Glórias do Passado: Lua

 

Lua



Lua foi mais um valioso jogador brasileiro descoberto por António Pimenta Machado, o saudoso emigrante vimaranense que residia na cidade do Recife, no Brasil, e que, desde meados da década de 50, tornou-se num verdadeiro detector de talentos que, sucessivamente, reforçaram a equipa do Vitoria SC.

Carlos Honório da Silva, nome completo do futebolista Lua, nasceu no dia 3 de Outubro de 1938, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Antes de viajar para Portugal para representar o Vitoria SC, Lua jogou em vários clubes brasileiros, onde se destaca a passagem pelo CR Flamengo em 1959 e a Portuguesa dos Desportos em 1958.

Da passagem pelo CR Flamengo destaca-se a conquista do Torneio Rio – S. Paulo em 1959. Nessa competição Lua terá actuado somente num jogo, frente ao SE Palmeiras, no Estádio Maracanã, no dia 5 de Maio, altura em que a equipa flamenguista foi derrotada em casa por 1-2.

Na composição do plantel do Vitoria SC para a temporada de 1962/63 operou-se a uma verdadeira revolução. Foram varias as saídas e entradas de novos futebolistas. Alem das sete caras novas provenientes do SL Benfica, como os celebres Manuel Pinto, Peres e Mendes, o Vitoria SC contratou também o guarda redes Roldão, o Paulino, o Armando e do avançado brasileiro Lua, mais uma pérola vinda do outro lado do Atlântico.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1962/63)
.

(Lua em acção ao serviço do Vitoria SC na época de 1962/63 frente ao CF Belenenses no Estádio do Restelo)
.
Estava assim construída a base de uma equipa que iria permanecer largos anos em Guimarães. No comando técnico da equipa ficou o argentino José Valle, treinador que permanecerá no cargo durante três temporadas consecutivas e com resultados assinaláveis.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1962/63 o Vitoria SC foi o 6º posicionado na tabela classificativa final da competição, uma classificação bastante meritória para uma equipa praticamente nova.
.

(Equipa do Vitoria SC na final da Taça de Portugal da época de 1962/63)
.

(Lua cumprimentando Pedro Gomes do Sporting CP)
.
O avançado brasileiro Lua apontou 15 golos no principal campeonato nacional e sagrou-se, assim, o melhor marcador da equipa vitoriana. Lua, que alinhou em 18 jogos na competição, formou com Mendes e Armando um ataque verdadeiramente demolidor, bem municiado pelo magistral Peres.

Naquela época de 1962/63 evidencia-se um conjunto de bons resultados com outros adversos ao longo de todo o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Contudo, o bom desempenho protagonizado pelo Vitoria SC na principal competição nacional foi suplantado pela sensacional campanha realizada na Taça de Portugal que levaria o clube, pela segunda vez no seu historial, à final da prova.
.

(Equipa do Vitoria SC na época de 1962/63)
.
(Com elementos da comitiva vitoriana, Lua debaixo da estátua de D. Afonso Henriques)
.
Nesta história da Taça de Portugal da temporada de 1962/63 também se notabiliza o particular desempenho do avançado Lua. Nos 8 jogos que actuou nesta competição o brasileiro Lua foi o autor de 5 golos do Vitoria SC.

Depois de eliminar o SC Covilhã, a Académica de Coimbra e o CF União da Madeira, o Vitoria SC defrontou o CF Belenenses nas meias-finais da Taça de Portugal. Naquela altura, a Taça de Portugal, era disputada num sistema de dois jogos, um em casa, outro disputado fora, e um terceiro jogo em campo neutro, no caso de se verificar um empate no confronto das duas mãos.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1962/63)
.
No jogo da 1ª mão, o Vitoria SC perdeu no Restelo por 2-0. Mas na semana seguinte, jogando em Guimarães, no lotadíssimo Campo da Amorosa, o Vitoria SC vence o CF Belenenses por 3-1.

Haveria pois necessidade de realizar um terceiro jogo em campo neutro a meio da semana. Jogo que decorreria na cidade de Coimbra e onde o Vitoria SC derrotou a equipa do CF Belenenses por 3-1, qualificando-se, assim, para a final da Taça de Portugal.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1962/63)
.
(Lua ao fundo, no intervalo de uma viagem, com vários elementos da comitiva do Vitoria SC)
.
No dia 30 de Junho de 1963, no Estádio do Jamor, em jogo apitado pelo Senhor Clemente Rodrigues, da A.F. Porto, o Vitoria SC jogou a final da Taça de Portugal frente ao Sporting CP, com o brasileiro Lua na histórica equipa titular naquele desafio.

Todavia, naquela tarde de verão, o Sporting CP foi mais forte e venceu a turma vimaranenses por 4-0, com golos de Figueiredo, em duas ocasiões, Lúcio e Mascarenhas, acabando por conquistar a Taça de Portugal da época de 1962/63 sendo o Vitoria SC um digno vencido.

Lua era um avançado muito tecnicista, rápido e combativo. Muito móvel em toda a zona ofensiva, este jogador facilmente se evidenciou no futebol português, quer pelas suas qualidades e características invulgares, quer pela quantidade de golos que apontou.

Notabilizou-se de tal forma que os ecos dos seus desempenhos com a camisola do Vitoria SC minhoto ultrapassaram as fronteiras do território luso. No final da temporada de 1962/63 chega a Guimarães uma tentadora proposta proveniente dos belgas do Royal Racing White, o actual RWD Molenbeek, para a aquisição dos serviços do brasileiro Lua.

O recem eleito Presidente da Direcção, Cardoso do Vale, não resiste à tentadora proposta para os cofres vitorianos e numa das suas primeiras decisões no cargo de líder Direcção, aceita transferir o futebolista brasileiro Lua para o clube belga, recebendo o Vitoria SC, em contrapartida, uma considerável compensação financeira.

Lua vai realizar grande parte da sua carreira de futebolista profissional ao serviço dos belgas do Royal Racing White, jogando nas principais ligas do futebol da Bélgica. Actua ao lado de jogadores como Robert Waseige ou Dockx, celebres futebolistas belgas e, colectivamente, acaba por vencer o Campeonato Nacional da 2ª Divisão da Bélgica na temporada de 1964/65.

Alias, nesta época de 1964/65 realça-se também o novo encontro entre Lua e o Vitoria SC. No início dessa temporada a equipa vimaranenses deslocou-se à Bélgica, naquela que foi primeira deslocação europeia do clube, para defrontar, numa partida amigável,o Royal Racing White de Lua. Na ocasião, o Vitoria SC foi o vencedor da partida por 1-2.

Já em final de carreira, ao que se julga, o futebolista brasileiro Lua terá regressado a Portugal para representar, desta feita, o Gil Vicente FC na temporada de 1971/72 e disputar a 2ª Divisão Nacional.
.

(Equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1971/72)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!
 
Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!
 
Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!
 
Sábado nas piscinas mucipais vem apoiar o teu Vitória contra o Sporting em polo aquático! O jogo tem hora marcada para as 19h30min. Aparece e dá o teu apoio!
 
Amigo Dr.Alberto,parabéns pelo trabalho que continua a fazer,informo o meu amigo que Lua quando regressou da Belgica,foi jogar no Sp. de Braga época 69/70
Um abraço

Azevedo
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter