Glórias do Passado: Alfredo Valadas

 

Alfredo Valadas


Alfredo Valadas surge como um dos mais proeminentes símbolos na mais longínqua história do SL Benfica. Como jogador vestiu a camisola encarnada durante quase uma dezena de anos, realizou centenas de jogos, marcou uma enorme quantidade de golos, viu o seu nome ligado, permanentemente, a episódios marcantes na historia do SL Benfica, alem, obviamente, dos importantes títulos que ajudou o clube a conquistar.

Alfredo Valadas Mendes nasceu no dia 15 de Fevereiro de 1912 na localidade de Minas de S. Domingos, em Beja, no Alentejo de Portugal. Como jogador de futebol começou a carreira na época desportiva de 1928/29 no Luso Sporting Clube de Beja, o actual Desportivo de Beja.
.
(O jovem Alfredo Valadas)
.
Durante três temporadas representou aquela filial alentejana do Sporting CP granjeando enorme notoriedade. Aos 19 anos de idade rumou a Lisboa, tornando-se, a partir da época de 1931/32, jogador do Sporting CP.

Da passagem pelo Sporting CP destaca-se a presença do clube de Alvalade na final do Campeonato de Portugal frente ao SL Benfica na época de 1932/33. Alfredo Valadas jogou pelo Sporting CP mas foram os encarnados que venceram o encontro por 3-1.

A chegada ao Sporting CP foi o concretizar de um sonho pois desde miúdo arrogava-se sportinguista ferrenho. Sonho, porém, praticamente virou pesadelo e Alfredo Valadas acabou por regressar ao Alentejo.

Os dirigentes leoninos sempre prometeram a Alfredo Valadas um emprego onde ele pudesse angariar mais algum dinheiro para juntar ao pouco que ganhava com o futebol. Todavia, aquelas promessas nunca se tornaram realidade até que certo dia o jovem aborreceu-se definitivamente, e ao cabo de duas temporadas de leão ao peito, deixou o Sporting CP e regressou a casa.

Ficou, praticamente, um ano sem jogar. Ainda assim terá representado na época de 1933/34 o Sport Lisboa e Beja. Em 1934 surge então a hipótese de ingressar no SL Benfica.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1934/35)
.
(O jovem Alfredo Valadas no SL Benfica)
.
Começava então uma relação quase umbilical entre Alfredo Valadas e o SL Benfica. Curiosamente, o primeiro jogo de Alfredo Valadas com a camisola encarnada joga-se no Campo Grande contra o Sporting CP, a sua anterior equipa e o seu clube do coração, no dia 14 de Outubro de 1934, vencendo este encontro a equipa do SL Benfica por 3-2.

Logo na primeira temporada ao serviço do SL Benfica, a época de 1934/35, os encarnados vencem o Campeonato de Portugal, vencendo o Sporting CP na final, e Alfredo Valadas sagra-se o melhor marcador da equipa.

O dia 20 de Janeiro de 1935 marca a estreia dos encarnados no primeiro campeonato nacional organizado, com o SL Benfica a receber no seu Campo das Amoreiras o Vitoria de Setúbal.

Coube a Alfredo Valadas marcar, aos 6 minutos de jogo, o golo inaugural daquela partida, aquele tento que figura na história do clube como o primeiro golo do SL Benfica em campeonatos nacionais de futebol. Curiosamente, mais tarde, Alfredo Valadas seria também o autor do mítico golo número 100 do SL Benfica em campeonatos nacionais.

Nas épocas seguintes de 1935/36 e 1936/37 o SL Benfica volta a conquistar a principal competição nacional. Vence, consecutivamente, o Campeonato da 1ª Liga, sendo o avançado Alfredo Valadas, novamente, o melhor marcador do SL Benfica naquela primeira edição
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1935/36)
.
(Equipas do SL Benfica e FC Porto em 1935)
.
(Equipa do SL Benfica em 1936)
.
Precisamente em 31 de Janeiro de 1937 o avançado Alfredo Valadas vai apontar o golo numero 100 do SL Benfica. Foi o oitavo golo de uma goleada imposta pelo SL Benfica ao Leixões SC por 10-2.

Em 1937, finalmente, o SL Benfica consegue uma colocação para Alfredo Valadas no Governo Civil de Lisboa, cumprindo assim a promessa feita ao jogador aquando da mudança, novamente, do Alentejo para Lisboa. Agora, alem de futebolista, Alfredo Valadas passa também a ser um funcionário público.
.
(Equipa do SL Benfica em 1936/37)
.
(Equipa do SL Benfica na decada de 30)
.

(Alfredo Valadas no SL Benfica)
.
Na temporada de 1937/38 o SL Benfica voltou a conquistar o Campeonato da 1ª Liga. Quanto ao Campeonato de Portugal desta época, os encarnados voltaram a chegar à final, mas deixaram escapar o troféu para o Sporting CP que venceu por 3-1.

Os duelos com o Sporting CP foram sempre bastante disputados e intensamente vividos por todos os intervenientes e pelo público em geral. Num desses míticos embates há, porém, um episódio que retrata bem a forma como Alfredo Valadas encarava o futebol.

Num jogo frente ao Sporting CP, Alfredo Valadas, representando o SL Benfica, tem uma daquelas celebres arrancadas rumo à baliza adversária à guarda do mítico guardião sportinguista Azevedo.

Em zona frontal, Alfredo Valadas desfere um daqueles típicos pontapés em direcção ao golo que é efusivamente gritado pelas bancadas. Espanto geral quando Azevedo protagoniza uma milagrosa defesa impedindo o golo benfiquista.

Alfredo Valadas corre então em direcção ao guarda-redes adversário e abraça-o como que comemorando com ele aquele momento extraordinário. Das bancadas ecoou então uma estrondosa ovação exultando os intervenientes.

Foi este um dos muitos exemplos do comportamento que Alfredo Valadas assumiu ao longo da sua carreira de futebolista, como um verdadeiro desportista e amante do futebol.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1937/38)
.
Obviamente que um futebolista da craveira de Alfredo Valadas conta na sua historia com presenças na Selecção Nacional de Portugal. Alfredo Valadas foi internacional português em seis ocasiões.

A primeira internacionalização de Alfredo Valadas remonta ao dia 3 de Maio de 1932 quando Portugal jogou frente à Jugoslávia no Estádio do Lumiar. A comissão técnica da Selecção Nacional composta por Salvador do Carmo, Armando Sampaio e Salviano Perfeito apostou em Alfredo Valadas na equipa principal.
.
(Selecção de Portugal em 1932 na partida contra a Jugoslávia)
.
Nesse jogo Portugal conseguiu um resultado histórico, vencendo a renomada selecção jugoslava por 3-2, sendo um dos golos do conjunto luso apontado pelo avançado Alfredo Valadas.

Outra partida importante na sua carreira pela Selecção Nacional de Portugal foi a celebre vitória portuguesa conseguida no Estádio dos Balaiídos, na cidade de Vigo, frente à Espanha, por 1-2, com golos de Valadas e Pinga, no dia 28 de Novembro de 1937.
.
(Selecção de Portugal em 1935)
.

(Selecção Nacional de Portugal em 1937)
.
Este foi o primeiro triunfo luso em terras espanholas em jogos não oficiais, tratando-se por isso, de um momento verdadeiramente histórico, num seleccionado comando por Cândido de Oliveira.

A última internacionalização de Alfredo Valadas pela equipa das quinas ocorreu a 30 de Janeiro de 1938, na cidade de Lisboa, em novo triunfo luso sobre a Espanha por 1-0. Neste derradeiro jogo pela Selecção Nacional de Portugal, Alfredo Valadas não foi titular, entrando no decurso da partida para substituir João Cruz, jogador do Sporting CP, o sucessor do jogador benfiquista na Selecção Nacional.
.
(Alfredo Valadas como suplentes nesta equipa de Portugal em 1938)
.
A época de 1939/40 marca a conquista da primeira Taça de Portugal pelo SL Benfica, na 2ª edição da prova. Na final da competição os benfiquistas venceram o CF Belenenses tendo Alfredo Valadas marcado dois dos três golos apontado pelo SL Benfica.

Outro importante troféu conquistado pelo SL Benfica nesta temporada de 1939/40 foi o disputadíssimo Campeonato de Lisboa, naquela altura, uma das principais competições disputadas no nosso país.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1938/39)
.

(Alfredo Valadas em pé com a camisola do SL Benfica)
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1939/40)
.
(Equipa do SL Benfica na final da Taça de Portugal de 1934/35)
.
Depois de na temporada de 1940/41, seguem-se duas épocas, extraordinariamente, memoráveis para o SL Benfica e para Alfredo Valadas. Vitórias consecutivas no Campeonato Nacional da 1ª Divisão e na Taça de Portugal nas temporadas de 1941/42 e 1942/43 do SL Benfica, comando pelo técnico Janos Biri.

Alfredo Valadas foi, verdadeiramente, decisivo no desempenho da turma encarnada. Titular inquestionável na equipa principal, Alfredo Valadas, envergando a camisola n.º 11, foi o autor de muitos e muitos golos dos encarnados.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1941/42)
.
(Alfredo Valadas no SL Benfica)
.
De resto, os números da carreira de Alfredo Valadas no SL Benfica são realmente notáveis. Reza a historia que terá alinhado em 263 partidas oficiais com a camisola benfiquista, apontando 162 golos, integrando, ainda hoje, a lista dos 10 melhores marcadores de sempre do SL Benfica.

Alfredo Valadas era dono de um pé esquerdo notável, sobressaindo, essencialmente, pelo poderoso remate. Actuava, preferencialmente, como extremo esquerdo, embora jogasse também noutras posições ofensivas.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1942/43)
.
(O SL Benfica e a equipa do Gil Vicente FC na temporada de 1942/43)
.
Era um jogador bem dotado fisicamente. Alto e possante, raramente perdia na disputa de um lance e revelava-se bastante difícil de suster naquelas suas arrancadas com a bola dominada.

Era um verdadeiro talento, um desequilibrador nato naquelas diagonais para a zona central do terreno de jogo e um repentista na execução, sem contudo ser um jogador de muitos dribles e habilidades indiduias. Alem de grande goleador, Alfredo Valadas demonstrava também ser um artista nas assistências.
.
(Equipa do SL Benfica na época de 1942/43)
.
(Alfredo Valadas a receber a Taça de Portugal)
.
Aos 32 anos de idade encerrou a carreira de futebolista na época de 1943/44, passando a desempenhar funções de treinador da equipa de juniores do SL Benfica e técnico-adjunto de Janos Biri na equipa principal.

Em 1943/44 venceu ainda a Taça de Portugal, apesar de não ter alinhado no jogo da final frente ao GD Estoril Praia, disputado no Campo das Salésias, em que o SL Benfica venceu por 8-0.
.
(Equipa do SL Benfica na temporada de 1943/44)
.
Teve a sua festa de homenagem e de despedida da carreira de futebolista no dia 1 de Dezembro de 1944, com a realização de um jogo entre o SL Benfica e um misto de jogadores de Lisboa.

Antes do início desse encontro, Alfredo Valadas promoveu um momento em que Gaspar Pinto, vigoroso defesa benfiquista, e Peyroteo, jogador do Sporting CP, fizeram as pazes. Estes jogadores estavam desavindos por causa dos intensos duelos ocasionados pelos jogos entre o SL Benfica e a turma sportinguista.
.
(Na festa de homenagem de Alfredo Valadas promovendo as pazes entre Peyroteo e Gaspar Pinto)
.
Terminada a carreira de futebolista, Alfredo Valadas exerceu vários cargos no SL Benfica. Como se disse, trabalhou nas camadas jovens dos encarnados e foi treinador adjunto. Assumiu o cargo de treinador principal no ano de 1954.

O Mestre Valadas, como passou a ser conhecido, trabalhou ainda como treinador em outros clubes portugueses, entre eles, o Vitoria SC, razão pela qual se presta esta homenagem.

Vem para o Vitoria SC no início da temporada de 1947/48, substituindo Artur Baeta no cargo de treinador principal, permanecendo na cidade berço durante duas temporadas desportivas.

A partir da época de 1947/48 o Campeonato Nacional da 1ª Divisão passa a disputar-se nos moldes que conhecemos actualmente, com a prova a ser realizada no sistema de acesso e descidas mediante a classificação obtida e já não em consequência das vitórias alcançadas em campeonatos distritais.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão desta temporada o Vitoria SC classificou-se na 7ª posição, precisamente a meio da tabela de uma competição disputada por 14 clubes. O Vitoria SC, sob o comando de Alfredo Valadas, realizou uma prova extremamente tranquila, garantindo a permanência no escalão – que era o primordial objectivo – com muita facilidade.

Nesta temporada destaca-se o empate caseiro frente ao SL Benfica a 2-2 e a vitoria sobre o GD Estoril Praia por 2-1, um clube que nesta época tinha uma excelente equipa, cujo o 4º lugar no final da prova é disso reflexo.
.
(O técnico Alfredo Valadas no Vitoria SC com alguns jogadores como o guarda-redes Carlos, Francisco Costa, Brioso e Rebelo)
.
Na temporada de 1948/49 a equipa Vitoria SC perde um jogador importante, Alcino, transferido para o CF Belenenses, mas contrata Custodio, um avançado de excelente qualidade que juntamente com Franklim espalhariam o terror pelas defesas das equipas contrárias.

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a equipa vitoriana conquistou um brilhante 6º lugar na tabela classificativa, a melhor classificação de sempre alcançada pelo clube até aquela altura.

Acima do Vitoria SC apenas se classificaram o Sporting CP, que foi o campeão, o SL Benfica, o CF Belenenses, o FC Porto, e o GD Estoril – Praia. Esta equipa da linha foi derrotada pelo Vitoria SC, logo na 1ª jornada, por 4-1, em jogo disputado no Campo da Amorosa, com Custodio a apontar 3 golos.

Contra aquelas equipas do topo da tabela o Vitoria SC, em Guimarães, apenas perdeu com o Sporting CP por 1-3, empatando com o SL Benfica a 3-3, e venceu, ambos pelo resultado de 2-1, os jogos frente ao CF Belenenses e FC Porto.

No final da época de 1948/49, Alfredo Valadas deixou o Vitoria SC e foi substituído, curiosamente, por Janos Biri, um húngaro naturalizado português, antigo treinador de Alfredo Valadas no SL Benfica e com o qual chegou a formar equipa técnica nos encarnados.

Acompanhou sempre de perto a evolução técnico/táctica do futebol e exerceu uma acção muito importante no desenvolvimento e crescimento de muitos clubes em Portugal.

Foi disso exemplo a sua passagem pelo SC Salgueiros, levando este modesto clube portuense à 1ª Divisão Nacional no início da década de 50.
.
(Alfredo Valadas ministrando um treino no inicio da decada de 50 no SC Salgueiros)
.
(Alfredo Valadas no festejos do SC Salgueiros)
.
Alfredo Valadas faleceu em 1994, com 82 anos de idade, mas continua a figurar com letras douradas na história do futebol português e no SL Benfica de maneira muito particular.


Autor: Alberto de Castro Abreu

Alfredo Valadas foi orientador técnico do C.D. Feirense nas épocas de 1959/60 (3ªDivisão Nacional) e 1960/61 (2ªDivisão Nacional). Auxiliou com sucesso o espanhol Dieste, na altura jogador e treinador do Feirense.
L.O.
 
Um grande alentejano
 
Enviar um comentário



<< Home
Site Meter