Glórias do Passado: Estádio da Madeira

 

Estádio da Madeira


Estádio da Madeira é a actual denominação oficial do campo de jogos do CD Nacional da Madeira. Não é um local muito grato ao Vitoria SC que, consecutivamente, tem averbado resultados negativos jogando naquela estádio.

Alias, na verdade, o Vitoria SC nunca conseguiu vencer no Estádio da Madeira, como de resto, nunca o conseguiu também no tempo em que o CD Nacional actuava, como visitado, no Estádio dos Barreiros.
.

(Bancada central naquela altura denominado Estádio Eng. Rui Alves)

.
(Visão area do Estádio Eng. Rui Alves)
.
(Já dotado de iluminação artificial)
.
Em jogos a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Vitoria SC nunca alcançou qualquer triunfo sobre o CD Nacional jogando na Ilha da Madeira. Em 9 jogos contra o CD Nacional, jogando os madeirenses em casa, o Vitoria SC contabiliza 5 derrotas e 4 empates.

O Estádio da Madeira é uma infra-estrutura cuja construção inicial remonta ao ano de 1998, altura em que o CD Nacional decidiu-se ter o seu próprio estádio, abandonando, assim, a utilização do Estádio dos Barreiros, no Funchal, como o seu campo de jogos oficiais.
.

(Nova visão aerea do Estadio Eng. Rui Alves)

.
(Aspecto da bancada central)
.
(Bancada central do Estádio Eng. Rui Alves)
.
Aquele recinto foi inaugurado no dia 8 de Dezembro de 1998, embora, ao longo dos anos, se visse todo o complexo desportivo onde se encontra inserido a ser constantemente melhorado, incluindo, o próprio estádio, que recentemente, sofreu obras de ampliação e melhoramentos.

A sua localização do estádio é bastante invulgar, defendendo alguns, alias, que será ate imprópria, não só pela altitude como pelas intensas camadas de nevoeiro que frequentemente assolam aquele estádio, motivando, muitas vezes, o adiamento das partidas que ali se realizam.
.
(Projecto do Complexo Desportivo do CD Nacional)
.
(Visão superior do estádio já com a nova bancada em construção)
.
(A nova bancada central do estádio do CD Nacional em construção)
.
Está situado bem no alto da serra, no norte da cidade do Funchal, no lugar da Choupana, por isso, é um estádio popularmente designada por Estádio da Choupana. Alem de Choupana, ou como actualmente é denominado como Estádio da Madeira, aquele recinto já foi baptizado, inicialmentemente, como Estádio Eng. Rui Alves, em homenagem à obra realizada pelo actual Presidente do clube.

Inicialmente, o Estádio da Madeira, ou Estádio Eng. Rui Alves, como antes da última ampliação era designado, dispunha apenas de uma bancada central, parcialmente coberta, com cerca de 2.500 lugares sentados.
.
(Construção da nova bancada central)
.
(Em fase de construção da nova bancada)
.
(A nova bancada central já concluída)
.
O Estádio da Madeira esta actualmente inserido na denominada Cidade Desportiva do CD Nacional da Madeira, que ainda dispõe da Academia Cristiano Ronaldo para jovens jogadores em formação, campos de treino relvados, um hotel com cerca de 20 quartos, um pavilhão multiusos, parques de estacionamentos e varias zonas de lazer.

Sensivelmente, desde de 2007, depois das obras e da reinauguração, o Estádio da Madeira passou então a dispor de mais uma bancada central, totalmente coberta, aumentando assim a capacidade do espaço para cerca de 5.000 lugares sentados.
.

(A noite da inauguração oficial do Estádio da Madeira)

.
(Estádio da Madeira)
.
(A nova bancada central do Estádio da Madeira)
.
Recordemos, então, o primeiro jogo realizado pelo Vitoria SC, a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no Estádio da Madeira, concretamente, à passagem da 19ª jornada, no inicio da 2ª volta da competição na época de 2002/03.

Naquela altura o recinto era denominado como Estádio Eng. Rui Alves e o jogo realizou-se, precisamente, no dia 26 de Janeiro de 2003, perante cerca de 1.500 espectadores e sob a arbitragem de Isidoro Rodrigues, arbitro da A. F. de Viseu.
.
(Estádio da Madeira)
.

(Bancada central do Estádio da Madeira)
(Academica de jovens do CD Nacional com o nome de Cristiano Ronaldo)
.
(Complexo Desportivo do CD Nacional)
.

(Complexo Desportivo do CD Nacional)
.
O jogo foi bastante equilibrado e terminou numa igualdade sem golos. Pelo CD Nacional, orientado por José Peseiro, jogaram Nuno Carrapato; Ricardo Esteves, João Fidalgo, Hugo Carreira, Alfredo Bóia e Rossato; Jokanovic, Paulo Assunção e Carlos Alvarez; Serginho Cunha e Adriano. Na equipa nacionalista jogaram ainda Rómulo e Rogerinho.

Por seu turno, a equipa do Vitoria SC, tecnicamente comanda por Augusto Inácio, apresentou o seguinte onze inicial: Palatsi; Bessa, Ricardo Silva, Cleber, Rogério Matias e Djurdevic; Marco Couto, Hugo Cunha e Pedro Mendes; Nuno Assis e Rafael. Na equipa vimaranense jogaram ainda Fangueiro, Jaime e Ferreira.

Autor: Alberto de Castro Abreu

o nacional em 10 anos tornou-se no "maior" clube da madeira, tem as melhores instalações e atraves de acordos com outros clubes madeirenses consegue ter das melhores camadas jovens da madeira.
 
Parabéns pelo vosso magnífico estádio.
Gostaria de visitá-lo, umdia.
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter