Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 3ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 3ª Parte


Na 9ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC desloca-se ao Estádio da Luz para defrontar o todo poderoso SL Benfica. Como era usual naquela altura o Vitoria SC entrou no recinto benfiquista com grandes cautelas defensivas e marcações individuais às peças mais influentes no conjunto do SL Benfica.

Devido à exemplar acção da equipa do Vitoria SC, os jogadores benfiquistas evidenciaram muitas dificuldades em sair da teia montada pelos vitorianos e chegar ao golo.
.
(Lance do SL Benfica - Vitoria SC no Estádio da Luz, com o defesa vitoriano Alfredo em acção)
.
À medida que decorria o jogo aumentavam os sinais de nervosismo da equipa do SL Benfica e os erros sucediam, começando, a partir de então, os vimaranenses a lançar perigosos contra ataques que colocavam em verdadeiro alvoroço a defensiva benfiquista.

Ao intervalo registava-se uma igualdade a 0-0 no marcador. E no reinício da segunda metade, algo surpreendentemente, caberia ao Vitoria SC as melhores oportunidades de golo, revelando-se, nesta altura, o guardião benfiquista Bento como um verdadeiro salvador, fruto de um conjunto de intervenções excepcionais.
.
(Agora uma iniciativa individual do extremo Chalana, perseguido pelo defensor do Vitoria SC Alfredo)
.
Quando tudo parecia, defensivamente, bem controlado, eis que surge o golo do SL Benfica, apontado por Vítor Baptista, em consequência de um lapso inesperado e comprometedor da defensiva vitoriana.

O Vitoria SC ainda tem uma reacção brilhante, obrigando o valoroso adversário a defender com unhas e dentes a magra vantagem. No meio de algumas oportunidades do Vitoria SC, destaca-se um lance onde foi sonegada uma grande penalidade evidente a favor da equipa da cidade berço.
.
(Lance do SL Benfica - Vitoria SC na temporada de 1976/77 no Estádio da Luz, com o principal protagonista o internacional português Vitor Baptista)
.
O SL Benfica venceu assim por 1-0, decididamente, uma derrota muito injusta para a equipa do Vitoria SC que saía, ingloriamente, sem pontos daquele encontro no Estádio da Luz.

Com esta derrota frente ao SL Benfica, a equipa do Vitoria SC caia para os lugares de descida na tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77.

Seguiu-se o encontro em Guimarães frente ao Varzim SC. Mais uma vez o relvado do Estádio Municipal de Guimarães, embora seco, apresentava-se em muitos más condições para a prática do futebol.

Eram as consequências de um inverno rigoroso e o preço que o clube tinha que pagar pelo facto de ser aquele o único recinto disponível na cidade para a equipa principal do Vitoria SC treinar e jogar oficialmente.
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o Varzim SC no Estádio Municipal de Guimarães. Nesta imagem é Almiro que está atento ao lance do jogador varzinista)
.
O adversário nesta ocasião, o Varzim SC, era a grande sensação da temporada futebolística nacional, chegando mesmo a ocupar a vice-liderança da tabela classificativa do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

O Varzim SC apresentou-se em Guimarães bem ambicioso e a jogar claramente para ganhar. Com isso ganhou o espectáculo, é verdade, mas por outro lado possibilitou ao Vitoria SC jogar com mais espaço e chegar aos golos que redundaram, meritoriamente, num triunfo por 3-0.

Neste encontro da 10ª jornada a equipa do Vitoria SC, tendo realizado mesmo uma das melhores exibições da temporada, foi, verdadeiramente, irresistível para a formação do Varzim SC, que revelou enormes deficiências defensivas.

Para este desempenho defensivo muito terá contribuído a ausência do guarda-redes titular poveiro, Fonseca, o qual foi substituído neste encontro por Freitas, guardião que nunca transmitiu muita confiança ao resto do sector.
.
(Golo do Vitoria SC apontado por Tito. O guarda-redes varzinista está completamente batido)
.
Na equipa vitoriana destacou-se, sobretudo, as exibições dos centrocampistas Abreu e Almiro, este autor do primeiro golo, enquanto os outros dois tentos do Vitoria SC foram apontados pelo avançado Tito.

Jogando novamente em casa na 11ª ronda do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC conseguiu a segunda vitória consecutiva na prova, agora por 1-0 frente ao Portimonense SC, no ultimo jogo do ano de 1976.

Ao contrário da jornada anterior, o adversário do Vitoria SC apresentou-se no Estádio Municipal de Guimarães com inúmeros cuidados defensivos, táctica tão própria das equipas classificadas nos últimos lugares da tabela quando jogam extramuros.

Para alem das preocupações defensivas a equipa algarvia dispunha de um esquema de jogo em contra ataque muito perigoso que causava inegáveis preocupações aos responsáveis do Vitoria SC.
.
(Lance disputado na partida entre o Vitoria SC e o Portimonense SC no Estádio Municipal de Guimarães na temporada de 1976/77)
.
Apesar de tudo, o Vitoria SC cumpriu a obrigação que lhe era exigida. Entrou bem na partida, jogando ao ataque e procurando, desde o início do encontro, o golo. Conseguiu-o, ainda na 1ª parte, por intermédio do brasileiro Pedrinho

No 2º tempo, porque o resultado nada interessava, a equipa do Portimonense SC cresceu e procurou chegar mais próximo da baliza vitoriana, acabando mesmo, em alguns períodos, por dominar o jogo, criando oportunidades de golo e colocando em perigo a vantagem conquistada pelo Vitoria SC durante a 1ª parte.

O Vitoria SC acabou por vencer. Triunfo amplamente merecido pelo futebol jogado e pelas oportunidades criadas, sobretudo, ao longo da primeira meia hora de jogo. Porem, é certo, a reacção da equipa algarvia causou algumas situações aflitivas na defensiva vitoriana.
.
(Novamente no encontro entre o Vitoria SC e o Portimonense SC na época de 1976/77. De negro está o vitoriano Almiro)
.
À 12ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa do Leixões SC conquistou a primeira vitória na prova, precisamente, frente ao Vitoria SC, depois de se ter tornado o rei dos empates, com oito empates nas primeiras onze jornadas da competição.

Este triunfo do Leixões SC sobre o Vitoria SC por 2-1 foi, todavia, merecido e deveu-se, simplesmente, a boa exibição protagonizada pela equipa leixonense, mas também à pouco disposição demonstrada pelos jogadores vitorianos ao longo de todo o encontro.
.
(Jogo da época de 1976/77 no Estádio do Mar entre o Leixões SC e o Vitoria SC)
.
Alias, os erros defensivos do Vitoria SC só não redundaram numa goleada por manifesta infelicidade dos atacantes leixonenses. Com este resultado negativo agudizaram-nas as criticas dos associados vitorianos à equipa do Vitoria SC que, efectivamente, não revelava capacidade para dar a volta aos acontecimentos.

Quanto ao desenrolar deste primeiro jogo do ano de 1977 refira-se que o Leixões SC adiantou-se no marcador por intermédio do seu avançado Zeze. O Vitoria SC empatou através de Abreu, para a formação do Leixões SC voltar a marcar, selando o resultado final em 2-1, agora por intermédio de Fernando.
.
(Lance disputado nas alturas pelo guarda-redes leixonense e os avançados do Vitoria SC, no caso, o n.º 10 Tito)
.
Regressando ao Estádio Municipal de Guimarães, o Vitoria SC voltou ao confortáveis triunfos, desembaraçando-se facilmente do SC Beira Mar, equipa onde figurava, embora em final de carreira, uma das maiores estrelas do futebol português, Eusébio da Silva Ferreira.

Contrariando a exibição da partida anterior, o Vitoria SC esteve ao seu melhor nível neste jogo frente aos beiramarenses, jogando muito bem e marcando golos, conquistando o triunfo por 4-1 para grande satisfação e renascer da esperança dos seus adeptos.
.
(Lance do encontro disputado no Estádio Municipal de Guimarães entre o Vitoria SC e o SC Beira Mar. É o vitoriano Abreu que surge neste lance)
.
O grande elemento da equipa vitoriana foi, inquestionavelmente, o jovem vimaranense Alfredo. Integrando-se muito bem no ataque, este defensor foi o melhor jogador em campo, marcando dois golos e, numa jogada magnífica, foi decisivo no terceiro golo do Vitoria SC.

Ao intervalo, a vencer por 2-1, o Vitoria SC voltou ainda melhor no 2º tempo e em jogadas bem delineadas conseguiu mais dois golos. Pela equipa do Vitoria SC marcaram, como se disse, Alfredo, em duas ocasiões, Tito e Pedroto, enquanto pelo SC Beira Mar marcou Manuel José.
.
(Neste lance é Ferreira da Costa, o centrocampista do Vitoria SC, que dispara em direcção à baliza beiramarense)

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter