Glórias do Passado: Yazalde

 

Yazalde


Este jogador argentino é seguramente um dos melhores jogadores estrangeiros que jogou no futebol português e, actualmente, passados mais de 30 anos, continua a ser um dos grandes ídolos do Sporting CP.

Héctor Casimiro Yazalde, o popular Chirola, nasceu num bairro pobre de Buenos Aires no dia 29 de Maio de 1946. Como frequentemente acontecia nos miúdos da sua idade, Yazalde começou a jogar futebol nas fervorosas disputas futebolísticas entre amigos do seu bairro conhecido como Villa Fiorito, um bairro que mais tarde viria a ficar famoso por causa de Diego Maradona.

Sonhava ser médico e jogar futebol com a camisola do Boca Juniors. Pertencente a um estrato social economicamente débil, porém, Yazalde viu-se obrigado a deixar a escola e trabalhar desde muito novo para assim contribuir para o sustento do seu lar. Vendeu jornais, depois bananas e mais tarde ganhou dinheiro a partir gelo nas ruas de Buenos Aires.

A sua primeira equipa foi o Racing Los Andes, a partir de 1965 passou a jogar no Clube Piraña, uma colectividade de amadores da cidade de Buenos Aires e, apenas dois anos mais tarde, ingressou no CA Independiente de Avellaneda, um dos maiores clubes de futebol argentino.
.
(Com a camisola da equipa do CA Independiente de Avellaneda)
.
A ascensão de Yazalde é verdadeiramente de sonho. É contratado pelo CA Independiente de Avellaneda no ano de 1967 depois de o Presidente daquele popular clube argentino ter ficado encantado com os dotes de Yazalde, quando, pelo Clube Piraña, participava num torneio de futebol nocturno.

Com apenas 21 anos de idade é campeão nacional argentino pelo CA Independiente de Avellaneda. O jovem Yazalde é lançado na primeira equipa do CA Independiente de Avellaneda pela mão do técnico brasileiro Osvaldo Brandão, depois de ter passado pelas equipas de reservas.

Marcou o primeiro golo oficial com a camisola roja do Independiente de Avellaneda na 3ª jornada do Campeonato Nacional da Argentina de 1967, numa vitória por 2-1 sobre o Platense.

A ascensão de Yazalde é, realmente, célere e alucinante para um jovem da sua idade. Contudo, Yazalde viria a confirmar, inequivocamente, todas as potencialidades reveladas, deslumbrando, inicialmente, no futebol argentino e mais tarde em Portugal.
.
(Equipa do CA Independiente de Avellaneda no ano de 1970)
.
(Chirola com a camisola "roja" do CA Independiente de Avellaneda)
.
Ao serviço do CA Independiente de Avellaneda voltou a revalidar o título de campeão nacional argentino no ano de 1970, com uma vitória por 2-3 na última jornada em casa do Racing Avellaneda, o grande rival do CA Independiente de Avellaneda.
.
Nesse jogo disputa na inesquecível data de 27 de Julho de 1970, o grande clássico de Avellaneda foi, verdadeiramente, histórico. À equipa de Yazalde só a vitoria interessava para conquistar o título nacional.
.
(Equipa do CA Independiente de Avellaneda em 1970)
.
(Yazalde capa do El Gráfico)
.
Quando faltavam somente nove minutos para o final de uma partida que se encontrava igualada, Yazalde, numa execução individual extraordinária, recebe a bola no peito, posiciona-se e, rapidamente, chuta forte para o golo da vitória do CA Independiente de Avellaneda que assim sagrava-se, novamente, campeão nacional argentino.

Em 1970, Yazalde ganha, merecidamente, o prémio de melhor futebolista do ano na Argentina e sagra-se o melhor marcador nacional. Naturalmente, o seu nome começa a ser referenciado no futebol europeu como um avançado de qualidade e um grande goleador.

Entretanto, o jogador Yazalde fica também na história do CA Independiente de Avellaneda ao marcar 72 golos em 113 partidas oficiais em que alinhou com a camisola “roja”.
.
(Héctor Yazalde no CA Independiente de Avellaneda)
.
Terminado a temporada de 1970, o ídolo Chirola gozava um período de ferias no início do ano de 1971. É em Janeiro de 1971 que surge a oportunidade em reforçar o Sporting CP.

Muitos são os clubes interessados no deslumbrante goleador argentino. Do Brasil fala-se no interesse do Santos FC e do SE Palmeiras, do Uruguai, o Nacional de Montevideu e da Europa, o Lyon de França, o FC Valência de Espanha e o Sporting CP, além, claro está do Boca Juniors da Argentina e do próprio CA Independiente de Avellaneda, que pretendia renovar contrato com o jogador.

Nesta altura assume especial preponderância a acção do dirigente sportinguista Abraão Sorin que se deslocou, propositadamente, a Buenos Aires para contratar o jogador argentino.

Acordo alcançado e logo Yazalde chega à capital portuguesa no dia 11 de Fevereiro de 1971 para ingressar no Sporting CP como reforço do clube português para a temporada seguinte de 1971/72.
.
(Plantel do Sporting CP na época de 1971/72)
.

(Yazalde em 1971/72 de leão ao peito)
.
(Yazalde em acção pelo Sporting CP)
.
Passado um período de adaptação algo complicado, Yazalde começou a demonstrar nos palcos do futebol português toda a sua capacidade goleadora, fazendo golos em catadupa, de todas as formas e feitios.

A primeira época de leão ao peito não é animadora. Atravessava ainda a fase de adaptação. Com a camisola do Sporting CP, na época de 1971/72, marcou somente 9 golos em 20 partidas jogadas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde a equipa de Alvalade foi a 3ª classificada na competição.

A estreia oficial com a camisola sportinguista é num desafio frente ao Boavista FC onde marcou dois golos no triunfo do Sporting CP por 4-1 sobre a turma axadrezada do Bessa.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1971/72)
.
Mas é a partir da temporada de 1972/73, sobretudo, a época de 1973/74, que os golos apontados pelo avançado argentino Héctor Yazalde atingem números verdadeiramente históricos.

Em 1972/73 já marcou 19 golos em 29 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, terminando no 3º lugar da tabela dos melhores marcadores nacionais, atrás de Eusébio do SL Benfica e Flávio do FC Porto.
.
(Equipa do Sporting CP na decada de 70)
.
(Yazalde no Sporting CP)
.
Já quanto ao Sporting CP, refira-se, realizou uma péssima temporada, acabando somente no 5º lugar da classificação geral do principal campeonato futebolístico português.

Salvou-se, todavia, a época com a conquista da Taça de Portugal, numa final que o Sporting CP venceu o Vitoria de Setúbal por 3-2, com o argentino Yazalde a ser o autor de um dos golos da vitória. A Taça de Portugal da época de 1972/73 era assim o primeiro troféu do popular Chirola em Portugal.
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1972/73)
.
(Yazalde nos primeiros tempos do Sporting CP)
.
(Representando o Sporting CP)
.
(Equipa do SPorting CP na temporada de 1972/73)
.
(Num desafio frente ao FC Porto)
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1972/73)
.
(Yazalde festejando um golo com a camisola do Sporting CP)
.
Verdadeiramente fulgurante seria, contudo, a campanha do Sporting CP na temporada de 1973/74, sobretudo, reconhecidamente, devido aos golos apontados pelo argentino Yazalde.

Yazalde atingiu a marca de 46 golos marcados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74, em 29 jogos em que actuou. Ao longo daquela competição apenas falhou um jogo, concretamente, contra ao FC Porto e marcou golos a todos os adversários, à excepção, do Vitoria SC.
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1973/74)
.
(Na época de 1973/74 no Sporting CP)
.
(O rosto de Chirola)
.
Na verdade, em todo o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1973/74, só ao Vitoria SC é que Yazalde não conseguiu marcar, apesar dos 46 golos apontados ao longo de toda a competição.

Com esta marca, naturalmente, foi consagrado o melhor marcador do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e venceu ainda a “Bota de Ouro”, o prémio destinado a distinguir o melhor marcador de todos os campeonatos europeus.
.
(Equipa do Sporting CP na época de 1973/74)
.
(Yazalde com a "Bota de Ouro")
.
(Yazalde no Sporting CP)
.
Ao definir Yazalde frisava-se, sobretudo, o termo goleador. E quantos e espectaculares golos marcava o Chirola. Dotado de uma técnica individual fantástica, de fino trato, Yazalde era um avançado temido e com um sentido posicional incrível, dono de verdadeiro faro pelo golo.

Não sendo de constituição forte, nem muito alto, Yazalde não deixava de ser um avançado possante, lutador e difícil de segurar pelo seu constante dinamismo. Com óptimo jogo de cabeça e um remate forte, o avançado argentino era, verdadeiramente, imparável.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1973/74)
.
(Novamente com o troféu de Melhor Marcador Europeu)
.
Ao êxito individual, Chirola adicionou-lhe os feitos colectivos, sagrando-se campeão nacional em Portugal na época de 1973/74 e voltando a repetir a conquista da Taça de Portugal, embora, nesta competição rainha do calendário português, Yazalde não tenha dado o seu contributo ao Sporting CP por causa de uma lesão.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1973/74)
.
(Yazalde com a "Bola de Prata")
.
E foi essa lesão que quase o impediu de participar no Campeonato do Mundo de 1974 na Alemanha ao serviço da Selecção da Argentina. A sua carreira como internacional argentino, alem da presença nas categorias mais jovens, contempla o número de 10 internacionalizações e 2 golos marcados com a camisola celeste.

Internacional “A” desde 1970, estreando-se num jogo frente ao Brasil. Teve o pior momento na selecção celeste aquando do afastamento da fase final do Campeonato do Mundo de 1970 disputado no México, nas eliminatórias frente ao Peru.
.
(Selecção da Argentina em 1974)
.
O momento alto, obviamente, foi a presença com a Selecção da Argentina no Mundial da Alemanha, onde os argentinos, com uma modesta participação, eliminados pela Holanda de Johan Cruyff. Nesta competição, Héctor Yazalde teve uma meritória participação, actuando em três jogos e marcado dois golos com a camisola da Argentina.
.
(Selecção da Argentina na decada de 70)
.
(Yazalde com as cores da Argentina)
.
(Yazalde em acção no Mundial de 1974 na Alemanha)
.
Muito se falou da saída de Yazalde no final da temporada de 1973/74. Dizia-se mesmo que o Real Madrid teria oferecido mais de 27.000 contos ao Sporting CP pela transferência do jogador.

A verdade é que o Chirola continuou de leão ao peito para continuar a fazer muitos golos. Em 1974/75 marcou 30 golos em 26 jogos que alinhou no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
.
(Apresentação da equipa do Sporting CP na época de 1974/75)
.
(Yazalde no Sporting CP)
.
Votou a sagrar-se o melhor marcador a nível nacional, bem destacado do 2º e 3º classificado na lista dos melhores marcadores do campeonato português, respectivamente, os vitorianos Jeremias e Tito. Enquanto, na Europa, recebeu o prémio da “Bola de Prata”, correspondente à distinção como o segundo melhor marcador de todos os campeonatos europeus.

Já quanto ao Sporting CP, diga-se, que o clube de Alvalade não passou o 3º lugar na classificação do Campeonato Nacional da 1ª Divisão da temporada de 1974/75.
.
(Equipa do Sporting CP na temporada de 1974/75)
.
(O argentino Yazalde no Sporting CP)
.
(Em acção ao serviço do Sporting CP)
.
Aos 29 anos, Yazalde, no final da época de 1974/75, acabou por ser transferido pelo Sporting CP para o Olympique de Marseille de França a troca de 12.000 contos, uma quantia avultada, mas bastante inferior aquilo que o Real Madrid, um ano antes, tinha oferecido.

Yazalde completava assim uma passagem pelo nosso país ao longo de quatro temporadas consecutivas ao serviço do Sporting CP, onde deixou, inegavelmente, uma marca digna das melhores recordações.

Em jogos oficiais pelo Sporting CP Yazalde marcou 126 golos, sendo 104 desses golos apontados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão em outros tantos jogos, numa incomparável media de um golo por jogo.
.
(Equipa do Sporting CP na decada de 70)
.
(Yazalde no Sporting CP)
.
Rumou então a França onde permaneceu durante duas temporadas aos serviço do Olympique de Marseille onde nunca chegou a atingir os números alcançados ao serviço do Sporting CP.

Ainda assim terá marcado 23 golos em 43 jogos realizados ao serviço dos marselheses nos campeonatos nacionais. Em títulos destaca-se, apenas, a vitoria na Taça de França na época de 1975/76.
.
(Equipa do Olympique de Marseille em 1975/76)
.
(Com a camisola do Olympique de Marseille)
.
(Em 1975/76 na equipa do Olympique de Marseille)
.
(Em acção pelo Olympique de Marseille)
.
(Plantel do Olympique de Marseille na época de 1976/77)
.
(Ao serviço do Olympique de Marseille)
.
(Equipa do Olympique de Marseille na temporada de 1976/77)
.
A carreira de Yazalde entrou em claro declínio e no final da temporada de 1976/77 decidiu regressar à Argentina. Jogou quatro anos no CA Newell´s Old Boys, entre 1977 e 1980, destacando-se a chegada daquela equipa as meias finais do Campeonato Nacional de 1977.

Posteriormente, Yazalde ainda representou o CA Huracan de Buenos Aires, retirando-se, definitivamente, como jogador de futebol no final do ano de 1981. Seguiu ligado à modalidade, tornando-se ainda conhecido como agente de jogadores de futebol.
.
(Héctor Yazalde com a sua famosa esposa Carmen Yazalde)
.
Sofrendo de Cirrose Hepática, Héctor Yazalde, viria, fatalmente, a falecer ainda novo, com apenas 51 anos de idade, no dia 18 de Julho de 1997, vítima de uma hemorragia e de uma paragem cardíaca.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Parabéns por este post, que fala de um jogador espantoso!
Era o meu herói de infância! Ainda me lembro de imitar as suas fintas nos jogos com os amigos. Não tenho palavras para descrever este JOGADOR, aquela época de 1973-74 que acompanhei a par e passo (vi quase todos os jogos em Alvalade), foi espantosa. 6 golos ao Olhanense, 6 golos ao Oriental etc.
O HOMEM marcava golos de todas as maneiras e feitios, era espantoso.
Este post fez-me regressar áqueles momentos felizes de infância...
Parabéns!
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter