1984/85, diga-se, que tratou-se de uma prestação muito regular e bem tranquila, manifestada, visivelmente, no 8º lugar na tabela classificativa.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1984/85)
.
(Festas no SC Braga na temporada de 1984/85)
.
(Festas ao serviço do SC Braga frente ao Qatar)
.
(Festas no SC Braga na temporada de 1984/85)
.
(Festas com a camisola bracarense)
.
Na temporada de 1985/86 seguiu a rota do SC Salgueiros, o clube onde pendurou as chuteiras de futebolista e acabou por abraçar, mais tarde, a carreira de treinador de futebol.

Nesta época ao serviço da formação salgueirista, comandada por Humberto Coelho, o português Festas, jogando como centrocampista, alem de titular, com 27 partidas jogadas, foi considerado decisivo para o 11º lugar alcançado pelo SC Salgueiros na classificação final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Equipa do SC Salgueiros na temporada de 1985/86)
.
(Festas no SC Salgueiros na temporada de 1985/86)
.
(Festas em Vidal Pinheiro ao serviço do SC Salgueiros)
.
(Equipa do SC Salgueiros na temporada de 1985/86)
.
(Festas no SC Salgueiros)
.
(Frente ao FC Porto no Estádio das Antas na época de 1985/86)
.
Realizaria a ultima temporada como jogador de futebol na temporada de 1986/87, agora tecnicamente comandado por Rodolfo Reis, antigo futebolista com quem Festas tinha tido, uns anos antes, um desaguisado célebre aquando de um FC Porto – Sporting CP.

Ao longo da época de 1986/87 Festas jogou apenas 15 jogos ao serviço do SC Salgueiros no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. A duas jornadas do fim da principal competição portuguesa, depois da demissão do treinador Rodolfo Reis, Fernando Festas assumiu o cargo de treinador/jogado da turma salgueirista.
.
(Equipa do SC Salgueiros na temporada de 1986/87)
.
(Festas no SC Salgueiros na época de 1986/87)
.
(Festas no SC Salgueiros)
.
Começava assim a carreira de Fernando Festas como treinador de futebol. O SC Salgueiros acabou por terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão no 14º lugar da tabela geral, evitando a despromoção em virtude do alargamento no número de clubes que disputariam a primeira competição nacional.

A carreira de treinador de Fernando Festas é bem menos conhecida que o seu percurso como futebolista. Ainda assim registam-se momentos bastante positivos, sobretudo, no comando do Leça FC.

Terminada a ligação ao SC Salgueiros no final da temporada de 1987/88, Fernando Festas assumiu o cargo de treinador principal do Leça FC na 3ª Divisão Nacional nessa mesma época.
.
(Plantel do SC Salgueiros na época de 1987/88)
.
Militando num escalão superior, seguiu-se uma passagem pelo CF Os Marialvas na época seguinte de 1988/89, onde comandou aquele clube na 2ª Divisão Nacional. Sempre em plano ascendente subiu à 2ª Divisão de Honra na temporada imediatamente seguinte onde comandou, sem grande sucesso, o SC Freamunde.

No decurso da época de 1990/91 assumiu novamente os destinos do Leça FC na 2ª Divisão “B” não conseguindo evitar, contudo, a descida à 3ª Divisão Nacional. Contudo, este regresso de Fernando Festas ao comando do clube leceiro acabou por ser histórico, pois iria terminar com o notável ingresso na 1ª Divisão Nacional.

Tudo começou, por assim dizer, na época de 1991/92, quando o Leça FC, comando então pelo técnico Fernando Festas, classificado no 2º lugar da Série B da 3ª Divisão Nacional ascendeu à 2ª Divisão Nacional “B”.

Na temporada imediatamente seguinte o Leça FC é o vencedor da Zona Norte da 2ª Divisão “B”, com grande vantagem sobre a concorrência, e assim garante a presença na 2ª Divisão de Honra na época seguinte.

À subida de divisão, o Leça FC conquista o seu primeiro título de cariz nacional, sagrando então campeão nacional da 2ª Divisão “B” na época de 1992/93. Depois desta conquista Fernando Festas deixa o Leça FC e assume a equipa do Amora FC na temporada de 1993/94.

Sem grande sucesso regista, posteriormente, passagens pelo FC Penafiel na época de 1995/96, na 2ª Divisão de Honra, onde substituiu Henrique Nunes, mas não conseguiu acabar a temporada e também seria substituído por Carlos Garcia.

Segue-se o retorno ao Leça FC na época de 1995/96 para comandar a equipa leceira na 1ª Divisão Nacional. Com um orçamento bastante limitado, vivendo grandes dificuldades directivas e financeiras, a equipa do Leça FC teve bastantes contrariedades e Fernando Festas acabou por sair ao cabo apenas de seis jornada disputadas.
.
(Plantel do Leça FC na época de 1995/96)
.
(Fernando Festas o treinador do Leça FC na época de 1995/96)
.
Tomou conta da equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1996/97, onde substituiu Bernardino Pedroto, mas também acabou por ser substituído pelo antigo brasileiro gilista Marconi.

Com um relacionamento algo conturbado esteve no CF União da Madeira nas épocas de 1997/98 e 1998/99, e conta-se ainda passagens pelo Vilanovense FC na temporada de 2000/01 e pelo FC Tirsense e Leça FC na época de 2001/02.
.
(O treinador Fernando Festas)
.
Actualmente, com 52 anos de idade, Fernando Festas é um treinador de futebol português a aguardar uma oportunidade para regressar ao comando técnico de uma equipa.
.
(Fernando Festas)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Permita-me que lhe dê os parabéns por tão detalhada crónica...
Foi um prazer ler os feitos do meu pai.

Forte abraço!!

Atentamente,

Fernando Festas (o filho)
 
Alberto de Castro Abreu, o meu sincero agradecimento.
Que forma tão bonita de rever o meu irmão.
Muito Obrigada!
Cumprimentos,
Irmã
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter