Glórias do Passado: Temporada de 1976/77 - 2ª Parte

 

Temporada de 1976/77 - 2ª Parte


Na 4ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão o Vitoria SC recebeu e venceu o GD Estoril Praia no Estádio Municipal de Guimarães. A equipa estorilista era considerada, até àquele momento, a grande sensação da época, já que nas primeiras três jornadas tinha vencido o Boavista FC, empatado no Estádio do Restelo frente ao CF Belenenses e empatado em casa, na Amoreira, com o SL Benfica. O GD Estoril Praia apresentava-se, assim, em Guimarães sem qualquer derrota.

Nesta partida contra a formação canarinha, o Vitoria SC, sem deslumbrar, foi nitidamente superior em todos os capítulos do jogo, tendo vencido com toda a justiça por 2-1, não atingindo números bem superiores devido às inegáveis carências ofensivas da equipa vitoriana, principalmente, durante o primeiro tempo onde dispôs de varias oportunidades para marcar

Embora com todo o mérito, este triunfo vitoriano não se pode deixar de considerar como muito complicado tendo em conta o desenrolar do jogo. Adiantou-se o Vitoria SC por Mário Ventura, enquanto para o GD Estoril Praia empatou Cepeda.

O golo da vitoria e que garantiu os dois pontos para a equipa de Guimarães foi obtido bem próximo do final do encontro, com o centrocampista vitoriano Abreu a aproveitar um erro fatídico do guardião estorilista Rui Paulino.

Ao bom resultado conseguido frente ao GD Estoril Praia seguiu-se outro desafio com um desfecho negativo, pese embora, tradicionalmente, ser a Académica de Coimbra um adversário difícil.

Neste jogo frente à Académica de Coimbra jogado no Estádio Municipal de Coimbra a contar para a 5ª jornada do Campeonato Nacional a equipa do Vitoria SC estreava a sua nova contratação.

Tratava-se do avançado brasileiro Dinho, contratado à Portuguesa dos Desportos do Brasil e em quem o clube depositava todas as esperanças para resolver os problemas na finalização, agudizados pela ausência de Rui Lopes por lesão.

O Vitoria SC tentou discutir o resultado com a equipa da Académica de Coimbra, batalhando dignamente pelos pontos em disputa naquela partida. O Vitoria SC ate esteve a vencer por 0-1, com um golo apontado por Tito.

Porem, o guarda-redes vitoriano Rodrigues, em verdadeira tarde Não, permitiu primeiro o empate e, posteriormente, no segundo golo contribuiu decisivamente para a derrota. Refira-se, desde já, que ambos os tentos conimbricenses foram apontados pelo avançado Joaquim Rocha.
.
(Lance no Estádio Municipal de Coimbra no jogo entre a Académica de Coimbra e o Vitoria SC. Intervenientes são Joaquim Rocha pela Académica de Coimbra e o guarda-redes Rodrigues pelos vimaranenses)
.
Quanto a Rodrigues, lamentavelmente, foi o protagonista de dois lances infelizes e capitais que ditaram os golos com que a Académica de Coimbra venceu o Vitoria SC por 1-2.

Todavia, a infelicidade vitoriana não se resumia aqueles dois deslizes fatais do seu guarda-redes, pois alem das ausências por lesão, foi por manifesta desventura que o Vitoria SC não voltou a marcar.

Ainda assim, o Vitoria SC revelava também deficiências procedimentais que começavam a preocupar os responsáveis e adeptos do clube. Era gritante a instabilidade defensiva, sobretudo, dizia-se, pela ausência de um patrão como Rui Rodrigues, e o constante desperdício ao nível ofensivo, este, alias, um factor que já se manifestara na época anterior, mas que a ausência de Rui Lopes mais potenciava.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão seguiu-se o triunfo sobre o Vitoria de Setúbal por 3-2, numa belíssima partida disputada no Estádio Municipal de Guimarães por duas das melhores equipas portuguesas.
.
(Jogo entre o Vitoria SC e o Vitoria de Setubal no Estádio Municipal de Guimarães. Neste lance verifica-se uma iniciativa do medio vitoriano Mário Ventura)
.
Neste jogo frente aos setubalenses surgiu na baliza do Vitoria SC o guarda-redes Sousa no lugar do infeliz Rodrigues.

O Vitoria SC entrou muito bem no jogo, gizando, durante quase meia hora, boas jogadas de ataque e criando várias oportunidades para marcar, as quais, como já vinha sendo habitual, foram sendo sucessivamente desperdiçadas pelos avançados vitorianos. Contudo, neste aspecto, haverá ainda que salientar a excepcional exibição do veterano guarda-redes setubalense Vaz.

De qualquer forma, o nível qualitativo do futebol desbobinado, terá sido aquele período frente ao Vitoria de Setúbal a melhor exibição do Vitoria SC no início daquela temporada de 1976/77.
.
(Disputa de bola entre um jogador setubalense e o vitoriano Pedrinho neste Vitoria SC - Vitoria de Setubal da temporada de 1976/77 jogado em Guimarães)
.
Já no último quarto de hora da 1ª parte do desafio a equipa setubalense conseguiu equilibrar, sobretudo, fruto dos perigosos contra ataques que deixaram em sentido a defensiva vitoriana. É nesse período e por esse meio o Vitoria de Setúbal acabou mesmo por chegar ao golo, adiantando-se no marcador através de Jacinto João, aproveitando o adiantamento da defesa vitoriana, numa jogada legal mas no limiar do fora de jogo.

No reinício do encontro o técnico Fernando Caiado lançou na equipa o brasileiro Almiro que reaparecia assim na equipa do Vitoria SC depois de um longo período de ausência devido a lesão.

Sob a batuta de Almiro o Vitoria SC superiorizou-se novamente ao adversário e conseguiu remontar o resultado a seu favor por intermédio de Pedroto e Tito, dispondo ainda de outras possibilidades para ampliar a vantagem.
.
(Novamente o médio ofensivo brasileiro Pedrinho ultrapassando dois defensores setubalenses)
.
Infelizmente, numa rajada de sorte, foi o Vitoria de Setúbal que conseguiu igualar a 2-2 apenas a 15 minutos do final do encontro, num verdadeiro balde de água fria sobre as gentes de Guimarães.

O Vitoria SC não esmoreceu e lançou-se ferozmente em busca do golo do triunfo, perante uma equipa do Vitoria de Setúbal que defendia-se, colectivamente, de qualquer forma e feitio.

Porem, a 4 minutos do final o Vitoria SC conseguiu chegar ao golo da vitória, novamente, por intermédio do avançado Tito e assim colocar justiça no marcador, estabelecendo o resultado final em 3-2.

A jornada 7ª do Campeonato Nacional da 1ª Divisão reservou um derby que já se tornava histórico entre o Boavista FC e o Vitoria SC. No Estádio do Bessa assistiu-se a um excelente espectáculo de futebol que terminou com a vitória da turma boavisteira.
.
(No Estádio do Bessa, excelente intervenção do guarda-redes vitoriano Sousa neste encontro entre o Boavista FC e o Vitoria SC na época de 1976/77)
.
O Boavista FC foi a primeira equipa a marcar por intermédio do médio Francisco Mário. Contudo, o lance desse golo teve origem num erro monumental do guardião vitoriano Sousa, numa altura em que o Vitoria SC até dominava completamente os acontecimentos e era mesmo a equipa mais perigosa sobre o terreno de jogo.

Vendo-se a perder o Vitoria SC foi em busca da igualdade e viu tal desiderato escapar-se, sucessivamente, pois o seu ataque continuava bastante perdulário, falhando, inacreditavelmente, golos quase feitos.

Enquanto isso, a equipa axadrezada, experiente e jogando de forma matreira, apostava no contra ataque e acabou por chegar novamente ao golo, através do brasileiro Mané, ampliando assim a vantagem para 2-0.
.
(Intensa luta entre os jogadores vitorianos e boavisteiros no jogo da 7ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1976/77 entre o Boavista FC e o Vitoria SC)
.
Apesar do resultado tão desfavorável, o Vitoria SC nunca desistiu de lutar e conseguiu diminuir a vantagem, por intermédio do comandante ofensivo Almiro, ficando mesmo muito próximo de igualar pois dispôs de nítidas oportunidades para o fazer.

Os constantes resultados negativos atiravam a equipa vitoriana para a segunda metade da tabela classificativa. No final desta 7ª jornada do nacional maior o Vitoria SC ocupava o 11º posto da classificação com apenas 6 pontos, embora estivesse apenas a 2 pontos do 3º lugar, mas também somente a 2 pontos do último colocado.
.
(Com o Estádio do Bessa visivelmente lotado mais um lance entre os vitorianos Torres e Pedroto e os boavisteiros Artur e Albertino, neste jogo da época de 1976/77)
.
Na 8ª jornada o Vitoria SC regressava ao Estádio Municipal de Guimarães para receber o CF Belenenses. Na equipa do Vitoria SC verificava-se o regresso à baliza de Rodrigues, substituindo Sousa, muito infeliz no jogo anterior frente ao Boavista FC.

Mais uma vez, jogando em casa e como seria de esperar, a equipa do Vitoria SC assumiu as despesas do jogo e até conseguiu demonstrar bom futebol, sem, contudo, conseguir chegar ao golo. Era cada vez mais evidente a ausência de um verdadeiro goleador na equipa vimaranense.
.
(Intervenção arrojada de Melo, guarda-redes do CF Belenenses, perante a presença dos jogadores vitorianos. Contudo, Tito parece derrubado dentro da grande área da turma de belem)
.
Aquilo que seria o cúmulo das oportunidades surgiu com a marcação de uma grande penalidade indiscutível a favor do Vitoria SC. Aos 35 minutos, o avançado Tito, encarregado da marcação, não conseguiu converter o castigo, desperdiçando assim mais uma grande ocasião.

A partir daquele momento os nervos tomaram conta dos jogadores do Vitoria SC e mesmo dos adeptos vitorianos que assim viam mais um jogo a encaminhar-se para um resultado negativo.
.
(Novamente o guardião Melo evidenciando muita segurança em mais um ataque do Vitoria SC à baliza do CF Belenenses neste jogo da época de 1976/77)
.
A equipa do Vitoria SC perdeu claramente o discernimento, o sentido do colectivismo, passando então a tentar chegar ao golo em jogadas individuais. Todavia, agora, tornou-se mais fácil à formação do CF Belenenses defender e assim aguentar o nulo no marcador.

Alem do demasiado individualismo dos jogadores do Vitoria SC, também o terreno de jogo do Estádio Municipal de Guimarães foi-se degradando rapidamente, fruto das intensas intempéries que se abateram sobre a cidade berço.

Na realidade, o relvado do recinto vimaranense tornou-se um autêntico lameiro. Esse factor negativo privilegiava, naturalmente, muito mais quem defende do que aqueles que jogam ao ataque.
.
(Mais um lance dentro da área dos azuis do Restelo. Lance a aereo, agora com o defesa vitoriano Queirós a cabecear, sem sucesso, à baliza do CF Belenenses)
.
Por outro lado, também o guarda-redes Melo do CF Belenenses esteve em grande destaque, defendendo, quase milagrosamente, alguns remates bem colocados dos avançados vitorianos.

A partida terminou igualada a 0-0, um resultado bastante frustrante para a turma do Vitoria SC, tendo em conta a manifesta superioridade evidenciada, e bastante feliz para a equipa do CF Belenenses, que limitou-se a defender durante toda a partida.

Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter