Glórias do Passado: Zinho

 

Zinho


Zinho foi um futebolista brasileiro que se destacou no futebol português, essencialmente, ao serviço do SC Braga e do SC Espinho, contando ainda a sua carreira em Portugal com passagens pelo Sporting CP e FC Penafiel.

Sem o sucesso que teve como jogador, Zinho regressaria ao nosso país como treinador de futebol. Comandou as equipas do SC Espinho, na temporada de 1996/97, e do SC Olhanense, na época de 1997/98.

Zinho era o diminutivo de Carlos Santiago de Sousa, nascido a 5 de Julho de 1962 no Rio de Janeiro, no Brasil. Antes de ingressar no futebol português, destaca-se como futebolista profissional, no Brasil, a passagem pelo CR Vasco da Gama em 1981 e 1982.
.
(No CR Vasco da Gama no ano de 1981)
.
Reforçou o SC Braga no decurso da temporada de 1982/83 e nessa época de estreia no futebol português e na turma arsenalista, sem deslumbrar, jogou somente 5 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

A equipa arsenalista, tecnicamente comandada por Juca, realizando um boa época, classificou-se no 6º lugar da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1982/83.

Aquela época foi, por assim dizer, um período de adaptação de Zinho ao nosso país, pois, a partir da temporada de 1983/84, este médio brasileiro tornou-se num dos jogadores fundamentais do SC Braga.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1983/84)
.
(O brasileiro Zinho no SC Braga)
.
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão dessa época, o SC Braga, realizando uma sensacional competição, obteve o 4º lugar na prova, a melhor classificação de sempre do clube no primeiro escalão do futebol português, logo atrás do SL Benfica, que foi o campeão nacional, e do FC Porto e Sporting CP.

Com essa classificação, o SC Braga garantiu uma histórica qualificação para as competições europeias de clubes na época seguinte. Para esse grande sucesso colectivo foram, verdadeiramente, fundamentais as actuações do brasileiro Zinho.

Titular quase indiscutível na formação orientada pelo carismático Quinito, o médio criativo Zinho actuou em 28 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando, naquela prova, três golos.

Ao brilhante desempenho do SC Braga no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1983/84, juntou-se a presença na final da Taça de Portugal frente ao Sporting CP.

A equipa de Alvalade, contudo, levou a melhor sobre a conjunto arsenalista naquela final do Estádio do Jamor, acabando por conquistar o troféu, mercê de uma concludente vitoria por 4-0.

Para o SC Braga de Zinho ficava, porém, a honra de chegar à final da Taça de Portugal da época de 1983/84 para defrontar o Sporting CP que acabara de se sagrar campeão nacional, concluindo, assim, a famosa “dobradinha”.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1983/84)
.
Ao nível individual, porem, extraordinárias e memoráveis desempenhos foram mesmo as campanhas de Zinho ao serviço do SC Braga nas temporadas de 1984/85 e de 1985/86.

Em ambas as épocas, alem de titular indiscutível, o brasileiro Zinho, mesmo actuando como médio ofensivo, conseguiu sagrar-se o melhor marcador da equipa do SC Braga no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1984/85)
.
(No SC Braga na época de 1984/85)
.
De resto, o brasileiro Zinho acabou mesmo por ser distinguido pela extinta revista desportiva Foot com o prémio de melhor jogador estrangeiro a jogar em Portugal na temporada de 1984/85.

A época de 1984/85 foi, desde logo, a temporada do regresso do SC Braga à Europa do futebol. Contudo, a equipa arsenalista não conseguiu ultrapassar o primeiro adversário que lhe surgiu logo na 1ª eliminatória da Taça Uefa.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1984/85)
.
(Zinho no SC Braga na época de 1984/85)
.
Na verdade, o adversário na ocasião foi um oponente de peso e de inquestionável renome internacional. Os ingleses do Tottenham derrotaram o SC Braga por 0-3 no Estádio 1º de Maio e infligiram uma pesada derrota por 6-0 no jogo disputado em terras de sua majestade.

O médio brasileiro Zinho esteve presente em ambos os jogos dessa 1ª eliminatória da Taça Uefa frente aos ingleses do Tottenham, em que o SC Braga acabou, prematuramente, eliminado da competição.
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 1984/85)
.
Por seu turno, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão dessa temporada, a prestação da equipa bracarense não passou de regular e tranquila, terminando a prova a meio da tabela classificativa, posicionando, concretamente, na 8ª posição da classificação.

Quanto ao desempenho do brasileiro Zinho, alem da relevância decorrente de ter sido o melhor marcador da equipa com 13 golos na prova, jogou 29 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Ao longo da sua passagem pelo futebol português, Zinho defrontou varias vezes o Vitoria SC. Em algumas dessas partidas frente aos vimaranenses foi um jogador em destaque, sobretudo, quando foi autor dos golos bracarenses.

Todavia, realça-se, sobretudo, o seu desempenho particular nos jogos que opôs o SC Braga ao Vitoria SC, no eterno derby minhoto, no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1984/85.

Contrariando um pouco história dos derbys minhotos na 1ª Divisão Nacional, o SC Braga venceu, nessa época, ambos os encontros frente ao vizinho vimaranense, assumindo especial relevância, nessas ocasiões, as exibições do brasileiro Zinho.

Esse papel principal advém, desde logo, dos golos decisivos que Zinho marcou. Assim, no jogo da 1ª volta no Estádio Municipal de Guimarães, à 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1984/85, o SC Braga venceu o Vitoria SC por 0-1, com um golo apontado por Zinho na transformação de uma grande penalidade.

Já na partida da 2ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a ronda 19ª, o SC Braga repetiu o resultado da 1ª metade da competição, voltando a vencer os vitorianos por 1-0, desta feita, no Estádio 1º de Maio, em Braga, sendo o autor do golo o brasileiro Zinho.
.
(Equipa do SC Braga na époa de 1984/85)
.
(Zinho no SC Braga na temporada de 1984/85)
.
Seguiu-se a época de 1985/86, onde o brasileiro Zinho manteve a relevância demonstrada na temporada transacta. Com Henrique Calisto e posteriormente Fernando Passos no cargo de treinador do SC Braga, Zinho continuou titular indiscutível.

Foi totalista, alinhando em todos os 30 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, e marcou 8 golos, tornando-se, novamente, no melhor marcador da equipa arsenalista, que nesta temporada terminou classificada num tranquilo 9º lugar.
.
Sobretudo depois das sensacionais duas temporadas realizadas com a camisola do SC Braga, o brasileiro Zinho despertou o interesse de clubes de maior dimensão no futebol português.
.
(Plantel do SC Braga na época de 1985/86)
.
(Zinho no SC Braga)
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 1985/86)
.
(Equipa do SC Braga na época de 1985/86)
.
(Equipa do SC Braga na temporada de 1985/86)
.
E nessa sequência seguira para o Sporting CP na época seguinte de 1986/87. De facto, Zinho era um centrocampista de eleição. Com um pé esquerdo verdadeiramente fabuloso, Zinho era muito tecnicista e com uma capacidade de remate invulgar.

Fazia bastantes golos na cobrança de bolas paradas, como em remates desferidos de meia distância. Jogando sobre a zona central ou na ala esquerda, o talentoso Zinho tinha uma excelente visão de jogo e uma capacidade de passe extraordinária.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1986/87)
.
(Zinho no Sporting CP na temporada de 1986/87)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1986/87)
.
Chegou ao Sporting CP, diz-se, cedido por uma temporada pelo SC Braga. No Sporting CP, treinado pelo português Manuel José, Zinho garantiu, desde logo, um lugar na equipa principal.

E manteve essa condição de titular na equipa leonina até ao momento em que contraiu uma grave lesão que o afastou da equipa e até, quiçá, de uma presença mais prolongada nos quadros do Sporting CP.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1986/87)
.
(Zinho no Sporting CP na época de 1986/87)
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1986/87)
.
Colectivamente, a temporada de 1986/87 não foi de forma nenhuma famosa para as hostes leoninas. No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Sporting CP não foi alem do 4º lugar na classificação final, logo atrás do Vitoria SC.

E na Taça de Portugal, apesar de ter chegado à final da competição no Estádio Nacional, no Jamor, a equipa verde e branca acabou derrotada pelo velho rival SL Benfica que assim conquistou o ceptro.

Quanto aos números individuais, refira-se que Zinho foi utilizado em 22 partidas oficiais do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1986/87, apontando apenas 2 golos no decorrer de toda a prova.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1986/87)
.
(Zinho em acção pelo Sporting CP)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1986/87)
.
No final da temporada de 1986/87 acabou por regressar ao SC Braga, porem, desta feita, nunca mais conseguiu atingir as performances evidenciadas na primeira passagem pelo clube arsenalista.

Esta foi também uma época de insucesso colectivo do SC Braga, treinado, inicialmente por Manuel José – técnico que se reencontrava com Zinho – e que mais tarde, por força dos maus resultados, foi substituído, primeiramente, pelo seu adjunto Valdemar Custodio e, posteriormente, por Vítor Manuel.

O SC Braga foi o 11º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1987/88, enquanto o brasileiro Zinho realizou 21 jogos e marcou 2 tentos ao longo de toda a competição.
.
(Plantel do SC Braga na temporada de 1987/88)
.
No final desta época de 1987/88 Zinho terminou a sua ligação ao SC Braga. Permaneceu em Portugal e aceitou representar o FC Penafiel, treinado por José Romão, na temporada de 1988/89 na 1ª Divisão Nacional.

Ficou muito aquém das expectativas criadas a passagem do brasileiro Zinho pelo conjunto penafidelense. Impedido por varias problemas físicos ao longo da época, Zinho apenas alinhou em 12 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, não tenho marcado qualquer golo.

Com as dificuldades esperadas a equipa do FC Penafiel conseguiu garantir a manutenção no principal escalão do futebol português, obtendo, no final da prova, um 14º lugar na classificação geral.
. (Plantel do FC Penafiel na temporada de 1988/89)
.
(Em 1988/89 no FC Penafiel)
.
(Ao serviço do FC Penafiel na época de 1988/89)
.
(Equipa do FC Penafiel na temporada de 1988/89)
.
(No FC Penafiel)
.
(Zinho no FC Penafiel na época de 1988/89)
.
(Equipa do FC Penafiel na temporada de 1988/89)
. (Na época de 1988/89 no FC Penafiel)
.
Em 1989/90 o centrocampista Zinho aceitou um novo desafio na sua carreira. Com 27 anos de idade rumou ao futebol espanhol onde representou o Racing de Santander na 2ª Liga Nacional de Espanha.

Sem grande sucesso por terras espanholas, Zinho decidiu regressar ao futebol português, aceitando o convite do SC Espinho para jogar na recem criada 2ª Divisão de Honra na temporada de 1990/91.
.
(Equipa do SC Espinho na temporada de 1990/91)
.
Assim começou uma ligação de quatro épocas consecutivas com os espinhenses. Na temporada de 1991/92, treinado novamente pelo mister Quinito, o SC Espinho sagrou-se Campeão Nacional da 2ª Divisão de Honra, devolvendo o popular clube espinhense ao patamar mais alto do futebol luso.

Nessa ocasião os desempenhos de Zinho foram, inegavelmente, preponderantes no sucesso alcançado pela formação do SC Espinho. Embora com uma diferença de ritmo, parecia que estava de volta o talento de Zinho.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1991/92)
.
(Caricatura de Zinho no SC Espinho)
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1991/92)
.
Foi todavia efémero aquele regresso do SC Espinho à 1ª Divisão Nacional pois, na época seguinte de 1992/93, os espinhenses acabaram relegados, novamente, ao escalão secundário do futebol português.
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(No SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Equipa do SC Espinho na temporada de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Zinho no SC Espinho na temporada de 1992/93)
.
(Equipa do SC Espinho na época de 1992/93)
.
(Plantel do SC Espinho na época de 1992/93)
.
O centrocampista brasileiro Zinho permaneceu no SC Espinho n época de 1993/94. Nesta altura, obviamente, o objectivo do clube passava pelo regresso à 1ª Divisão Nacional.

A época, contudo, não começou da melhor forma para a equipa espinhense, acabando o SC Espinho por realizar uma temporada bem abaixo das suas capacidades pois tinha um conjunto de jogadores com experiencia de 1ª Divisão, entre eles, naturalmente, brasileiro Zinho.
.
(Plantel do SC Espinho na temporada de 1993/94)
.
(Zinho no SC Espinho na temporada de 1993/94)
.
O SC Espinho chegou mesmo a ser o lanterna vermelha da competição e correu sérios riscos em descer à 2ª Divisão “B”. Contudo, depois da substituição de Quinito por Norton de Matos no comando da equipa técnica, o clube acabou por recuperar acabando por alcançar a manutenção com um 14º lugar na tabela classificativa final.

Finalizada a época de 1993/94 terminou a passagem de Zinho pelo SC Espinho e pelo futebol português enquanto futebolista. Regressou ao Brasil para terminar a carreira de jogador, actuando em 1994 pelo América FC e pelo Madureira do Rio de Janeiro no ano de 1995.
.
(Equipa do SC Espinho na temporada de 1993/94)
.
Abraçou depois a carreira de técnico e nessa função voltou a trabalhar em Portugal. Assumiu o comando técnico do SC Espinho na temporada de 1996/97 na 1ª Divisão Nacional.

O clube espinhense teve uma 1ª volta do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, verdadeiramente, sensacional. No final da primeira metade da competição o SC Espinho estava classificado no 4º lugar da tabela classificativa, alcançando resultados fantásticos, ao vencer, por exemplo, em Guimarães e no Estádio do Bessa, o Vitoria SC e o Boavista FC.
.
(Plantel do SC Espinho na temporada de 1996/97)
.
(Zinho como treinador do SC Espinho na época de 1996/97)
.
Todavia, a 2ª volta da prova foi um verdadeiro tormento. Os maus resultados sucederam-se invariavelmente e nem mesmo a saída de Zinho do comando técnico da equipa do SC Espinho, sendo substituído por Edmundo Duarte, não foi suficiente para salvar o clube espinhense da descida à 2ª Divisão de Honra.

Finalmente, na temporada de 1997/98 Zinho ainda treinou o SC Olhanense na Zona Sul da 2ª Divisão Nacional “B”. Porem, pelos maus resultados, também não completou esta época e acabou demitido nesta sua última presença no futebol português.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Viva,

Apenas uma correcção, na epoca 1983/84 o Braga nao atingiu a final da Taça de Portugal. Está a confundir essa final com a de 1982 em que o Braga perdeu por 4-0 contra o Sporting.
 
Boa noite,

Seria possível enviar-me a foto do plantel do Sp. Espinho 96/97 ?

Muito obrigado,

Um abraço.
 
Caro Raúl Paiva,

Obviamente é possível o envio da imagem do plantel do SC Espinho da épcoa de 1996/97 o qual se encontra no próprio texto de recordação do Zinho.

Envie-me o seu email ou contacte-me através do email gloriasdopassado@gmail.com

Cumprimentos,

Alberto de Castro Abreu
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter