Glórias do Passado: Estádio José Arcanjo

 

Estádio José Arcanjo


Provavelmente, será na próxima temporada de 2009/10 que o Vitoria SC irá actuar pela primeira vez no Estádio José Arcanjo em jogos oficiais a contar para a principal competição nacional. Na cidade algarvia de Olhão, o Estádio José Arcanjo é o recinto desportivo do SC Olhanense.

Mais de três décadas depois da ultima presença o SC Olhanense está de regresso ao mais elevado patamar do futebol português. Proporciona-se, assim, mais encontros entre o Vitoria SC e a equipa algarvia do SC Olhanense.
.
Ao longo dos cerca de 97 anos de história do SC Olhanense foram vários os campos de jogos da turma algarvia. De todos destacam-se, naturalmente, o Estádio Padinha e, actualmente, o Estádio José Arcanjo.

Ainda assim o Largo da Feira, na Praça João de Deus, na cidade de Olhão, foi o local do primeiro campo de jogos do SC Olhanense. Seguidamente, já em 1921 o clube teve o seu primeiro recinto próprio, o denominado Campo da Cerca, localizado na Cerca D. Maria Ventura, tendo tido aquele espaço a sua inauguração oficial em Novembro desse mesmo ano, numa partida contra o vizinho SC Farense que o SC Olhanense venceu por 3-0.

O ano de 1923 marca o surgimento do local onde se desenhou quase 60 anos da história do SC Olhanense. O Estádio Padinha, propriedade do SC Olhanense, será a casa principal deste clube algarvio até meados da década de 80 altura em que foi construído o Estádio José Arcanjo.

O Estádio Padinha deve a sua denominação a Francisco Padinha, um célebre desportista português, natural da cidade de Olhão, que atingiu um estatuto de enorme relevância em modalidades como o halterofilismo ou na tracção à corda.
.

(Estádio Padinha, na cidade de Olhão, na decada de 60)

Aquele recinto foi oficialmente inaugurado no dia 29 de Março de 1923 com uma partida de futebol entre o SC Olhanense e o GC Olhanense que terminou empatado a 1-1.

Foi no Estádio Padinha que o Vitoria SC jogou diversas vezes contra o SC Olhanense em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão ou para a Taça de Portugal.

Refere a historia que o primeiro jogo oficial realizado entre estes clubes no Estádio Padinha decorreu à 12ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1941/42, a primeira do clube vimaranense no escalão maior do futebol português.

Nessa ocasião, a turma algarvia, venceu a equipa do Vitoria SC por 6-2. Neste jogo, que marcava o início da segunda volta da competição, teve uma primeira parte recheada de grande emoção, com o Vitoria SC a adiantar-se no marcador logo aos 10 minutos.

Pouco depois, o algarvio Gomes marcou por duas vezes consecutivas, revirando o marcador a favor do SC Olhanense para 2-1. Aos 38 minutos, Moreira, elevou a vantagem para 3-1.

(Imagem do jogo entre o SC Olhanense e o Vitoria SC no Estádio Padinha na temporada de 1941/42)
.
Praticamente em cima do intervalo o Vitoria SC reduziu para 3-2. Porem, uma lesão sofrida pelo guardião vimaranense Ricoca, ainda no decorrer da primeira parte, numa altura em que não havia substituições, diminuiu, manifestamente, a capacidade da equipa do Vitoria SC.

Dessa forma, no decorrer da segunda metade do encontro, o SC Olhanense superiorizou-se facilmente, marcando mais três golos, aumentando assim o resultado final para os números de 6-2. Maçaram, então, para a turma algarvia Paulo, Gomes e Damião.

Ao longo dos anos o Vitoria SC jogou varias vezes no Estádio Padinha e nesse local evidenciou sempre bastantes dificuldade em obter resultados favoráveis. Venceu pela primeira vez em Olhão, somente, no dia 21 de Abril de 1974, poucos dias antes da Revolução de Abril, em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74, por 3-1.
.
(Estádio Padinha na decada de 70)
.
O mítico Estádio Padinha, localizado na Rua José Fernandes dos Santos, na cidade de Olhão, era um recinto desportivo com piso pelado, numa terra avermelhada característica do Algarve, rodeado, a sul, pelas majestosas fábricas conserveiras.

Para o publico havia reservado poucos lugares sentados, obrigando os espectadores a assistir aos célebres jogos em pé. Nostálgicas são, por certo, as imagens daquele estádio completamente lotado, com o publico, praticamente, dentro do recinto de jogo.
.
(Estádio Padinha na decada de 90)
.
Com a presença do SC Olhanense na 1ª Divisão Nacional em meados da década de 70 começou, seriamente, a pensar-se na construção de um novo estádio para o clube. As exigências competitivas do clube e as precárias condições do Estádio Padinha assim impunham.

A família Arcanjo, abastada família algarvia da cidade de Olhão, cedeu os terrenos ao clube para a construção do Estádio José Arcanjo. O início dos trabalhos de construção terão ocorrido ainda na década de 70, contudo, apenas na década de 80 é que o Estádio José Arcanjo ficou pronto, foi oficialmente inaugurado e tornou-se a casa do SC Olhanense.
.
(Estádio José Arcanjo na decada de 80)
.
Ainda assim, o Estádio Padinha, continuou a ser utilizado até 2007 pelo clube, mormente, apenas pelas camadas jovens que ali jogavam. Em 2007 o Estádio Padinha começou a ser demolido depois de o clube ter vendido aquela propriedade a um consórcio que ali construiu uma grande superfície comercial.

Com os reditos da venda do Estádio Padinha o SC Olhanense reestruturou-se financeiramente e lançou o clube como o maior sucesso, actualmente, do futebol algarvio, concretizando, agora, com o regresso ao patamar mais alto do futebol português.
.
(Estádio José Arcanjo na decada de 80)
. (Estádio José Arcanjo na decada de 90)
.
(Estádio Padinha na decada de 90)
.
O Estádio José Arcanjo, dotado de duas bancadas centrais, prolongadas pelos topos em poucos degraus, com relva natural e, inicialmente, com uma pista de atletismo em terra batida e um polidesportivo, foi inaugurado em 1984, com um jogo particular entre o SC Olhanense o Portimonense SC, um dos maiores rivais algarvios que venceu por 0-4.

A denominação do estádio, como se depreende, resulta do nome do patriarca da aludida família Arcanjo. Aquela infra-estrura desportiva é propriedade do SC Olhanense e terá uma lotação suficiente para albergar cerca de 10.000 pessoas.
.
(Estádio Padinha em 2003)
.
(No mesmo ano de 2003 o Estádio Padinha)
.
(O Polidesportivo do Estádio José Arcanjo)
.
(Demolição do Polidesportivo anexo ao Estádio José Arcanjo)
.
Contudo, actualmente, com a presença do clube na 1ª Divisão Nacional, o Estádio José Arcanjo não satisfaz as necessidades básicas do SC Olhanense. Por esse facto, aquele recinto desportivo está a ser alvo de significativos melhoramentos que permitam ao clube algarvio realizar ali os seus jogos na condição de visitado no próximo Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Irão ser criadas mais bancadas com lugares sentados, aumentando assim a sua lotação, utilizando, talvez, umas estruturas amovíveis. As bancadas existentes serão, obviamente, melhoradas significativamente, aumentando também a qualidade e capacidade dos seus camarotes.
.
(Bancada central do Estádio Padinha em 2007)
.
(Estádio Padinha em 2007)
.
(Obras de demolição do Estádio Padinha)
.
Outro importante equipamento que ira dotar o Estádio José Arcanjo será um sistema de iluminação artificial, necessário para as transmissões televisivas dos jogos nocturnos e tão importantes financeiramente.

Recordemos, finalmente, o ultimo jogo realizado no Estádio José Arcanjo entre o SC Olhanense e o Vitoria SC. Foi na ronda 15 do Campeonato Nacional da 2ª Liga na temporada de 2006/07.
.
(Estádio José Arcanjo)
.
(Exterior da bancada central do Estádio José Arcanjo)
.
(Bancada central do Estádio José Arcanjo)
.
(Aon fundo a bancada lateral do Estádio José Arcanjo)
.
(Um dos topos do Estádio José Arcanjo, na cidade de Olhão)
.
O encontro decorreu na tarde do dia 14 de Janeiro de 2007, sob arbitragem de Lucílio Baptista, com a formação algarvia a apresentar a seguinte equipa inicial: Bruno Veríssimo; Marco Airosa, Dorival, Vasco Fernandes e Hugo Luz; Djalmir, Rui Duarte, Alexandre; Zezinho, Marco e Bruno Mestre. Pelo SC Olhanense jogaram nesse encontro também Branquinho, Nelson e Narcisse.

Já pelo Vitoria SC jogaram Nilson; Sereno, Franco, Geromel e Momha; Otacilio, Ghilas, Tchomogo e Moreno; Brasília e Henrique. Pelos vimaranenses alinharam ainda nessa partida o médio Flávio Meireles e os avançados Tiago Targino e Bacari.
.
(Exterior da bancada lateral do Estádio José Arcanjo)
.
(Do relvado a bancada central do Estádio José Arcanjo)
.
(Ao fundo a bancada lateral do Estádio José Arcanjo)
.
(Um dos topos do Estádio José Arcanjo)
.
Neste ultimo encontro entre a formação algarvia e o Vitoria SC realizado no Estádio José Arcanjo, o SC Olhanense venceu por 1-0, através de um golo apontado por Djalmir aos 54 minutos.
.
(A bilheteira do Estádio José Arcanjo)
.
(Bancada central do Estádio José Arcanjo)
.
(Bancada lateral do Estádio José Arcanjo)
.
(Imagem do topo completo do Estádio José Arcanjo, propriedade do SC Olhanense)


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter