Glórias do Passado: Eldon

 

Eldon


Eldon foi um possante avançado brasileiro que jogou no futebol português durante a década de 80. Fez carreira e deixou saudades, sobretudo, junto dos adeptos da Académica de Coimbra, clube que representou durante oito anos, em duas passagens distintas, e onde, efectivamente, terá vivido o melhor período como futebolista.

Jogou no Vitoria SC na temporada de 1983/84, onde alem ser o melhor marcador da equipa foi um dos mais destacados jogadores vitorianos. Com isso transferiu-se para o Sporting CP onde não terá sido inteiramente feliz.

Antes de regressar, definitivamente, à cidade de Coimbra para encerrar a carreira como futebolista, o brasileiro Eldon teve ainda uma passagem, efémera e também sem grande sucesso, pelo CS Marítimo, na época de 1986/87.

Eldon Armand Bravo é natural da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, onde nasceu no dia 13 de Março de 1958. Como futebolista terá feito a sua formação no CR Vasco da Gama.

Ainda bastante novo decidiu rumar a Portugal e ingressar na equipa da Académica de Coimbra a meio da temporada de 1978/79. Reforçou a turma conimbricense com mais dois brasileiros, o defesa Marcos António e o médio Rogério, estes não tão bem sucedidos como Eldon.
.
(Eldon na Académica de Coimbra)
.
A equipa da Académica de Coimbra disputava naquela temporada o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, contudo, a época não estava a correr de feição e o clube decide contratar a meio da temporada os jogadores brasileiros acima mencionados.

Entre eles chegou, como se disse, o avançado Eldon que lançado pelo técnico Juca, treinador da Académica de Coimbra na época de 1978/79, estreou-se no dia 11 de Fevereiro de 1979 no encontro da principal liga portuguesa em que a Académica de Coimbra venceu o Académico de Viseu por 4-0 no Estádio Municipal de Coimbra.

A Académica de Coimbra não conseguiu, porém, inverter os maus resultados e no final da 1978/79 acabou por descer à 2ª Divisão Nacional, já que não foi alem de um 15º lugar na classificação geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Na temporada de estreia no futebol português, o avançado brasileiro Eldon, jogou 10 partidas da principal competição nacional, apontando 2 golos, números interessantes para quem havia chegado com a época a meio.

Muito interessantes as indicações deixadas por Eldon nessa temporada de estreia, o que deixava os responsáveis conimbricenses expectantes quanto aquilo que o jovem jogador poderia trazer ao clube.

Nas épocas que se seguiram o jogador confirmou integralmente todas as referências. Tornou-se, rapidamente, num dos melhores jogadores da equipa da Académica de Coimbra, ainda hoje recordado como um dos melhores avançados da história mais recente do clube.

Em 1979/80 foi um jogador determinante no regresso imediato do clube à 1ª Divisão Nacional. Comandado pelo técnico Pedro Gomes, a Académica de Coimbra venceu a Zona Centro da 2ª Divisão Nacional, apenas com mais um ponto que o rival Académico de Viseu, garantindo assim a subida ao primeiro escalão do futebol português.
.
(Plantel da Academica de Coimbra na temporada de 1979/80)
.
(Jovem Eldon na Académica de Coimbra)
.
(Equipa da Académica de Coimbra na época de 1979/80)
.
(Eldon na Académica de Coimbra na temporada de 1979/80)
.
(Equipa da Académica de Coimbra na época de 1979/80)
.
(Eldon um simbolo da Académica de Coimbra)
.
Na temporada de 1980/81 Eldon retornava aos principais palcos do futebol português. Contudo, mais uma vez, a caminhada da Académica de Coimbra na competição foi, verdadeiramente, paupérrima, nunca tendo conseguido inverter o rumo dos acontecimentos, mesmo depois da chegada de Mário Wilson ao comando da equipa substituindo o treinador Francisco Andrade.

A Académica de Coimbra é o último classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e, obviamente, desce à 2ª Divisão Nacional. Eldon é, porém, o jogador mais destacado do clube. Marcou 8 golos nos 25 que alinhou na prova e torna-se o melhor marcador da equipa conimbricense.
.
(Plantel da Académica de Coimbra na temporada de 1980/81)
.
(Em 1980/81 na Académica de Coimbra)
.
(Eldon na Académica de Coimbra na época de 1980/81)
.

(Equipa da Académica de Coimbra na temporada de 1980/81)
.

(Eldon na época de 1980/81 na Académica de Coimbra)
.

(Eldon jogador da Académica de Coimbra)
.
(Equipa da Académica de Coimbra na temporada de 1980/81)
.

(Eldon na Académica de Coimbra)
.

(Equipa da Académica de Coimbra na época de 1980/81)
.

(Eldon em acção pela Académica de Coimbra)
.
Surgem-lhe varias hipóteses para sair de Coimbra e continuar a jogar no primeiro escalão do futebol português. O jogador brasileiro é, todavia, fundamental para as aspirações da Académica de Coimbra que pretende regressar à 1ª Divisão Nacional a qualquer custo.

Mário Wilson continua como técnico da Académica de Coimbra na época de 1981/82. Nesta primeira temporada vai formar com Ibraim, antigo jogador do Vitoria SC, e Camarin, uma frente de ataque temível e responsável por uma enorme quantidade de golos.
.
(Equipa da Académica de Coimbra na temporada de 1981/82)
.
O brasileiro Eldon marcou 21 golos nos 30 jogos que actuou Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Tal desempenho ofensivo não foi suficiente para garantir à equipa o regresso ao nacional maior.

A Académica de Coimbra não conseguiu vencer a Zona Centro. Ficou atrás do GC Alcobaça que subiu directamente à 1ª Divisão Nacional, embora com os mesmos pontos, depois de uma luta verdadeiramente titânica.

Coube à Académica de Coimbra ir disputar a Liguilha de acesso à 1ª Divisão Nacional. Também não foi feliz nessa mini competição pois acabou por garantir a subida a turma portuense do SC Salgueiros.
.
(Equipa da Académica de Coimbra na época de 1981/82)
.
Na época seguinte de 1982/83 repetiu, praticamente, o sucedido na temporada de 1981/82. A Académica de Coimbra falhou, novamente, o objectivo de regressar ao primeiro patamar do futebol português.

Mário Wilson continuou a ser o treinador da Académica de Coimbra na época de 1982/83. Na Zona Centro foram novamente 2º classificados, agora, atrás do RD Águeda, com menos um ponto.
.
(Equipa da Académica de Coimbra na temporada de 1982/83)
.
(Eldon na Académica de Coimbra)
.
(Eldon converte uma grande penalidade frente ao Recreio de Agueda no Estádio Municipal de Coimbra em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão na temporada de 1982/83)
.
Foi disputar novamente a Liguilha, contudo, mais uma vez, a equipa da Académica de Coimbra não conseguiu vencer a competição e à 1ª Divisão Nacional ficou o SC Espinho.

Nesta temporada de 1982/83 há, porém, que assinalar a memorável prestação do avançado brasileiro Eldon. Jogou 40 jogos oficiais no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, sendo o autor do fantástico número de 41 golos, numa media, assim, superior a 1 golo por jogo, facto verdadeiramente assinalável.
.
(Em Penafiel, Eldon representando a Académica de Coimbra em jogo a contar para a Liguilha da temporada de 1982/83)
.
(Aqui frente ao SC Salgueiros no Estádio Municipal de Coimbra, Eldon marca um golo perante a presença do salgueirista Costeado, antigo jogador do Vitoria SC e o guarda-redes Barradas, o camisola n.º 1)
.
A Académica de Coimbra falhava, novamente, o acesso à 1ª Divisão Nacional e Eldon não conseguiu resistir às investidas dos clubes do primeiro escalão visando a sua contratação.

Entre eles estava o Vitoria SC. Atento aos seus desempenhos e aos golos apontados ao serviço da equipa conimbricense, o Vitoria SC contratou o avançado brasileiro Eldon no início da época de 1983/84, a temporada que marcava o regresso do clube vimaranense às competições internacionais de clubes.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1983/84)
.
(Eldon no Vitoria SC)
.
(Eldon com os restantes companheiros do Vitoria SC durante um treino)
.
O Vitoria SC vai disputar a Taça Uefa, encarando os ingleses do Aston Villa na 1ª eliminatória. Em Guimarães, no jogo da 1ª mão, o Vitoria SC ainda consegue um resultado prometedor e bastante elogiado, vencendo por 1-0, com um golo de Gregório Freixo na transformação de uma grande penalidade.

No jogo da 2ª mão, disputado em terras de sua Majestade, o Vitoria SC acabou por sucumbir ao enorme poderio da equipa inglesa e acabou por ser derrotado por 5-0 e, consequentemente, eliminado na competição.

Referencia, a propósito, que o avançado brasileiro Eldon foi titular durante os 90 minutos de ambas as partidas jogadas entre o Vitoria SC e o Aston Villa nesta eliminatória da Taça Uefa, que significava também a estreia deste jogador nestas competições.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1983/84)
.
(O brasileiro Eldon no Vitoria SC)
.
(Eldon no dia da apresentação no Vitoria SC)
.
Eldon chegava ao Vitoria SC com 25 anos de idade. Vinha reforçar o sector atacante da turma vimaranense que se revelava órfão de um avançado centro poderoso. A pujança física do brasileiro Eldon era, de facto, o sinal distintivo nos seus predicados como futebolista.

De uma compleição física notável, bastante forte, Eldon era um avançado extremamente combativo, desgastante para qualquer opositor e bom cabeceador. Tecnicamente não era muito dotado, é certo, mas tinha instinto de goleador, finalizando bem as oportunidades de que dispunha.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1983/84)
.
(Caricatura do loirinho Eldon no Vitoria SC)
.
(Entre os companheiros vimaranenses durante uma sessão de treino)
.
Eldon foi quase sempre titular indiscutível na equipa do Vitoria SC de 1983/84 tecnicamente comandado pelo treinador austríaco Herman Stessl. Era o vértice de um tridente ofensivo, ladeado por Fonseca, Flávio, Júlio ou Da Silva.

Jogou 26 jogos com a camisola do Vitoria SC no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 8 golos, número suficiente para tornar-se o melhor marcador da equipa vimaranense na competição. Também na Taça de Portugal fez mais 2 golos em 6 partidas jogadas.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1983/84)
.
Relembremos, também, a partida da estreia oficial do avançado brasileiro Eldon pelo Vitoria SC. Foi na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1983/84, jogada no Estádio Municipal de Guimarães no dia 28 de Agosto de 1983.

Nesse jogo que opôs o Vitoria SC ao Varzim SC, Eldon foi titular no centro de ataque vitoriano ao lado dos outros avançados Júlio e Flávio. Neste encontro o Vitoria SC venceu por 2-0, tendo o defesa central Amândio marcado o primeiro golo aos 34 minutos e o brasileiro Eldon, no seu jogo de estreia pelos vimaranenses, apontado o segundo golo aos 75 minutos.

Esse foi assim o primeiro golo de Eldon na competição. Do conjunto de golos apontados pelo brasileiro Eldon com a camisola do Vitoria SC, destaque para o jogo em que bisou.

Foi numa partida jogada no Estádio Municipal de Guimarães frente ao SC Salgueiros na 3ª jornada da principal competição portuguesa. Os Vimaranenses venceram o encontro por 4-0, tendo Eldon apontado dois golos, concretamente, aos 11 e 79 minutos.
.
(Equipa do Vitoria SC em Inglaterra na época de 1983/84)
.
(Eldon no Vitoria SC na temporada de 1983/84)
.
Apesar de tudo, o desempenho da equipa do Vitoria SC ao longo da época é irregular, acabando por terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1983/84 classificado na 7ª posição da tabela geral.

As invulgares características de Eldon despertam o interesse do Sporting CP acabando brasileiro por ser transferido para o clube de Alvalade no início da temporada de 1984/85.
.
(Plantel do Sporting CP na temporada de 1984/85)
.
(Eldon no Sporting CP na época de 1984/85)
.
(Partida frente ao FC Porto, em Alvalade, na temporada de 1984/85)
.
Em 1984/85 o Sporting CP foi treinado por John Toshack e quedou-se pela 2ª posição no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, atrás do FC Porto campeão. Eldon, não sendo titular indiscutível, jogou 24 jogos da principal competição nacional apontado 11 golos, figurando como o segundo melhor marcador da equipa sportinguista, depois de Manuel Fernandes que marcou 16.

Curiosamente, os 8 golos apontados por Eldon com a camisola do Sporting CP no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1984/85 foram marcados somente em três jogos. Assim, marcou um golo ao Vitoria SC, no triunfo do Sporting CP em Alvalade por 3-0.
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1984/85)
.
(Eldon no Sporting CP na temporada de 1984/85)
.
(Eldon em acção pelo Sporting CP)
.
Também no Estádio José de Alvalade marcou dois dos golos da vitória do Sporting CP sobre o FC Vizela por 4-0. Mas em Vidal Pinheiro, frente ao SC Salgueiros, Eldon foi o autor de um hattrick numa histórica goleada imposta pelo Sporting CP por 2-6.

Ainda assim pode considerar-se ter sido uma época excelente para Eldon no ano de estreia no Sporting CP. E assim foi porque a época seguinte foi bastante fraca, pois Eldon nunca deixou o banco de suplentes, integrando, raramente mesmo, a lista de convocados.
.
Com o treinador Manuel José, na temporada de 1985/86, o Sporting CP foi o 3º classificado no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, tendo Eldon jogado somente 4 jogos da competição sem apontar qualquer golo.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1985/86)
.
(Eldon no Sporting CP na época de 1985/86)
.
(Eldon no Sporting CP)
.
(Eldon no Sporting CP na temporada de 1985/86)
.
Era dado assim o sinal de alerta de encontrar novo rumo na carreira. Eldon é seduzido pelo CS Marítimo e dessa forma ingressa no clube madeirense no início da temporada de 1986/87.

Na equipa madeirense não consegue atingir o nível evidenciado na Académica de Coimbra, no Vitoria SC ou mesmo no primeiro ano da passagem pelo Sporting CP. Ainda assim, Eldon, é bastante utilizado e volta a marcar golos.

Faz 23 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, embora apenas em 17 terá sido titular, marcando somente 6 golos em toda a competição. Quanto ao desempenho da formação madeirense, registe-se o 12º lugar na classificação e a manutenção no primeiro escalão do futebol português.
.
(Equipa do CS Maritimo na temporada de 1986/87)
.
(Eldon no CS Maritimo na época de 1986/87)
.
(Plantel do CS Maritimo na temporada de 1986/87)
.
(Eldon em acção pelo CS Maritimo em 1986/87)
.
(Plantel do CS Maritimo na época de 1986/87)
.
(Eldon no CS Maritimo na temporada de 1986/87)
.
(Equipa do CS Maritimo na temporada de 1986/87)
.
(Como um simbolo do CS Maritimo)
.
(Equipa do CS Maritimo na época de 1986/87)
.
Entretanto, a Académica de Coimbra, o grande amor de Eldon, chama de novo o jogador brasileiro para os seus quadros. Todavia, esta passagem pelo clube da cidade de Coimbra não atinge, de forma alguma, o nível do primeiro período no início da década de 80.

Vítor Manuel era, naquele período, o treinador principal da Académica de Coimbra na 1ª Divisão Nacional. Apesar de ser o mais ilustre jogador do plantel, Eldon não foi titular na Académica de Coimbra da temporada de 1987/88.
.
(Plantel da Academica de Coimbra na temporada de 1987/88)
.
(Eldon na Académica de Coimbra na temporada de 1987/88)
.
Foi utilizado em 22 partidas oficias da principal competição nacional, embora apenas em 7 ocasiões foi titular. Marcou somente 5 golos, o reflexo da menor importância da sua acção na equipa conimbricense.

De qualquer forma a Académica de Coimbra terminou posicionada na 16ª posição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, acabando por descer, novamente, à 2ª Divisão Nacional. Era a terceira descida de divisão do avançado brasileiro Eldon na briosa.
.
(Eldon na Académica de Coimbra na temporada de 1987/88)
.
Seguiram-se duas temporadas ao serviço da Académica de Coimbra, a militar na 2ª Divisão Nacional, Zona Centro, sempre com o primordial objectivo de recolocar a formação conimbricense no primeiro escalão do futebol português.

Embora nesta duas épocas tenha sido um jogador bastante importante para a Académica de Coimbra, a verdade é que não teve sucesso o objectivo de regressar à 1ª Divisão Nacional.

Na temporada de 1988/89, tendo inicialmente como treinador António Oliveira, a Académica de Coimbra quedou-se pelo 2º lugar na sua série, atrás de CD Feirense, que subiu à 1ª Divisão Nacional. Nesta época, Eldon jogou 29 jogos e marcou 12 golos.
.
(Equipa da Académica de Coimbra na época de 1988/89)
.
(Caricatura de Eldon com as cores da Académica de Coimbra)
.
Já na época seguinte de 1989/90, com Henrique Calisto ao leme da equipa conimbricense, a Académica de Coimbra não passou do 4º lugar na Zona Centro do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, conseguindo apurar-se, todavia, para a recem criada 2ª Divisão de Honra.

Nesta que foi a ultima temporada de Eldon a jogar em Portugal, este avançado brasileiro jogou 20 jogos pela Académica de Coimbra, tendo aponta um total de 11 golos na competição.
.
Com 32 anos de idade deixa a Académica de Coimbra. Embora casado com uma portuguesa, filha do histórico massagista da Académica de Coimbra Guilherme Luís, Eldon decide regressar ao Brasil onde residirá actualmente


Autor: Alberto de Castro Abreu

Queria deixar os meus parabéns pela inclusão do Eldon. Aqui há uns tempos atrás pedi ao autor um trabalho sobre este jogador, de que me lembro dos primeiros tempos de Vitória, e por isso agradeço acrescidamente este post.
 
Oi, eu sou a filha do Eldon, meu nome é Geovanna Bravo, minha mãe se chama Mônica e eu tenho uma irmã chamada Cristiane, e Eldon Junior que não são filhos da minha mãe!Eu tenho 11 anos fiz dia 14 de março !

Beijos
 
Excelente trabalho de pesquisa, como sempre. Um reparo apenas, mesmo assim sera de averiguar porque nao estou certo. Quando refere a frente de ataque da AAC de 1980-81 cita Eldon, Ibraim e Camarim. No caso deste ultimo creio tratar-se de Camegim e nao de Camarim. A AAC tinha também contratado nesse ano o avançado Reis ao Sp. Espinho, com o qual regressou a Coimbra o central José Freixo.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter