Glórias do Passado: Arley

 

Arley


Arley era um defesa central brasileiro que representou o Vitoria SC durante quatro temporadas em meados da década de 90. Produto das escolas de formação do Cruzeiro EC de Belo Horizonte, Arley representou em Portugal, alem do Vitoria SC, o SC Campomaiorense, durante uma temporada, antes de regressar, definitivamente, ao Brasil para aí terminar a sua carreira de futebolista, alinhando, sucessivamente, pelo América FC, Ipatinga FC e, finalmente, no EC Democrata.

Nasceu no dia 30 de Junho de 1972 na pequena cidade de Abaeté no Estado de Minas Gerais, no Brasil. Arley Álvares de Medeiros fez a sua formação de futebolista no Cruzeiro EC e nesse clube mineiro tornou-se profissional de futebol.

No seu percurso juvenil, Arley conta com diversas presenças nas selecções jovens do Brasil. Na carreira como internacional jovem do defesa Arley, destaca-se, desde logo, o titulo de campeão sul americano na categoria de Sub 20, conquistado em 1991 pela selecção canarinha.

Na verdade, o defesa Arley era um jovem que revelava imensas qualidades para singrar no futebol profissional e a quem todos auguravam um grande futuro. Todavia, muito precocemente, o jogador foi vítima de graves lesões que, necessariamente, travaram a sua ascensão.

Os caminhos do brasileiro Arley cedo se cruzaram com o Vitoria SC. Com apenas 18 anos de idade foi convidado pelos responsáveis vitorianos a ingressar no Vitoria SC. Contudo, naquela altura, a família com receio pela inexperiência do jovem convenceu o jogador a permanecer em casa.

Os responsáveis do Vitoria SC, todavia, não desarmaram e seguiram atentamente o desenvolvimento do brasileiro Arley. De tal forma assim foi que, poucos anos depois, acabaram por contratar os serviços do atleta.

Arley surge no plantel principal da equipa do Cruzeiro EC no ano de 1992, lançado pelo técnico Jair Pereira. Muitas vezes utilizado, embora, normalmente, fosse reserva, o jovem Arley acabou por conquistar alguns dos mais importantes títulos da história cruzeirense.

Logo em 1992 sagrou-se campeão estadual mineiro quando o Cruzeiro EC bateu numa emocionante final da competição a formação do América FC. Também no final desse ano de 1992 o clube mineiro venceu, pela segunda vez na sua história, a Supertaça Sul Americana, derrotando na final, disputada a duas mãos, os argentinos do Racing Club de Avellaneda.

Embora colectivamente não tenha alcançado grandes sucessos, Arley jogou também pelo Cruzeiro EC no Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão, o popular “Brasileirão”, entre os anos de 1992 a 1995.
.
(Equipa do Cruzeiro EC em 1994)
.
(Arley ao serviço do Cruzeiro EC)
.
A temporada do ano de 1993 do Cruzeiro EC ficou marcada, sobretudo, pela vitoria na Taça de Brasil, em meados desse ano, derrotando nos jogos decisivos a formação do Grémio de Porto Alegre.
.
Em 1994 Arley e o Cruzeiro EC voltaram a conquistar o Campeonato Estadual de Minas Gerais, numa equipa onde se destacava a presença do fenómeno Ronaldo quando tinha apenas 17 anos de idade.
.
(O defesa Arley no Cruzeiro EC)
.
No início da temporada de 1995/96 surge novamente a possibilidade de Arley rumar ao Vitoria SC. A aquisição do passe do jogador brasileiro foi pago pelo Sporting CP, também como contrapartida pelas transferências de Pedro Martins e Pedro Barbosa de Guimarães para Alvalade.

Encontraria em Guimarães a concorrência e como companheiros de sector no centro da defesa o português Vítor Silva e o compatriota Tanta. Chegando ao Vitoria SC como um ilustre desconhecido, o brasileiro Arley, imediatamente, revelou toda a sua qualidade, convencendo os técnicos e os exigentes adeptos vitorianos.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1995/96)
.
(Em 1995/96 ao serviço do Vitoria SC)
.
Logo reservou um lugar de titular na equipa principal do Vitoria SC, tecnicamente liderada, inicialmente, por Vítor Oliveira, e mais tarde substituído por Jaime Pacheco, estreando-se oficialmente pelos vimaranenses na partida da 1ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1995/96.

Partida disputada no Estádio Capitão César Correia, em Campomaior, o Vitoria SC venceu por 0-1, com golo de Emerson aos 52 minutos de jogo, na estreia da formação do SC Campomaiorense no primeiro escalão do futebol português.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
(Arley no Vitoria SC)
.
Envergando a camisola n.º 3, Arley fez dupla de defesas centrais naquele encontro com o possante defesa brasileiro Tanta. A verdade é que Arley jogando com Tanta ou com Vítor Silva completavam-se perfeitamente pelas características especiais de cada um.

Por um lado apresentavam-se Tanta e Vítor Silva como defesas mais vigorosos, fortes na marcação e combativos, por outro, Arley, mais cerebral, tecnicista e polivalente nas movimentações.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1995/96)
.
Na verdade, Arley era um defesa central ou libero rápido, com especial sentido de antecipação e com uma leitura de jogo invejável. Posicionalmente era perfeito, característica que muito lhe facilitava nas compensações e nas dobras nos deslizes dos colegas de equipa.

Se a baixa estatura que ostentava - apenas 180 cm de altura - não era própria de um jogador que actuava naquele sector, certo é que Arley compensava essa carência com um conjunto de virtudes que o tornavam num jogador nuclear.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
(Desafio da época de 1995/96 com o defesa Arley, em lance acrobático, perante o avançado portista Domingos)
.
Da sua passagem por Portugal e muito particularmente pelo Vitoria SC fica as credenciais nunca confirmadas de perito na execução de lances de bola parada, nomeadamente, a conversão de livres directos.

Realmente, muitas foram as tentativas frustradas de Arley marcar um golo num pontapé de livre. E tal facto acabou por prejudicar, algumas vezes, a imagem do jogador juntos dos associados vimaranenses.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.
Arley foi titular na equipa do Vitoria SC até à derrota caseira frente ao SC Salgueiros à passagem da 7ª jornada da principal competição nacional. Só regressou à equipa na 13ª jornada, no jogo frente ao GD Chaves, substituindo o castigado Tanta. A partir de então, Arley foi quase sempre titular na equipa vitoriana da temporada de 1995/96.

A carreira do Vitoria SC ao longo desta época fica marcada por um inicio de competição abaixo do expectável e uma sensacional segunda volta, acabando por terminar o Campeonato Nacional da 1ª Divisão na 5ª posição, qualificando-se, assim, para as provas internacionais de clubes.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1995/96)
.
(Arley ao serviço do Vitoria SC no inicio da temporada de 1995/96)
.
Foi também nesta temporada de 1995/96 que o defesa Arley estreou-se na Taça Uefa, actuando no encontro da 1ª mão, da 1ª eliminatória, contra os belgas do Standard de Liege, partida que os vitorianos venceram por 3-1, carimbado assim, praticamente, o passaporte para a 2ª ronda da prova.

Registe-se, concluindo, que o defesa Arley actuou em 25 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1995/96, sem ter apontado qualquer golo na competição.

Alias, enquanto representou o Vitoria SC, o brasileiro Arley apenas marcaria um golo na principal competição portuguesa, concretamente, na última temporada da sua passagem por Guimarães.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1995/96)
.

(Arley no Vitoria SC)
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1995/96)
.
(Arley o n.º 3 do Vitoria SC frente ao FC Porto)
.
No final da época Arley renovou o contrato com os vimaranenses. Continuou titular na equipa do Vitoria SC ao longo da temporada de 1996/97, fazendo dupla no centro da defesa com Vítor Silva ou com o compatriota Alexandre que entretanto tinha chegado a Guimarães para substituir Tanta.

Todavia, uma grave lesão afastou Arley da parte final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, numa altura em já se constava que o jogador seria alvo da cobiça de clubes estrangeiros, sobretudo, no mercado italiano, onde, dizia-se, existiam bastantes pretendentes.
.
(Equipa do Vitoria SC na época de 1996/97)
.
(Em 1996/97 no Vitoria SC)
.
É que, na verdade, Arley vinha realizando uma estupenda campanha ao longo da época de 1996/97, deixando bem vincado todo o seu valor e a influencia que o seu desempenho exercia sobre o rendimento da equipa.

Não fosse essa fatalidade e o defesa brasileiro Arley poderia, certamente, ter sido transferido para um clube de maior dimensão, sempre com as devidas compensações financeiras para o Vitoria SC.
.
(Arley em acção pelo Vitoria SC)
.
Nesta temporada de 1996/97 Arley jogou, novamente, 25 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Vitoria SC alcançou, novamente, o 5º lugar na tabela classificativa e, dessa forma, um novo apuramento para a Taça Uefa.

O momento mais alto desta época foi, sem margem para dúvidas, a eliminação da fortíssima equipa italiana do Parma na Taça Uefa. Arley, como seu parceiro de defesa Alexandre, foram, verdadeiramente, decisivos para o desfecho favorável da eliminatória, realizando uma notável exibição, estacando todas as investidas dos consagrados avançados da formação transalpina.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1996/97)
.
(Arley no Vitoria SC)
.
(Acompanhando o companheiro Vervoot na marcação ao portista Artur neste desafio entre o FC Porto e o Vitoria SC no Estádio das Antas na temporada de 1996/97)
.
(Arley no Vitoria SC)
.
Na terceira temporada ao serviço do Vitoria SC, o defesa Arley ajudou o clube a garantir mais uma vez o acesso às provas internacionais, desta vez, por via de um brilhante 3º lugar obtido no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1997/98, consequência da sensacional prestação realizada pelos vimaranenses ao longo do ano.

Com Jaime Pacheco primeiro e Quinito depois como treinadores do Vitoria SC na época de 1997/98, o brasileiro Arley participou em 20 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1997/98)
.
(Em 1997/98 no Vitoria SC)
.
Nesta temporada, porem, Arley não foi titular indiscutível, sobretudo, no período inicial, porque recuperando da lesão contraída no final da época anterior, perdeu o lugar na equipa principal para o reforço daquela época Márcio Theodoro.

Começou a jogar na temporada de 1997/98 no jogo da 9ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão frente ao SL Benfica, substituindo Alexandre, expulso no jogo anterior frente ao Boavista FC.
.
(Arley em acção pelo Vitoria SC)
.
A época de 1998/99 foi a ultima temporada de Arley ao serviço do Vitoria SC. Seria esta a única época em que o Vitoria SC não atingiu um lugar europeu com o defesa Arley no plantel vimaranense.

A verdade é que o Vitoria SC começou muito mal a temporada, em grande medida devido ao treinador escolhido pelos responsáveis para comandar a equipa, o técnico Zoran Filipovic.
.
(Plantel do Vitoria SC na época de 1998/99)
.
(Arley no Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
O certo é que este treinador nunca acertou, numa equipa recheada de bons valores, e só após a sua substituição por Quinito, começou a melhorar o seu desempenho, sem contudo atingir os objectivos delineados no início da temporada.

Nesta sua última época com o Rei D. Afonso Henriques ao peito, Arley alinhou em 27 jogos oficiais no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1998/99, sendo autor de 1 golo com a camisola do Vitoria SC.
.
(Arley ao fundo da imagem neste jogo frente à Académica de Coimbra)
.
O seu único golo com a camisola vitoriana foi apontado, concretamente, à 17ª jornada da prova, na partida jogada no Estádio D. Afonso Henriques frente ao FC Alverca, que o Vitoria SC venceu por 3-1.

Nesse encontro o Vitoria SC adiantou-se no marcador por intermédio de Tito, logo aos 15 minutos de jogo. Aos 54 minutos, o brasileiro do FC Alverca Caju, empatou a contenda a 1-1.

Já perto do final do jogo foi o brasileiro Arley, aos 86 minutos, e dois minutos depois Quim Berto, que apontaram os golos que selaram este triunfo vimaranense sobre a equipa do FC Alverca.

Ao serviço do Vitoria SC, o defesa central brasileiro Arley actuou em 97 jogos da principal competição portuguesa ao longo dos quatro anos em que envergou a camisola do clube da cidade berço, tendo apontado apenas o golo acima relatado.
.
(Equipa do Vitoria SC na temporada de 1998/99)
.
(Arley no solo neste desafio frente ao SC Salgueiros em 1998/99)
.
Em face desses números e a preponderância evidenciada pelo jogador ao longo desse período, foi pois com alguma surpresa que o nome de Arley surgiu na lista de dispensas no final da temporada de 1998/99.

Com mais um ano de contrato com o Vitoria SC, o brasileiro Arley e os responsáveis pelo clube vimaranense acabaram por rescindir amigavelmente aquele vínculo contratual.

Arley prosseguiu a carreira em Portugal, passando a representar o SC Campomaiorense na época de 1999/00. Alias, o defesa brasileiro seria mesmo uma das principais contratações do clube alentejano.
.
(Arley no SC Campomaiorense)
.
Em 1999/00 o SC Campomaiorense, treinado por Carlos Manuel, fez uma época irregular e andou sempre classificado nos últimos lugares da tabela geral do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Acabou no 13º lugar da classificação garantindo, apenas na penúltima jornada, a manutenção na principal competição nacional, quando derrotou o SC Farense. Contudo, seria o jogo da 22ª jornada, quando o clube alentejano derrotou o FC Porto o momento revitalizador na caminhada do SC Campomaiorense.

Da passagem de Arley pelo o clube alentejano poucas referencias positivas haverá que recordar. Jogou apenas quatro jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1999/00 não chegando a confirmar a expectativas do clube aquando da sua aquisição.
.
(Arley Alvares)
.
De resto, a passagem do defesa brasileiro Arley pelo SC Campomaiorense ficou manchada por actos de indisciplina que conduziram mesmo à dispensa do jogador antes do final da temporada.

Saindo do SC Campomaiorense, decidiu regressar ao Brasil. Representou o América FC até ao primeiro trimestre de 2001, representou o Ipatinga FC no ano de 2002 e, finalmente, o EC Democrata da cidade de Governador Valadares no ano de 2003.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Enviar um comentário



<< Home
Site Meter